Família Miranda - Esposende

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Formação | Regiões

Família Miranda - Esposende

#333248 | FMiranda | 01 ago 2013 23:33

Caros membros deste Fórum do Geneall,

É a primeira vez que estou a escrever para pedir ajuda.

Comecei a interessar-me pela genealogia há cerca de 6 meses, ao descobrir o site Family Search, e graças ao facto de ter a maioria dos antepassados nos concelhos de Esposende e Barcelos onde quase todos os registos paroquiais estão disponíveis online, rapidamente consegui chegar à 16ª geração num dos ramos da família (apenas procurando ascendestes).

Mas pelo meio comecei a deixar muitas situações "pendentes", e só agora ao procurar mais sobre genealogia é que descobri este site. Passei algum tempo a ler mensagens sobretudo na área da Formação, e já deu para perceber erros básicos (por exemplo ao usar grafia dos nomes antigos), e outros mais graves (dar prioridade à descoberta de mais ascendentes em vez de consolidar bem cada geração).

Por isso vou começar a colocar algumas questões no Fórum, e espero ter a vossa paciência e sapiência para me ajudarem.

A minha primeira questão tem a ver com a origem do apelido Miranda. Já li no Fórum algumas informações, mas ainda nada que relacione com o concelho de Esposende, em concreto com a freguesia de Antas. Infelizmente no que diz respeito a este ramo da família só me foi possível chegar à 7ª geração, e a um casamento de 1777, precisamente na freguesia de Antas, entre Manuel Domingues de Miranda e Frutuosa Gonçalves Roceiro. Este casamento apresenta vários "problemas":

- os noivos são ambos filhos de mães solteiras, o registo não refere quem seja o pai de Manuel, nem o pai de Frutuosa;
- nesta freguesia faltam os registos de nascimentos entre 1739 e 1793, por isso não é possível procurar o nascimento de Manuel (não aparece antes de 1739), onde talvez houvesse mais alguma informação;
- também faltam os registos de óbitos entre 1722 e 1818, e não encontro registo do óbito de Manuel (não aparece depois de 1818).

Por isso a minha primeira pergunta é se alguém estudou a família Miranda neste concelho e freguesia, e que tenha alguma informação que possa ajudar.
A segunda pergunta (que será do tipo "um milhão de dólares"), é que conselhos me dão para "sair" duma situação destas :-)

Melhores cumprimentos e desde já obrigado,
Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Esposende

#333250 | ruialberto | 02 ago 2013 00:32 | Em resposta a: #333248

Caro Fernando,

Está num beco com poucas perspectivas de saída.

Mas há duas pequenissimas esperanças:

1-) Os noivos e as respectivas mães podem ter falecido fora da freguesia, mas em qual?

2-) Suba até S. Paio de Antas, pode ser que os livros estejam pela paróquia. Ainda na semana passada estive a consultar livros do Séc XVIII na paróquia de Vila de Punhe, livros esses que o padre de 1911 escondeu.

;)

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Esposende

#333257 | João Mamed | 02 ago 2013 08:54 | Em resposta a: #333248

Caro Fernando Miranda

O seu caso é complicado, mas não serão estes os mais interessantes?
Estou convencido que com muita paciência e trabalho vai lá chegar. Vou-lhe dar uma dica: tente a freguesia das Marinhas e a de Curvos, aparecem por lá muitos Mirandas (alguns meus antepassados).

Boa sorte
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Esposende

#333258 | João Mamed | 02 ago 2013 09:06 | Em resposta a: #333248

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=986068

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Esposende

#333259 | FMiranda | 02 ago 2013 09:25 | Em resposta a: #333250

Caro Rui Alberto,

Obrigado pela resposta.

O AD Braga também já me tinha sugerido o contacto com o actual pároco, e há uns dias enviei-lhe um mail, mas ainda não tive resposta. A seguir vou pedir a familiares que lá tenho para procurarem estas informações, e se isso não for possível da próxima vez que por lá andar tentarei falar com ele.

Mas a sua resposta também me pode vir a ser muito útil!

Tenho vários ramos da família ainda por explorar, precisamente os que são relativos a freguesias de Viana do Castelo... incluindo Vila de Punhe :-)
Uma das minhas trisavós é dessa freguesia (Maria Rodrigues), casou com Alexandre Pereira da Silva, da freguesia de Neiva (S. Romão), cerca de 1890, e foram morar para Neiva. Já sei que os registos de Neiva não estão online, e os de Vila de Punhe ainda só encontro alguns livros de nascimentos no AD Viana Do Castelo, de maneira que para já este ramos fica a aguardar (até porque não me falta trabalho :-)

Cumprimentos,
Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Esposende

#333260 | FMiranda | 02 ago 2013 09:31 | Em resposta a: #333257

Caro João Mamede,

Obrigado pela resposta, vou seguir as suas dicas.
Quando link que me enviou, ainda estou a aguardar o acesso ao Geneall Plus para poder consultar toda a informação do site :-)

Cumprimentos,
Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Esposende

#336496 | mdrcol | 09 out 2013 15:27 | Em resposta a: #333248

Caro Fernando Miranda,

Boa tarde. Reparei neste tópico e, depois de ler a sua mensagem, chego à conclusão que sofremos exactamente do mesmo "problema", o facto de Manuel Domingues de Miranda e Frutuosa Gonçalves serem ambos filhos de mães solteiras. Também cheguei a este aparente beco sem saída nas minhas pesquisas pelos registos da freguesia de Antas.

Eu, pela parte da filha Rosa Gonçalves (casada com Francisco António Meira), e o senhor?

Muito obrigada e cumprimentos,

Marisa Ramos Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Esposende

#336499 | FMiranda | 09 out 2013 16:29 | Em resposta a: #336496

Cara Marisa,

Que bom ver este tópico com novidades :-)

Manuel Domingues de Miranda é meu sexto avô, sou descendente deste casal pela parte do filho Manuel Gonçalves de Miranda, casado com Joana Alves da Cruz em 15 de Junho de 1812, também em Antas (esse ramo da família continua lá até ao meu pai, eu fui o primeiro que já não nasceu lá, nasci numa freguesia vizinha).

A parte "chata" no meu caso foi o ter perdido o rasto do principal apelido cuja linha tentava seguir :-(
Ainda consegui seguir a linha da mãe de Manuel (Perpétua), por mais 4 gerações (posso-lhe enviar os assentos, caso ainda não os tenha), mas não é o que mais me interessa, e ainda espero ter tempo para poder voltar a este assunto no futuro, sobretudo para investigar mais a fundo o apelido Miranda nesta freguesia (que não é muito comum), mas para isso tenho que ler todos os registos existentes, será como procurar uma agulha num palheiro, mas nunca se sabe.

Cumprimentos,
Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Esposende

#336503 | mdrcol | 09 out 2013 17:13 | Em resposta a: #336499

Pelas minhas contas o Manuel Domingues de Miranda também é meu 6º avô. Por acaso não tenho agora comigo muitos dados, mas como costumo andar sempre com o caderno de rascunho onde tenho algumas coisas destas pesquisas, consigo ver aqui algumas coisas sobre estes nossos parentes!

Pois, o senhor descende do filho Manuel e eu da Rosa e pelo que aqui vejo eles eram (no mínimo) 6 irmãos ao todo. Também tenho aqui a nota que o casamento entre o Manuel e a Frutuosa foi a 26 DEZ 1777, confirma?

É curioso que no assento de casamento os apelidos o Manuel são Domingues de Miranda e no assento de baptismo da "minha" Rosa aparece como Gonçalves de Miranda, mas deve ter sido um lapso.

Não consigo de momento explicar porquê, mas tenho aqui uma nota na Frutuosa a dizer que o nome completo é Frutuosa Gonçalves do Ceyra e a mãe Maria Gonçalves do Ceyra. A mãe do Manuel é Perpétua Domingues. Não tenho mais dados de nenhuma delas.

Também me aparece por aqui uma "Alves da Cruz", se calhar ligada à sua Joana. Deu de caras com alguma Antónia Alves da Cruz?

E por acaso também tenho aqui uns nomes que vão parar a Vila de Punhe.

Cumprimentos :)

Marisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Esposende

#336506 | FMiranda | 09 out 2013 18:23 | Em resposta a: #336503

Sim, confirmo que o casamento de Manuel e Frutuosa foi em 26 Dez 1777.

Mas agora pelas informações que me enviou fiquei curioso em saber como descobriu que eram pelo menos 6 irmãos ou como teve acesso ao registo de nascimento da Rosa? É que eu até agora não consegui descobrir os assentos de baptismo desta freguesia entre 1738 e 1794 (e muita falta me faziam, assim como dos óbitos entre 1722 e 1818).

Sobre o nome completo da Frutuosa, creio que seja "Roceira" (que na minha árvore acabei por escrever como Roceiro, porque creio terem usado o feminino sendo mulher, algo que se via muito nos apelidos), isto depois de analisar a forma como pároco escreve no resto do assento, porque:

- a forma do R, é verdade que à primeira vista parece um d, mas se formos ver noutras palavras, os R's estão desenhados da mesma forma;
- a forma do c dá ideia de ser um c maiúsculo, mas também se formos ver noutras palavras, o pácoro desenha quase sempre o c maior que o resto das letras;

Claro que pode estar tudo errado, só ando nisto há uns meses.

Sobre a mãe de Manuel como referi no post anterior, consegui seguir a linha até mais 4 gerações para trás, e posso enviar-lhe os assentos.

Sobre o "Alves da Cruz", aqui temos um "mundo"! :-)
Estes apelidos proliferam nas famílias desta freguesia, de tal forma que chega a ser uma dor de cabeça para me conseguir orientar nesta parte da árvore, o que há mais é "Alves da Cruz", "Alves", "Alves Rolo", "Alves de Azevedo", "Alvares"...

Isto deve ser porque eram meios rurais, relativamente isolados, pouca população, e casavam com parentes próximos. Tenho alguns casos curiosos nesta freguesia:

- uns bisavós que eram primos em 2º grau
- um casal em que 4 dos filhos são meus antepassados, por diferentes linhas
- outro casal que é antepassado de 4 dos meus bisávós

Quanto à Antónia, tenho uma Antónia Alves, casada com António Alves da Cruz em 28 Jan 1818.

Já agora, podemos continuar a conversa por mail, uma vez que já nem deve ter interesse para o resto do forum, o meu endereço é fmiranda73arrobagmailpontocom

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Esposende

#345979 | FMiranda | 07 mai 2014 22:06 | Em resposta a: #333257

Caro João Mamede,

Vou usar este tópico antigo em que me respondeu para lhe lhe pedir o seu endereço de email e fim de podermos trocar algumas informações. No decorrer das minhas pesquisas na freguesia de Antas, e com a informação carregada na base de dados do Geneall, foi possível chegar à conclusão que temos antepassados comuns em Antas, e tenho algumas dúvidas que gostaria de lhe colocar. O meu endereço é fmiranda73arrobagmailpontocom.

Obrigado e Cumprimentos,
Fernando Miranda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 14:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen