Família Pessoa, Pessoa Baracho , Pessoa e Terra / e os Rebelo Palhares , Palhares (Lisboa )

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Cargos | Direito | Famílias | Genética

Família Pessoa, Pessoa Baracho , Pessoa e Terra / e os Rebelo Palhares , Palhares (Lisboa )

#334760 | JoãoGaspar | 04 set 2013 02:11

Caros confrades,


Existe algum de vos que tenha conhecimento sobre os Pessoa de Lisboa e os seus ramos Pessoa Baracho, Rodrigues Pessoa, Pessoa e Terra , assim como os seus parentes Palhares / Rebelo Palhares?


Agradeço a vossa atenção e aguardo toda a ajuda possível.


Com os melhores cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Família Pessoa, Pessoa Baracho , Pessoa e Terra / e os Rebelo Palhares , Palhares (Lisboa )

#334762 | JC | 04 set 2013 12:06 | Em resposta a: #334760

Bom dia,

O que pretende tem alguma relação com estes Rebelo Palhares:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=130792

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Pessoa, Pessoa Baracho , Pessoa e Terra / e os Rebelo Palhares , Palhares (Lisboa )

#334765 | JoãoGaspar | 04 set 2013 15:00 | Em resposta a: #334762

Boa tarde caro José de Castro Canelas,


De facto penso que esses Rebelos / Rebelo Palhares que estão presentes nesta base de dados são os que procuro.
Gostaria de saber se existe algum estudo sobre os colaterais do ramo apresentado aqui, pois procuro a ligação destes aos Pessoa /Pessoa Baracho

Estas famílias encontram-se geograficamente em Lisboa , Alhos Vedros, Azeitao/Setúbal , Ribatejo e Alentejo.

Irei em seguida partilhar o que tenho acerca desta gente

Obrigado

João Gaspar

Resposta

Link directo:

Pessoa Baracho/ Rebelo Palhares e os Mattos de AV.

#334773 | JoãoGaspar | 04 set 2013 16:30 | Em resposta a: #334762

Cerca de 1775 , D. Rosa Maria de Viterbo (Machado da Costa) , prima do Visconde de Alhos Vedros casou com Joaquim José Justino Pires da Costa em que foram testemunhas , FRANCISCO ANTONIO REBELO PALHARES e Francisco Xavier. Depois de enviuvar casa segunda vez com AGOSTINHO LUIS PALHARES e foram pais de VICENCIA GASPARINA PESSOA.

Em 1705, D . Eugenia Maria Soares casou com João de Quiñones de Mattos Cabral, com relações a Alhos Vedros e aos Mattos desta vila. Depois de viuva , casou com Belchior Felix Rebelo, cerca de 1720, e foram pais de José Felix Rebelo (Lisboa ) em 1721 que casou com D.Antónia Inacia Rebelo Palhares apresentados aqui em GENEALL .

D.Filipa Rebelo Henriques, natural de Alhos Vedros cerca de 1730, filha de Belchior Henriques e de sua mulher D.Maria dos Reis Vieira, casou com Francisco Corrêa. Foi cunhada de Francisco de Mattos e Sousa e de D. Francisca de São José de Mattos, irmãos de MANUEL DE MATTOS PEREIRA, filhos de SILVESTRE DE MATTOS. Seus parentes por D.FILIPA REBELO HENRIQUES ser quarta neta de Garcia Pires de Mattos, dos Mattos de Alhos Vedros.

Cerca de 1650 casou Pascoal Rombo de Brito com Sebastiana de Sá e depois de viuvo casa com D.BRITES PESSOA BARACHO ( norte de Lisboa , Aveiras)

Em 1702 casaram em Alhos Vedros, ALEXANDRE JOSE PESSOA BARACHO, filho de GASPAR PESSOA BARACHO e de sua mulher D.Ana Gomes, com D.Antonia Pereira de Ceballos de Mattos, natural de Alhos Vedros , filha de António Pereira de Ceballos e de sua mulher D.Vitoria de Mattos de Caceres

Num outro ramo da mesma família ( Mattos de Alhos Vedros), em 1729 casaram em Lisboa , santos o velho , MANUEL DE MATTOS PEREIRA, filho de SILVESTRE DE MATTOS ( Coutinho) e de sua mulher D.Catarina Roiz Pereira, com D. CATARINA DA CONCEIÇÃO PESSOA, natural de Santos o Velho, filha de ANTONIO PESSOA. Uma trineta deste casal , D.CLARA MARIA JOAQUINA DE MATTOS E SOUSA, foi baptizada em. Alhos Vedros no ano de 1819, em que foram padrinhos os seus parentes ( mas como? ) JOSE RODRIGUES PESSOA E TERRA e DONA CLARA VICENCIA DA PIEDADE PESSOA, tocou pela madrinha SILVESTRE ANTONIO PESSOA .

De momento é tudo, espero que algum confrade possa acrescentar mais informação.

Com os melhores cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa Baracho/ Rebelo Palhares e os Mattos de AV.

#334791 | peninha | 05 set 2013 08:21 | Em resposta a: #334773

Caro João Gaspar

José Pessoa Baracho, filho de João Pessoa Gaspar, teve Carta de Escrivão do Almoxarifado da Azambuja, (ano 1703), Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, liv 15, fols. 365 v.º.

Código de Referência PT/TT/RGM/B/15/11273

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa Baracho/ Rebelo Palhares e os Mattos de AV.

#334792 | peninha | 05 set 2013 08:30 | Em resposta a: #334791

Caro João Gaspar

Rectificando:

- José Pessoa Baracho, filho de João Pessoa Baracho, teve Carta de Escrivão do Almoxarifado da Azambuja, (ano 1703), Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, liv 15, fols. 365 v.º. Código de Referência PT/TT/RGM/B/15/11273.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa Baracho/ Rebelo Palhares e os Mattos de AV.

#334798 | JoãoGaspar | 05 set 2013 13:05 | Em resposta a: #334792

Caro António Pena Monteiro,

Muito obrigado pelo contributo, de facto creio que os Pessoa Baracho estão ligados à Azambuja, o Confrade estuda essa região?

Com os melhores cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa Baracho/ Rebelo Palhares e os Mattos de AV.

#334811 | peninha | 05 set 2013 18:10 | Em resposta a: #334798

Caro João Gaspar

Não tem nada a agradeçer, tenho muito gosto em partilhar informação.

Neste momento, as minhas investigações andam mais pela margem sul do Tejo, nomedamente por Benavente, no séc 16, daí o meu interesse pelos Barachos.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa Baracho/ Rebelo Palhares e os Mattos de AV.

#334815 | JoãoGaspar | 05 set 2013 20:18 | Em resposta a: #334811

Caro António Pena Monteiro,

Que informações pode partilhar sobre Benavente?
Eu estudo a Margem Sul desde 2002, mas tenho estado "preso" ao distrito de Setúbal , Alcochete, Montijo , Alhos Vedros, Palmela , Setúbal, Azeitão, Barreiro e Lavradio são algumas das Vilas que estudo e que se relacionam de uma maneira com Benavente, Lavre, Coruche, Samora Correia, etc

Um outro meu familiar teve ligação directa à Vila de Benavente, um meu avoengo de seu nome Caetano Romão de Aguiar, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1137189 , foi proprietário da Vara de Alcaide do Campo dos Frades (?) da Vila de Benavente, que herdou sua filha Dona Inacia Marina Nobre.
Ele foi morador na Quinta da Praia, Belém e era bastante próximo do Marquês de Marialva , e dos seus filhos, sendo contemporâneo destes, que foram seus padrinhos de casamento com Dona Antônia Joaquina Nobre, natural de Alenquer. Manteve também relações próximas com a Casa dos Condes de São Lourenço e com a Casa dos Condes de Óbidos.

Sabe a que se refere a Alcaidaria do Campo dos Frades de Benavente,?
Por acaso encontrou referencias a estas pessoas?

Presumo que o meu avo Caetano Romão de Aguiar morreu juntamente com o Seu Amigo Conde dos Arcos, e seu compadre, na mítica Tourada Real, já que coincidem na data de óbito .

Com os melhores cumprimentos


João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa Baracho/ Rebelo Palhares e os Mattos de AV.

#334816 | JoãoGaspar | 05 set 2013 20:32 | Em resposta a: #334811

Caro Confrade,

Esqueci-me de referir que encontro Macedos Baracho no Montijo (aldeia galega do Ribatejo ) e Alcochete . Estarão estes Macedo Baracho ligados aos Pessoa Baracho?

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa Baracho/ Rebelo Palhares e os Mattos de AV.

#334844 | peninha | 06 set 2013 19:22 | Em resposta a: #334815

Caro João Gaspar

Infelizmente, não tenho resposta para nenhuma das questões que colocou.

O novelo que o “aprisiona” é tão assustador que me levou a uma opção diferente.

A de recomeçar pelo princípio possível. Assim, a minha investigação sobre as gentes de Benavente situa-se no séc. 16.

Todavia, dentro do novelo que nos “aprisiona”, parece-me haverá apenas uma família Baracho. É seguro que em Benavente também houve Macedos e Macedos Barachos*, bem como, Aguiares e Farias…

Se me der dados da sua investigação do séc. 16, ou dos princípios do séc .17, é mais provável o achamento de acerto entre as nossas investigações. De preferência relativos a Benavente.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

*Processo de Habilitação de Genere (para ordens menores)de André da Cunha Pestana, filho de Gil Simões da Cunha e de Maria de Faria, viúvo de Jerónima de Macedo Baracha, ano de 1704, código de referência PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01006

Resposta

Link directo:

Família Pessoa, Pessoa Baracho , Pessoa e Terra / e os Rebelo Palhares , Palhares (Lisboa )

#442908 | barbarasa | 31 ago 2022 17:08 | Em resposta a: #334760

Caros Confrades,

Gostaria de saber sobre a família Rebelo de Lisboa. Alguém poderia me dizer de que região é essa família. Estou focando no século XVIII.

Cordialmente,
Bárbara.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 17:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen