Ana Maria Teodora - Ansião (Avelar)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ana Maria Teodora - Ansião (Avelar)

#355378 | 2570 | 05 mar 2015 23:28

Caros Confrades
Uma avoenga de moinha esposa de nome: Ana Maria Teodora, casou em 1819 com Antonio Lourenço.
Aqui no Geneall esta na base de dados Uma A.M.T., casada em 1790 com Caetano Afonso Manso.
No 1º casamento que cito os pais de A.M.T. são: Domingos Lopes e Mariana Joaquina de Passos, e no 2º Casamento: Domingos Lopes do Rego e Mariana Joaquina de Passos.
Estou inclinado para: ser a mesma pessoa (A.M.P), e ter casado duas vezes, mas como nisto da genealogia muitas vezes 2 + 2 não serem 4, e no 1º casamento que cito não constar a A.M.T. como viuva, e não ter conseguido localizar o óbito do Caetano Afonso Manso........pelo a vossa opinião e quem sabe algum confrade já estudou estas familias de Ansião.
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

Ana Maria Teodora - Ansião (Avelar)

#369086 | henrdias | 07 mai 2016 00:23 | Em resposta a: #355378

Caro Amigo e Confrade,

Faz tempo que não trocamos impressões, e apenas ontem vi esta sua mensagem.
Mas tenho informações do seu interesse, pois coloquei este seu pedido no Grupo do Facebook "Genealogias Avelarenses" do meu primo Raul Manuel Coelho, o maior conhecedor dos registos paroquiais do Avelar. Se conseguir visualizar esta informação, muito bem, senão eu posso enviar-lhe por mail.
Um abraço,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Ana Maria Teodora - Ansião (Avelar)

#369105 | henrdias | 07 mai 2016 21:31 | Em resposta a: #355378

Caro Joaquim Martins,

Recebi esta informação do meu primo Raul Coelho:

"Ana Maria Teodora de Passos, viveu até 1858, então já com 84 anos, se me não engano.
Teria 16 anos quando casou 1ª vez, o que não era habitual, e 45 anos aquando do segundo casamento.
Enviuvou 2ª vez em 1827, com 53 anos.
Teve 8 filhos do 1º marido (3 morreram pequenos, o que era normal) e ainda 1 filho do segundo marido.
O sogro, Lourenço António, foi já aqui referido, como tendo sido brutalmente assassinado à facada em 1817...
Ana Maria Teodora de Passos é filha de Domingos Lopes do Rego, sendo esta família, com o apelido conjunto, Lopes do Rego, uma das mais destacadas na região das Cinco Vilas durante vários séculos. Domingos nasceu na Quinta de Baixo, Chão de Couce, filho de Francisco Mendes e Josefa Maria das Neves, esta sim, filha de Mateus Lopes do Rego.
Domingos casou em 1764 com Mariana Joaquina de Passos, do Castelo, filha de Calisto de Passos; e assim chegaram os Lopes do Rego ao Avelar.

Caetano Afonso Manso, nasceu em 1762 e morreu em 1811."

Fica então esclarecido que se trata da mesma pessoa, e devo dizer que conhecemos larga ascendência quer da Ana Maria Teodora, quer do Caetano Afonso Manso. Eu pessoalmente não tinha conhecimento deste segundo casamento, e gostava de conhecer melhor a ascendência do António Lourenço, até porque a família Lourenço acaba por se ligar aos Regos umas gerações mais atrás.
Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Ana Maria Teodora - Ansião (Avelar)

#369182 | 2570martins | 09 mai 2016 20:34 | Em resposta a: #369105

Caro H. dias
Obrigado pelas informações.
A Ana Maria Teodora teve pelo menos uma filha deste casamento, a Teodora de Jesus que é antepassada da minha esposa.
Em relação ao Lourenço Antonio, e à Maria Joaquina, pais do Antonio Lourenço ainda não consegui mais dados.
Agradeço saber da referencia ao assasinato do Lourenço Antonio e outras informações que possua
Desde já agradecido
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

Ana Maria Teodora - Ansião (Avelar)

#369194 | henrdias | 09 mai 2016 23:56 | Em resposta a: #369182

Caro Joaquim Martins,
Ainda segundo o meu primo, o Lourenço António era natural da Cumieira, Figueiras Podres e a Maria Joaquina Rita de Penela, Vale do Espinhal. Ele filho de João Mendes e de Luísa Freire, e teve pelo menos uma irmã a Maria Freire com descendência na Aguda. E ela filha de José Bernardo e de Maria Joaquina.
Mas contacte-me por mail (henrdias@gmail.com) para mais pormenores.
Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Ana Maria Teodora - Ansião (Avelar)

#424344 | cacalmei | 22 mai 2020 01:43 | Em resposta a: #369105

Caro Henrique,
Por mera divagação acedi a este tópico. :)
Sem colocar em causa todos os dados que aqui colocou, só queria chamar a atenção que existe uma Ana Maria Teodora, nascida a 5.11.1794 em Chão de Couce, Lomba, filha de Manuel Lopes do Rêgo (PT-ADLRA-PRQ-PANS04-001-0003_m0182.tif) e casada em 1820 (PT-ADLRA-PRQ-PANS04-002-0002_m0196.tif).
Os meus cumprimentos.

francisco pinto de almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 10:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen