Arcebispos e Bispos (Braga, Guarda, Viseu e Macau)

Este tópico está classificado nas salas: Cargos

Arcebispos e Bispos (Braga, Guarda, Viseu e Macau)

#339001 | spes | 04 dez 2013 12:38

Caros Confrades


Agradecia qualquer informação util sobre os locais onde estão enterrados:

D. Gonçalo Pereira, Arcebispo de Braga (1280-1348);
D. Gil Cabral, Bispo da Guarda (1300-1362);
D. Gonçalo de Figueiredo, Bispo de Viseu (c.1350);
D. Alexandre da Silva Pedrosa Guimarães, Governador e Bispo de Macau (+ 1772).


Agradecido
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos e Bispos (Braga, Guarda, Viseu e Macau)

#339009 | RCCORREIA | 04 dez 2013 14:49 | Em resposta a: #339001

Caro Fernando

Habitualmente seriam sepultados nas respetivas Catedrais, mas não posso confirmar para todos.

D. Gonçalo Pereira mandou erigir uma Capela para esse fim (a Capela da Glória) e fazer um túmulo semelhante ao Rainha Santa Isabel.

D. Alexandre quando faleceu em Lisboa havia já renunciado ao Bispado de Macau 10 anos antes.

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos e Bispos (Braga, Guarda, Viseu e Macau)

#339055 | RCCORREIA | 05 dez 2013 13:29 | Em resposta a: #339001

Caro Fernando

Depois de alguma pesquisa parece-me que será dificil achar a informação precisa.

D. Gil Cabral poderia ter sido colocado na Sé da Guarda (que era outra que não a atual que é posterior a não ser que tenha para ali sido trasladado) ou no panteão familiar na Igreja de Santiago em Belmonte (igualmente por trasladação)

Quando a D. Gonçalo Figueiredo a Sé de Viseu será seguramente o mais provável mas poderia ser uma outra capela do vasto património familar.

Para estes também me interessa a informação por serem referidos em estudos familiares que tenho em mãos.

De D. Alexandre que é mais recente julgava ser mais fácil mas tudo quanto achei refere o seu prelado e não o seu passamento em Lisboa.

Continuarei a pesquisar e se achar algo aviso-o aqui.

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Arcebispos e Bispos (Braga, Guarda, Viseu e Macau)

#339056 | spes | 05 dez 2013 13:36 | Em resposta a: #339055

agradeço

Resposta

Link directo:

D Francisco de Castro, Inquisidor Geral e o séquito que levou para a cidade da Guarda onde foi Bispo

#352901 | silvestre | 13 dez 2014 15:00 | Em resposta a: #339001

D. Francisco de Castro, 1574-1653, cuja biografia está acessível, foi nomeado Bispo da Guarda em 1617, para onde se deslocou e com ele levou também o seu séquito como se verifica nos registos da freguesia da Sé. Entre essas pessoas, constam os meus antepassados, cuja naturalidade é desconhecida mas poderão ter vivido em Coimbra onde D Francisco viveu antes de ser bispo da Guarda:
1. Bento Dias, comprador do Santo Ofício e do bispo, falecido antes de 1638;
2. Maria Rodrigues, esposa do primeiro, que trabalhava em casa do Bispo, provavelmente galega pois não falava bem português, segundo consta na IG do neto;
Tiveram os seguintes filhos:
3. Helena da Costa, que "serviu em casa do sr. Bispo";
4. Antão Dias *Guarda, Sé, 9.2.1643, Comissário e cobrador dos dinheiro das décimas, em Almeida;
5. Agostinho Monteiro, "que o sr bispo inquisidor fez clérigo e era seu secretário";
6. Mónica Rodrigues, minha antepassada directa que casou em 11.8.1638 com Francisco Rodrigues Maio, de Tondela, S. Miguel de Outeiro, Mestre da fortificação da praça de Almeida, logo após a aclamação do reino. A descendência deste casal esteve ligada ao clero e exército, sendo um dos filhos
7. António da Costa Mayo, clérigo em Sta Maria de Abade, Barcelos.

Resposta

Link directo:

D Francisco de Castro, Inquisidor Geral e o séquito que levou para a cidade da Guarda onde foi Bispo

#352902 | silvestre | 13 dez 2014 15:07 | Em resposta a: #339001

Antão Dias foi filho de Francisco Maio e Mónica Rodrigues.

Resposta

Link directo:

Arcebispos e Bispos (Braga, Guarda, Viseu e Macau)

#353147 | spes | 26 dez 2014 11:28 | Em resposta a: #339055

Caro Rui,


Dizem me que D. Gil Cabral estará possivelmente no Panteão da família Cabral em Belmonte, num túmulo com a sua neta.
Quanto ao Bispo (e governador) de Macau, se tiver interesse, veja quadro na Fundação do Oriente em Lisboa.

Abraço
Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 16:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen