Apelidos e sua descendência.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Apelidos e sua descendência.

#359439 | mariadelai | 11 jul 2015 23:20

Boa noite! Pretendo saber, se for possível, a existência de documentação referente à minha família. Meus pais são , de Roriz e Panque freguesias de Barcelos.
Qual a descendência dos apelidos dos meus familiares.
Pai: António José Alves Duarte Lima
Avô paterno: José de Souza Duarte Lima
Avó paterna: Rosalina Alves Machado
Naturais de Roriz

Mãe: Joaquina da Costa Rodrigues
Natural de Panque.
Obrigada pela atenção dispensada.
Fátima Lima.

Resposta

Link directo:

Apelidos e sua descendência.

#359444 | saintclair | 12 jul 2015 11:49 | Em resposta a: #359439

-
Dia, mês e ano nascimento seus familiares.
Nome seus avós maternos.

Resposta

Link directo:

Apelidos e sua descendência.

#359445 | MariaDavid | 12 jul 2015 12:10 | Em resposta a: #359439

Bom dia, Fátima Lima

Não venho responder, directamente, à sua pergunta mas antes alertá-la para a forma como a mesma é feita e tentar ajudá-la a ser rigorosa nos termos, para mais facilmente ser ajudada.

Principiando, o termo descendência é aplicado quando queremos referir os nomes de filhos, netos, bisnetos, trinetos, etc, de alguém. Da mesma forma, o termo ascendência aplica-se quando nos referimos aos antepassados de uma pessoa, como pais, avós, bisavós, trisavós, etc.

Feita esta primeira ressalva, vamos ao resto da sua mensagem:
1 – Pretende saber sobre a existência de documentação referente à sua família. Primeiro ponto, a que documentação se refere?... registos paroquiais, notariais, processos, habilitações…..? tanta coisa que cabe no âmbito da documentação.

2 – Quando nasceram os seus pais e avós? …repare que não menciona qualquer data, tanto podem ter nascido ( a título de exemplo) em 1900…1940….1960…

3 – Presumo que queira saber coisas dos seus “antepassados”. Apenas a Fátima poderá dar os primeiros passos nas suas pesquisas para ter respostas à questão que levantou.

Colocados estes pontos da minha observação, aconselho a ler, neste mesmo site, como se procede para fazer uma árvore genealógica. Assim, evita-se estarmos nós, frequentadores do forun, a repetir sempre os mesmos conselhos, saturando este espaço de informação já publicada. Por outro lado, essa leitura irá ajudá-a em situações concretas e esclarecer muitas dúvidas.
Para que não se sinta perdida, avanço com a sugestão de se munir das certidões de baptismo, sua e de seus pais. Nelas vai encontrar muitas informações que serão o pontapé de saída. Depois, arranje a certidão de casamento dos seus pais. Mais uma vez, esse documento apresentará informações importantes para prosseguir. Quando avançar um pouco, volte a este forun e esclareça quaisquer dúvidas. Estarei pronta a ajudá-la, assim como os outros frequentadores, estou certa disso. Não esqueça que o primeiro trabalho é seu.

Para terminar, fala dos apelidos dos seus familiares. São apelidos simples ou compostos? Por exemplo, Duarte Lima é um apelido só ou são dois? Tudo isso irá descobrir quando avançar um pouco nas suas investigações. Desejo-lhe boa sorte e partilhe connosco os seus avanços. É sempre uma alegria constatar os progressos de quem se inicia nestas andanças e consegue respostas às suas perguntas iniciais.

Sempre ao dispor, com votos de bom fim de semana
Maria



Resposta

Link directo:

Apelidos e sua descendência.

#359499 | mariadelai | 14 jul 2015 11:38 | Em resposta a: #359445

Obrigada Maria David pela ajuda preciosa.
Irei anotar toda a informaçao para prosseguimento deste trabalho.
Vou pedir de imediato certidão de
nascimento de meus pais.
Cumprimentos
Fátima Lima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 14:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen