Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#345621 | amrr | 29 abr 2014 07:57

Caros Confrades,

Referentes à naturalidade de um meu antepassado surgem as seguintes designações:

- «lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros»
- «Eira, freguesia de Santa Olaia [sic], Bispado de Viseu»
- «Vale de Besteiros, freguesia de Santa Eulália»

Conseguem localizar-me este lugar de "Eira"? A que freguesia pertence actualmente?
Parece-me que hoje não existe nenhuma freguesia com a designação de "Vale de Besteiros".


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#345624 | roz | 29 abr 2014 08:50 | Em resposta a: #345621

Caro Arlindo Rodrigues

Hoje o nome 'e Campo de Besteiros : http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_de_Besteiros
http://www.portal.ecclesia.pt/anuario/ficha_orago.asp?oragoid=331

Encontrei um sitio chamado Eira dos Picos na mesma zona mas nao sei se 'e o mesmo.
Outras mencoes de Eira naquelas partes 'e uma Rua da Eira e tambem Rua da Eira Velha.

http://campobesteiros.blogspot.co.uk/2013/01/acude-da-regada-da-eira.html
Lugares eram sitios muito pequenos que entretanto podem ter sido agregados 'as vilas maiores e hoje so resta referencia por ruas, largos, etc. Imagino que tera' sido o que aconteceu neste caso.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#345639 | 6099 | 29 abr 2014 16:25 | Em resposta a: #345621

Caro Confrade:

A freguesia de Santa Eulália de Besterios, corresponde actualmente a Campo de Besteiros, existindo hoje uma Avenida de Santa Eulália naquela vila do Concelho de Tondela, Distrito de Viseu. Em documentos antigos vem designada por “parrochia de Sancta Ovaya in termino de Balistariis”. Eulália aparece como Ovaya ou Olaia em português arcaico. Eira, não tenho constância na obra consultada de Amadeu Ferraz de Carvalho, "A Terra de Besteiros e o Actual Concelho de Tondela", mas certamente se refere apenas a um lugar. Vale de Besteiros é a região onde se situam as localidades em causa, mas não corresponde a nenhuma divisão administrativa.

Cumprimentos,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#345644 | amrr | 29 abr 2014 19:59 | Em resposta a: #345624

Cara Rosário,

Muito Obrigado pelas suas informações.

Em relação ao lugar de Eira, concordo com sua hipótese de ter sido um pequeno local posteriormente absorvido pela expansão de outra localidade.
As referâncias que tenho do lugar de Eira são do primeiro quartel do sec. XVIII (1711 e 1714). No entanto, nas Memórias Paroquiais de 1758 o Pároco da freguesia de Santa Eulália de Besteiros, quando elenca os lugares da freguesia, não faz referência ao lugar de Eira:

« 5. Esta freguesia está no termo de Besteiros, seu concelho, cuja cabeça é a vila de Tondela; tem oito lugares, cujos nomes são os seguintes: Fermentelos, que tem dezasseis vizinhos = Ribeiro tem vinte e dois vizinhos = Fundo de Aldeia tem nove vizinhos = Cisne [1] tem dezoito vizinhos = Arrifana tem trinta e dois vizinhos = Bispos tem cinco vizinhos = Sameiro tem sete vizinhos = Ribeira tem trinta vizinhos.

[1] Deve ser erro do copista. Quereria referir-se talvez ao Seixo.
»
(Cf. http://www.arlindo-correia.com/141108.html)


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#345654 | amrr | 30 abr 2014 00:31 | Em resposta a: #345639

Caro José Paulo Figueiredo,

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.

Entretanto constatei que a alteração da designação da freguesia de Santa Eulália de Besteiros para Campo de Besteiros se deu em 1929.

«CAMPO DE BESTEIROS – Em 4 de Fevereiro de 1929, a freguesia de Santa Eulália de Besteiros foi elevada a vila e passou a denominar-se Campo de Besteiros – Decreto nº 16 467, de 6 de Fevereiro de 1929. »
(Cf. http://www.arlindo-correia.com/200408.html)


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#345681 | amrr | 30 abr 2014 21:02 | Em resposta a: #345639

Caros Confrades,

Afinal a lugar de Eira existiu mesmo.
Com a ajuda do Sr. Arlindo Correia, verificámos que nas memórias paroquiais de 1758 da freguesia de Santa Eulália de Besteiros (actual Campo de Besteiros) é feita referência a este lugar.
E, pelos vistos, no contexto da freguesia, não seria um lugar muito pequeno. Dos oito lugares referidos era o 4º maior em número de fogos, com 18.

1º)- Arrifana - 32 fogos ("vizinhos")
2º)- Ribeira - 30
3º)- Ribeiro - 22
4º)- Eira - 18
5º)- Fermentelos - 16
6º)- Fundo de Aldeia - 9
7º)- Sameiro - 7
8º)- Bispos - 5

O texto correcto é:
« 5. Esta freguesia está no termo de Besteiros, seu concelho, cuja cabeça é a vila de Tondela; tem oito lugares, cujos nomes são os seguintes: Fermentelos, que tem dezasseis vizinhos = Ribeiro tem vinte e dois vizinhos = Fundo de Aldeia tem nove vizinhos = Eira tem dezoito vizinhos = Arrifana tem trinta e dois vizinhos = Bispos tem cinco vizinhos = Sameiro tem sete vizinhos = Ribeira tem trinta vizinhos. »

O que terá sido feito do lugar de Eira?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#345895 | PBH | 06 mai 2014 01:58 | Em resposta a: #345621

Caro Arlindo Rodrigues,

Permita-me que lhe pergunte, quais as famílias que investiga em Campo de Besteiros? Tenho estudado muito essa freguesia, e quiça possamos trocar alguma informações.

Obrigado

PBH

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#345912 | amrr | 06 mai 2014 18:08 | Em resposta a: #345895

Caro(a) "PBH",

O que tenho, até ao momento, relativo a esta freguesia é o que lhe envio de seguida.

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

----------------------------------------------------------------------------------

994 - JOÃO FERNANDES DA SILVA
n. freg. Santa Maria, Covilhã, a 02/09/1714 e foi b. a 09/09/1714 na mesma freg.

----------------------------------------------

1988 - MANUEL FERNANDES
n. freg. Campo de Besteiros (Santa Eulália), conc. Tondela.

1989 - CATARINA RODRIGUES
n. Covilhã.

----------------------------------------------

3976 - MIGUEL JOÃO
n. freg. Campo de Besteiros (Santa Eulália).
c. a 09/04/1674, na freg. Campo de Besteiros, com:
3977 - MARIA JOÃO
n. lugar do Barreiro, freg. Barreiro de Besteiros (Santa Maria), conc. Tondela.

3978 - MANUEL SECO
n. Covilhã.

3979 - ISABEL RODRIGUES
n. Covilhã.

----------------------------------------------

7952 - DOMINGOS JOÃO

7953 - SEBASTIANA DE COIMBRA

7954 - MANUEL JOÃO

7955 - ANTÓNIA FERNANDES

----------------------------------------------------------------------------------

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#345951 | PBH | 07 mai 2014 15:33 | Em resposta a: #345912

Caro Arlindo Rodrigues,

De facto, pelos nomes que me indica, não tenho quaisquer informações.

Em todo caso, penso que a base de dados do geneall, no que concerne a famílias e pessoas no concelho de Tondela e em Campo de Besteiros possui já bastantes ligações que lhe poderão ser proveitosas para futuro.

Um abraço

PBH

Resposta

Link directo:

Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#385332 | biblos | 14 out 2017 03:27 | Em resposta a: #345912

Caro Arlindo Rodrigues,

Fiquei muito curioso com esta sua mensagem.

Eu descendo do sobredito João Fernandes da Silva, que foi Capitão de Auxiliares de Elvas e familiar do Santo Ofício, casado com D. Cecília Maria Rosa da Silva filha do ouvidor de Assumar. Foi pai de João Porfírio da Silva, Major de Artilharia distinguido com a medalha de distinção de comando e herói das guerras napoleónicas. É a partir destes "Joões" que o nome se perpetuou na minha família.

Pergunto se seremos parentes e se tem mais informação a este respeito.

Muito obrigado,
João Capella Ramos

Resposta

Link directo:

Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#406129 | marquesa | 06 ago 2018 02:53 | Em resposta a: #345621

Sei que já vou muito tarde mas, sou membro há só um ano. Em referência à sua pergunta, também procuro um antepassado na mesma área "Eira, Besteiros". Encontrei uma possiblidade em Castelões.
Incluo link para:
o site "Conhecer as Localidades de Portugal":
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-viseu/c-tondela/localidades

e para a dita paróquia: https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1064162

A minha pesquisa dura há 20 anos, assim espero que a minha ajuda ainda seja relevante para o seu trabalho.

Boa sorte!
Alda Berneaud-daRosa

Resposta

Link directo:

Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#406133 | saintclair | 06 ago 2018 09:17 | Em resposta a: #406129

-
https://geneall.net/pt/forum/166685/identificacao-de-freguesia-lugar-da-eira-freguesia-de-santa-eulalia-do-vale-de-besteiros/#a345681

Resposta

Link directo:

Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#432936 | amrr | 18 abr 2021 16:04 | Em resposta a: #406129

Cara Sra. Alda rosa,

O lugar de "Eira" que indico, também designado na documentação paroquial por "Eira de Fermentelos", pertencia à freguesia de Santa Eulália de Besteiros (actual Campo de Besteiros).

O lugar que refere será "Eiras" da freguesia de Castelões.

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Identificação de freguesia. Lugar da Eira, freguesia de Santa Eulália do Vale de Besteiros

#432938 | marquesa | 18 abr 2021 17:29 | Em resposta a: #432936

Caro Arlindo,
Agradeço imenso a sua resposta. Bem haja!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 13:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen