pedido de ajuda - acentos das mesmas pessoas com nomes/sobrenomes diferentes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Formação | Pessoas

pedido de ajuda - acentos das mesmas pessoas com nomes/sobrenomes diferentes

#342248 | TeresaLino | 10 fev 2014 09:01

Boa tarde,

estou a pesquisar um ramo da minha família de Sapiãos/Boticas.
Embora sejam todos naturais desta freguesia não consigo encontrar os acentos de batismo e casamento das pessoas que já consegui identificar

Tenho uma duvida relativamente aos nomes de um acento de batismo, que são os únicos que podem corresponder ao que procuro, no entanto embora os primeiros nomes correspondam, os segundos nomes não Como já vi a mesma pessoa com diferentes nomes em diferentes acentos, será possível tratarem-se dos mesmos?

Agradecia uma ajuda neste caso, por favor

noivo José Domingues é filho de Francisco Domingues e de Catarina da Silva, e noiva Joaquina Pereira é filha de António Pereira e de Maria Gomes (?)
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1041017 - cc José Domingues e Joaquina Pereira - linha 23

aqui tenho um José, o batizado, o pai é Francisco e a mãe Catarina mas os apelidos não correspondem
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1041122 - cb José, filho de Francisco e Catarina - linha 18

Muito obrigada,
Teresa Lino

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda - acentos das mesmas pessoas com nomes/sobrenomes diferentes

#342321 | bcb_sylos | 11 fev 2014 15:04 | Em resposta a: #342248

Prezada Teresa,

Você pode minimizar suas dúvidas, tentando encontrar batismos de outros irmãos de José, onde os pais figuram como Francisco Domingues e Catarina da Silva, para confirmar se os avós figuram com os mesmos nomes citados no batismo do José, filho de Francisco Gonçalves e Catarina Gonçalves.

De qualquer modo, minha opinião é que são as mesmas pessoas.

Tempos atrás, procurava pelo batismo (em Santana de Cambas, Mértola) de Joaquina, filha de Francisco Caeiro e s.m. Bárbara Nunes, filiação esta, extraída de seu registro de casamento.

Só encontrei uma Joaquina nesta freguesia. O pai chamava-se Francisco Lopes Limpo e a mãe Bárbara de Vargas. Avós paternos Bento Martins Mourão e Ana Jacinta de Aboim. Avós maternos Manuel Nunes e Bárbara de Vargas. A variação do sobrenome da mãe estaria explicado, porém o pai, de Lopes Limpo para Caeiro?

Tempos depois encontrei o casamento dos pais de Francisco Lopes Limpo. O pai, então, de Martins Mourão, apareceu como Bento Martins Caeiro, filho de José Rodrigues Vaz e Isabel do Sacramento Caeiro) e a mãe, Ana Jacinta de Aboim, filha de Francisco Lopes Limpo e Apolónia Pombeiro de Aboim.

Assim, conclui que: Francisco Lopes Limpo, Francisco Lopes ou Francisco Caeiro eram a mesma pessoa. Bárbara de Vargas e Bárbara Nunes, também.

E, para premiar e confirmar a veracidade de tal ligação, encontrei o batismo da irmã mais velha de Joaquina, por nome Maria Joana. Os pais estavam como Francisco Caeiro e Bárbara Nunes. Os avós eram os mesmos arrolados nos batismos dos filhos de Francisco Lopes Limpo e Bárbara Vargas.

Espero ter ajudado.
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda - acentos das mesmas pessoas com nomes/sobrenomes diferentes

#342326 | TeresaLino | 11 fev 2014 17:59 | Em resposta a: #342321

caro Luiz,

agradeço imenso a sua ajuda. De facto, já andei a pesquisar irmão do mesmo casal e, não existem, ou seja o Francisco Domingues e a Catarina da silva, pais de José Domingues na certidão de casamento deste, não voltam a aparecer no entanto Francisco Gonçalves e Catarina Gomes ou Gonçalves, aparecem em mais registos de batismo vou investigar por aí pois só pode ser esse o motivo visto não voltar a encontrar este casal com os sobrenomes do registo de casamento de José Domingues

De Joaquina pereira, encontrei uma irmã dos mesmos pais mas dela não encontro o acento de batismo

Vou voltar "à luta''

Muito obrigada e cumprimentos,

Teresa

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda - acentos das mesmas pessoas com nomes/sobrenomes diferentes

#342655 | TeresaLino | 18 fev 2014 20:52 | Em resposta a: #342248

Boa noite,
Estou com dificuldade em perceber o nome dos avós maternos de Maria e tenho duvidas no apelido do pai, pois noutro registo parece-me Sousa e neste Glória.

Agradecia muito uma ajudinha.

Obrigada

Teresa Lino

http://digitarq.adstb.arquivos.pt/viewer?id=1208934 linha 183, 2º acento da 2ª página (Maria, filha de António glória? e Margarida Joaquina)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 21:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen