Mendonça - Maria Josefa de Mendonça

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Mendonça - Maria Josefa de Mendonça

#347706 | Nuno Dias da Silva | 27 jun 2014 18:35

Caríssimos,

Continuo à procura dos meus Mendonças (de Álvaro, Oleiros) onde me faltam as ligações aos Mendonças, cuja informação é conhecida.

Pela gentileza do confrade Nuno Barata-Figueira, que me forneceu preciosas informações, estou estacionado no casal:

1- Luís Ferreira de Mendonça (freg São Tiago, Coimbra) cas Maria Josefa (antes de 1753)

Pais
2-Manuel Ferreira e Silva
3-Maria Josefa de Mendonça

Na Base de Dados Plus, o Luís Ferreira de Mendonça que aparece não casou com Maria Josefa.

Algum confrade possui mais alguma informação que me auxilie, principalmente do lado materno Mendonça?

Com os Melhores Cumprimentos,
Nuno Dias da Silva

Resposta

Link directo:

Mendonça - Maria Josefa de Mendonça

#347991 | Nuno Dias da Silva | 06 jul 2014 16:11 | Em resposta a: #347706

Para actualizar este pedido, encontrei os registos de baptismo (24/09/1679) e casamento (26/5/1699) de Maria Josefa de Mendonça, na Freg. São Tiago, Coimbra os pais:
- Manuel da Costa Pinto
- Dona Isabel de Mendonça
(Moradores na Freg. São Tiago, Coimbra)

Informações de Isabel de Mendonça?

Cumps,
Nuno Dias da Silva

Resposta

Link directo:

Mendonça - Maria Josefa de Mendonça

#446788 | dvl | 28 mar 2023 09:18 | Em resposta a: #347706

Caro Nuno Dias da Silva,

Aqui vai o que descobri graças ao que tem no geneanet:

1. Maria Josefa de Mendonça David (ou da Vide), natural de Álvaro;

2. Doutor Luís Ferreira de Mendonça, b. 9.4.1704, Santiago, Coimbra. Bacharel em Medicina (1730) e Artes (1723). C. 5.2.1749, Álvaro;
3. Maria Josefa Curado, n. 9.4.1724, Álvaro. Irmã de Joana Maria Curado, casada com João Barata, de quem descendem os Barata Salgueiro, e do Padre Manuel Antunes Curado;

4. Manuel Ferreira da Silva, b. 8.8.1675, Pinheiro de Ázere, Bispado de Viseu. Pintor, como consta no assento de baptismo do filho. C. 26.5.1699, Santiago, Coimbra;
5. Maria Josefa de Mendonça, b. 24.9.1679, Santiago, Coimbra. Irmã de José de Mendonça Peralta, cavaleiro do Hábito de Cristo;
6. Domingos Antunes, do lugar de Sendinho, Vila de Álvaro. Casou a 1ª vez;
7. Ana Curado, nat. de Álvaro;

8. Manuel Antunes, o Velho. Moradores na Vila de Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão, Viseu;
9. Maria Ferreira;
10. Manuel da Costa Pereira, nat. Santiago de Coimbra. Morreu a 12 de Dezembro de 1690, Santiago, Coimbra. Pintor;
11. Dona Isabel de Mendonça, nat. de Córdova. Morreu a 6 de Janeiro de 1705, em Coimbra.
12. Manuel Antunes. Moradores no lugar de Sendinha de São Gens, termo desta Vila de Álvaro;
13. Catarina Alves (ou Álvares);
14. João Curado. Moradores nesta Vila de Álvaro.
15. Maria Antunes;

28. [...] Curado da Vide. Fundadores da Misericórdia de Álvaro.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

Mendonça - Maria Josefa de Mendonça

#446790 | dvl | 28 mar 2023 10:31 | Em resposta a: #347706

22. [...], natural de Écija, Sevilha.
23. [...], natural de Utrera, Sevilha.

Resposta

Link directo:

Mendonça - Maria Josefa de Mendonça

#447974 | luis.martins75 | 01 jun 2023 01:25 | Em resposta a: #446788

Caro Duarte Vilardebó Loureiro

Fui, entretanto, estudar mais um pouco, mais algumas informações

O Manuel da Costa Pereira ( Pintor ) e o genro Manuel Ferreira ( Pintor ), são referidos diversas vezes , Existe um estudo sobre policromia na diocese de Coimbra durante o período barroco ( link abaixo) , elaborado pela professora Agnès Anne Françoise Le Gac Arinto, do Departamento de conservação e restauro na Universidade Nova de Lisboa.

10. Manoel da Costa Pereira , aparece no documento 137 vezes
4. Manuel Ferreira , aparece referido 42 vezes

em conjunto com o escultor, Frei Cipriano da Cruz (Manuel de Sousa) fizeram diversos trabalhos na diocese de Coimbra, julgo que foram os grandes mestres na época em Coimbra

https://run.unl.pt/bitstream/10362/4186/1/Arinto_2009.pdf

Uma das obras do Manuel da Costa Pereira está exposta no Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra.

https://baroqueart.museumwnf.org/database_item.php?id=object;BAR;pt;Mus11_A;14;pt

4.. Manuel Ferreira da Silva , já consegui evoluir algumas gerações, mas ainda em estudo

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 06:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen