Familia Rodrigues Viegas, Nandufe, Tondela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Familia Rodrigues Viegas, Nandufe, Tondela

#339044 | jbpl71 | 05 dez 2013 10:45

Caros,

Procuro identificar os ascendentes de meu trisavô paterno José Rodrigues Viegas,de Nandufe, Tondela. Foi casado com Maria José, de Setúbal, e te-se-á mudado para Lisboa onde se tornou grossista. Teve várias filhas, incluindo a minha avó Ilda Viegas que nasceu em 1907 em Lisboa. As outras filhas incluíam a Marcolina, Olivia, Rosalia, entre outros, e na sua maioria terão imigrado para o Brasil

O pai e mão de de José Rodrigues Viegas eram Joaquim Rodrigues Viegas, casado com Maria Antónia de Jesus, mas não tenho indicação de onde terão vindo.

Qualquer informação ou dica, que agradeço de antemão, será muito apreciada

z

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues Viegas, Nandufe, Tondela

#339066 | MFerros | 05 dez 2013 18:36 | Em resposta a: #339044

Caro confrade,
Tenho pelo menos estes dois registos de Nandufe:

23/10/1795 - Baptismo de Maria (n. a 11/10/1795), filha de José Rodrigues Viegas, e de Maria Jacinta. Neta paterna de José Rodrigues Viegas, e de Maria Francisca. Neta Materna de Caetano Rodrigues Viegas, e de Jacinta Maria.
Padrinhos: José Joaquim Rodrigues Pereira da Silva e sua mulher.


23/05/1796, Baptismo de José (n. a 16/05/1796). Filho de Joaquim Rodrigues Viegas e de Francisca de Coimbra. Neto paterno de António Rodrigues Viegas, e de Maria Henriques. Neto materno de António Pereira, e de Maria de Coimbra.
Padrinhos: José Joaquim Rodrigues Pereira da Silva e sua mulher.

Espero que ajude,
Os melhores cumprimentos,
Manuel Ferros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues Viegas, Nandufe, Tondela

#339082 | jbpl71 | 06 dez 2013 06:30 | Em resposta a: #339066

Muito obrigando

Pelos nomes, fará sentido que possam ser ascendentes das pessoas que procurava, mas mais longínquos.

Terei que de alguma forma encontrar o José Rodrigues Viegas nascido na 2ª metade do sec XIX em Nandufe.

Sendo um neófito nestas andanças, não me pode sugerir onde eu teria que me dirigir para encontrar os registos adequados. Igreja de Nandufe? Torre do Tombo?

Mais uma vez agradeço

z

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues Viegas, Nandufe, Tondela

#339092 | MFerros | 06 dez 2013 14:21 | Em resposta a: #339082

Caro confrade, os livros paroquiais de Nandufe encontram-se parcialmente aqui: http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1064201.
Com um bocado de paciência, terá que "folhear" os livros de baptismo, casamento, óbito e mistos, com o devido caderno ao lado para ir tirando notas. As folhas com os registos que lhe interessem mais, pode descarrega-las directamente para o seu computador. Vai encontrar muitos Rodrigues Viegas, porque estes foram de facto numerosos em Nandufe. Tenha em atenção que temos indivíduos a casar múltiplas vezes, pelo que o nome dos casais poderá divergir cronologicamente.
A letra dos párocos pode assustar, mas vai ver que com insistência vai lá...
Ponha as suas dúvidas aqui no fórum, onde há sempre confrades prontos para o ajudar.
Os melhores cumprimentos,

Manuel Ferros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues Viegas, Nandufe, Tondela

#339128 | MCNN | 06 dez 2013 23:32 | Em resposta a: #339044

Boa noite


Tal como o confrade Manuel Ferros teve já a oportunidade de lhe referir, os livros paroquiais de Nandufe encontram-se à guarda do Arquivo Distrital de Viseu.

E são já consultáveis online 6 desses livros:

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADVIS%2fPRQ%2fPTND15%25

Entretanto, e porque penso que deverá ser do seu interesse, aqui lhe deixo igualmente os links em que poderá consultar as fichas de imigração para o Brasil da sua avó Ilda e de uma filha de sua avó de nome Maria Natália

Ficha de imigração (em 1959) de Ilda Rodrigues Viegas Leal:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-13028-3017-74?cc=1932363&wc=M947-RDS:n1592283319


Ficha de imigração (em 1951) de Maria Natáia Viegas Leal:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-22428-39535-75?cc=1932363&wc=M947-6J6:494367597


Quando consultar as fichas, se clicar na seta para a direita poderá visualisar, na imagem seguinte, o verso da respectiva ficha.


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues Viegas, Nandufe, Tondela

#339195 | jbpl71 | 09 dez 2013 07:21 | Em resposta a: #339128

Muito obrigado pela ajuda,

Os registos da emigração da minha avó e tia foram uma surpresa agradável, embora não ter encontrado os da restante família no mesmo arquivo uma desilusão, mas talvez seja porque uns foram de barco e outros de acido -as que foram de barco são as que aparecem no arquivo da familysearch.org

Já comecei a ir pelos registos de batismo de Nandufe, e realmente há uma abundância de Rodrigues Viegas - é ter paciência e alguma sorte!

Obrigado pela ajuda!

z

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues Viegas, Nandufe, Tondela

#339812 | jbpl71 | 21 dez 2013 13:46 | Em resposta a: #339195

Caros,

Muito obrigado pelas dicas que me ajudaram a seguir esta família (Rodrigues Viegas) no tempo - infelizmente, embora consiga andar para trás no tempo, o facto de não ter informação sobre a segunda metade do século XIX e início do século XX não me permite ligar esses nomes à minha família. Imagino que terei que ir aos arquivos a Viseu ? Já alguém fez isso que me possa indicar o procedimento? Tenho que pedir autorizações especiais? apareço à porta?

A letra de alguns párocos é realmente um desespero de se ler, mas esta está a ser uma jornada fascinante - só espero não estar a catalogar a família errada!

Bom Natal a todos

z

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 19:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen