Ascendentes de Francisco Monteiro de Noronha, Elvas, Alcaçovas, Viana do Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ascendentes de Francisco Monteiro de Noronha, Elvas, Alcaçovas, Viana do Alentejo

#339080 | SMLN | 06 dez 2013 01:54

Francisco Monteiro de Noronha é meu 5 avô, casado em segundas núpcias com Caetana Josefa da Gama Pessanha, nascida em São Pedro Velho-BA.

Segundo informações, existe na Chancelaria de D. João V (livro 65 páginas 154v e 155) uma licença para que Francisco Monteiro de Noronha, filho do Capitão Manuel Monteiro Salvado(?) natural da cidade de Elvas e assistente na cidade da
Bahia, pudesse "usar da arte de cirurgia" datada de 3 IV 1724.

Buscando nos assentos do Family Search em Portalegre, na cidade de Elvas, freguesia de Santa Maria de Alcaçovas, encontrei o assento de batismo de Francisco, fº de Manoel Monteiro Salvado e Briatis Lopes, datado de 13 de janeiro de 1675.
Achei também os assentos de 3 irmãos: Luis, batizado em 07 jun 1667; Izabel, batizada em 11 dez 1668; e Manoel batizado em 10 set 1673.

Buscando um pouco mais, encontrei o assento de casamento de Manoel Monteiro Salvado, viúvo de ? (Igmar, Gimar, ou Guimar) Alves, com Britis Lopes, fª de Pedro? (Soheiro ou Solteiro) e Izabel Lopes. Ela de Santa Maria de Alcaçovas, da cidade de Elvas e ele (Manoel) da freguesia da Sé.
Nestes assentos, ora o nome de Manoel Monteiro aparece como Salvado, noutras como Salgado, ou só Monteiro.

Alguém poderia me ajudar com algum esclarecimento sobre a ascendência deste Manoel Monteiro Salvado, sobre sua primeira mulher e também quanto a filiação de Britis Lopes pois está confusa?

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Francisco Monteiro de Noronha, Elvas, Alcaçovas, Viana do Alentejo

#339081 | SMLN | 06 dez 2013 02:24 | Em resposta a: #339080

O casamento entre Manoel e Britis ocorreu à 7 de janeiro de 1660, em Elvas.

Francisco Monteiro de Noronha tinha 49 anos em 1724, quando pediu a licença para usar da arte da cirurgia na Bahia.

Francisco foi casado 2 vezes, não consegui achar nada até agora sobre Caetana Josefa da Gama Pessanha.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Francisco Monteiro de Noronha, Elvas, Alcaçovas, Viana do Alentejo

#339110 | SMLN | 06 dez 2013 17:54 | Em resposta a: #339080

Retificando aos colegas, Francisco Monteiro de Noronha é meu 6º avô e seguem nesta ordem:


Francisco Monteiro de Noronha é meu (6º avô), c.c. Caetana Josefa da Gama Pessanha. Pais de:

Antonio Monteiro de Noronha (5º avô) c.c. Luiza Maria da Rocha. Pais de:

Domiciano José Monteiro de Noronha (4º avô) c.c. Marianna Justina de Meirelles Freire (Figueira). Pais de:

João Baptista Monteiro de Noronha (3º avô) c.c. Anna Candida da Luz, Pais de:

Olegario Baptista de Noronha (ou Noronha e Luz) (2º avô) c.c. Leonina Vianna. Pais de:

João Baptista de Noronha (1º avô) c.c. Olga Braga. Pais de:

João Braga de Noronha c.c. Lucia Pires de Lacerda. Pais de:

Susy Mary Lacerda de Noronha.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Francisco Monteiro de Noronha, Elvas, Alcaçovas, Viana do Alentejo

#339111 | LProjecto | 06 dez 2013 18:14 | Em resposta a: #339110

Cara Susy,

Já consultou a diligência para Familiar de Santo Ofício de Manuel Monteiro Salvado?

A mesma está acessível online e oferece mais informações sobre a ascendência do habilitando.

http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=2339378

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Francisco Monteiro de Noronha, Elvas, Alcaçovas, Viana do Alentejo

#339112 | LProjecto | 06 dez 2013 18:26 | Em resposta a: #339110

A propósito da habilitação que referi na mensagem anterior, informa a mesma o seguinte:

Manuel Monteiro Salvado, n. Estremoz, morador em Elvas, filho de Pedro Monteiro, n. Estremoz, e de Isabel das Martes (Mártires?!), n. Vimieiro, n.p. de Jorge Fernandes Nogales, oficial de ferreiro, n. Guarda, que viveu e faleceu em Estremoz, e de Maria Dias, n. Estremoz, n.m. António Dias Rebelo, n. Avis, e de Antónia Dias Salvada, n. Vimieiro.

Foi casado com Beatriz Lopes, n. Elvas, filha de Pedro Solteiro e de Isabel Lopes, ambos naturais de Olivença mas moradores em Elvas, n.p. de João Solteiro e de Margarida Rodrigues, naturais de Vila Viçosa, n.m. Gaspar Lopes Canhão e de Maria Fernandes, naturais da mesma vila.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Francisco Monteiro de Noronha, Elvas, Alcaçovas, Viana do Alentejo

#339117 | LProjecto | 06 dez 2013 19:33 | Em resposta a: #339110

Cara Susy,

Ainda na sequências das minhas mensagens anteriores, deduzo que possa ser de interesse o seguinte processo do TSO:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2363268

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Francisco Monteiro de Noronha, Elvas, Alcaçovas, Viana do Alentejo

#339171 | SMLN | 08 dez 2013 15:52 | Em resposta a: #339117

Caríssimo Luís Projecto Calhau,

Agradeço por sua ajuda nesta minha empreitada, lerei atentamente tudo o que me sugeriu e espero evoluir em minhas pesquisas.
Continuo com uma dúvida, aonde entra o Noronha nesta história?
Me perdoe a inexperiência, sou leiga no assunto apesar de pesquisar já a uns 6 anos sobre a família.
Saberia me dizer por qual dos ascendentes posso chegar aos Noronhas?



Cumprimentos,
Susy Mary Lacerda de Noronha.

Resposta

Link directo:

Ascendentes de Francisco Monteiro de Noronha, Elvas, Alcaçovas, Viana do Alentejo

#441086 | Scaffa | 20 mai 2022 15:16 | Em resposta a: #339111

Poderia me enviar o link desse documento por gentileza. Obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 jun 2024, 02:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen