Onde estão os Livros de Legitimações?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Informática

Onde estão os Livros de Legitimações?

#332441 | ira1976 | 14 jul 2013 02:58

Ao investigar a minha árvore genealógica a partir de fontes primárias, deparei-me com o seguinte assento de casamento de uns antepassados meus, no Paião, (Coimbra, Figueira da Foz):

"Aos vinte e (ilegível) de Setembro de mil setecentos setenta, corridos os banhos (...) se receberam na presence do Reverendo José Bernardes de Carvalho, coadjutor desta Igreja, Francisco José de Carvalho, filho espurio de Luis Marques Nogueira, (ilegível) santíssimo de S. Pedro e de Maria digo Teresa Gonçalves Moreira que assim se declarou nos banhos, que se deram com a circunstância, de que estava legitimado por El-Rey, com Jerónima Caetana filha de Carlos Pereira de Moura e de Caetana Maria, todos desta freguesia. Foram testemunhas o Reverendo Manuel Rodrigues Henriques e Manuel Rodrigues Ferreira (ilegível) este assento que assinam."

Dei com este assento nos bons tempos do etombo, no entanto os registos desta paróquia eram de leitura muito difícil e não consegui descobrir mais nenhuns ascendentes nesta linha. A minha esperança reside agora em encontar online, se possivel, o livro de legitimações feitas pelo rei e peço ajuda nesse sentido. Agradeço antecipadamente.
I. da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Livros de Legitimações?

#332444 | tmacedo | 14 jul 2013 09:57 | Em resposta a: #332441

Caro(a) I. da Silva,

A legitimação régia estará certamente nos livros da Chancelaria de D. José I [ou de D. João V, dependendo do ano]. Terá de pesquisar nos índices do ANTT em nome do pai - Luís Marques Nogueira o livro e a folha em que foi lançada a legitimação.

Cump.s,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Onde estão os Livros de Legitimações?

#332446 | ira1976 | 14 jul 2013 11:40 | Em resposta a: #332444

Caro António Taveira,

Obrigada pela indicação, assim farei.

I. da Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 31 mai 2024, 20:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen