Miguel Alvares e Maria Ribeiro - Unhais o Velho e Unhos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Miguel Alvares e Maria Ribeiro - Unhais o Velho e Unhos

#349062 | PereiraF | 08 ago 2014 22:18

Caros confrades,

Depois de alguns tempos de pesquisa online nos registros de Unhos, não encontrei o casamento de Miguel Alvares com Maria Ribeira mas ao comparar diversas familias com os apelidos Ribeiro e Carvalho, os diversos barbeiros ou cirurgiões '(« Isabel Barbeira ») que existiram naquela época, em tomando conta dos padrinhos, etc...acabei por designar um casal que tem o mais de probabilidades de ser a familia de Maria Ribeira : Pedro Carvalho « o Barbeiro » e Luiza Ribeiro.

Encontrei 3 filhas deste casal :

Maria (24/9/1651) Pds Carlos de Macedo e sua irmã Dona Maria de Macedo
Que casa com Miguel Alvares, com descendencia conhecida.
Antonia (20/4/1659) Pds João do Couto e Dona Marianna …
Isabel (11/7/1660) Pd Antonio Francisco, de Lisboa
Que casa com Antonio Francisco (filho de Amaro Francisco e Catarina Francisca, do Casal do Ermio, freguesia de Sto Antonio, Bispado de Coimbra) em 25/10/1677. Aqui é denominada « Isabel Carvalha » nos batisados dos filhos é sempre « Isabel Ribeira ». Os testemunhas foram Manuel Franco e Miguel Alvares.

Tiveram :
- Francisca (21/7/1680) aqui o pai é indicado « sapateiro », Pds Antonio Luis e Maria Ribeira.
- João ( 13/9/1682) Pd João de Mendonça, filho de Antonio de Mendonça
- Luis (10/2/1685) Pd Vicente Pereira de Castro
-Theresa (5/5/1687) Pd Manuel antunes, de Camarate
casa (estando viuva de Jose de Paiva) com Theodoro Lopes (filho de Antonio Lopes e Josefa Maria), foram dispensados em 3° e 4° grau, em 5/2/1741, testemunhas Jose de Tavora e Manuel Rodrigues de Sequeira.
- Francisca (5/2/1690) Pds João Pinheiro de Araujo e Dona Maria, sua sobrinha
- Joanna (24/6/1691) Pd Manoel de Mendanha (?), escrivão dos corregedores do civil (crime?) da cidade, morador na Caldeiraria
- Thomasia (18/3/1693) Pd Padre Francisco de Oliveira
- Manoel (13/11/1694) Pd Manuel de Souza, de Lisboa
casa com Maria Theresa de Paiva (filha de João Lopes e Antonia Lourença, do Milharedo, freguesia de São Miguel, Lisboa) em 13/2/1724 (os pais de Manoel Ribeiro « ja defuntos »), testemunhas Antonio de Aguiar de Gouveia, Caetano Martins e Bento Correia.

Em 23/4/1673 faleceu Luiza Ribeiro, « viuva do barbeiro Pedro Carvalho », « era mulher pobre, esta enterada no adro ».

Em 8/1/1685 faleceu Manuel Alvares « Barbeiro », sobrinho de Miguel Alvares, « era freguês a anos »

Em esperando poder confirmar esta hipotese um dia,
Cumprimentos,

F. Pereira
St Germain sur Morin / Meãs

Resposta

Link directo:

Miguel Alvares e Maria Ribeiro - Unhais o Velho e Unhos

#349171 | PereiraF | 12 ago 2014 09:34 | Em resposta a: #349062

Caros confrades,
No primeiro livro do Cartorio Notarial de Fajão (AUC), do notario Alexandre de Carvalho, entre varios actos como os testamentos de Domingos Gaspar da Vila de Fajão, de Simão Manuel do lugar de Ceiroco, uma doação de Eria Domingues das Meãs para sua neta Maria João, filha de Manuel João da Covanca casar com Domingos Antunes filho de Manuel Antunes de Ceiroco,...encontra se a procuração de Miguel Alvares para sua mulher Maria Ribeiro em 18 novembro de 1689, para vender sua "fazenda assim de movel como de raiz" que tem em Unhos, termo de Lisboa.
Cumprimentos,
F. Pereira

Resposta

Link directo:

Miguel Alvares e Maria Ribeiro - Unhais o Velho e Unhos

#349207 | jaferro | 13 ago 2014 13:41 | Em resposta a: #349171

Caro Confrade,

Muito obrigado pela informação. Qual a data de início dos referidos registos?

O Simão Manuel, do Ceiroco, é meu ancestral, bem como de diversos confrades, e obviamente que a leitura do referido testamento será certamente interessante... Pode precisar quais as páginas do livro de registos, para pedir fotocópias ao AUC?

O meu interesse no casal Miguel Álvares/Maria Ribeiro é apenas colateral, pois não sendo meus ancrestrais, entram em contacto com meus ramos através dos filhos: José Álvares, que casa com uma 7ª tia avó, Joana José, de São Martinho, e pela Teresa Ribeiro, que casa com Paulo Jorge, filho da minha 8ª tia-avó Ana Jorge, de Dornelas…

Cumprimentos,
José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Miguel Alvares e Maria Ribeiro - Unhais o Velho e Unhos

#349210 | PereiraF | 13 ago 2014 14:37 | Em resposta a: #349062

Sr José Fernandes Rodriguez,

Tambem descendo varias vezes do casal Simão Manuel e Maria Fernandes.
O testamento esta datado do 26 de Setembro de 1689 e esta situado da pagina 33V até a 35R.
O conjunto documental intitulado "Cartorio Notarial de Fajao" esta composto de 6 ou 7 "cadernos" correspondando aos differentes tabeliães que se sucederam na Vila de Fajão.
O primeiro Livro é do notario Alexandre De Carvalho e contem mais ou menos 70 paginas.
Eu tenho uma fotocopia do dito documento que vou digitalizar ; se quiser uma copia posso mandar pelo mail.

Cumprimentos ,
Pereira F.

Resposta

Link directo:

Miguel Alvares e Maria Ribeiro - Unhais o Velho e Unhos

#349211 | jaferro | 13 ago 2014 14:41 | Em resposta a: #349062

Caro Confrade Pereira F.,

Agradeço a resposta e aproveito a disponibilidade. O meu email é jfrodriguez@clix.pt.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Miguel Alvares e Maria Ribeiro - Unhais o Velho e Unhos

#349437 | sena1965 | 20 ago 2014 17:49 | Em resposta a: #349062

Será que também me poderia enviar esses documentos?
É que eu ando a reunir documentos para um dia, mais tarde, escrever a história do concelho da Pampilhosa da Serra.
O meu "mail" é jen@fct.unl.pt

Cumprimentos

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

Miguel Alvares e Maria Ribeiro - Unhais o Velho e Unhos

#349452 | PereiraF | 21 ago 2014 13:36 | Em resposta a: #349062

Caro Joaquim Nogueira,

Acabei de enviar as paginas ao mail indicado.
Estou muito interessado pelo seu trabalho e gostaria de ser informado da sua disponibilidade.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pereira F.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 13:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen