COMO ENCONTRAR ALGUNS MEUS 10º AVÓS?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

COMO ENCONTRAR ALGUNS MEUS 10º AVÓS?

#361773 | ilhinha | 23 set 2015 17:26

Boa tarde!
Estando a fazer a minha árvore genealógica e tentando chegar a todos os decavós (10º ) estou a deparar-me com algumas dificuldades e, daí vir pedir ajuda a quem possa saber.
Por exemplo:
Um dos meus 7º avós era: Francisco J. de Cairos do Rêgo que, em 1732, casou com Quitéria Maria da Cruz, na ilha da Madeira. Relativamente ao ramo de Francisco J. de Cairos do Rêgo,sei que era filho de Manuel de Cairos do Rêgo que se casou, em 1699, com Maria de Faria de Távora. Ele era filho de Pedro Viana do Rêgo e de Maria Telles de Afonseca (casaram em 1674). Esta era filha de Domingos Lopes Leal e de Catarina Correia.
Ora bem, estes últimos mencionados eram meus 9º avós. Não consigo descobrir de forma nenhuma o registo de casamento dos mesmos, para poder chegar aos seus pais.

Agora, no que toca à Quitéria Maria da Cruz, sei tudo sobre os antecedentes do pai dela, mas já do lado da mãe só consigo saber que a mãe era Maria de castro, filha de Manuel Pereira de Sousa e de Maria de Castro (casaram em 1685), e que era bisneta paterna de Manuel Pereira de Sousa e de Beatriz Chamorro (casaram em 1665) mas não consigo descobrir o nome dos bisavós paternos dela (meus 10º avós)

Tudo isto se passa na Madeira e não consigo encontrar nos registos de casamentos do ARM. Pensei que como existem pessoas a fazer a sua árvore genealógica talvez houvesse alguma coincidência em alguns dados e me pudessem dar alguma informação.

O meu muito obrigada a todos.

Isabel Pestana

Resposta

Link directo:

COMO ENCONTRAR ALGUNS MEUS 10º AVÓS?

#361774 | ilhinha | 23 set 2015 17:28 | Em resposta a: #361773

Peço desculpa mas em relação ao último parágrafo referia-me a não conseguir saber quem eram os bisavós maternos dela.

Resposta

Link directo:

COMO ENCONTRAR ALGUNS MEUS 10º AVÓS?

#361776 | Samuel C O Castro | 23 set 2015 18:56 | Em resposta a: #361773

Prezada Isabel Pestana,

Quanto aos avós maternos da Quitéria Maria da Cruz por acaso sabes o nome deles?

E, os descendentes do casal Manuel Pereira de Sousa e de Beatriz Chamorro, por acaso tens eles, que pudesse fazer a gentileza de aqui expor?

Eis o que tenho da descendência do casal acima:

Beatriz Chamorra (Brites Chamorra) – F-6.1.1722, S Antônio - Esposo: Manuel Pereira de Sousa – F-29.6.1722, S Antônio - DAHM, vol V, nº 29, 1959, pg 43 e 46 e, vol VI, nº 34, 1964, pg 43 - Fhs:
1) Maria de Castro – B-24.11.1672, S Antônio - Herdeira da Terça de seu pai e de sua mãe.
Esposo: Martinho Ferreira da Mata – C-6.11.1691, S Martinho

Se a Quitéria Maria da Cruz é bisneta do casal Manuel e Beatriz, será que ela descenderá da Maria acima (c. c. Martinho), ou de outro irmão ou irmã?

Em minha base dos Castros, tenho uma anotação de pendência, exatamente da Maria de Castro (c. c. Manuel Pereira de Sousa), que não consegui descobrir a ascendência dela.

Eis outros dados que tenho em minha base.

Gaspar Rodrigues de Gouveia – Administrou o mesmo vínculo de 1659 a 1720 – Fez Testamento em 1719 - DAHM, vol VI, Nº 30, 1960, pg 70
1ª Esposa: Sebastiana de Freitas – C-1687 – Dentre outros FILHOS:
1) José Rodrigues de Gouveia - Administrou o mesmo vínculo de 1719 a 1728 – C-1719, Santo Antônio - DAHM, vol VI, Nº 30, 1960, pg 70 - RGFPM, pg 276
Esposa: Maria de Castro – (De Santo Antônio) - Primos ? (Filha de Manuel Pereira de Sousa e de Maria de Castro, C-1685) - Fhs:
a) Quitéria Maria da Cruz – Herdou a Capela
Esposo: Francisco de Caires Rego – c. s. - C-1728 ou C-1732, São Pedro, Ilha de Madeira
RGFPM, pg 68 e 276

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

COMO ENCONTRAR ALGUNS MEUS 10º AVÓS?

#361781 | ilhinha | 23 set 2015 21:16 | Em resposta a: #361776

Boa noite Samuel

Sobre a QUITÉRIA MARIA DA CRUZ sei que os pais eram:
JOSÉ RODRIGUES GOUVEIA e MARIA DE CASTRO (casaram em 1719).
Os avós paternos eram:
GASPAR RODRIGUES DE GOUVEIA e SEBASTIANA DE FREITAS (casaram em 1685)
Os avós maternos eram:
MANUEL PEREIRA DE SOUSA e MARIA DE CASTRO (que casaram em 1685)
Os bisavós paternos eram:
GASPAR DE GOUVEIA PACHECO e MARIA FONSECA (que casaram em 1635) e MANUEL GOMES CAMACHO e MARIA DE FREITAS (casaram em 1635)
Os bisavós maternos eram:
MANUEL PEREIRA DE SOUSA e BEATRIZ CHAMORRO (que casaram em 1665)

Os que me faltam são os outros 2 bisavós maternos!!!

Vou ler o resto da sua mensagem e se vir alguma coisa em comum já lhe digo!!!

Obrigada

Isabel

Resposta

Link directo:

COMO ENCONTRAR ALGUNS MEUS 10º AVÓS?

#361824 | Samuel C O Castro | 24 set 2015 17:52 | Em resposta a: #361781

Boa tarde Isabel Pestana,

Estou estranhando o mesmo nome (Manuel Pereira de Sousa) na ascendência MATERNA que apresentaste.

"Sobre a QUITÉRIA MARIA DA CRUZ sei que os pais eram:
JOSÉ RODRIGUES GOUVEIA e MARIA DE CASTRO (casaram em 1719).
Os avós maternos eram:
MANUEL PEREIRA DE SOUSA e MARIA DE CASTRO (que casaram em 1685)
Os bisavós maternos eram:
MANUEL PEREIRA DE SOUSA e BEATRIZ CHAMORRO (que casaram em 1665)".

Estará correto o nome Manuel Pereira de Sousa para o marido da Maria de Castro?

Ligados a esta linhagem, peço verificar este link http://www.marcelobarbio.net.br/pafg41.htm . Aí estando, clik em Maria de Castro, que aparecerá este link http://www.marcelobarbio.net.br/pafg39.htm#1128 .

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

COMO ENCONTRAR ALGUNS MEUS 10º AVÓS?

#361830 | ilhinha | 24 set 2015 21:31 | Em resposta a: #361824

Olá Samuel

Tudo se confirma! Falta mais 1 casal de bisavós maternos!!! (os pais da Maria de Castro que casou com o Manuel Pereira de Sousa em 1685).

Vou tentar seguir os links que enviou e ver o que descubro!!!

Obrigada

Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 00:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen