Quem me ajuda a decifrar um assento por favor?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Quem me ajuda a decifrar um assento por favor?

#341903 | roz | 01 fev 2014 21:16

Caros amigos

Necessito ajuda com partes de um assento http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4807102 TIF 256 ultimo 'a direita e TIF 257

"Aos 24 de Novembro de 1731 baptisou o Rev. Antonio Linhares Ravallo prior desta igreja e lhe pos os santos oleos a Maria filha de Francisco Rodrigues de Carvalho, cirurgiao, e de sua 2.a mulher Esperanca Rodrigues. 'E neta paterna de Manuel Carvalho o glorio de alcunha oficial de tecelao natural que dizia ser do lugar do Pereiro junto a Coimbra e de Maria Rodrigues Rellas de alcunho natural desta vila e materna de Domingos Rodrigues da Gaspar de alcunho e de Maria Rodrigues filha de Gaspar Lopes e de Catarina Mendes e ........ Gaspar Lopes tomou o ...... ou alcunha de Gaspar. Foram ambos do bispado de Viseu. Foi padrinho o senhor Luis de Melo e madrinha Isabel Clemente solteira filha de Pdro Clemente ja defunto" etc. etc. etc.

E ja agora quem pensam que era do bispado de Viseu? O Gaspar Lopes e Catarina Mendes?
A informacao neste assento parece-me diferente de outros sobre esta familia e gostava de esclarecer.

Desde ja agradeco a vossa atencao.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem me ajuda a decifrar um assento por favor?

#341906 | josemariaferreira | 01 fev 2014 22:15 | Em resposta a: #341903

Caro confrade


Parece-me que o Padre explica no assento de baptismo a origem da alcunha de Domingos Rodrigues, avô materno do baptizado.

Assim Domingos Rodrigues tomou a alcunha "da Gaspar" do seu sogro Gaspar Lopes.

Ficando conhecido por Domingos Rodrigues da Gaspar (por Alcunha)

Também me deixa parece que ambos os avós maternos eram do bispado de Viseu.


Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Quem me ajuda a decifrar um assento por favor?

#341908 | josemariaferreira | 01 fev 2014 22:30 | Em resposta a: #341906

Caro confrade


Parece-me que o Padre explica no assento de baptismo a origem da alcunha de Domingos Rodrigues, avô materno do baptizado. " e deste Gaspar Lopes tomou o genro a alcunha de Gaspar"

Assim Domingos Rodrigues tomou a alcunha "de Gaspar" do seu sogro Gaspar Lopes.

Ficando conhecido por Domingos Rodrigues de Gaspar (por alcunha)

Também me deixa parecer que ambos os avós maternos eram do bispado de Viseu.


Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Quem me ajuda a decifrar um assento por favor?

#341918 | roz | 02 fev 2014 09:55 | Em resposta a: #341908

Caro Jose Maria

Muito agradeco a sua ajuda. Eu desconfiava mais ou menos isso mas como nao estava certa das palavras que davam sentido 'a frase, estava na duvida.

Muito obrigada.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem me ajuda a decifrar um assento por favor?

#343708 | mvribeiro | 13 mar 2014 16:24 | Em resposta a: #341903

Olá prima
A Maria Rodrigues, mulher do Manuel de Carvalho, (avós paternos da Maria cujo baptismo a 24-Nov-1731 refere), não é Rellas, mas sim " Bella" , de alcunha. Tenho o registo de baptismo de outros três filhos do casal Francisco Rodrigues de Carvalho e Esperança, e no registo de baptismo de um deles, Bernardino (irmão da referida Maria), lê-se, sem qualquer dúvida, o nome da avó, Maria Rodrigues, a Bella de alcunha.
Vou enviar para o seu mail o referido registo. Também descobri que as mães do nossos antepassados Aniceto (a mãe é a Maria Josefa, casada com António Manoel) e Manuel Pires Ferreira ( a mãe é a Francisca, casada com o José António Pires Coelho ) eram irmãs ! Enviarei também esses registos. O António Manoel e a Maria Josefa devem ter casado em Vila de Melo, pois tenho o baptismo de uma filha deles, Maria, feito em Vila de Melo, a 11-Out-1751. E surgem como padrinhos de baptismo, em Vila de Melo, de uma criança, cujo nome agora de cor não consigo dizer. O Aniceto, esse já nasceu e foi baptizado em Senhorim, Nelas, em 1753.
Beijinhos
Magda

Resposta

Link directo:

RE: Quem me ajuda a decifrar um assento por favor?

#343747 | roz | 13 mar 2014 23:59 | Em resposta a: #343708

Boa noite Prima,

Entao ficamos a saber de onde vem toda a nossa beleza! :))) Para ter esse alcunha ela devia ser uma estampa....

Eu ja sabia que a Maria Josefa e a Francisca eram irmas e teem 19 anos de diferenca!! Entao ca' fico 'a espera do assento se fizer o favor.

Beijinhos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem me ajuda a decifrar um assento por favor?

#346891 | roz | 04 jun 2014 14:50 | Em resposta a: #343747

Caros participantes

Tenho mais um pedido a fazer!
Por favor quem consegue ler o primeiro nome da noiva? Esta' abreviado e emendado e nao percebo. O apelido vejo que 'e Simoes.

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1055443 .21TIF (primeiro do lado direito)

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 08:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen