Familia barros taveira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Eventos

Familia barros taveira

#344695 | Fpessanhabotelho | 03 abr 2014 19:32

Boa Tarde,
gostaria de saber informações sobre o meu tetravo, Frederico de Barros Taveira, sei que nasceu a 16-06-1837 e faleceu a 9 de Dezembro de 1927. Gostaria de saber mais informações se possível.
Obrigado,
Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#344713 | MCNN | 04 abr 2014 16:16 | Em resposta a: #344695

Caro Frederico

A menos que estejamos perante uma extraordinária coincidência de nomes e datas, seu tetravô nasceu na data que indicou na paróquia de São Martinho de Antas, concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real.

Era filho de Joaquim Tavareira e de Ana de Barros. Era neto paterno de Domingos Taveira e de Maria Teresa Rodrigues, e neto materno de Bento Correia e de Luísa de Barros. Eram todos de São Martinho de Antas.

Foi baptizado em 21/06/1837, e foram padrinhos António Correia e Maria de Barros, os quais seriam seus tios maternos.

Pode ver neste link o respectivo assento de baptismo:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-007&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-007/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-007_m0277.jpg

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#344766 | Fpessanhabotelho | 05 abr 2014 23:09 | Em resposta a: #344713

Mário César Navarro,
Estou-lhe muito agradecido, pois não tinha conhecimento sobre este lado da família.
Seria Possível saber algumas datas dos Pais e avós de Frederico de Barros Taveira?

mais uma vez muito obrigado,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#344797 | MCNN | 06 abr 2014 20:10 | Em resposta a: #344766

Frederico


Seus quintos avós, Joaquim Taveira e Ana de Barros, casaram em São Martinho de Antas em 16/11/1825. Afinal o pai do seu seu quinto avô, Domingos Taveira, era natural da paróquia de Alfarela de Jales, que fica no concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real.

Pode ver aqui o assento de casamento:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-002-052&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-002-052/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-002-052_m0037.jpg


Seu quinto avô, Joaquim Taveira, nasceu em São Martinho de Antas em 11/01/1795 e foi baptizado em 18/01/1795

Pode ver aqui o seu baptismo:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-006&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-006/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-006_m0018.jpg


Os pais dele, seus sextos avós Domingos Taveira (filho de José Gonçalves e de Maria Taveira) e Maria Rodrigues (filha de João Rodrigues e de Luisa Rodrigues) casaram em São Martinho de Antas em 28/08/1788.

Pode ver aqui o casamento:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-002-051&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-002-051/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-002-051_m0089.jpg


Já a sua quinta avó, Ana de Barros, nasceu em 11/10/1808 e foi baptizada em 18/10/1808 em São Martinho de Antas.

Pode ver aqui o seu baptismo:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-007&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-007/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-007_m0024.jpg

Os pais dela, seus sextos avós Bento Correia (filho de Manuel Correia e de Joana Maria) e Luisa Lourenço (filha de José Lourenço e de Luisa de Barros) casaram em São Martinho de Antas em 04/04/1805

Pode ver aqui o casamento:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-002-051&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-002-051/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-002-051_m0123.jpg

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#344816 | Fpessanhabotelho | 07 abr 2014 13:20 | Em resposta a: #344797

Fabuloso, que mundo!!!
Obrigado.
Existe alguma forma que eu possa pesquisar sem ter que estar sempre a pedir informações?
Estou a criar a minha árvore do lado materno, e os Barros Taveira são apenas um dos lados, tentei encontrar algo sobre os Oliveira Botelhos, e não consigo encontrar nada sobre o meu trisavô José Augusto de Oliveira Botelho. Sei que se casou com Thereza de Jesus Moura Guerra nascida em 1856 dos quais os pais são José Gaspar Lages e Thereza de Jesuz Moura Guerra nascida a 1819. Já tenho bastantes antepassados da parte deles, mas dele (José Augusto de oliveira Botelho ), desconheço por completo. Será que me pode ajudar?

obrigado
Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#344839 | MCNN | 07 abr 2014 22:52 | Em resposta a: #344816

Boa noite Frederico

Com vista a tentar ajudá-lo com o seu trisavô José Augusto de Oliveira Botelho, tentei em primeiro lugar saber de onde era natural a sua trisavó, Teresa de Jesus Moura Guerra. Eventualmente o Frederico sabia essa informação, mas como não disse de onde ela era natural, tentei descobrir por mim próprio.

E porque é que eu pretendia saber de onde era natural a sua trisavó ? Muito simplesmente porque eu queria encontrar o assento de casamento dos seus trisavós. Não sendo uma regra 100 % seguida, a verdade é que a maioria dos casamentos realizavam-se na paróquia de onde era natural a noiva. Sabendo de onde era natural a sua trisavó, seria aí que eu começaria por procurar o casamento dos seus trisavós, o qual deveria conter o local de onde o seu trisavô era natural.

Ora comecei por encontrar este registo sobre um inventário obrigarório:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1153906

Assim, parecia ser o inventário que foi aberto por morte do seu tetravô, o qual teria falecido em 1868. Como era do Tribunal de Mondim de Basto, comecei por procurar nos óbitos em 1868 da paróquia de Mondim de Basto e tive sorte:


http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMDB05-003-073&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMDB05-003-073/PT-ADVRL-PRQ-PMDB05-003-073_m0003.jpg

Aventurei-me a procurar o assento de baptismo da sua trisavó em 1856 também na paróquia de Mondim de Basto, e encontrei-o:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMDB05-001-011&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMDB05-001-011/PT-ADVRL-PRQ-PMDB05-001-011_m0034.jpg

Assim, a sua avó terá nascido em 19/10/1856.

Mas quando me preparava pra procurar nos casamentos de Mondim de Basto tive uma surpresa desagradável, ou seja, não estavam disponíveis os casamentos entre 1873 e 1886, ou seja, para encontrar o casamento da sua trisavó só se ela tivesse casado com menos de 17 anos ou com mais do que 30 anos, o que seria pouco provável.

Mas descobri o pedido de passaporte para o Brasil, em 1912, de uma filha dos seus trisavós com o nome de Cristina da Luz de Oliveira Botelho, a qual tinha então 28 anos de idade e iria acompanhada com uma filha de nome Maria Amélia, com 5 anos de idade.

Essa filha dos seus trisavós era natural da paróquia de Cerva, no concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real. Isso podia indiciar que o seu trisavô seria natural também de Cerva, mas isso tinha ainda de ser provado.

Infelizmente não pude procurar o baptismo, em Cerva, dessa Cristina da Luz porque os baptismos da época em que ela terá nascido não estavam disponíveis para consulta. E não estavam igualmente disponíveis os baptismos da época em que a filha terá nascido.

Resolvi então ver a imagem do livro do registo de passaporte:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1059487

(imagem 809.tif - é o registo número 2780)

Aí é dito que, apesar de ela ser natural de Cerva, residia em Mondim de Basto.

Resolvi pois procurar o baptismo da filha em Mondim de Basto, e encontrei-o:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMDB05-001-031&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMDB05-001-031/PRTC0808D_ADVRL-PMDB05-001-Lv031_M_00110.jpg#

Ora nesse assento era dito que os pais da criança tinham casado em Mondim de Basto, pelo que procurei o casamento de Cristina da Luz com Luis António da Silva Ramos em Mondim de Basto, e encontrei-o:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMDB05-002-053&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMDB05-002-053/PRTC0808D_ADVRL-PMDB05-002-Lv053_M_00044.jpg

E aí é dito que o seu trisavô era, de facto, natural de Cerva. Já sabe pois de onde ele era natural.

Perguntou como é que podia pesquisar ? Pois bem, terá de procurar nos livros.

Infelizmente, só estão disponíveis os livros de Cerva posteriores a 1860, pelo que é pouco provável que encontre o baptismo do seu trisavô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#344842 | Fpessanhabotelho | 08 abr 2014 00:02 | Em resposta a: #344839

Caro Mário César Navarro,
Agradeço todo este trabalho que tem feito.
tentei encontrar algum documento pelo nome de casada da minha trisavó, "Moura Botelho", e apareceu-me:


- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1607/20 Descrição em pdf
- Cota original
3
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 27/09/1840
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
165x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Francisco Rafael de Oliveira Botelho
Idade: 23 anos
Freguesia: Cerva
Concelho: Ribeira de Pena
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Manuel Fortunato de Oliveira Botelho (irmão)
Destino: Rio de Janeiro, Brasil
- Localização
F. 07
- Idioma/Escrita
Português

Não sei se serão parte da família do meu trisavô, pois falam de uma data de 1840, não sei se com isto é possivel chegar a algum lado.

Mais uma vez, obrigado,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#344860 | Fpessanhabotelho | 08 abr 2014 13:08 | Em resposta a: #344839

Caro Mário César Navarro,

Tenho alguma informação sobre os "Oliveiras Botelhos" que poderá ser útil.
A minha bisavó, filha de José Augusto d`Oliveira Botelho e de Tereza de jesus Moura Guerra, chamava-se Carolina Augusta de Oliveira Botelho, natural de freguesia de Cerva concelho Ribeira de Pena, sei que se casou com Anibal Augusto Carneiro e não tenho a certeza mas acho que nasceu em 1880 pois tenho o assento do nascimento do meu avô, filho dela, Augusto de Oliveira Botelho Carneiro.
Tenho também os nomes dos restantes irmãos e irmãs de Carolina Augusta (minha bisavó):

António Oliveira Botelho
Carolina Augusta Oliveira Botelho
Manuel Augusto Oliveira Botelho
Cristina da Luz Oliveira Botelho
Carminda dos Anjos Oliveira Botelho
Mário Augusto Oliveira Botelho
Laura Oliveira Botelho
Casimira Oliveira Botelho
Edelmira Oliveira Botelho
Filomena Oliveira Botelho

Fiquei a saber que o meu trisavô (José Augusto de Oliveira Botelho) estava em Moçambique (Lourenço Marques)em 1908 e que teve uma segunda mulher, mas não tenho a certeza de que se tenham casado, a Senhora chamava-se Felicidade de Jesus Botelho, do qual teve filhos também, dois dos quais tenho a seguinte informação:
Maria Eugénia de Oliveira Botelho nascida a 14-03-1900 e faleceu a 11-02-1983
e seu irmão José Virgílio Augusto de Oliveira Botelho 27-06-1905 e faleceu a 22-03-1961

Será que esta informação poderá ajudar?

Cumprimentos,
Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#344885 | MCNN | 08 abr 2014 23:56 | Em resposta a: #344860

Boa noite Frederico

Hoje não tive oportunidade de procurar quase nada, mas digo-lhe desde já que os registos de pessoas com o nome "Oliveira Coelho" naturais de Cerva serão muito provavelmente familiares do seu trisavô.

Esses outros dois filhos do seu trisavô nasceram em Portugal ou em África ?

Outra coisa que eu descobri foi que o seu trisavô em 1901 já andava por África, veja o assento de casamento do filho dele Mário Augusto de Oliveira Botelho, realizado em 14/04/1901 na freguesia de Paradança, concelho de Mondim de Basto, com Margarida Machado Palhares:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMDB06-002-027&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PMDB06-002-027/PRTC0808D_ADVRL-PMDB06-002-Lv027_M_00011.jpg

O Mário Augusto ainda não tinha completado 21 anos, pelo que era necessária a autorização do pai. Mas como o pai estava em África em parte incerta, acabou por ser a mãe a dar a autorização.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#345133 | Fpessanhabotelho | 15 abr 2014 22:55 | Em resposta a: #344885

Boa noite Mário,
peço desculpa pela demora, tenho andado em pesquisas e vim a descobrir que os pais do meu trisavô chamavam-se, António Augusto de Oliveira Botelho e Carolina Martinez Botelho. Sei que estiveram em Newport nos Estados Unidos, e que vieram para Portugal e que tiveram uma filha nascida em Cadiz mas baptizada cá.
Não sei se com estas informações dará para receber mais informações.

Cumprimentos
Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#345149 | MCNN | 16 abr 2014 13:03 | Em resposta a: #345133

Bom dia Frederico


Caso esses sejam os pais do seu trisavô, então eles terão casado na paróquia de São José em Newport, e a sua tetravó seria provavelmente natural de Cádiz.

Pelo menos é isso o que se infere do registo de nascimento de um filho deles de nome Manuel Fortunato, nascido em 09/12/1860 e baptizado em Cerva em 15/02/1861.

O assento de baptismo consta das seguintes imagens (no final da primeira e no início da segunda):


http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-003&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-003/PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-003_m0003..jpg

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-003&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-003/PT-ADVRL-PRQ-PRPN03-001-003_m0004..jpg

Os avós do baptizado, os quais seriam pois os seus quintos avós, seriam do lado paterno José Joaquim de Oliveira e Ana Casimira Borges Lousada e, do lado materno, José Martinez Garcia e Maria dos Remédios Ruiz Martinez os quais seriam de Cádiz.

O padrinho da criança chamava-se Manuel Fortunato de Oliveira Botelho, o qual presumo que seria tio do baptizado e sobre o qual parece que existe um pedido de passaporte no ADVRL, veja por favor:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=990236

Voltando agora à questão do seu trisavô, e partindo do princípio que o referido casal (António Augusto de Oliveira Botelho e Carolina Martinez Botelho) se trata de facto dos seus pais, creio que há alguns factos que merecem alguma análise.

Comecemos por essa filha dos seus tetravós, que teria nascido em Cadiz e que teria sido baptizada em Cerva. Eu também vi essa referência num tópico do Geneall, segundo a qual essa criança, de nome Maria Augusta, teria sido baptizada em 1860 em Cerva.

Acontece que eu pesquisei os baptismos de 1860 da paróquia de Cerva e não encontrei o baptismo dessa Maria Augusta, pelo que ou eu pesquisei mal ou então essa criança não foi baptizada em Cerva e/ou esse baptismo não ocorreu em 1860.

Essa referida mensagem também refere que os pais teriam casado em Cadiz, enquanto que este baptismo do Manuel Fortunato refere explicitamente que os pais casaram em Newport.

Relativamente ao baptismo do seu trisavô, eu até agora pensei que ele seria provavelmente mais velho do que a sua trisavó (nascida em 1856), pelo que não seria possível encontrar o seu baptismo em Cerva, atendendo a que só existem os baptismos de 1860 em diante.

Agora, a confirmar-se que os seus tetravós casaram em Newport, já não tenho a certeza absoluta disso. Mas creio que continua a ser o mais provável.

Entretanto, encontrei o pedido de passaporte para o Brasil de um António Augusto Fernando de Oliveira Botelho, natural de Cerva (Asnela) e filho de um António Augusto de Oliveira. Pela idade quando pediu o passaporte terá nascido perto de 1858 e provavelmente será mais um filho de António Augusto de Oliveira Botelho e de Carolina Martinez Botelho.

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1007207

(está na imagem 158.tif, e é o registo número 735)

Finalmente, o que fazer agora ? A confirmar-se que a sua tetravó nasceu em Cadiz, para prolongar o estudo desse ramo da sua ascendência terá de pesquisar os baptismos de Cadiz. E o casamento dos seus tetravós estará nos livros de São José em Newport. No que diz respeito ao seu trisavô e respectiva ascendência paterna, a ausência de paroquiais de Cerva anteriores a 1860 torna esse estudo bastante problemático. A sua sorte seria que alguns desses ascendentes não fosse natural de Cerva. Uma possibilidade de estudo passará por pesquisar os casamentos de Cerva após 1860 e procurar os casamentos de irmãos e de irmãs do seu trisavô. Outra possibilidade passará por pesquisar os óbitos de Cerva após 1860, procurando os óbitos dos seus ascendentes caso tenham falecido depois de 1860 e em Cerva.

Eventualmente esses assentos, caso os encontre, poderão proporcionar-lhe novas pistas.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Familia barros taveira

#377303 | Gustavo Rodrigues | 24 jan 2017 00:59 | Em resposta a: #344695

Boa noite!
Por gentileza, necessito informações da certidão de nascimento de Bernardina de Barros Taveira, minha bisavó materna. Sei que há dois pedidos de passaporte do pai dela, António Zeferino, para o Brasil. Sei o nome dos pais, dos irmãos, porém o Arquivo Distrital de Vila Real não achou a certidão de nascimento dela. Apesar de toda a família ser de São Martinho de Anta, não sei se ela nasceu nessa localidade ou nas redondezas. Também, não sei se nasceu em alguma paroquia que não disponibilizou o registro para o Arquivo Distrital.
Fico grato por qualquer informação! Cordialmente, Gustavo Rodrigues da Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Familia barros taveira

#379526 | AAntunes | 03 abr 2017 18:24 | Em resposta a: #345149

Bom dia,

Muito obrigada por toda a informacao sobre a familia Oliveira Botelho. Estou principalmente interessada no casal Antonio Augusto de Oliveira Botelho e Carolina Martinez Ruiz, e em reconstituir principalmente a vida dele.

Estive a pesquisar e nao existe San Jose em Newport. O que me pareceu do registo do filho Manuel Fortunato Oliveira Botelho, 1860 em Cerva, e que teriam casado em "Sao Jose, Nova York", sendo que San Jose seria a Igreja onde casaram. Entao ja se podera procurar por Saint Joseph's Parish em Nova Iorque.

Outra situacao que me esta a deixar um bocado confusa e que ha um processo obrigatorio de inventario em 1866, no Tribunal da Comarca de Mondim de Bastos, em que o inventarido tera sito Antonio Augusto de Oliveira Botelho e a inventariante a sua esposa. Assumi que ele tera falecido cerca desta data. Procurei registos de obito em Mondim de Bastos e em Cerva e nao encontrei nada.

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1153913

No entanto, ha registos de um casamento de uma filha destes, no Brasil em 1903, que diz que a filha teria aproximadamente 25 anos. Sendo assim, tera nascido cerca de 1878, muito depois de 1866.

Agradeco desde ja toda e qualquer informacao que possam fornecer.

Ana Antunes

PS - Peco desculpa nao ter os assentos nas palavras mas neste momento estou a residir nos EUA.

Resposta

Link directo:

Familia barros taveira

#447041 | Gabriel_2004 | 11 abr 2023 21:32 | Em resposta a: #344695

Boa tarde,
Gostaria de saber informações sobre José Taveira Pinto,ele nasceu no ano de 1640 em Guiães,em poucas informações que eu tenho apenas diz que ele foi Padre da igreja de São Martinho de anta e teve um filho com Ana Vaz...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 00:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen