Henrique Mouton

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Henrique Mouton

#352271 | CCS1953 | 19 nov 2014 01:23

Caros Confrades,

Conheci esta semana uma senhora francesa que falando português me dizia muito satisfeita que a sua bisavó era do Porto e que casara com um francês de nome Henrique Catharino Mouton.médico da Rainha D.. Amélia. Alguém me pode ajudar sobre este assunto???

Muito agradeço.

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

Henrique Mouton

#352289 | Jorge Resende | 19 nov 2014 19:51 | Em resposta a: #352271

http://www.saudepublica.web.pt/TrabFrada/TBsecXX_JFrada.htm

Trata-se de um artigo sobre saúde pública em Portugal- A tuberculose-
onde, no texto, num parágrafo depois da imagem de uma estátua de J. Oliveira Ferreira-" Ida para o dispensário", se fala de Henrique Mouton como médico no Dispensário de Lisboa, inaugurado sob os auspícios da Rainha D. Amélia. O Dr. António Lencastre é indicado como médico particular do Paço Real.

Resposta

Link directo:

Henrique Mouton

#352290 | Jorge Resende | 19 nov 2014 20:01 | Em resposta a: #352271

http://blog.jornalpequeno.com.br/dinacycorrea/2014/11/adelino-fontoura-uma-lira-esquecida-vibrar-de-lethe-para-minemoyne/


Também neste blog se fala de Henrique Mouton, como tendo acompanhado um poeta brasileiro de nome Adelino Fontoura, que morreu no Hospital de S. José em Lisboa, e a quem o poeta ofereceu pouco antes de morrer pertences seus.
Se Henrique Mouton veio de Paris para Lisboa em 1884, talvez por essa altura tenha casado no Porto, não se sabe é onde...

Resposta

Link directo:

Henrique Mouton

#352426 | luis burnay | 24 nov 2014 00:04 | Em resposta a: #352271

Julgo poder tratar-se do mesmo médico, uma referência que meu avô (Luis Ortigão Burnay) nas suas "Memórias Inacabadas" que guardo manuscritas, faz ao médico da família na época (finais do seculo XIX).
Diz ele: " O médico da casa que gostava muito de cavaquear com meu Pai, era o Dr. Mouton que jantava muitas vezes; sempre muito apurado no vestir, córado e cabelo ondeado lustroso e bem penteado; tinha um sotaque francez acentuado, era o nosso medico usual e jantava connosco todas as semanas pelo menos uma vez."
Esta referência presupõe a meu ver uma amizade e até mesmo alguma familiaridade entre aquele clínico e a minha família.Tinham pelo menos duas coisas em comum. Meu bisavô (Dr. Eduardo Burnay) também era médico e também tinha um certo sotaque francês quando falava!
Luis Burnay

Resposta

Link directo:

Henrique Mouton

#357581 | migcah | 14 mai 2015 14:34 | Em resposta a: #352271

Cara D. Celeste Correia Saraiva,

Esse Henrique Mouton Cantharino (e não Henrique Catharino Mouton) , é sobrinho do Dr. Henry Mouton - e este é que de facto foi médico da Rainha D. Amélia.
Pelo meu lado materno descendo de uma irmã desse Dr. Henry Mouton, Marie-Louise-Angélique Mouton, que era da família dos Mouton de Blainville.
( Sou sobrinho- bisneto do Dr. Henry Mouton, portanto).

Com os melhores cumprimentos,


Miguel de Castro Henriques

Resposta

Link directo:

Henrique Mouton

#357583 | migcah | 14 mai 2015 15:05 | Em resposta a: #352426

Caro Luís Burnay,

É de facto a mesma pessoa. Achei graça às coincidências entre estes nossos antepassados , ambos médicos e de origem francesa, e com algum sotaque... E também à descrição feita pelo seu antepassado do meu. O Dr. Henry Mouton (Além do Conde de Mafra, Thomaz de Mello Breyner, médico da Casa Real) ) de facto foi médico da Rainha D. Amélia, com quem tinha relações de forte amizade, embora a sua função, o seu papel, como médico da Rainha nunca tivesse sido oficializada.
O Dr. Henri Mouton, além de médico de famílias como a sua, da Família Real, e de outras, era pneumologista, e nesse sentido iniciou e colaborou em estudos sobre a tuberculose, e naturalmente sobre práticas no sentido de erradicação, prevenção, e tratamento da mesma.
Entretanto, permita-me que lhe conte uma "petite histoire". Conta-se na família da minha mãe, que a Rainha D. Amélia quando lhe dava a mão a beijar, como forma de especial consideração, "descalçava a luva". A minha irmã ainda conserva um retrato da Rainha D. Amélia, autografado, oferecido pela mesma Rainha às sobrinhas do Dr. Henri Mouton em que são designadas como a "sympathique famille Mouton".
O Dr. Henry (ou Henri) Mouton descendia por um lado dos "anciens" Mouton de Blainville, de Montélimar, que foram militares no tempo de Napoleão, e de um general de Napoleão, o barão general Jean Louis La Brue du Garroutier.

Agradecendo a sua informação que para mim tem um valor inestimável,

os meus melhores cumprimentos,

Miguel de Castro Henriques

Resposta

Link directo:

Henrique Mouton

#357584 | migcah | 14 mai 2015 15:08 | Em resposta a: #352289

Caro Jorge Resende,


Como sobrinho-bisneto do Dr. Henri Mouton, pneumologista de méritod, que foi de facto médico da Rainha D. Amélia, embora esse cargo nunca tivesse sido oficializado, agradeço esta sua informação,

com os melhores cumprimentos,


Miguel de Castro Henriques

Resposta

Link directo:

Henrique Mouton

#357585 | migcah | 14 mai 2015 15:09 | Em resposta a: #352426

Caro Luís Burnay,

É de facto a mesma pessoa. Achei graça às coincidências entre estes nossos antepassados , ambos médicos e de origem francesa, e com algum sotaque... E também à descrição feita pelo seu antepassado do meu. O Dr. Henry Mouton (Além do Conde de Mafra, Thomaz de Mello Breyner, médico da Casa Real) ) de facto foi médico da Rainha D. Amélia, com quem tinha relações de forte amizade, embora a sua função, o seu papel, como médico da Rainha nunca tivesse sido oficializada.
O Dr. Henri Mouton, além de médico de famílias como a sua, da Família Real, e de outras, era pneumologista, e nesse sentido iniciou e colaborou em estudos sobre a tuberculose, e naturalmente sobre práticas no sentido de erradicação, prevenção, e tratamento da mesma.
Entretanto, permita-me que lhe conte uma "petite histoire". Conta-se na família da minha mãe, que a Rainha D. Amélia quando lhe dava a mão a beijar, como forma de especial consideração, "descalçava a luva". A minha irmã ainda conserva um retrato da Rainha D. Amélia, autografado, oferecido pela mesma Rainha às sobrinhas do Dr. Henri Mouton em que são designadas como a "sympathique famille Mouton".
O Dr. Henry (ou Henri) Mouton descendia por um lado dos "anciens" Mouton de Blainville, de Montélimar, que foram militares no tempo de Napoleão, e de um general de Napoleão, o barão general Jean Louis La Brue du Garroutier.

Agradecendo a sua informação que para mim tem um valor inestimável,

os meus melhores cumprimentos,

Miguel de Castro Henriques
Resposta

Resposta

Link directo:

Henrique Mouton

#388278 | Michel Mouton | 11 jan 2018 09:45 | Em resposta a: #357585

Se segue interessado por este assunto, sou bisneto de Henri Mouton. E tambem tenho em minha casa o tal retrato da rainha Amelia firmado por ela. Tenho em França alguns documentos da filiaçao de Henri Mouton (meu tio, irmao de meu pai e neto de Henri Mouton medico, tambem chamase Henri, e era violonista, participou a creaçao da orchestra do Porto).
Desculpem, nunca estudei em portugues, e por essa razâo nâo escrevo de forma correcta.


Michel Mouton

Resposta

Link directo:

Henrique Mouton

#388280 | JMMVV | 11 jan 2018 10:38 | Em resposta a: #357585

Caro Confrade, no "Google" procure por Mouton Osorio que alem de Automobilista, Motociclista tambem foi um eximio Esgrimista.Julgo que deve pertencer a familia dos seus "Moutons" radicados em Portugal . Boa sorte nas suas pesqisas ,deseja o Jose MM Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

Henrique Mouton

#388359 | Michel Mouton | 13 jan 2018 09:09 | Em resposta a: #357585

Bonjour,
Gostava de entrar en contacto, Miguel de Castro Enriques, ja que somos bisnetos de irmaôs!
Nâo sei como encontrarlo fora deste forum.
Cumprimentos
Michel Mouton

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 19:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen