Como chamavam-se os "brasileiros" no tempo de D. João V

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Direito | Famílias

Como chamavam-se os "brasileiros" no tempo de D. João V

#338397 | GASC | 21 nov 2013 10:31

Peço a quem possa dizer como eram chamados os habitantes de etnia portuguesa do Brasil no tempo do rei D. João V (primeira metade do 18o. sáculo). Havia algum gentílico de uso comum ou nos documentos oficiais. Sei, por certo, que não seria "brasileiros" nem "crioulos" como na América Espanhola. Pode ser que nada houvesse, mas só "gente do Brasil".
O ponto é que estou a escrever um romance histórico e quero que nos diálogos haja correção e não anacronismos. Agradeço a quem me ajude.

Gilberto de Abreu Sodré Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Como chamavam-se os "brasileiros" no tempo de D. João V

#338420 | Jdas | 21 nov 2013 18:57 | Em resposta a: #338397

Portugueses.
É assim que são referidos nos documentos.

No que toca ao “criollo, lla:
Hijo de europeos nacido en otra parte del mundo. Dícese del americano descendiente de europeos.”

Cps.
Silva

Resposta

Link directo:

RE: Como chamavam-se os "brasileiros" no tempo de D. João V

#338426 | CesarPaulo | 21 nov 2013 20:37 | Em resposta a: #338420

Sr. Silva,

De acordo com o livro 1808 de Laurentino Gomes, a explicação :

" Duzentos anos atrás, o Brasil não existia como é hoje: um pais integrado, de froneiras bem definidas e habitantes que se identificam como brasileiros. Às vésperas da chegada da corte ao Rio de Janeiro, o Brasil era um amontoado de regiões mais ou menos autônomas. Cada capitania tinha o seu governante e a comunicação entre elas era precária, sendo que geralmente uma ignorava a existência da outra.
Nem mesmo a expressão brasileiro era reconhecida como a designação de pessoas que nasciam no Brasil. Panfletos e artigos publicados no começo do sec. XIX discutiam se a denominação correta seria brasileiro, brasiliense ou brasiliano. O jornalista Hipólito Jose da Costa do jornal Correio Braziliense, publicado em Londres, achava que as pessoas naturais do Brasil deveriam se chamar brasilienses. Na sua opinião, brasileiro era o portugues ou estrangeiro que aqui se estabelecera. Brasiliano, o indígena. "

Trecho do capítulo 9 do livro " 1808 "

César

Resposta

Link directo:

RE: Como chamavam-se os "brasileiros" no tempo de D. João V

#338430 | Jdas | 21 nov 2013 22:13 | Em resposta a: #338426

Se o sr. César quiser ler com mais atenção a pergunta, concluirá que o que se pretende saber era o que se passava a esse respeito, na primeira metade do século XVIII:
Entre 1707 e 1750; ou seja, um pouco mais atrás ainda daquilo que cita.

Há documentação nos Arquivos portugueses, por exemplo, que esclarecerão os que pretendem abalançarem-se em certos voos:
E é por eles, na minha opinião, que devem começar.

Cps.
Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 17:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen