Pedido de ajuda para um amigo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Pedido de ajuda para um amigo

#342060 | tiba0761 | 05 fev 2014 18:52

Caros Amigos Confrades

Quero atender a um pedido de grande amigo e necessito de ajuda:

Ele só sabe os nomes e que os avós maternos eram portugueses (na certidão de casamento da mãe do meu amigo, consta para ambos natural de Portugal), não faz ideia da Aldeia/Vila/Região de Portugal.

Avô: Cypriano de Castro Neves
Avó: Brazilia Jorge Loureiro

Desde já agradeço qualquer informação

Abraços para todos.

Tibério Velasquez Neto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para um amigo

#342066 | JorgeMendes | 05 fev 2014 19:57 | Em resposta a: #342060

Caro Tibério,

Com boa probabilidade de estar certo, penso que os avós dos seu amigo serão os que constam na base de dados do CEPESE nos seguintes links com os IDs 320546 e 323318:

Avô - ID 320546:
http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?anome=Cipriano+de+Castro+Neves&anaturalidade=&apai=&amae=&SUBMIT=Pesquisar

Avó - ID 323318
http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?anome=Jorge+Loureiro&anaturalidade=&apai=&amae=&SUBMIT=Pesquisar

Se assim for, são provenientes de Valongo na zona do Porto. Poderá, mediante pagamento ao CEPESE (dois registos custam 16€), ter informação complementar sobre estes registos, nomeadamente a indicação de qual o livro e página de registos de passaportes de onde esta informação foi obtida, com a qual poderá depois obter mais informação e evoluir nas pesquisas de locais, datas, ascendentes, etc.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para um amigo

#342067 | MCNN | 05 fev 2014 19:59 | Em resposta a: #342060

Boa tarde Tibério


Creio que sei a resposta a essa questão, eles seriam de Valongo.

Mas penso igualmente que o nome da avó materna do seu amigo não seria exactamente aquele que indicou.

Mas vamos por partes, comecemos por Cipriano de Castro Neves.

Assim, em 12/02/1915 uma pessoa chamada Cipriano de Castro Neves, de 42 anos, casado e natural de Valongo, filho de Damião de Castro Neves, pediu passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro).

Pode ver o pedido de passaporte no seguinte link:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411691

( tem de seleccionar a imagem 115.tif - é o registo número 671)


Pesquisando nos baptismos de 1872 na paróquia de Valongo, concelho de Valongo, encontramos o seu baptismo.


http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=945209


(tem de seleccionar a imagem 155.tif, é o registo número 68)

Ele terá nascido em 05/10/1872, e era filho de Damião de Castro Neves e de Teresa Rita do Carmo.

Como curiosidade, o padrinho deste Cipriano também se chamava Cipriano de Castro Neves.

Estamos pois perante duas pessoas com o mesmo nome, será alguma delas o avô materno do seu amigo ? A verdade é que o que nasceu em 1872 terá ido para o Brasil em 1915, mas o seu amigo talvez possa confirmar se é ele ou não, quer pela data de nascimento quer pelo nome dos pais (que seriam pois os seus bisavós).

Passando agora à avó materna do seu amigo, a verdade é que não encontrei ninguém com o nome que indicou.

Mas encontrei o pedido de passaporte para o Brasil (Bahia), em 11/11/1916, de uma senhora chamada Brígida (ou Brízida) Jorge Loureiro, de 31 anos de idade, também natural de Valongo, filha de António Jorge da Costa, e que iria viajar com os seus filhos Maria (de 4 anos), Maria Brígida (de 2 anos) e Damião (de 1 ano).

Pode ver esse pedido de passaporte aqui:


http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411688

(tem de seleccionar a imagem 113.tif - é o registo número 658)

Ora a verdade é que o nome não é exactamente o que indicou (mas é quase) e não pediu passaporte para o Rio de Janeiro mas sim para a Baía. Mas um dos filhos chamava-se Damião, que não é um nome muito comum e é exactamente o nome do pai de Cipriano.

Consultando os baptismos de 1884 da freguesia de Valongo, concelho de Valongo, encontramos o baptismo de uma Brígida Augusta, que terá nascido em 13/07/1884, e que era filha de António Jorge da Costa e de Brígida Loureiro.

Pode ver esse baptismo aqui:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=945213

(tem de seleccionar a imagem 296.tif - é o registo número 66)


Claro está que, no que diz respeito à senhora, eu não tenho o mesmo grau de certeza do que tenho com o Cipriano.

Mas penso que esta senhora, caso não seja a avó do seu amigo, será concerteza irmã dela.

De qualquer forma, em face desta informação o seu amigo poderá com toda a certeza confirmar se é a sua avó ou não, mais a mais que os filhos que a acompanharam seriam irmãos da sua mãe (e, se a mãe tivesse nascido em Portugal, seria uma das duas meninas que acompanharam a Brígida).

Desculpe a mensagem tão longa, e espero não ter trocado os links.

Confirme com o seu amigo e depois diga qualquer coisa.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para um amigo

#342079 | tiba0761 | 06 fev 2014 00:23 | Em resposta a: #342066

Caro Confrade Jorge Mendes

Muito obrigado mesmo, pelas suas preciosas informações, já repassei para o meu amigo, que hoje vai dormir muito feliz.

Você tem como me informar, como posso proceder para solicitar e pagar os 16 Euros, para ter as informações complementares dos registros?

Tenha uma boa noite, fica aqui o agradecimento meu e de meu amigo que é meu cunhado.

Tibério

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para um amigo

#342080 | tiba0761 | 06 fev 2014 00:33 | Em resposta a: #342067

Caro Mário César Navarro

Não tenho que desculpar nada, você foi preciso nas suas informações, tudo está devidamente correto está é a família portuguesa do meu amigo e cunhado. Ele confirmou que quando a mãe dele casou aqui no Rio de Janeiro, na certidão de casamento o escrevente escrever Brazilia e não Brígida o nome correto da mãe da noiva.

Já mandei para ele os registros que você gentilmente me encaminhou e também os anexos do Confrade Jorge Mendes, e tenho certeza que esta noite ele, meu cunhado, vai dormir feliz, graças a vocês dois Mario César e Jorge Mendes.

Meus sinceros agradecimentos, tenha uma excelente noite.

Tibério

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para um amigo

#342084 | JorgeMendes | 06 fev 2014 09:06 | Em resposta a: #342080

Caro Tibério,

Face à preciosa ajuda do confrade Mário César Navarro, não vale a pena pagar pelos registos do CEPESE pois eles são baseados nos documentos originais de registos de pedidos de passaporte que estão no Arquivo Distrital do Porto, cujos links entretanto já tem.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para um amigo

#342237 | tiba0761 | 09 fev 2014 20:51 | Em resposta a: #342084

Obrigado Jorge Mendes.

Tibério

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para um amigo

#342239 | PP | 09 fev 2014 22:08 | Em resposta a: #342066

Caro Jorge Mendes,

Estive a tomar contacto com a dita base de dados e encontrei diversos familiares.

Gostaria de lhe colocar algumas questões: quando fazemos uma consulta e obtemos uma listagem de nomes, os nomes de pessoas que se encontram repetidos significa a existência de um documento diferente relacionado com a dita pessoa?

No caso de pedir um registo de cada pessoa por número de identificação tem um custo de 8 euros?

Que tipo de registo se obtém? Há algum exemplo publicado na net para que eu possa ficar com uma ideia do tipo de registo e dados que nos fornecessem?

Desculpe tantas questões, mas fiquei curioso com a possibilidade de saber mais sobre antepassados que terão emigrado para o Brasil.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para um amigo

#342240 | JorgeMendes | 09 fev 2014 23:13 | Em resposta a: #342239

Caro PP,

Tenho todo o gosto em responder às suas questões, tanto mais que há algumas semanas atrás eu próprio coloquei questões semelhantes neste fórum e não recebi qualquer resposta, o que me levou a concluir que, ao contrário do que eu pensava, provavelmente não será um serviço muito utilizado pelos frequentadores do geneall. Entretanto já usei o serviço do CEPESE pelo que penso poder ajudar a clarificar as suas dúvidas.

Quando a pesquisa devolve vários registos iguais (nome, naturalidade, pai e mãe) mas com IDs distintos, admitindo que são efectivamente registos da mesma pessoa e não de pessoas distintas com dados iguais (pode acontecer, por exemplo, se os forem nomes muito comuns e registos com apenas com primeiro e último nome), tal significa que são registos de emigração da mesma pessoa mas em diferentes datas. Este tipo de situações é comum se uma pessoa tiver saído, reentrado e voltado a sair várias vezes do país.

Paguei por cada registo 10€, mas para dois ou mais registos em conjunto o custo foi de 8€ por registo. Noto no entanto que agora no site do CEPESE diz que o acesso aos registos é gratuito... se assim for deve ter sido alguma resolução para 2014 pois ainda no final do ano passado paguei... :)
http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares

Desconheço se existem exemplos de registos publicados na Internet, eu não encontrei nenhum, mas o que o CEPESE envia é um documento que em termos de conteúdo é similar a uma certidão, na medida em que é extraído de um registo original (no caso, de um registo de pedido de passaporte) sintetizando a informação nele contido, designadamente (sempre que disponível no original), nome, naturalidade, concelho de residência, pai, mãe, data de emissão do passaporte, estado civil, idade, profissão e destino no Brasil.

A parte mais interessante do registo é a referencia à localização do processo original de pedido de passaporte, o que permite depois obter o documento original, o qual, se for posterior a 1927 (não estou 100% seguro de que seja este o ano exacto) conterá a fotografia do requerente.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 16:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen