Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343692 | Rosanna | 12 mar 2014 22:56

Boa Noite

Gostaria de saber se algum dos confrades deparou-se nas suas pesquisas com este meu antepassado.
Tenho como dados que casou-se com Anna da Purificação (Maças de d Maria/Figueiró dos Vinhos) e teve 4 filhos, uma das quais minha 4ª avó que chamava-se Maria da Piedade (casada com Manuel Leal da Fonseca).
Não tenho como prosseguir minhas pesquisas, pois não encontrei nada relativo a eles.
Se alguém puder me informar quais fontes devo pesquisar agradeço muito.

Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343711 | Jorge Resende | 13 mar 2014 16:51 | Em resposta a: #343692

Seria de enorme ajuda que informasse, se souber, qualquer data para inicío de pesquisa, ou do casamento, ou de nascimento/batismo de algum deles.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343713 | Rosanna | 13 mar 2014 17:54 | Em resposta a: #343711

Me parece que seu falecimento se deu por volta de 1878, em ansião/Ansião. O que me interessaria era seu casamento.com Anna da Purificação .Não encontrei o casamento de sua filha Maria da Piedade mas seu primeiro filho Eduardo, nasceu em 1880.
Meus pais e avós disseram que ele tinha uma carta de mercê, pois era algo como juiz (No Brasil, onde resido os títulos são diferentes)
Gostaria de prosseguir com este lado da genealogia, que é o lado materno

Obrigada
Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343727 | FBrito | 13 mar 2014 20:28 | Em resposta a: #343713

Cara Rosanna,

Há um irmão do meu trisavô chamado António Joaquim de Oliveira Bastos, nascido em Guimarães em 1854, era vivo em 187(..) e que em 1875 já não consta do inventário orfanológico pelo falecimento do seu pai. Já pesquisei em Guimarães e não morreu em casa da família nem nas freguesias vizinhas. Tal facto leva-me a pensar que ou morreu antes ou que recebeu a parte a que tinha direito do património da família e foi tentar a sua sorte para fora de Portugal. Sabe qual era o nome dos pais do seu António Joaquim de Bastos Guimarães?

O "meu" é este (filho de José Joaquim de Oliveira e de Maria Rita): http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1321286


Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343728 | Jorge Resende | 13 mar 2014 20:29 | Em resposta a: #343713

http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1021361

na imagem 193, do livro de óbitos de Ansião, Leiria, acima indicado, está o assento de óbito de António. Era casado com Ana da Purificação, foi oficial de diligências do Tribunal da Comarca de Leiria, ou seja, tinha como incumbência por exemplo chamar à porta das salas de audiências os individuos que iam para julgamentos, testemunhas, etc, além de outras funções. Tinha mais ou menos 70 anos quando morreu, era natural da cidade de Guimarães, e e ficou com um carimbo para toda a sua vida, por infelicidade dele, pois foi um ser exposto, ou seja, no momento do seu batismo, não se lhe conheciam os pais, e foi posto na roda, ou seja, foi abandonado com dias numa caixa rotativa que havia nas igrejas portuguesas para acolher os bébés abandonados.
Vou tentar encontrar o seu assento de batismo.
Cumprimentos Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343731 | Rosanna | 13 mar 2014 20:52 | Em resposta a: #343728

Sim, creio ser este o meu antepassado. Se ele foi exposto em guimarães, não terei como seguir por este lado, porém gostaria de fontes para achar o matrimônio pois poderia seguir pelo lado de minha avó Anna da Purificação. O que tenho de dados é da certidão de minha bisavó que diz ser Maria da Piedade (filha do Antonio e da Anna da Purificação) de Maças de d Maria/Figueiró dos Vinhos, e estes registros não estão disponíveis na rede. De qualquer modo muito obrigada pela atenção, e me coloco a disposição para qualquer coisa queprecise cá de Santos/SP/Brasil.

Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343732 | Jorge Resende | 13 mar 2014 20:58 | Em resposta a: #343692

Rosana, acabei de lhe enviar o assento de óbito de António. Para pesquisar o assento de batismo digo-lhe que é muito difícil, pois que em primeiro lugar, os nomes dos pais não são conhecidos;

Guimarães cidade tem várias freguesias, e apenas pelo nome de António exposto, decerto que vários aparecerão sem se ter a certeza de qual seja na realidade, a menos que ele tivesse sido adotado por alguém que tivesse legitimado essa adoção e junto do padre da igreja da paróquia onde ele foi batizado apenas como António exposto, tivesse havido uma transcrição do real batismo dele e só assim se tinha a certeza.

Quanto ao casamento de António e Ana, os assentos de casamento de Maças de D. Maria, os livros de Leiria, Alvaiázere, Maças de D. Maria ainda não estão digitalizados. Como ele nasceu em 1808, o seu casamento deve ter-se dado cerca dos 20 anos, 1828 em diante. Se pedir diretamente ao Arquivo Distrital de Leiria que lhe façam a pesquisa a partir de 1828, para se informar dos custos que essa pesquisa possa ter, no google inscreva Arquivo Distrial de Leiria, e aí obterá toda a informação, bem como os contatos.

Foi a ajuda possível
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343733 | Jorge Resende | 13 mar 2014 21:12 | Em resposta a: #343731

Também tenho um mistério familiar e não querendo abusar da sua amabilidade, nem tão pouco que me censure a oportunidade de pegar na sua disposição para qualquer ajuda, exponho:

Em 1906, o bisavô da minha mulher obteve passaporte nº 118 de 25.6.1906, na cidade do Porto, Portugal, e nesse passaporte dizia que ele tinha 39 anos, solteiro, de nome Miguel Alves Salgado, e que o destino dele era Manaus. Todavia, Miguel vivia em Lisboa tinha já um filho nascido, e supõe-se que um segundo filho nascido em 1911 fosse dele, ficando a dúvida se ele partiu em 1906 ou 1911 e desapareceu para todo o sempre. Será que quem emigrava para o Brasil, tinha que passar sempre por Santos e depois era encaminhado para os locais mais variados, neste caso Manaus? Existe em Santos algum registo de quem entrou em Santos, em 1906 ou 1911? Se por sorte tiver alguma informação a dar-me, alguma pista, mas com toda a sinceridade, sem prejuízo ou incómodo para a Rosana, grato ficarei. jbgresende@gmail.com

Cumprimentos Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343737 | Rosanna | 13 mar 2014 22:26 | Em resposta a: #343732

Muito Obrigada
Escreverei ao arquivo, assim poderei continuar as pesquisas, pelo lado do meu bisavô Lopes, tambem de ansião já estou bastante adiantada.

Novamente a seu dispor
Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343740 | Jorge Resende | 13 mar 2014 22:32 | Em resposta a: #343713

Rossana, estive a ver se encontrava o assento de batismo de Ana, mas faltam-me os nomes dos pais dela, se ela nasceu, por ser mais velha que António, antes de 1809, há um livro em falta, de 1808 para trás, e não pode haver pesquisa, talvez ou tenha desaparecido, ou não esteja ainda digitalizado. Depois de 1809 a 1814, nada e só encontrei em 1815 uma Ana, filha de um Filipe Antunes e Maria Teresa, e neta paterna de António Antunes e Maria Carvalho e materna de Manuel Borges e Mª Teresa,
será esta Ana ?

Cpts Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343744 | Rosanna | 13 mar 2014 23:32 | Em resposta a: #343740

Não tenho como saber.
Vou te passar os dados que tenho:

Minha bisavó era Ludovina de Jesus (1885-1963) casada com Adelino Lopes(1884-1968) ela ansião ele santiago da guarda

Os pais da Ludovina eram:

Manuel Leal da Fonseca Junior (1853 )e Maria da Piedade (ele ansião ela Maças de d Maria)

Maria da Piedade teve os seguintes irmãos:Adelina Augusta (provavelmente 1848?)
Jose´Joaquim de Bastos Guimarães (?) e Maria das Dores (?)

Logo Anna da Purificação e Antonio Joaquim casaram-se antes de 1848,só não sei se em ansião ou em Maças de d. Maria.
Pelo lado de Manuel Leal da Fonseca consegui achar tres gerações acima, só não consegui a da Anna.

Posso lhe fazer uma pergunta? o Confrade é de Ansião? Tenho ainda parentes que vivem aí, mas mesmo eles não tem muitas informações e não se interessam muito pela genealogia, esse vírus que nos pega e não nos larga enquanto não conseguimos encontrar.

Agradeço novamente.
Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Ansião / Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343791 | rfmc | 14 mar 2014 20:04 | Em resposta a: #343733

-
... Sobre Miguel Alves Salgado, pergunto;
Com certeza já consultou o assento de nascimento;
[era norma as Conservatórias mencionarem os averbamentos.]
bem como se existe algum registo de óbito, pois como
diz, não há a certeza que tenha ido para o Br.
Cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343795 | Rosanna | 14 mar 2014 21:21 | Em resposta a: #343733

Em Santos, existe o Fundação Arquivo e memória de Santos, que possui as listas de bordo dos navios que passaram por Santos. Não estão em Rede. Por dia chegavam vários navios e há que se fazer uma pesquisa por dia de chegada. Por experiência, as datas de chegada geralmente se davam em cerca de 20 a 25 dias após a emissão do Pasaporte. Daqui há algumas semanas terei que ir a fundação pois estou pesquisando a família do meu ex marido e poderei dar uma olhada na data. Se achar, lhe aviso. Não é uma certeza, mas quase todos os navios passavam ou por Santos, ou Rio de Janeiro.

Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Ansião / Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343854 | Jorge Resende | 16 mar 2014 15:12 | Em resposta a: #343791

Obrigado pela resposta. Na verdade, este assunto não está fácil, no assento de batismo ue possuo, não há averbamentos, no passaporte, diz que ele com 39 era solteiro, embora já pai, certeza de ter partido para Manaus não tenho, onde terá morrido? Não sei. Autêntica agulha em palheiro!!!
Grato pela atenção
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#343867 | henrdias | 16 mar 2014 20:36 | Em resposta a: #343737

Cara Rosanna,

sou natural de Maçãs de D. Maria, e como tal interessa-me tudo o que tem a ver com esta freguesia.
É certo que ainda não disponibilizaram a totalidade dos registos online, mas já vai havendo alguma coisa, a saber:

-Baptismos (1778 a 1800), (1809 a 1815), (1860 a 1898).
-Casamentos (1861 a 1898).
-Óbitos (1861 a 1898).

Ora, como tinha dito que o Manuel Leal da Fonseca deveria ter casado em 1879 com a Maria da Piedade que era de Maçãs, fui pesquisar os registos de Maçãs por volta dessa data, e não encontrei o da Maria da Piedade, mas localizei um irmão dela, chamado José Joaquim Bastos Guimarães e que nos dá preciosas informações. Ficamos então a saber que nasceu na "distinta Vila de Maçãs de Dona Maria" cerca de 1855, e era Oficial de Diligências na Vila de Ansião, onde residia. Era filho de António Joaquim de Bastos Guimarães natural da Freguesia de Fafe, Bispado da Cidade do Porto, e de Ana da Purificação natural do Bairro de Santo António, Freguesia de Ansião e casou em Maçãs D. Maria em 09.02-1880, com Genoveva Maria Ferreira natural da Cumeada, M. D. Maria. Uma das testemunhas era Escrivão do Juizo de Direito da Comarca de Ansião.

Pode encontrar este registo em:
http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1097694
PT-ADLRA-PRQ-PAVZ04-002-0012_m0120.tif

Tem aqui um excelente sítio para pesquisar os registos online, mas deve ter em atenção que Maçâs de D. Maria em tempos pertenceu ao Concelho de Figueiró dos Vinhos, mas hoje pertence a Alvaiázere, por isso procure Distrito de Leiria e Concelho de Alvaiázere, em:
http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm

Boas pesquisas e vá dando notícias das suas descobertas. E se puder colocar aqui os ascendentes do seu bisavô Lopes de Ansião, agradeço, pois pode ser que entronque nos dados da minha base, e aí poderia avançar um pouco mais.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#344039 | jomimota | 19 mar 2014 22:50 | Em resposta a: #343744

Cara confrade,

Por acaso conhece a ascendência de Adelino Lopes?
Eu tenho um homonimo na minha base de dados, de nome Adelino Lopes Vieira (n.1826), natural da Sobreira, Santiago da Guarda, filho do Dr. Francisco José Lopes da Silva e de D. Antónia Augusta Vieira de Figueiredo. Será que existe ligação?

Cumprimentos.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#344064 | Rosanna | 20 mar 2014 14:50 | Em resposta a: #344039

Sim, conheço e estoua lhe passar:

Adelino Lopes (1884-1968) era de Marquinho São Tiago da Guarda, casou-se em Ansião

filho de Francisco Lopes (1846) e Augusta Rosa(1851)ambos de marquinho

Neto paterno de Manuel Lopes e joaquina Maria

materno de Manuel Gomes e Margarida Rosa (1812)

Manuel Lopes (Avessada dd Baixo) era filho de
Manuel Lopes e Veríssima Maria
Neto paterno de manuel Lopes e Mariana Freire
Materno de Mathias Lopes e teresa Freire

Joaquina Maria
filha de Manuel Mendes e Maria Josefa
paterna de Manuel Mendes e Rosa Maria
materna de Maria Jerônimo

todos de São Tiago da Guarda/Ancião

Tenho outros dados de irmãos e primos, e outros ancestrais, só não tenho dos mais recentes pois os dados não estão disponíveis

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#344065 | jomimota | 20 mar 2014 15:02 | Em resposta a: #344064

Cara confrade,

Grato pela sua resposta.
Possivelmente, e tal como suspeitava teremos ascendentes comuns.

A Mariana Freire casada com Manuel Lopes, será uma Mariana Josefa?

Os avós do Adelino Lopes Vieira que referi são precisamente o casal Manuel Lopes e Mariana Josefa, da Sobreira, de quem não tenho a ascendência, e apenas tenho registado o filho Dr. Francisco José Lopes da Silva, cujo nascimento desconheço.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#344067 | henrdias | 20 mar 2014 15:10 | Em resposta a: #344064

Rosanna,
não sei se lhe passou despercebida a minha mensagem do dia 16?
Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#344070 | Rosanna | 20 mar 2014 15:42 | Em resposta a: #344065

Creio que sim . Marina Freire deve ser Mariana Josefa. Vou consultar meus dados e volto a entrar em contato consigo
Grata
Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Ansião / Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#344075 | Rosanna | 20 mar 2014 16:57 | Em resposta a: #343854

Desculpe-me, não havia visto mesmo a mensagem. Ele veio então para o Brasil solteiro? Manaus não era um destino muito comum. Como lhe falei vou averiguar se acho algo para lhe informar

Grata
Rosana

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#344179 | henrdias | 22 mar 2014 11:50 | Em resposta a: #343692

Cara Rosanna,

não sei porquê, mas fico com a sensação que não leu o meu post:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães 16-03-2014, 20:36

E julgo que terá lá informações do seu interesse.

Cumprimentos.
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Ansião/Antonio Joaquim de Bastos Guimarães

#344185 | Rosanna | 22 mar 2014 13:50 | Em resposta a: #344179

Bom dia
Já havia lido a mensagem, só não havia pesuisado por falta de tempo. Nesse registro realmente me surpreendi, pois Anna da Purificação e Antonio Joaquim, não aparecem como casados., e ela aparece como sendo de Ansião, No registro da minha avó, ela aparece como sendo de Maças de D Maria, o que fez com que eu pedisse ajuda para achar seus pais e avós. Achei também em Ansião um filho do José Joaquim de nome José, em 1884, levando-me a crer que eles la´residiam Vou continuar a procurar mais dados e agradeço muitissimo a ajuda que me prestastes. Como já disse estou a sua disposição para o que precisares.

Muito Grata
Rosanna

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 08:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen