família Ferraz de Carvalho

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Regiões

família Ferraz de Carvalho

#16607 | 1947 | 03 fev 2002 14:10

A proposito da casa do Adro, Tondela, vejo refª a uma FAM. FERRAZ DE CARVALHO. Existirá qualquer ligação com Anselmo José Ferraz, coronel de Cav, miguelista notório, proprietário em Penamacor, que cas. c. Leonor Gonçalves de Miranda Pelejão, fª do Dr. (UC 1777) João Antunes Pelejão e de D. Isabel Robalo de Miranda Preto. Tiveram, pelo menos, D. Maria da Glória de Miranda Ferraz, que casou com o alferes Manuel de Carvalho e Silva Leitão, sr. da casa das Águas em Penamacor,pais de D. Isabel Ferraz de Carvalho. c.g. actual?
Cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: família Ferraz de Carvalho

#16618 | vbriteiros | 03 fev 2002 19:27 | Em resposta a: #16607

Não devem ser os mesmos.Aqui no caso da Casa de Santa Ana:
A última senhora da Casa foi D.Ana Ferraz do Valle, casou com o Dr Simões de Carvalho de Arcozelo-Oliveira de Frades. Tiveram dois filhos:
1-Amadeu Ferraz de Carvalho,historiador sg.
2Anselmo Ferraz de Carvalho, Prof Cat. Da Fac Cienc. Coimbra, casado que foi com D. Eduarda Ivens Ferraz de Lx. ( outra fam. Ferraz) com ger. que vendeu a Casa `Câmara.
Melhores Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: família Ferraz de Carvalho

#16626 | JMBM | 03 fev 2002 20:37 | Em resposta a: #16607

Caro Manuel Lamas
creio que sim !
tenho parentes Ferraz de Carvalho e é assim ( segundo creio ! ):
o Dr . Anselmo Ivens Ferraz de Carvalho , médico pneumologista , ligado ao Sanatório do Caramulo , foi médico de parte da nossa família , tinha mais 2 irmãos , um Roberto sem geração e outro creio que João que viveu em África e com geração .
Eram filhos de Anselmo Ferraz de Carvalho , lente da Universidade de Coimbra , casado com D.Eduarda Ivens , filha de Thomas Edward Ivens !? ou irmã de Roberto Ivens ? - o explorador- ou portanto filha de Robert Breakspeare Ivens ( não tenho a certeza quem era o pai , mas tudo leva a crer ser um destes - pois ela era prima direita do meu bisavô Guilherme Ivens Ferraz !!! )- vou tentar indagar da ascendencia de D.Eduarda !!
O facto de esta Senhora ser Ivens e ter Casado com um Ferraz de Carvalho ,os seus descendentes nada teem a ver com a família Ivens Ferraz , são Ferrazes diferentes , apesar de serem primos , claro!!!
Também sei que estes Ferraz de Carvalho tinham uma casa em Tondela e que era a casa da ÍNSUA ?? este nome não me soa bem , mas é a informação que tenho ... tenho dúvidas ...mas os membros mais antigos da minha família já desapareceram como é óbvio e agora torna-se mais difícil saber ...
Espero que esta achega , chegue para alguma coisa .
José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: família Ferraz de Carvalho

#16672 | almiro63 | 04 fev 2002 19:55 | Em resposta a: #16618

Caros Manuel Mendonça e Vasco Briteiros

Os Ferraz de Carvalho descendem do casal Joaquim Rodrigues Simões de Carvalhob e de s/m D. Maria Emília Ferraz Horta e Valle.
Tiveram 2 filhos:

1. Amadeu Ferraz de Carvalho, n. 1876.

2. Anselmo Ferraz de Carvalho, n. 1878 e f. em 1955.

Não tenho a Ana Ferraz do Valle.

Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: família Ferraz de Carvalho

#16703 | vbriteiros | 04 fev 2002 23:49 | Em resposta a: #16626

Caro JMBM
Concordo consigo. Na minha intervenção não citei a descendência do Prof Dr. Anselmo. O irmão que foi para a Beira-Moçambique era Joaquim . Este herdou o soçar de Santa Ana e o médico herdou a Quinta da Ínsua, que ficam na margem do rio e logo atrás da Adega Cooperativa de Tondela. Esta quinta possui uma fonte brazonada de Valles (pleno) e alguém em tempos dizia que era de Ferrazes de Carvalho. Enfim!
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: família Ferraz de Carvalho

#17332 | JMBM | 17 fev 2002 19:17 | Em resposta a: #16618

Caro Vasco

a Tal D. Eduarda Ivens que casou com o Lente de Medicina de Coimbra Prof. Dr . Anselmo Ferraz de Carvalho, era filha de Duarte Ivens , General do exército Português, irmão do explorador Africano Roberto Ivens .

Não sabe mais nada desta descendencia ?

José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: família Ferraz de Carvalho

#17337 | aeiou2 | 17 fev 2002 20:11 | Em resposta a: #17332

Quem sabe é o Guilherme de Maia Loureiro cujo "surname" é GML e que costuma participar neste GP.
Também já saiu um livro sobre os Ivens Ferraz e que deve ainda existir na Livraria Ferrin.

Resposta

Link directo:

RE: família Ferraz de Carvalho

#17361 | vbriteiros | 18 fev 2002 18:53 | Em resposta a: #17332

Caro José Manuel Bela Morais
Ágora só volto a Tondela dentro de 5 semanas. Depois lhe lhe reponderei. Pena que estive lá no sábado passado.
Cumprimentos
vasco

Resposta

Link directo:

RE: família Ferraz de Carvalho

#310390 | MFerros | 19 jul 2012 14:37 | Em resposta a: #16703

Caro confrade Vasco Briteiros, pedindo desde já desculpa por estar a "desenterrar" esta mensagem com mais de 10 anos, pergunto-lhe se tem conhecimento de a dita fonte ainda existir depois das obras de loteamento a que a quinta foi submetida, ou se por acaso possui alguma foto dela ou das armas que a mesma ostenta ou ostentava?
Agradecendo desde já, deixo-lhe os meus melhores cumprimentos,
Manuel Ferros.

Resposta

Link directo:

Casa do Adro - Tondela

#311151 | avalle | 01 ago 2012 10:44 | Em resposta a: #16607

Bom dia,

Agradeço toda a informação que me possam disponibilizar sobre a Casa do Adro em Tondela, assim como do Morgado de S.Pedro em Carvalhal de Tondela. Ambos estão ligados à minha familia paterna - os Valles - Carvalhal / Tondela.

Cumprimentos,

Ana do Valle Coimbra

Resposta

Link directo:

família Ferraz de Carvalho

#356427 | Fernandes Diniz | 03 abr 2015 09:50 | Em resposta a: #16607

Caro Senhor,

Hoje, casualmente, reparei que se encontra documentado sobre Anselmo José Ferraz e sua esposa.
Tenho um interesse particular nesta família que julgo ser por parte da esposa meus parentes.

Gostaria de trocar informações sobre esta família consigo, se entender ser possível.
O meu contacto pessoal é

Graato pela sua atenção,

Jorge M B Fernandes Diniz
Coimbra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen