Família de Viveiros

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Regiões | Famílias

Família de Viveiros

#338209 | jfSaffi | 17 nov 2013 01:57

Prezados.

Estou tentando encontrar alguma informação a respeito da família de meu bisavô que emigrou para o Brasil em 1899.

O meu bisavô se chamava André de Viveiros e era casado com Margarida Souza Viveiros.

Eles se estabeleceram em Porto Alegre/RS e vieram dos Açores. Trouxeram com eles a minha avó que na época tinha 16 anos e se chamava Lydia Souza de Viveiros nascida em 1883. Dizem que vieram da Ilha de São Miguel mas não há certeza quanto à isso.

Já entrei em vários sites de emigração e nada consta. Qualquer informação é bem vinda.

Desde já agradeço.

João F. de Viveiros Leiria

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE VIVEIROS

#338213 | ifranca | 17 nov 2013 09:43 | Em resposta a: #338209

Caro Confrade João F. de Viveiros Leiria, se a origem dos seus antepassados Viveiros é açoriana serão, quase seguramente, provenientes da ilha de São Miguel. É mesmo possível que se entronquem na família Viveiros cujo genearca é o alferes de Ordenanças António de Viveiros, referido por Gaspar Frutuoso no capítulo CX do Livro IV das Saudades da Terra, cuja descendência se fixa preferencialmente nas freguesias da Bretanha, Capelas e Santo António, todas pertencentes à faixa norte do concelho de Ponta Delgada. Não se conhecem Viveiros noutras ilhas do arquipélago. Fiz este ano, com o meu amigo Rui Machado de Medeiros, um trabalho sobre esta e outras famílias dessa área geográfica, trabalho que disponibilizamos no Facebook, na página intitulada Genealogias dos Açores, onde poderá fazer o seu download, caso o seu conteúdo lhe interesse. Esse trabalho que se inicia com os troncos mais remotos das famílias estudadas é desenvolvido até ao século XVIII, porque o que nos motivou foi a estruturação das linhas genealógicas com base nos registos mais antigos, e não o seu desenvolvimento até à actualidade. O eventual entroncamento destes seus antepassados imporá o seu estudo no período de cerca de 100 anos (entre os séculos XVIII e XIX) mas essa pesquisa está hoje muito facilitada com a disponibilização online dos registos paroquiais promovida pelo Centro de Conhecimento dos Açores.
Boa pesquisa!
Igor Espínola de França

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE VIVEIROS

#338217 | jfSaffi | 17 nov 2013 12:20 | Em resposta a: #338213

Prezado Igor Espínola de França

Obrigado por essas informações tão valiosas!! Minha ligação com Portugal é extrema seja pelo sangue e,
principalmente, coração.
Aqui no Brasil minha avó acabou casando com outro descendente português da Família Tavares de Leiria e adotando
o sobrenome de casada "de Viveiros Leiria".

Sou o filho caçula da família e quando nasci meus bisavós e avós já haviam falecido. Além disso quase nenhum documento sobre a família restou.

Já solicitei acesso ao grupo Genealogias dos Açores e o seu trabalho norteará o inicio da minha pesquisa sobre a família de meu bisavô.


Saudações.

João Francisco S. de Viveiros Leiria

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE VIVEIROS

#338230 | PedroPires95 | 17 nov 2013 17:10 | Em resposta a: #338217

Caro confrade, moro no Brasil, e me encontro na mesma situação, No meu caso o Viveiros que me originou é de um Açoriano da Ilha de S. Miguel, chamado Pedro de Viveiros, casado com D. Francisca dos Anjos, e que tiveram em c. 1779 Amaro José de Arruda, que eu estou investigando em vários arquivos e livros a ligação de um outro Amaro de Arruda (que eu encontrei nos paroquiais de Sto Antonio se casando com uma Ana Maria de Medeiros) Logo para constar digo que os Viveiros tinham ligação com os Arrudas, por aquelas bandas, todos os meus trabalhos estão sendo publicados em meu blog, peço autorização dos Moderadores para posta-lo aqui, Amaro José morreu em 1832, como consta o inventário que eu recebi gentilmente de um primo;

Att.

Pedro Pires;

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 16:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen