Diferenças no Escudo de Armas

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Diferenças no Escudo de Armas

#349761 | Júlia Brandão | 31 ago 2014 16:32

Olá, a todos os confrades e em especial ao confrade Rui Correia que muito me ajudou.
Venho aqui mais uma vez na tentativa de esclarecer uma dúvida, relacionada com as diferenças (Brica), e a minha questão é a seguinte:
Tendo sido concedidas cartas de brasão a dois irmãos, e “julgo eu” ambos não poderem ostentar armas iguais, qual dos dois (o mais velho, ou o mais novo) no seu brasão tem de usar a diferença.

Desde já muito agradecida pela vossa ajuda
Júlia Brandão

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#349765 | Jdas | 31 ago 2014 18:38 | Em resposta a: #349761

"Tendo sido concedidas cartas de brasão a dois irmãos"

Senhor Brandão, diga-me, s.f.f., foi uma entidade portuguesa ou estrangeira?

Cps.
JSilva

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#349769 | Júlia Brandão | 31 ago 2014 19:01 | Em resposta a: #349761

Portuguesa

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#349773 | Jdas | 31 ago 2014 20:40 | Em resposta a: #349761

Então, leia os Certificados dos Brasões e lá encontrará descritas as respectivas diferenças pessoais.

Cps.
JSilva

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#349775 | Júlia Brandão | 31 ago 2014 21:11 | Em resposta a: #349761

Muito grata pela pronta resposta, mas acontece o seguinte:

1.º A informação que tenho sobre os irmãos encontra-se num livro antigo, que diz que ambos tiveram carta de brasão;
2.º Existe um desses brasões representado em pedra com a dita diferença.

O que eu quero saber é a qual dos irmãos (o mais velho ou o mais novo) diz respeito; Isto se é possível saber-se pelo simples facto de este brasão ter a dita diferença. Penso eu que o outro não a terá.

JB

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#349795 | Júlia Brandão | 01 set 2014 16:41 | Em resposta a: #349761

Penso ter obtido a resposta no livro:

Tratado de Armaria (technica e regras do brasão d'armas), Página 55 de Ribeiro, Joaquim Augusto Correa Leite

"A Brica (Fig.33). - É um pequeno espaço quadrado, no canto direito do chefe, ... Adopta-se para a distinção das linhagens entre os primogénitos e os segundos, devendo estes últimos usar-las nas armas de família."

?????://archive.org/details/TratadoDeArmariatechnicaERegrasDoBrasaoDarmas

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#349964 | JCC | 05 set 2014 22:40 | Em resposta a: #349761

Se foram dadas cartas de armas a dois irmãos então será nelas que encontra as diferenças. Uma vez que não terão sucedido a seu pai (nesse caso a carta de armas seria dada ao pai),o que acima foi dito sobre as diferenças não se aplicará.
Dito isto não vejo como poderá obter os dados que procura em as consultar. Não estarão publicadas? Não quer dizer quem são os irmãos? Assim talvez alguém possa dar mais uma ajuda.
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#349970 | RCCORREIA | 05 set 2014 23:24 | Em resposta a: #349761

Cara Júlia

Vou tentar explicar como me explicaram e de modo simples.

As armas são dadas a uma pessoa (e não a famílias) apesar de nalguns casos ser comum a herança pelos descendentes dum armigerado. Ora como as armas servem para identificar o seu titular não deve haver duas iguais pelo que a forma encontrada foi a adoção de diferenças (marcas que permitem distinguir a quem pertencem).
Em geral o primogénito que usaria armas iguais à do pai, com diferença, no óbito deste e ao passar a ser o chefe da linhagem deixa de usar a diferença para utilizar as armas plenas (sem diferença).

Deve notar também que na atribuição de novas armas a irmãos, mesmo que filhos dum armigerado, podem ser criadas novas composições que incluam as linhas da parte materna e as tornem únicas, identificadoras unívocas do armigerado e possam mesmo ser algo diferentes entre si e também as do pai.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#349971 | RCCORREIA | 05 set 2014 23:29 | Em resposta a: #349761

Caro João veja pf http://geneall.net/pt/forum/167159/carta-de-brasao/#a348838

Abraço
Rui

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#350000 | Júlia Brandão | 06 set 2014 21:55 | Em resposta a: #349761

José António Sanches Brandão de Barbosa e Silva e seu irmão o Padre Dr. Francisco Xavier Sanches Brandão, obtiveram carta de armas a 1-7-1775.

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#350012 | Júlia Brandão | 07 set 2014 15:05 | Em resposta a: #349761

Caro Confrade Rui Correia, mais uma vez obrigada pelas suas excelentes intervenções.
segundo o que me diz, então neste caso devo procurar saber se o José A. S. B. de B. e Silva, obteve as "armas" do seu pai o Dr. Manuel Brandão da Silva.
Quanto ao seu irmão Padre, não tenho qualquer informação.
Agradeço também ao confrade João Cardoso toda a ajuda e informação aqui prestada.
Júlia Brandão

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#350067 | JCC | 09 set 2014 12:35 | Em resposta a: #349761

Procurei em vários livros que possuo e apenas descobri no Arquivo Heráldico Genealógico de Sanches de Baena a referência à Carta de Armas passada na data que refere a José António. Não há qualquer referência, nesse documento, a que a carta contemplasse o seu irmão Francisco, nem encontrei em nenhum outro livro referência a uma carta passada a este segundo.

No entanto o Sanches de Baena não terá visto a carta original mas apenas o seu registo, pelo que poderá não estar completa a referência que ele faz.

Por outro lado também não é feita qualquer referência a diferenças mas apenas se fiz que o escudo é esquartelado com,cito de memória e a ordem poderá não se esta, Barbosa, Brandão, outro que não recordo e Silva.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#350078 | Júlia Brandão | 09 set 2014 17:06 | Em resposta a: #349761

Caro Confrade João Cardoso

A referência aos dois irmãos, encontra-se na obra de "Manuel Abranches de Soveral - Ferreira Pinto Brandão de Paços de Ferreira, Cête e Mouriz, uma família de militares e padres", na página 23.

A diferença é mencionada no único documento que tenho, que é o registo do brasão de José António Sanches Brandão de Barbosa e Silva:
(Cartório de Nobreza, Livro 2º do Registo de Brasões de Armas, fls 69)
"Armas - Um Escudo esquartelado; No primeiro quartel as Armas dos Silvas, (de prata, leão de purpura armado de azul), no segundo Brandões, (de azul, cinco brandões de ouro acesos), no terceiro as dos Ferreiras, (em campo vermelho, quatro faixas de ouro), no quarto as dos Barbosas, (de prata, uma banda azul com três crescentes de ouro, entre dois leões batalhantes de vermelho).
Elmo de prata, aberto, guarnecido de ouro; Paquife dos metais e cores das Armas; Timbre dos Silvas (o leão de armas), e por diferença uma Brica de azul com um farpão de prata."

Muito agradecida pela atenção dispensada
Júlia Brandão

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#350155 | JCC | 12 set 2014 23:06 | Em resposta a: #349761

Boa noite

Consultou mesmo o registo da Carta de Armas ou uma transcrição? Neste segundo caso, a transcrição será fiel e integral?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Diferenças no Escudo de Armas

#350372 | Júlia Brandão | 18 set 2014 17:39 | Em resposta a: #349761

Caro confrade João Cardoso

Trata-se na verdade de uma transcrição parcial do registo do brasão de Armas de "José António Sanches Brandão de Barbosa e Silva".
Deixo aqui a referência ao original na "Torre do Tombo", para quem interessar:
(AN/TT/1454)
Registo de Brasões
Livro 2.º
Microfilme 1454
Folhas 69 à 71 (4 Páginas)

Muito Obrigada
Júlia Brandão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 18:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen