Apelido desaparece em inícios do séc. XVII

Este tópico está classificado nas salas:

Apelido desaparece em inícios do séc. XVII

#351196 | HFSB | 14 out 2014 13:29

Boa tarde.

O meu apelido é Barbosa e estou a investigar os meus antepassados. Seguindo o rasto dos mesmos, consegui chegar ao séc. XVII sem problemas, contudo, deparo-me agora com um problema. Encontrei um registo de nascimento de 1601 de um tal Gaspar Barbosa, que por sua vez era filho de Gaspar Barbosa. Este Gaspar Barbosa (pai), casou-se no mesmo ano do nascimento do filho, e para meu espanto, o nome dos seus pais aparece como Gonçalo Fernandes e Maria Gonçalves. O que aconteceu ao apelido Barbosa? Existe alguma explicação?

Será que no assento não se colocou o apelido Barbosa a algum dos pais, ou terá o Gaspar Barbosa ido buscar o apelido a outra pessoa/antepassado?

Cumprimentos,
Hélder Barbosa

Resposta

Link directo:

Apelido desaparece em inícios do séc. XVII

#351198 | RCCORREIA | 14 out 2014 14:03 | Em resposta a: #351196

Caro Hélder

Possivelmente apenas foi omitido o apelido. No registo a indicação dos nomes na forma que está seria suficiente para identificar as pessoas (não se prevendo que no futuro distante alguém ali voltasse à procura de dados). Nesse registo os apelidos ou patronímicos de Fernando (Fernandes) e Gonçalo (Gonçalves) podem indicar nomes dos avós.

Será que encontra um Gaspar filho de Fernando ou Fernão Barbosa?

Cumpts
RCC

Resposta

Link directo:

Apelido desaparece em inícios do séc. XVII

#351200 | HFSB | 14 out 2014 14:33 | Em resposta a: #351196

Caro(a) RCC,

Obrigado pela sua resposta, poderá de facto ter sido uma omissão.

No entanto, não percebi a sua pergunta. Não encontrei nenhum Gaspar filho de Fernando ou Fernão Barbosa. Tenho vários antepassados que têm o nome Gaspar, porém ou são filhos de Gaspar ou neste último caso, de Gonçalo e Maria.

Pelos registos paroquiais já não irei conseguir recuar mais no tempo, dado que a paróquia de Lagares-Penafiel (de onde eram naturais uma boa parte dos meus antepassados) só tem registos a partir de 1587. Existe alguma outra fonte que permita continuar a pesquisa por antepassados?

Cumprimentos,
Hélder Barbosa

Resposta

Link directo:

Apelido desaparece em inícios do séc. XVII

#351224 | RCCORREIA | 14 out 2014 23:32 | Em resposta a: #351196

Caro Hélder

Fernandes era usado para filho de Fernão/Fernando. Como Gonçalves para filho de Gonçalo.

Estes passaram a apelido mais tarde podendo aplicar-se sucessivamente sem que o pai fosse necessariamente Fernando/Gonçalo. De todas as formas como existe uma certa tradição familiar de colocar nomes dos avós podia ser esse um dos casos.

Não havendo paroquiais as fontes ficam pelos nobiliários (nos casos em que as pessoas pertenciam à nobreza). No restantes casos é mais complicado.

Rui

Resposta

Link directo:

Apelido desaparece em inícios do séc. XVII

#351232 | vmo1234 | 15 out 2014 01:36 | Em resposta a: #351196

Caro confrade,

muito provavelmente o apelido Barbosa deverá ter vindo de um avô, bisavô, ou até um antepassado mais distante, tenho um antepassado em Mesquinhata, Baião, de nome Lourenço de Sousa Barbosa, era filho de Gualter de Sousa e de Maria Josefa, descobri que o seu Barbosa veio de um trisavô, Estácio Barbosa, batizado em Mesquinhata em 1593.

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Apelido desaparece em inícios do séc. XVII

#351235 | HFSB | 15 out 2014 12:02 | Em resposta a: #351196

Obrigado pela vossa ajuda!

Cumprimentos,
Hélder Barbosa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 09:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen