Ajuda - Readquirir hábitos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Património | Pessoas

Ajuda - Readquirir hábitos

#361769 | Hugo Silvestre | 23 set 2015 16:12

Boa tarde,

Há cerca de 5 anos atrás iniciei o estudo da minha Árvore Genealogica.

Inclusive cheguei a iniciar aqui como fazer , etc e ondeme ajudaram bastante.

Depois continuei durante algum tempo, até que tive de suspender o estudo.

Fui até inicios/meados do Século XIX na Linha Recta.

Devido à caligrafia e a ter perdido rotinas, gostava de pedir ajuda, porque não sei a quem recorrer e os meios financeiros tenho de os gerir bem.

Quando parei não havia nem metade o que hoje já existe online, mas parece que estou bloqueado embora tenha o esquema da minha Árvore.

O estudo desta tema é delicado e temos de gerir be o tempo e acima de tudo as emoções, e ao não consegui avançar, está a deixar-me imensamente triste...

Obrigado,

Cumprimentos,

Hugo

Resposta

Link directo:

Ajuda - Readquirir hábitos

#361780 | CAAM | 23 set 2015 21:13 | Em resposta a: #361769

Boa noite,

Nao entendo bem o que quer dizer por "linha recta". Se só pesquisou uma linha, por exemplo, apenas a linha estritamente masculina, pode pensar em diversificar o seu estudo abordando outras - se da mesma paróquia é possível que lhe tragam pistas para o seu estudo inicial. Outra coisa que resulta 'as vezes, pelo menos a mim já me ajudou, é a pesquisa de colaterais ("tios"). Por exemplo, se nao consegue o nome dos avós do seu antepassado, é possível que sejam indicados em assentos de irmaos, ou, noutro exemplo, que em sobrinhos aparecam os nomes dos pais (avós dos sobrinhos), até entao desconhecidos. Em todo o caso, seria melhor ser mais específico em relacao aos problemas que se apresentam, de forma a que o possamos ajudar mais concretamente e, se me permite, sobretudo assumir 'a partida que existe uma proababilidade real de chegar a certos momentos intransponíveis na sua investigacao - acontece a todos. Espero ter ajudado.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Miranda

Resposta

Link directo:

Ajuda - Readquirir hábitos

#361784 | Hugo Silvestre | 23 set 2015 21:35 | Em resposta a: #361780

Boa noite,

Antes de mais obrigado pelas dicas caro Carlos Miranda.

Quis dizer por Linha Recta, os meus avós, bisavós, etc.

Foquei-me nisso, mas chegado aos meus tetravós, não consigo avançar devido aa não perceber a caligrafia cada vez mais complicada de perceber e acima de tudo a rotinas ou maneiras de pesquisa, como calcular os anos entre gerações.

Nunca tinha me proposto fazer a minha Linha Colateral, embora tenha registos de família mais recentemente, como tios, etc.

Mas tentarei, com o tempo talvez.

Cumprimentos,

Hugo Silvestre

Resposta

Link directo:

Ajuda - Readquirir hábitos

#361787 | ilhinha | 23 set 2015 22:06 | Em resposta a: #361784

Caro Hugo

Eu decidi fazer a minha árvore genealógica e o plano de trabalho foi o seguinte:

1º - Optei por tentar conseguir chegar a todos os decavós (10º avós)
2º - Optei por só me debruçar por chegar aos ascendentes de um dos meus pais (neste caso o meu pai) e só depois de tudo completo ir para o outro.
3º - Partindo do assento de casamento (ou de baptismo) do meu pai , soube quem eram os pais dele. Descobri o assento de casamento dos meus avós e aí fiquei com o nome dos meus bisavós e fui fazendo isto sucessivamente .

Realmente há caligrafia que não se consegue perceber bem, mas não desanime. Faça como eu: Dei a ler a amigos separadamente para ver o que cada um conseguia ler; outras vezes de tão stressada que estava arrumava o documento e noutro dia calmamente lia. :)

O que é certo é que comecei isto no início de Junho e do lado do meu pai já cheguei a muitos 10º avós (entre os anos 1598 a 1630).

Outras vezes colocava o nome do antepassado no Google e consegui ver que outros havia que também andavam a pesquisar pessoas relacionadas com aquele que eu procurava. Outras vezes vim até aqui ao geneall e procurei no nome de família e encontrei casamentos que não tinha conseguido encontrar !!

Não sei se ajudei em alguma coisa.

Boas pesquisas

Isabel

Resposta

Link directo:

Ajuda - Readquirir hábitos

#361788 | Hugo Silvestre | 23 set 2015 22:17 | Em resposta a: #361769

Boa noite cara Isabel,

Ajudou sim, obrigado.

Fez tudo pela internet?

Obrigado

Hugo

Resposta

Link directo:

Ajuda - Readquirir hábitos

#361790 | ilhinha | 23 set 2015 22:38 | Em resposta a: #361788

Hugo

Eu vivo na Madeira (e a minha família na sua maioria é da Madeira e do Porto Santo) e aqui temos o Arquivo Regional que tem muita coisa online, nomeadamente assentos de casamento e de baptismo. Sabendo os nomes dos familiares vamos procurar e depois por mail pedimos cópias simples de assentos de casamento/baptismo e quando eles têm tudo pronto vamos lá levantar e pagar.

Quando nos assentos de casamento não se consegue perceber a caligrafia, eu peço o assento de baptismo de cada um dos nubentes e assim fico a saber o nome dos pais deles e às vezes até dos avós, o que já é um avanço.

Resposta

Link directo:

Ajuda - Readquirir hábitos

#361791 | ilhinha | 23 set 2015 22:40 | Em resposta a: #361788

Aí no Continente existe a Torre do Tombo que também tem assentos paroquiais.

Resposta

Link directo:

Ajuda - Readquirir hábitos

#361792 | ilhinha | 23 set 2015 22:46 | Em resposta a: #361788

Gostava também de lhe dizer que tive preciosa ajuda de pessoas aqui no forum do Geneall net.
Eu dei uns dados que tinha, como nomes, data e local e aqui informaram-me onde procurar e como procurar e até , em alguns casos, procuraram por mim e deram-me novos dados, o que foi muito muito bom.

Consoante a família que procura vá a Famílias e no índice procure a família. Depois lá dentro procure o nome que pretende encontrar e pode ser que encontre alguma coisa importante para si. :)

Resposta

Link directo:

Ajuda - Readquirir hábitos

#361793 | Hugo Silvestre | 23 set 2015 23:00 | Em resposta a: #361769

Muito obrigado Isabel.

Eu tenho o Organograma da Minha Árvore com algumas datas e já tentei recomeçar pelo Tombo.pt, mas não consigo ler nada e nem calcular o espaço geracional.

Resposta

Link directo:

Ajuda - Readquirir hábitos

#361796 | Hugo Silvestre | 24 set 2015 00:50 | Em resposta a: #361769

http://postimg.org/image/xjfl1oh7t/

De momento a minha Árvore está assim.De momento não tenho em minha posse os Registos.

A partir dos meus trisavós para os meus tetravós, estou a teria!ensas dificuldades e!m encontrar algo no Tombo.pt, embora deva haver por lá alguma Família.

Se alguém tiver Familiares com sobrenomes iguais e da mesma zona até agora, Almargem do Bispo e Zona de Mafra, agradecia ajuda.

Obrigado,

Hugo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 16:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen