ajuda na leitura

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

ajuda na leitura

#345140 | ppb | 16 abr 2014 00:24

Boa noite,

Estou com dificuldade em decifrar o assento de casamento de Domingos Fernandes e Maria Gonçalves.

Agradeço ajuda,

Saudações,


Pedro Bandola


http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1046417

(198, canto inferior direito)

Resposta

Link directo:

RE: ajuda na leitura

#345145 | RCCORREIA | 16 abr 2014 11:08 | Em resposta a: #345140

7bro (Setembro)

Aos 5 recebi na forma do Sagrado Concilio Tridentino a Domingos Fernandes, Ermitão de S. Barnabé, com Maria Gonçalves ... (presumo que será alcunha e parece a Brazea ????) foram testemunhas Fernão Lopes, Pedro Fernandes e povo.

Resposta

Link directo:

RE: ajuda na leitura

#345163 | marsousa | 16 abr 2014 15:20 | Em resposta a: #345140

Caro Pedro Bandola

Concordo com o confrade RCCorreia e como não fui influenciada pela resposta acho que é mesmo “a Brázea” que lá está.
Acrescento que depois de “a Brázea” está “viúva”.

A minha grande dúvida que fez com que não tivesse enviado a minha leitura é que me parece que o “Gonçalves” não o é, pelo menos não é idêntico aos Gonçalves de outros assentos, inclusive de outras páginas do mesmo livro.

Sem certezas, parece-me “Gata” mas não Gonçalves.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: ajuda na leitura

#345165 | mfcr | 16 abr 2014 16:49 | Em resposta a: #345140

Caro Pedro Bandola

Está tudo bem consigo ?

Complementando as intervenções anteriores, eu leio: Domingos Fernandes, casou em segundas núpcias com a Maria Gato. O viúvo que lemos á frente, refere-se ao Domingos Fernandes. Quanto a Brazea, entendo que será ou alcunha da Maria Gato, ou na sua ascendência já terá alguém com esse nome Brazea e o padre reforçou fez a " ligação ".

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: ajuda na leitura

#345170 | ppb | 16 abr 2014 19:45 | Em resposta a: #345165

Boa tarde,

Agradeço a todos a vossa intervenção.
Cumprimentos a Manuel Rufino, encontro-me bem, espero que consigo também!

Pensei que o referido assento pudesse ser de uns avós meus.
Há meses que procuro pelo casamento de Domingos Ribeiro com Maria Gonçalves. Anteontem descobri o assento de casamento de uma das filhas do casal, onde é referido ele como Domingos Fernandes Ribeiro.
Como não existe nenhum casamento entre um Domingos Ribeiro e uma Maria Gonçalves, pode ser um Domingos Fernandes e Maria Gonçalves.

Ser ermitão quer dizer o quê, ele cuidava de uma ermida, as capelas pequenas fora das populações?

Quanto à Maria.
Agora, olhando melhor e para o Gonçalves na página ao lado, não é igual, nem semelhante, e parece estar lá um T.
Noutros assentos daquela paróquia, quando é referido como "a ...", neste caso a brazea, trata-se de alcunha.


Isto afasta a hipótese de tratar-se dos meus parentes.

Grato,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

RE: ajuda na leitura

#345172 | mfcr | 16 abr 2014 20:51 | Em resposta a: #345170

Caro Pedro Bandola

Quanto ao Ermitão, poderemos considerar duas situações. A 1ª. aquele que viveria isolado e se dedicava á religiosidade o tempo todo. Outra, falo desta porque tenho um avô Ermitão, casado e com descendência, este penso que viveria com a mulher e filhos em anexos da dita Ermida e seria o seu zelador.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 22:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen