Ajuda no AD Viana do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda no AD Viana do Castelo

#346863 | ana.gandra | 03 jun 2014 21:37

Boa dia,

Agradecia a quem frequente o arquivo distrital de Viana do Castelo que me possa ajudar a encontrar o registo de nascimento do meu bisavô, e casamento dos meus trisavós, se for possível.

Os dados são:

Nome: Joaquim Luiz da Gandra, nascido a 21-11-1894 na freguesia de Gandra, concelho de Valença.
Seus pais: António da Gandra e Maria Rita

Se fosse possível, agradecia toda e qq ajuda.

Obrigada
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana do Castelo

#346899 | Casimiro | 04 jun 2014 19:05 | Em resposta a: #346863

Boa tarde Ana Gandra,

Joaquim Luís da Gandra nasceu em 21-11-1894 no lugar do Real, Gandra. Foi baptizado a 25 na Igreja Paroquial do Salvador da Gandra. filho de António da Gandra e de Maria Rita. Padrinhos: Joaquim Luís da Gandra e sua mulher Miquelina Rosa Alves, lavradores, do lugar do Paço e tios do baptizado. (Cota: Cx. 1.68.7.3-52, ano de 1894, fls. 9, Duplicados, Gandra, Valença).

António da Gandra, viúvo de Maria Luiza Brandão, jornaleiro, casado em Gandra em 17-03-1894 com Maria Rita.
António da Gandra é filho de Manuel António da Gandra, natural de São Martinho de Caldelas, Bispado de Tuy, Galiza e de Maria da Natividade Lourenço, moradores na Quinta da Bouça (deviam ser lá caseiros), neto paterno de António da Gandra, de Caldelas e de Francisca Romeo, de São Salvador de Torneiros(?), Tuy, Galiza e neto materno de Manuel Joaquim Lourenço, da vila de Valença e de Maria Teresa Machado, de São Lourenço de Návora(?), termo de Braga. (Deve ser São Lourenço de Navarra, Braga).

Maria Rita, nascida em 10-12-1871, Gandra, filha natural de Carlota Amália, exposta na Roda da Vila de Valença, solteira e moradora no lugar de Mondim, Gandra.

Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana do Castelo

#346998 | ana.gandra | 07 jun 2014 12:20 | Em resposta a: #346899

Caro Casimiro

Muito obrigada pela sua ajuda.

Já agora, sem querer abusar da sua boa vontade, não há possibilidade de saber a data de nascimento de António da Gandra?

Em relação aos dados relativos a Tuy, sabe se há alguma maneira de os obter online? Ou onde os devo procurar?

Mais uma vez, grata pela sua ajuda.

Atenciosamente,
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana do Castelo

#347058 | Casimiro | 09 jun 2014 18:22 | Em resposta a: #346998

Cara Ana,

Quando tiver um pouco de tempo, verei a data de nascimento do António da Gandra.

A freguesia de São Martinho de Caldelas pertence a Tui e os respectivos livros estão no Arquivo Diocesano de Tui, que é na Catedral. Se não estou em erro, estão lá os livros de Caldelas a partir do ano de 1583/1584. Tanto quanto sei, não estão disponíveis online, terá que ir lá pessoalmente, pois também acho que eles não fazem pesquisas a pedido. O telefone é: 34986600879. O Arquivo só está aberto às quartas e sextas-feiras, das 10 às 14 horas (hora espanhola). Nos tópicos de Celso Milleiro no Geneal, encontra muito informação sobre esta arquivo.

Atenciosamente,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Viana do Castelo

#347081 | ana.gandra | 10 jun 2014 19:07 | Em resposta a: #347058

Caro Casimiro

Muito obrigada pela sua ajuda.

Por acaso já encontrei aqui os tópicos colocados pelo Celso Milleiro, mas agradeço a informação fornecida.

Fico então a aguardar noticias suas.
Alguma informação/ajuda que precise da região de Lisboa que não esteja disponivel online, disponha.

Atenciosamente,
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD Viana do Castelo

#347192 | Casimiro | 12 jun 2014 19:14 | Em resposta a: #346863

Cara Ana,

António nasceu pelas sete horas da manhã do dia 12 de Outubro de 1861, no lugar do Real, Gandra e foi baptizado a 16. Filho e neto dos já mencionados. (Cota: 3.17.1.25, Duplicados de Baptismo de 1861, fls. 16 e 16 v., Gandra, Valença).
Averbamento: Faleceu em 15 de Dezembro de 1937 (Conservatória de Valença).

Mais dois irmãos:
Augusto, N-14-03-1865 e O-09-03-1946.
Manuel Carlos, N-07-06-1868.
No nascimento do Augusto, a avó materna Maria Teresa Machado é natural de Crespos, Braga e no nascimento do Manuel Carlos a mesma é natural de Navarra, Braga.
Os padrinhos do Augusto foram José Gaspar de Sousa Castro e D. Maria de Sousa Castro, solteira, proprietários da Quinta de Pedrosa, em Gandra, onde moravam os pais do António, Augusto e Manuel Carlos.
Mais descobri que Manuel António da Gandra e Maria da Natividade Lourenço casaram em Gandra em 15 de Janeiro de 1853. (Cota: 3.17.1.31, fls. 37 v., Casamentos, Gandra, Valença). Aqui, a mãe do Manuel António da Gandra é dada como Maria Francisca Romeo.

Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD Viana do Castelo

#347355 | anagandra | 17 jun 2014 15:05 | Em resposta a: #346863

Caro Casimiro,

Agradeço a sua ajuda e peço desculpa pela demora na resposta, mas estive ausente.

Muito obrigada pelos dados que me forneceu. Sendo assim, o meu trisavô teria 3 irmãos: Augusto, Manuel Carlos e Joaquim Luiz, padrinho do meu bisavô Joaquim Luiz da Gandra.

Onde posso obter mais informação sobre a Quinta da Pedrosa que menciona?

Mais uma vez, obrigada pelo seu tempo e disponibilidade.
Alguma coisa, disponha.

Com os melhores cumprimentos,
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD Viana do Castelo

#347377 | Casimiro | 17 jun 2014 22:10 | Em resposta a: #347355

Cara Ana,

Eu só descobri estes três irmãos, é possível que haja mais.
Sobre a Quinta da Pedrosa terá que ser alguém da freguesia da Gandra a responder. Eu desconheço totalmente.
Tente contactar a Junta de Freguesia, pode ser que lhe mandem elementos.

Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

Ajuda no AD Viana do Castelo

#347571 | JorgeMendes | 22 jun 2014 22:37 | Em resposta a: #346863

Cara Ana Gandra,

Sobre o tema da Quinta / Casa da Pedrosa dê uma vista de olhos aos seguintes posts:

http://geneall.net/pt/forum/148381/casa-de-cubos-familia-bacelar-cerdal-valenca/#a185848
http://geneall.net/pt/forum/147990/geracoes-valencianas/#a178251
http://geneall.net/pt/forum/151735/brasao-casa-peso-remoaes-melgaco/#a314884
http://geneall.net/pt/forum/151735/brasao-casa-peso-remoaes-melgaco/#a314892

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 18:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen