Familia Saraiva da região de Vela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Saraiva da região de Vela

#352734 | CCS1953 | 07 dez 2014 16:53

Caros Confrades,

Agradeço qualquer informação sobre a família Saraiva da região de Vela.
Sei que estes Saraivas tiveram brazão, freguesia do concelho da Guarda.

Agradeço qualquer informação sobre esta Família.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

Familia Saraiva da região de VELA

#352750 | dtavares | 08 dez 2014 16:55 | Em resposta a: #352734

Caro confrade,

Tenho muito antepassados na região que vai de Maçainhas de Belmonte até Gonçalo, Benespera e Ramela (mais a norte), no caso do nome Saraiva surge no século XVIII na Benespera:

Anselmo da Costa fde José Gonçalves Saraiva (Quinta de Baixo-Benespera) e Paula da Costa (Aldeia Nova da Teixeira- freg. da Ramela) (Tif.23) (Tif.19)
----irmã Ana n.1772 fde José Gonçalves (Quinta do Outeiro-Benespera) e Paula da Costa (Aldeia Nova da Teixeira- freg. da Ramela) Tif102.Bat.Benesp (1756-1772)
---irmão Manuel n.1773 fde José Gonçalves (Quinta do Outeiro-Benespera) e Paula da Costa (Aldeia Nova da Teixeira- freg. da Ramela) Tif06.Bat.Benesp
----irmã Ana n.1781 fde José Gonçalves Saraiva (Quinta de Baixo-Benespera) e Paula da Costa (Aldeia Nova da Teixeira- freg. da Ramela) Tif49.Bat.Benesp
----irmão José n.1775 fde José Gonçalves (Quinta do Outeiro-Benespera) e Paula da Costa (Aldeia Nova da Teixeira- freg. da Ramela) Tif15.Bat.Benesp
----irmão Francisco n.1777 fde José Gonçalves Saraiva (Quinta do Outeiro-Benespera) e Paula da Costa (Aldeia Nova da Teixeira- freg. da Ramela) Tif31.Bat.Benesp (1772-1793)
---irmão Manuel n.1782 fde José Gonçalves Saraiva (Quinta do Outeiro-Benespera) e Paula da Costa (Aldeia Nova da Teixeira- freg. da Ramela) Tif74.Bat.Benesp
----irmã Maria Da Costa Saraiva fde José Gonçalves Saraiva (Quinta do Outeiro-Benespera) e Paula da Costa Tif96. e Tif.152Bat.Benesp (1772-1793)
----irmão António n.1788 fde José Gonçalves (Quinta do Outeiro-Benespera) e Paula da Costa
----irmão Joaquim n.1790 fde José Gonçalves (Quinta do Outeiro-Benespera) e Paula da Costa
---irmão Manuel n.1779 fde José Gonçalves (Quinta do Outeiro-Benespera) e Paula da Costa Tif44.Bat.Benesp
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
José Gonçalves Saraiva (Quinta do Outeiro-Benespera) fde Manuel Gonçalves ou Manuel Gonçalves Saraiva (Tif49.Bat.Benesp) e Ana Leal (Quinta do Outeiro-Benespera)
----irmão Manuel n.1737
---irmão António fde Manuel Gonçalves e Ana Leal n.1739 - Tif.23.Bat.Benesp
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Manuel Gonçalves Saraiva fde Francisco Gonçalves e Isabel Teixeira (Tif.05.Bat.Benesp.1737)
----irmão António Gonçalves fde Francisco Gonçalves e Isabel Teixeira (Tif.33.Bat.Benesp.1737)
----irmã Maria n.1721 fde Francisco Gonçalves e Isabel Teixeira (Tif.05.Bat.Benesp.1721) padrinhos Manuel Leal e Maria João
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Francisco Gonçalves fde Miguel Gonçalves e Isabel Saraiva (Tif.05.Bat.Benesp.1721) os pais da Quinta das Freiras (Vela)
Isabel Teixeira fde António João e Maria Teixeira (Tif.05.Bat.Benesp.1721)

São as informações que posso fornecer de momento, se alguém tiver interesse em mais informações acerca de famílias dessa região com os seguintes nomes (Saraiva, Rodrigues , Da Costa, Gonçalves, Tavares, Leitão, Pina, Esteves, Lucas, Marques, Soares,Nunes,Sequeira, Souza) seja para troca ou simplesmente por mera curiosidade disponha, cumprimentos,

Daniel Tavares.


Resposta

Link directo:

Familia Saraiva da região de VELA

#352756 | P C Rebêlo | 08 dez 2014 21:24 | Em resposta a: #352734

Mendo Saraiva Lobo da Costa Pereira de Refóios, 1º visconde da Vela

Consta na base de dados do Geneall e como pode ver, morreu na casa da Vela.

A casa já não existe, mas existem ainda alguns vestígios de construções dessa época, tal como o muro e um miradouro no jardim. O chafariz que hoje está na Alameda de Santo André, na Guarda, também pertencia aos jardins da mesma casa e tanto quanto me lembro, tem as armas da família.
Hoje na Vela no local onde estava a casa, existe um Albergue para idosos. O último dono da casa, segundo sei, foi Mendo Refoios, que não tendo descendência, terá doado a casa, à Santa Casa da Misericórdia, a troco duma pensão vitalícia.
Estas informações foram-me dadas pelo meu pai, que hoje tem 96 anos e que foi muito próximo do referido Mendo Refojos, tal como as famílias também o foram.

Resposta

Link directo:

Familia Saraiva da região de VELA

#358641 | robvss | 18 jun 2015 14:54 | Em resposta a: #352750

Caro Daniel,

O meu nome é Roberto Saraiva, eu estou pesquisando Manuel Saraiva Tavares, que nasceu por volta de 1690, casou com Maria do Amaral Ferreira e eram pais de Bernardo José Ferreira Saraiva (nasceu em 1725), que por sua vez casou com Barbara Isabel de Santa Rosa Rodrigues. Eles viveram no Distrito da Guarda e depois no sul do Brasil. As pessoas que o senhor mencionou na sua resposta são da mesma região e eu gostaria de saber se o senhor tem informações sobre este ramo da família Saraiva. Desde já muito obrigado pela atenção.
Abraço,
Roberto.

Resposta

Link directo:

Familia Saraiva da região de Vela

#376227 | adrm251070 | 15 dez 2016 19:47 | Em resposta a: #352750

Sr Daniel Tavares

Sou da Bendada e meus avos sao Nunes e Costa
originarios de Bendada, Benespera, Macainhas de Belmonte, Panoias, Santana d Azinha, Valcovo etc

Como sou um novato nestas andanças aceitarei deveras agradecido tudo o que me possa oferecer

Cumprimentos e
Boas Festas
Armando Dias

Resposta

Link directo:

Familia Saraiva da região de Vela

#376437 | dtavares | 26 dez 2016 22:08 | Em resposta a: #376227

Caro Armando Dias

A minha avó paterna chamava-se Rosa Maria Dias e nasceu na Bendada, sobre esse ramo pouco ou nada tenho, se tiver alguma informação agradecia,

Cumprimentos,
Daniel Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen