cidadania portuguesa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

cidadania portuguesa

#347727 | wandy | 28 jun 2014 00:50

Boa noite, moro em Brasilia-DF, estou tentando encontrar a certidao de nascimento da minha avo, dados:
JOAQUINA DA FONSECA (PORTUGUESA)
DATA DE NASCIMENTO 28 de junho de 1908
filiaçao MANOEL JOSE SAMPAIO (PORTUGUES)
ANNA DA FONSECA (PORTUGUESA)
Minha mae me informou que ela nasceu em trás os monte, mas essa regiao é imensa e como encontrar agulha em palheiro, veio para o Brasil ainda adolescente, casou e faleceu aqui no Brasil, tenho a certidão de Obito e de casamento, nelas constam Natural de Portugal, ja envie centanas de e-mail para diversos cartorios de Portugal arquivos de todos os lugares de Portugal, mas a resposta é precisamos da freguesia onde ela foi batizada. Alguem tem alguma ideia?? que possa me ajudar

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#347738 | mila1000 | 28 jun 2014 18:20 | Em resposta a: #347727

Wandy,
Tente conversar com algum tio mais velho,faça perguntas à respeito de sua avó.
Tente saber em que porto ela desceu,com que idade,se ela sempre residiu em Brasilia ou se morou em outro lugar.O local de casamento,talvez no livro do cartório conste onde ela nasceu.Tente saber se para casar ela precisou ser batizada novamente.
Qual o filho mais velho dela?Onde ele nasceu?Antigamente nos batismos ou registros de casamento,anotava-se a cidade de onde os pais vieram.
Sei que são muitas perguntas,mas,quando menos esperamos,encontramos o "fio da meada".
Mila
Brasil

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#347739 | mila1000 | 28 jun 2014 18:56 | Em resposta a: #347727

Wandy,
Esqueci de dizer que a partir de 1930 todo estrangeiro tinha que se apresentar na Policia federal e fazer o seu registro de estrangeiro,todos com menos de 50 anos.
procure saber se sua avó ou algum irmão dela fez esse cartão.
Mila

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#347768 | upont | 30 jun 2014 00:17 | Em resposta a: #347727

http://geneall.net/pt/forum/145693/bisneto-de-portugues-buscando-nacionalidade/#a318946

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#348008 | wandy | 06 jul 2014 23:49 | Em resposta a: #347727

Obrigado Mila, na familia da minha avo so tem dois sobreviventes, minha mae (mais velha) e minha tia elas não lembram muita coisa, apenas que ela disse que nasceu em tras- os -montes, mas a regiao é bem grande, ja envieu centenas de e-mails para os arquivos de portugal e as conservatorias a resposta é que é necessario saber qual a freguesia, no mes de agosto vou ao Rio de Jnaeiro onde ela morou, casou e faleceu, tenho certidao de casamento e de obito e elas apenas dizem que é natural de Portugal, vou verificar no cartorio, arquivo nacional, hospital onde ela faleceu em 1978 e ate no cemeterio para saber se existe algum documento que informe a freguesia em portugal, atualmente procuro nos livros de baptismos digitalizados de cada igreja. Tem outra sugestão? Obrigado pelo seu carinho

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#348009 | mila1000 | 07 jul 2014 00:54 | Em resposta a: #347727

Wandy,
Tempos atrás uma amiga fez o que você está pretendendo fazer,e,obteve êxito.Antes ela enviou e-mail para a Curia do RJ ,pediu informação se constava algum local de nascimento no registro religioso,acredite que havia o local de batismo.Depois foi ao Arquivo Nacional,cartório,cemitério.
Escreva para a Curia do RJ,passe todos os dados que estão na certidão de casamento,e,aguarde a resposta.Você poderá pedir uma cópia deste documento,é pago e,eles enviam pelo correio.
www.catedral.com.br/arquivoCuria.php

Mila

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#348433 | wandy | 19 jul 2014 23:02 | Em resposta a: #347727

amiga mila desculpe a demora, ja fiz essa pesquisa no arquivo de curia e "nada consta" nao vou desanimar descobri uma tia, segunda esposa do meu tio falecido que esta numa casa de repouso quando for ao rio em agosto vou procura-la e conversar sobre algumas informaçoes de minha avo pois minha mae diz que elas eram muito unidas , Obrigado Mila

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#348439 | mila1000 | 20 jul 2014 00:22 | Em resposta a: #347727

Wandy,
no family search há arquivos do Rio,cartório e igreja,sendo assim,veja o documento de casamento de sua avó,qual é o cartorio,entre nos documentos do family e,veja se não existe alguma informação.
No documento de óbito,veja qual o cemitério onde ela foi sepultada,se for de algum parente,saiba que há arquivo na secretaria do mesmo,e,para a pessoa ser sepultada há um documento a ser preenchido,e,este documento fica com o proprietário do jazigo.
Veja os links:

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/recapi/sord/collection/1582573/waypoints

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/recapi/sord/collection/1719212/waypoints

Sei que é uma busca trabalhosa,mas, não desanime.

Mila

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#348455 | mila1000 | 20 jul 2014 13:49 | Em resposta a: #347727

Wandy,
escreva os dados,data,nome do marido de sua avó,cartório ref. ao casamento,bem como os dados do óbito,pois,tentarei localizar alguma coisa para você.
não prometo nada,mas, não custa tentar.
Mila

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#350301 | wandy | 17 set 2014 01:13 | Em resposta a: #347727

Amiga Mila,
obrigado pelo seu carinho
gostaria de saber se voce esta no Brasil ou em Portugal,
Consegui um documento de entrada para o casamento no arquivo de curia e nele diz que ela foi batizada na Igreja Sao Pedro, Diocese de Vila Real, em Vila Real, mandei um e-mail para o arquivo Distrital de Vila Real e me informaram que nao encontraram nada, fui pesquisar no familysearch, todavia o ano de 1907 nao se encontra la ,eu creio que esse livro ainda nao foi digitalizado, acho que terei que ir em Vila Real em Portugal, tem alguma sugestao?

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#350305 | Ymsantos | 17 set 2014 04:29 | Em resposta a: #347727

wandy,

Esse documento que você conseguiu é português? A Diocese de Vila Real só foi criada em 1922. No início do séc. XX, São Pedro pertencia à Diocese de Lamego ou à Arquidiocese de Braga.

Qual a sua certeza quanto ao ano de nascimento; no 1º post 1908, no último 1907?

Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#350313 | mila1000 | 17 set 2014 13:00 | Em resposta a: #347727

Wandy,
A Paróquia de São Pedro,acredito que seja a freguesia de São Pedro,foi incorporada a Diocese de Vila Real em 1922.Muitas paróquias pertenciam anteriormente às dioceses de Bragança-Miranda e Lamego,e à Arquidiocese de Braga.
O Arquivo de Lamego você encontra em:
http://www.diocese-lamego.pt/ do lado direito encontrará o Arquivo Diocesano,e, clicando entrará no
http://cloud.archeevo.com/ssearch e,na pesquisa eu encontrei Paróquia de São Pedro , não sei se é a que procura,mas,...http://cloud.archeevo.com/details?id=12317
Não sei se os livros estão disponiveis,sendo assim,mande e-mail e,informe todos os dados que possui,diga que não tem certeza do ano (1907 ou 1908).
Lembre-se que depois poderá ver os arquivos de Bragança e Braga no http://tombo.pt
Não desista,e,conte com os confrades deste site.
Estou no Brasil,apenas retribuo a ajuda que recebo dos confrades,que muito sabem,e, muito nos ajudam.
Mila

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#350316 | mila1000 | 17 set 2014 13:37 | Em resposta a: #347727

Wandy,
a freguesia de São Pedro ,N.Sra da Conceição e São Dinis foram integradas na Uniaõ de Feguesias de Vila Real em 2013/2013,há livros digitalizados no http://tombo.pt ,mas, não em relação aos anos de 1907/1908 .
Veja que é a Paróquia de São Pedro que aparece,talvez algum confrade que pesquise Vila Real possa ajudá-lo,não vi se os mormons possuem arquivos deste ano,também não há nenhuma igreja perto de casa para eu ir pesquisar,a mais próxima fica uns 25kms de onde resido.

http://tombo.pt/f/vrl24
Não desista!
Mila

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#350348 | wandy | 18 set 2014 02:46 | Em resposta a: #347727

Amigo Sidney
Esse documento nao é portugues, esse é um documento que minha avo deu entrada na igreja aqui no Brasil para casar, todos os documentos que eu tenho dela (certidao de casamento e certidao de obito, do Rio de Janeiro/Brasil) diz que ela nasceu em 28 de junho de 1908., desculpe quanto ter trocado as datas. Sao as informaçoes palpaveis que eu tenho. Onde pode esta esse assento?. conforme disse procurei no arquivo de curia em Portugal, vila real, igreja de sao pedro, essa data 1908, nao consta la.
De qualquer forma obrigado pela suas informaçoes e se puder, estou disponivel para verificar quaisquer informaçoes.

Obrigado Wandy

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#350349 | wandy | 18 set 2014 02:49 | Em resposta a: #347727

ainda em tempo nao foi no arquivo de curia que eu pesquisei com relaçao a igreja e a diocese de vila real foi no familysearch

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#350350 | wandy | 18 set 2014 02:57 | Em resposta a: #347727

Amigo Sidney se voce quiser, desculpe se for muito atrevimento da minha parte, posso ti enviar os documentos via e-mail, so para voce ter uma noção do documento.
wandypenna@ig.com.br.
Obrigado

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#350352 | wandy | 18 set 2014 03:23 | Em resposta a: #347727

Querida Mila,
Obrigado pela sua atençao entrei nos site que voce me enviou, nao consegui abrir os livros de batismo, vou tentar em contato via e-mail, ou por telefone e pedir ajuda, ainda estou procurando, se preciso for irei em Portugal, nao é abusando de sua boa vontade mas, se quiser posso lhe enviar os documentos que tenho da minha avo, via e-mail.
Obrigado.
wandypenna@ig.com.br

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa

#362880 | mila1001 | 29 out 2015 14:01 | Em resposta a: #347727

Confrades,

Auxilio Wandy na busca por Joaquina da Fonseca,que em seus documentos diz que nasceu em 28/junho/1908,e,que seu batismo foi em janeiro de 1909 na Freguesia de São Pedro,em Vila Real.(afirmação escrita no certificado de batismo quando se casou no religioso no Brasil)

Já pesquisei de 1895 a 1920,nenhuma Joaquina foi encontrada,nem os irmãos:Paulino,Alice,Jaime e Maria.

Localizei um padre Manuel Jose Sampaio no Concelho de Valpaços,mas,nada se sabe sobre ele.

Quanto ao apelido Fonseca é minoria em S.Pedro,mas,percebi existem muitas pessoas no Distrito de Braga.A unica Anna da Fonseca que encontrei,nasceu em 1870,poderia ser a mãe de Joaquina,mas,não há casamento averbado em seu batismo,o que dificulta a busca.

Tenho pesquisado todas as freguesias de Vila Real,nada foi encontrado.Solicitei varias buscas na conservatória,todas sem êxito.

Os confrades sugerem alguma outra linha de pesquisa?

Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen