Fragosos, da Covilhã e Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Fragosos, da Covilhã e Guarda

#343013 | motalopes | 27 fev 2014 16:40

Estimados confrades


Cumprimentos


Ando a pesquisar há um bom par de anos duas famílias FRAGOSO, cujos descendentes (alguns deles) acabaram
por se estabelecer em Valença do Minho, onde casaram e tiveram geração. Um deles, ANTONIO JOSÉ FRAGOSO,
nasceu em Setúbel, e casou na dita Vila com Rosa Delfina de Almeida. Deste, depois de aturadas investigações,
cheguei à COVILHÃ ( freguesia de S. Martinho ) e a TEIXOSO, conforme o assento que transcrevo: "JOSÉ, filho
de LUÍS NUNES FRAGOSO, natural da Vila da Covilhã, freguesia de S.Martinho, e de ANA JOAQUINA RODRIGUES
FORTUNA, natural deste lugar de TEIXOSO, primeiro matrimónio de ambos;neto paterno de JOÃO NUNES LEITÃO,
natural do lugar de ALCONGOSTA, e de MARIA FRAGOSA, natural deste lugar de TEIXOSO. Nasceu aos 27 dias do
mês de Setembro de 1753, e foi batizado aos 7 dias de Novembro do dito ano. Foram padrinhos Manuel Esteves
Ruivo e a sua mulher Maria Luisa Antónia de (?)...da vila de Penamacor, e pela madrinha tocou a Maria Pereira,
mulher de FRANCISCO RODRIGUES FORTUNA, deste lugar. ( Como de depreende este assento foi feito em TEIXO-
SO).
O outro FRAGOSO, chamou-se JOAQUIM JOSÉ FRAGOSO, e era filho de ESTEVÃO GOMES FRAGOSO e de MARIA
DO CARMO, ambos naturais da cidade da GUARDA. O JOAQUIM casou com BRIOLANJA ROSA BANAZOL, natural de
ELVAS, e vieram para a sobredita Vila de Valença, onde tiveram geração. Aparentemente não há qualquer ligação
familiar entre as duas famílias. Dos pais deste último não consegui obter qualquer informação devido ao facto de
não ser fácil aceder Arquivo Distrital da Guarda.
Será que algum dos meus prezados confrades me pode ajudar, tanto no primeiro como no segundo caso? Agrade-
ço a vossa boa vontade e colaboração para tentar ir um pouco além. Ambos estão ligados à minha família, mas não
sei, na verdade, se essas duas famílias tem algum traço familiar entre elas.


Respeitosos cumprimentos

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen