Ajuda a decifrar o documento!

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda a decifrar o documento!

#334313 | Antonio Quaresma | 24 ago 2013 18:33

Boa tarde meus caros,

Nas minhas pesquisas dei com o assento de baptismo que não consigo decifrar um nome, pelo que peço ajuda a alguem aqui do forum que tenha mais experiencia neste tipo de escrita.

Ao que eu consegui decifrar:

Sorgaçosa (António)
Aos doze dias do mes de Setembro de mil setecentos e oitenta anos foi baptizado solenemente por mim, Pedro da Silva. cura desta igreja de Santa Luzia de Pomares, António, filho de Manoel João e de sua mulher Isabel Quaresma, moradores no lugar ??? neto paterno de Bento João e de ???? do lugar do Barrigueiro, ???? materno de José Nunes e de Marta?? Quaresma do lugar dos Pardieiros da freguesia de Benfeita. Foram padrinhos ......

http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=CD0D5D23CC1721127F1142C5BE3D8217&r=0

Antes demais, agradeço a quem me possa ajudar nesta questão.

Antonio Quaresma

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar o documento!

#334316 | JLCM | 24 ago 2013 19:12 | Em resposta a: #334313

Caro António Quaresma

Talvez melhor assim:

Surgassoza
Antonio
Aos dous dias do mes de Setembro de mil e setecentos e setenta annos foi baptizado sollenemente por mim Pedro da Silva cura desta igreja de Santa Luzia de Pomares Antonio filho de Manoel João e de sua molher Izabel Quaresma moradores no lugar da Surgassoza neto pella parte paterno de Bento João e de Thereza Nunes do lugar do Barrigueyro e pella materna de Joze Nunes e de Marta Quaresma do lugar dos Pardieyros freguesia da Bemfeita; foram padrinhos eu Pedro da Silva cura da dita igreja e minha irman Anna Maria; foram testemunhas que assestiram Manoel Martinho de Paranhos e António Quaresma deste Pomares; de que fis este assento hoje, mes, era ut supra.
O cura Pedro da Silva
De Manoel † Martinho
De António † Quaresma

Cumprimentos.
João Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar o documento!

#334317 | Antonio Quaresma | 24 ago 2013 19:26 | Em resposta a: #334316

Caro João Matos

Muito obrigado pela ajuda! Assim torna-se mais facil ler o documento! Tenho alguma dificuldade em entender o português da altura, mas com o tempo, vou conseguir!

A Marta Quaresma é a que deu origem ao apelido que tenho hoje, só tinha dúvidas que o nome fosse mesmo Marta. Agora vou iniciar uma pesquisa nos Assentos da Freguesia da Benfeita, pois tenho curiosidade de saber de onde vem o apelido Quaresma.

Mais uma vez obrigado!

António Quaresma

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar o documento!

#334319 | J.R. | 24 ago 2013 20:02 | Em resposta a: #334313

Boa tarde caro António Q.

Na minha óptica leio como sendo o lugar de Sorgaçosa Freguesia de Pomares ,a avó paterna é Teresa Nunes , e os padrinhos são o

"Deão" Pedro da Silva , cura daquela igreja e Ana Maria que é irmã do padre celebrante Bento da Silva .

Saudações genealógicas do Joaquim R.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 01:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen