Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

#338981 | JorgeMendes | 03 dez 2013 23:31

Caros,

Estou com algumas dificuldades em interpretar algumas das partes do assento de casamento de António Dias e Antónia Ferreira no TIF "m0008" do lado esquerdo do link http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4834418.

Transcrevo de seguida o que consegui ler:

"Em o primeiro de Junho de mil esete sentos e quinze das quatro p.a as sinco horas de tarde em minha prezensa e do Pe M.el Fr.a e de M.el Duarte e de m.tas mais testemunhas que prezentes se acharão se cazarão por palavras de prezente como manda o sagrado Concilio Trid. e Constituiçoins deste Arcebispado. Antonia Ferreria filha de Luis Alvres e de sua mulher Catherina Rodrigues moradores no Cazal de Alcobassa freg.a de Sam Pedro aonde se desobrigou a quaresma passada e foi baptizada na freg.a de Sam Migel desta v.a que ainda que (??) nos livros (??) freg.a (??) com testemunhas (??). Com An.to Dias filho de Sebastião da Silva já defunto e de sua mulher Ant.a Dias m.res no Cazal do (?M..?) desta freg.a aonde o contrahente foi baptizado e ora m.res no dito Cazal de Alcobassa (??) freg.a de que fis este acento que asignei dia mes e anno ut supra."

Conseguem ajudar-me a na interpretação das partes em falta?

Já agora, por curiosidade, todos os assentos de casamento que li têm primeiro o marido e depois a mulher, haverá algum motivo especial para neste caso a ordem estar invertida?

Obrigado.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

#338987 | jlaz | 04 dez 2013 00:20 | Em resposta a: #338981

Caro confrade

Aqui vai a minha transcrição:

Em o primeiro de Junho de mil e sete sentos e quinze das quatro p.a as sinco horas de tarde em minha prezensa e do Pe M.el Fr.a e de M.el Duarte e de m.tas mais testemunhas que prezentes se acharão se cazarão por palavras de prezente como manda o sagrado Concilio Trid. e Constituiçoins deste Arcebispado. Antonia Ferreira filha de Luis Alvres e de sua mulher Catherina Rodrigues moradores no Cazal de Alcobassa freg.a de Sam Pedro aonde se desobrigou a quaresma passada e foi baptizada na freg.a de Sam Migel desta v.a que ainda que (se não achou) nos livros (da dita igreja, o justificou) com testemunhas (perante o Reverendo Vigário da Vara). Com An.to Dias filho de Sebastião da Silva já defunto e de sua mulher Ant.a Dias m.res no Cazal do (Moreira) desta freg.a aonde o contrahente foi baptizado e ora m.res no dito Cazal de Alcobassa (junto ao Barro desta) freg.a de que fis este acento que asignei dia mes e anno ut supra."

Quanto ao nome da noiva estar em primeiro lugar, não é muito frequente mas acontece.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

#339026 | Gonçalo Frutuoso | 04 dez 2013 20:34 | Em resposta a: #338981

Caro Jorge Mendes,

Luís Álvares e Catarina Rodrigues são meus 9.ºs e 10.ºs avós.

Descendo do filho Luís Álvares (ou Alves) C.c. Antónia de Abreu (meus 8.ºs avós) e também do filho António Álvares C.c Brízida Ferreira (meus 9.ºs ávós).

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

#339035 | JorgeMendes | 04 dez 2013 23:18 | Em resposta a: #339026

Caro jlaz,

Obrigado pela ajuda na transcrição. Agora tudo faz sentido, já havia procurado o assento de baptismo de Antónia Ferreira nos registos de S. Miguel - Torres Vedras sem sucesso, pelos vistos já em 1715 se depararam com o mesmo problema: o baptismo não foi registado...


Caro Gonçalo,

Pelos vistos as nossas árvores genealógicas têm vários pontos comuns. Neste caso, a minha linha de descendência é pela via da filha Antónia Ferreira irmã do Luís Alvares e do António Alvares de quem o Gonçalo descende.

Aproveitando a deixa, e uma vez que não fiz ainda nenhuma pesquisa relativamente ao casal "Luís Alvares - Catarina Rodrigues" (estava ainda "emperrado" na procura do baptismo da filha Antónia Ferreira), tem informação já colectada que sobre este casal e sua ascendência que possa partilhar?
Enquanto procurava o baptismo Antónia encontrei um assento de baptismo de uma Francisca que penso ser irmã do Luís, António e Antónia, a qual foi baptizada em 06-04-1683 na igreja de S.Miguel (http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4835035 / TIF 58 / canto superior direito).


Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

#339120 | Gonçalo Frutuoso | 06 dez 2013 20:38 | Em resposta a: #339035

Caro Jorge Mendes,

Estou a ver que, efectivamente, temos muitos ascendentes em comum.

Filhos de Luís Álvares e de Catarina Rodrigues tenho registados 5:
António;
Maria;
Catarina;
Bárbara;
Luís;

Em relação à ascendência do referido casal apenas tenho o nome dos pais. Assim sendo, Luís Álvares e Catarina Rodrigues casam a 23/6/1669 na Igreja de S. Miguel, sendo o nubente natural da Melroeira, Turcifal, filho de Agostinho Álvares e de Maria Antunes (casaram na Igreja de S. Miguel a 22/11/1643 e a nubente natural do lugar da Serra da Vila, filha de Domingos Fernandes e de Catarina Álvares.

Até agora não localizei mais dados sobre este avoengos, mas confesso que não tenho feito muitos esforços nesse sentido.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

#339134 | JorgeMendes | 07 dez 2013 15:15 | Em resposta a: #339120

Caro Gonçalo,

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Nesse caso terá que acrescentar à lista de filhos do casal "Luís Álvares / Catarina Rodrigues" a Antónia (baptizada em S.Miguel, mas cujo baptismo não foi registado, e que se casou em 10-07-1715 em S.Pedro com António Dias) e a Francisca do assento que refiro no post acima (baptizada a 06-04-1683 em S.Miguel).

Relativamente aos ascendentes deste casal, se eu entretanto conseguir alguma informação adicional, partilho.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

#339180 | JorgeMendes | 08 dez 2013 23:03 | Em resposta a: #339134

Caro Gonçalo,

O baptismo de Luís Alvares está em http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4834617, TIF 184, do lado direito 4º a contar de cima. O baptismo de Catarina Rodrigues não consegui encontrar nos registos disponíveis online.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

#342137 | jomimota | 07 fev 2014 16:34 | Em resposta a: #339120

Caros Gonçalo Frutuoso e Jorge Mendes,

Confirmo os dados que o Gonçalo disponibilizou, e tenho registados na minha base de dados 8 filhos do referido casal.

Consultar em: http://www.motta.pt/individual.php?pid=I0643&ged=base

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

#342164 | JorgeMendes | 08 fev 2014 00:26 | Em resposta a: #342137

Caro Jorge Mota,

Obrigado pelo seu contributo.

O data de nascimento do Luís Alves (ou Álvares) que consta da sua base de dados está incorrecta, é 8-11-1744 e não 8-11-1749. De igual forma, acreditando no que consta do registo de casamento que deu origem a este tópico, este casal terá tido mais uma filha Antónia Ferreira nascida em São Miguel, mas cujo baptismo não foi registado, a qual se casou em 1-6-1715.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação de assento de casamento da paróquia de São Pedro (e Santiago) - Torres Vedras

#342169 | jomimota | 08 fev 2014 09:00 | Em resposta a: #342164

Caro Jorge Mendes,

Muito Obrigado.

Está corrigido.
Foi um lapso meu, lê-se perfeitamente 1644.

Cumprimentos.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 07:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen