Ascendência de D.Vicente da Câmara, fadista-Erro nos ancestrais?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Heráldica | Pessoas

Ascendência de D.Vicente da Câmara, fadista-Erro nos ancestrais?

#337780 | MariaDavid | 08 nov 2013 00:25

Caros confrades

Pesquisando sobre a ascendência do fadista D.Vicente da Câmara, deparei-me com parte da sua árvore de costados que me deixou perplexa. Gostaria de ser elucidada se no passado era permitido o casamento entre meios irmãos?
Passo a explicar:

Uma das suas antepassadas, D.Isabel de Portugal, segundo os dados do geneall, foi filha de D.Fernando I, rei de Portugal com D.Beatriz, infanta de Portugal. Ora o que eu vejo aqui no Geneall, D.Fernado I foi filho de D.Pedro I com Constança Manuel de Castilho; por seu lado, D.Beatriz, infanta de Portugal, é dada como filha de D.Pedro I, rei de Portugal com Inês de Castro.
Que significa isto? Desculpem a minha ignorância na matéria mas, realmente, nunca pensei que meios irmãos pudessem casar nesta época, a não ser que tenha havido transcrição errada dos dados ou qualquer outra coisa...

Grata pelo esclarecimento.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de D.Vicente da Câmara, fadista-Erro nos ancestrais?

#337787 | tmacedo | 08 nov 2013 09:22 | Em resposta a: #337780

Cara Maria David,

Não podiam casar e não casaram. D. Isabel de Portugal era filha de D. Fernando e de D. Beatriz.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de D.Vicente da Câmara, fadista-Erro nos ancestrais?

#337789 | tmacedo | 08 nov 2013 10:29 | Em resposta a: #337780

Cara Maria David,

Veja um artigo do saudoso Luiz Vaz de Sampaio no nº 13 da revista "Estudos Transmontanos ..." em 2007: "Escandaloso incesto na corte portuguesa do século XIV".

Cumprimentos,

AT

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de D.Vicente da Câmara, fadista-Erro nos ancestrais?

#337793 | MariaDavid | 08 nov 2013 11:37 | Em resposta a: #337787

Bom dia, caro António Taveira

Agradeço o esclarecimento. A minha questão, salvaguardado o dito esclarecimento, parece ter sentido: dois meios irmãos mantiveram uma relação incestuosa, da qual resultou o nascimento de D.Isabel. Enfim, não tenho bagagem cultural suficiente, sobre a época e costumes, para encarar o facto de ânimo leve. Aliás, pergunto-me porquê este meu espanto se o próprio papado do séc.XV (para só mencionar este) foi pródigo em escândalos sexuais com a família Bórgia!

Fico-lhe agradecida pela rápida resposta e esclarecimento.
Bom fim de semana!
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 00:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen