Peña Rey, Espanha 1900 / 1970

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Hispânia

Peña Rey, Espanha 1900 / 1970

#345665 | Peña Rey | 30 abr 2014 12:27

PROCURO UM PARCEIRO MAIS COMPETENTE QUE EU PARA ACHAR MEUS FAMILIARES "PEÑA REY" NA ESPANHA .
SERIAM IRMÃOS DE MEU AVÔ GONÇALO PEÑA REY, QUE VIVERAM ENTRE 1890 E 1970 NA ESPANHA (OU....? )
A SEGUIR FIZ UM RESUMO DE INFORMAÇÕES QUE PODEM ORIENTAR BUSCAS:
.
O meu interesse é obter (de 01 a 05 qualquer um é de GRANDE VALIA) :
- Documento 01: cópia de inteiro teor do termo de batizado e ou do registro civil do nascimento - em 10/11/1894, provavelmente em Vigo, Pontevedra, Espanha - do meu avô GONÇALO PEÑA REY. filho do casal referido a seguir.

- Documento 02: cópia de inteiro teor do termo de casamento religioso e ou de registro civil entre MANUEL PEÑA E MARÍA VENTURA REY - primeiro filho conhecido foi meu avô Gonçalo Peña Rey nascido em 10/11/1894. A mãe tinha então algo como 22 anos o que remete a poder ter tido algum filho antes de Gonçalo. Maunuel faleceu muito próximo de 1900;

- Documentos 03, 04 e 05 : Provável segundo casamento de María Ventura Rey em lugar não sabido após 1900 e o óbito de María. DNI ou algum outro documento residencial, electoral, de hacienda etc de María Ventura Rey, viúda o casada, compatível com os dados enunciados e idade de 46 anos em 1918;
.
Informações úteis:
Sobre o meu avô Gonçalo. Peço considerar que fui escrevendo o que me veio na lembrança.
Gonçalo contava, que antes de emigrar sozinho para o Brasil, estudava em um colégio na França (????);
Ao chegar ao Brasil Gonçalo era alfabetizado, jogava muito bem futebol e tinha uma boa caligrafia;
Casou com Carmelita Moreira em Irati Paraná em 1918. No casamento registrou seu nome e passou a chamar-se apenas GONÇALO PENA. No termo de casamento consta que a mãe de Gonçalo, era da Espanha e tinha 46 anos (em 1918) e que o pai havia falecido há 18 anos, ou seja em 1900 na Espanha. A mãe de Gonçalo, portanto, ficou viúva com 28 anos;
Veio ao Brasil em agosto de 1913 conforme documento de estrangeiros obtido no Arquivo Nacional;
Nos arquivos da Polícia Civil do Estado do Paraná - Instituto de Identificação, consta que .......... "GONÇALO PENA REY , filho de Manoel Pena e de María Ventura Rey, natural de Vigo/Espanha nascido aos 10.11.1894, encontra-se cadastrado "...........
Gonçalo NÃO NATURALIZOU-SE no Brasil, e faleceu em Ponta Grossa, Paraná - solteiro/separado - em 1959.
Dica:
Pertinho de Pontevedra, Espanha tem um ayuntamiento (municipio) "Cotobade" que para mim é o ninho mais provável da família do meu avô Gonçalo - Família de Manuel Peña com Valentina Rey Fernandes, que tiveram entre outros um filho chamado Manuel Peña Rey que cursou medicina na Universidade de Santiago de Compostela e tinha idade para ser irmão do meu avô, veio depois de formado para Ourense, onde foi líder político comunista . Um descendente deste médico é também médico e vive hoje em Ourense: Manuel Peña Rey Bousas. Pela informação do cartório de Cotobade falta registro de uma filha de Manuel Peña de nome Elsira . O nome da esposa deste Manuel tem também Rey mas há uma variação. Cheguei a pensar que pudesse ser irmã de Maria Ventura Rey.
Encontrei uma Manuela Peña Rey professora formada em Pontevedra e que foi nomeada pelo reitor da Universidade para se professora em Cotobade pouco antes de 1900.
Não achei registros de chgada do meu avô Gonçalo no Brasil em inúmeras buscas. Uma suspeita: teria vindo pelo Uruguay ou pela Argentina ???
Meu avô Gonçalo separou-se de minha avó, certamente pelas viagens e pouco ganho decorrentes de sua paixão pelo futebol - jogou no Coritiba Futebol Clube e no início dos anos 1920, atuou PELA SELEÇÃO BRASILEIRA en um Campeonato Sul-Americano em Buenos Aires. Lembro que em Vigo , na época existia o clube "Celta de Vigo" onde há alguns anos achei alguma relação com jogador chamado Peña Rey. Parece que tinha 2 irmãos.
Sugiro atentar para indústria Conservera de Pescados "Peña Rey" de Vigo e proximidades de Pontevedra - Cangas, Vilagarcia de Arousa etc....... tem um fundador delas chamado José Peña em época compatível com a em que viveu meu bisavô Manuel Peña. Não tive respostas deles. Na história da indústria conservera consta este José Peña" .


Se há alguma variação de grafia em relação aos documentos originais, deixo claro que estou informando com fidelidade o que consta em documentos que encontrei no Brasil e na parte descritiva estou me valendo de minha memória.
Juan: Peço confirmar o recebimento deste com uma mensagem definindo sua posição em relação à pesquisa e parecer em relação ao resgate dos documentos 01 a 05 - probabilidade de achar, prazos, etc..
.
Tenho alguns documentos que solicitei e me foram enviados pelo cartório do registro civil de Cotobade. Por exemplo: os pais de Manuel Peña Rey - que imagino poderia ser irmão (ou primo ou meio irmão) de meu avô Gonçalo - constam como sendo Manuel Peña (conforme testamento, falecido em 16.04.1907) , filho de Vicenta Peña e Valentina Rey Fernandez, filha de Miguel Rey e Manuela Fernandez. O nascimento de Manuel Peña Rey consta como ocorrido em 08 de março de 1889.
Filhos de Manuel Peña, conforme consta do óbito> Paulino nascido em 27.09.1881, Manoel nascido em 07/03/1889 e Alsira (únicos herdeiros do único casamento, segundo o testamento de Manuel Peña).
Importante: O cartorio de Cotobade me informou que lá não consta registro de Elsira/Alsira (????). Sobre Gonçalo informam que não encontraram registro e que não é possível afirmar se Manuel Peña teve outro casamento.
No óbito de Valentina Rey Fernandes (lavrado em Cotobade em 09.05.1936) consta que era natural de Viáscon, Pontevedra, filha de Manuel e de Manuela.
..............
Creio que meu avô Gonçalo, órfão, emigrou talvez por dificuldades em família e ainda pelo pavor da convocação para o serviço militar da época ! Teria, aos 18 anos , escapado do indesejável ...... procuro saber os reais motivos.
..............
Minhas pistas são resultado de longo período de buscas e foram se consolidando por fatos documentais e de depoimentos familiares, mas sempre considero que podem não ser corretas.
.
Clovis Pena
Curitiba, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Peña Rey, Espanha 1900 / 1970

#345780 | rfmc | 03 mai 2014 23:22 | Em resposta a: #345665

.
Caro Clovis;
... A coisa não está a ser fácil...
Entretanto conviduo a dar um " passeio virtual "
por Vigo e Pontevedra, até que apareça esse
parceiro genealogico.
http://goo.gl/maps/3kemb
Cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Peña Rey, Espanha 1900 / 1970

#345798 | Peña Rey | 04 mai 2014 09:09 | Em resposta a: #345780

Caro Rfmc
Por não ser fácil é que a gente se move, pela energia do desafio....
Entre Vigo e Pontevedra já compareci e andei por mais de 10 dias mas nem por isto deixei de admirar o "passeio virtural" , uma boa pedida.
Quanto a parceiros, felizmente tenho alguns - exemplos de bondade - dos quais tenho considerável ajuda mediante avanços notáveis nas minhas pesquisas em várias frentes que eu não imaginava existirem. É uma satisfação partilhar com pessoas assim.
Obrigado por seu interesse.
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: Peña Rey, Espanha 1900 / 1970

#345813 | rfmc | 04 mai 2014 17:47 | Em resposta a: #345780

-
Rectificação; convido-o.
Rfmc

Resposta

Link directo:

María Ventura Rey Toimil . Natural de Mugardos, La Coruña y vivió en Vigo, Pontevedra

#359281 | Peña Rey | 08 jul 2015 20:08 | Em resposta a: #345665

Estou atualizando com nomes corretos.

Procuro registro de defunción de mi bisabuela MARÍA VENTURA REY TOIMIL casada com Manuel Núñez Garcia (1º matrimonio antes de 1884) e com Manuel Pena Anca (2º ,matrimonio/ 1893 ) , que viveu em Mugardos/ La Coruña antes de 1900 e depois em Vigo, Pontevedra.

clovispena@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Peña Rey, Espanha 1900 / 1970

#359342 | Peña Rey | 09 jul 2015 19:40 | Em resposta a: #359281

Caro Rfmc:
Estou atualizando com nomes corretos.

Procuro registro de defunción de mi bisabuela MARÍA VENTURA REY TOIMIL casada com Manuel Núñez Garcia (1º matrimonio antes de 1884) e com Manuel Pena Anca (2º ,matrimonio de María que casou em Mugardos aos 32 anos em 1893 ) , que viveu em Mugardos/ La Coruña antes de 1900 e depois em Vigo, Pontevedra. em Vigo morreu María Nuñez Rey filha do primeiro casamento em 1959

clovispena@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 01:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen