Procurando RNE ou algo similar do meu avô

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Direito | Famílias | Pessoas

Procurando RNE ou algo similar do meu avô

#342036 | Alalô | 05 fev 2014 04:45

Olá a todos.

Estou procurando o RNE ou algum tipo de documento similar de meu avô e tenho algumas perguntas a respeito de como encontrá-los. Já observei tópicos similares, de alguns anos atrás até, mas há algumas diferenças no meu caso, eu acredito.

Meu avô era polonês e chegou no Brasil não como imigrante, mas como tripulante de um navio oriundo da Espanha (não sei qual navio nem a data exata, porém o ano era 1952 ou 1953). Em Santos ele fugiu do navio. Esse fato foi comunicado às autoridades brasileiras pelo comandante e ele logo foi preso. Ele conseguiu, então, depois de se explicar para as autoridades, ficar no Brasil como imigrante polonês em São Paulo, onde conheceu minha avó.

As perguntas que faço são as seguintes:

1) Mesmo ele não tendo vindo ao Brasil como passageiro num navio de imigrantes, mas sim como tripulante, ele ainda assim teve que receber o RNE ou algum documento similar para poder ficar aqui, já que foi depois de 1938 e ele tinha bem menos de 60 anos na época, ou não?

2) Moro no Rio de Janeiro e fui ao Arquivo Nacional. Encomendei uma pesquisa sobre registros dele em Jundiaí SP, que foi o último lugar onde sabemos que ele morou (ele se separou de minha avó quando meu pai tinha sete anos de idade e perderam o contato pouco tempo depois disso), mas para descobrir o RNE dele caso ele tenha sido registrado na capital de SP, eu fui informado de que teria que ir até a Polícia Federal lá na cidade de São Paulo e pedir. Essa informação procede?

3) Existe alguma maneira certeira de eu achar o registro de imigrante de meu avô? (nem que eu tenha que comparecer pessoalmente, não há problema).

4) Quais informações constam no RNE ou documentos similares? Não tenho a data de nascimento dele, nem local, as únicas informações que eu tenho de meu avô são o nome dele e dos pais dele, meus bisavós. Procuro registro de imigrante dele justamente para ter mais informações a respeito de onde ele veio.


Desde já agradeço qualquer ajuda.


Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Procurando RNE ou algo similar do meu avô

#342853 | lobosco | 22 fev 2014 21:24 | Em resposta a: #342036

Talvez essas coleções do familysearch te ajudem:

https://familysearch.org/search/collection/1932363
https://familysearch.org/search/collection/2140223
https://familysearch.org/search/collection/2091716

Resposta

Link directo:

RE: Procurando RNE do meu avô nac. Poloca

#342854 | rfmc | 22 fev 2014 21:47 | Em resposta a: #342036

-
... Só tem a ganhar em colocar os únicos dados que vc. possui do
seu avô.
Nome-
Data nascimento [+/-]-
Pais de origem-
Nome dos Pais-
etc... etc..
---
"fui informado de que teria que ir até a Polícia Federal lá na cidade de São Paulo
e pedir essa informação ".
.... Então do que está à espera?.... deve tentar todas as oportunidades!...
Esperamos aqui por si.
Cumprimentos
Rfmc
.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 08:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen