Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#361917 | afbelchior | 27 set 2015 15:36

Bom dia,

Necessito de ajuda para encontrar o registro de casamaneto de meus bisavos, Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza. Nao sei se o casamento se deu na Freguesia de Covas (de onde ela era originaria) ou na Freguesia de Lousada de onde ele era nativo). Nao tenho certeza tambem do ano em que o casamento foi realizado. O casal teve um filho no ano de 1908 (desse tenho certeza pois temos o registro de batismo), mas minha avo conta que quando a familia veio para o Brasil em 1911 ou 1912 deixou uma filha ja grandinha com os avos maternos. Entretanto, nunca consegui confirmar essa historia ou encontrar a certidao dessa que seria a primogenita dos dois.

Seguem os dados que tenho relativo aos meus bisavos:

Jose Joaquim Ferreira
Nascimeto: 15/03/1884
Natural da Freguesia de Lustosa
Mae: Fillomena Ferreira
Pai: desconhecido

Laurinda Pereira de Souza
Nascimento: 18/01/1883
Natural da Freguesia de Covas
Mae: Justina da Cunha
Pai: Torquato Pereira de Souza

Fiz busca online no Arquivo Distrital do Porto nos arquivos da Freguesia de Lustosa relativo a casamentos realizado entre 1895 a 1905, entretanto nao encontrei nada. Em relacao a Freguesia de Covas os arquivos relativos a registros de casamento que ja estao digitalizados sao relativos somente ate 1885. Onde posso conseguir consultar esses arquivos? Seria somente de forma presencial? Onde esse arquivos se encontram atualmente?

Desde ja agradeco qualquer ajuda!

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#361919 | mila1001 | 27 set 2015 16:56 | Em resposta a: #361917

Belchior,
na freguesia de Covas há o batismo de Laurinda com averbação de um casamento em 06/04/1903 na mesma freguesia.

batismo nr 2 imagem59.tif
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=1225600


batismo José
Batismo nr 12 imagem 6.tif
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=1225858


Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#361920 | mila1001 | 27 set 2015 17:10 | Em resposta a: #361917

encontrei o batismo de Adelino,deve ter sido o primeiro marido de Laurinda,e,há averbações com óbito em
11/10/1914.
Talvez não encontre o outro casamento,pois,deve ter acontecido após essa data,ou,então,pode ter sido no Brasil.
batismo Adelino nr5 imagem 21tif
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=1225725

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#361925 | Ymsantos | 27 set 2015 18:35 | Em resposta a: #361920

Mila e Belchior,

o averbamento que consta no assento de Laurinda foi lançado, indevidamente, em 1961 pela conservatória. Na verdade refere-se ao casamento de LAURA que é o assento nº 1 de 1883 (ao lado do de Laurinda), como podemos ver no averbamento do assento de Adelino:

"Casou com Laura Teles, de vinte anos, natural da freguesia de Covas, concelho de Lousada, filha de José Teles e de Lucia da Costa..."


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#361926 | afbelchior | 27 set 2015 20:43 | Em resposta a: #361917

Olá Mila e Sidney,
Muito obrigada pela ajuda!
Eu já havia encontrado o registro de batismo de ambos (José Joaquim e Laurinda) mas tinha ficado confusa com as averbações ao lado do registro de Laurinda. Acreditava que se tratava de um erro, mas não tinha decifrado qual! Muito obrigada Sidney!
O que eu gostaria realmente de encontrar é o registro de casamento dos dois (entre si). Como disse já dei uma olhada nos registros da Freguesia de Lustosa entre 1895 e 1905 (só está disponível em meio digital até 1905, mas o casamento pode ter ocorrido até 1911, pois quando foram para o Brasil já estavam casados) e não encontrei. Nos registros da Freguesia de Covas não consegui verificar pois no intervalo de tempo em que acredito que o casamento ocorreu, os registros não estão disponíveis online.
Se esses registros não estão online onde posso fazer pesquisa presencial? Ou seja onde esses registros estão fisicamente? Na própria Paróquia de Covas ou no Arquivo Distrital do Porto?
Obrigada mais uma vez!
Ana Flávia Belchior

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#361930 | mila1001 | 27 set 2015 21:43 | Em resposta a: #361917

Sidney,
como é bom ter a sua ajuda!
Obrigada.
Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362069 | afbelchior | 03 out 2015 08:47 | Em resposta a: #361917

Olá Mila e Sidney,
Mudei a minha estratégia, resolvi procurar os registros de passaporte, pois li em algum lugar que neles é possível encontrar várias informações!
Fazendo uma pesquisa na Cesepe encontrei o registro de Laurinda Pereira de Souza (ID no. 58637) mulher de José Joaquim (ID no. 87643 - tirular) que acredito ser os dois. Mandei um e-mail pra Cesepe requerindo os elementos identificativos restantes.
Vocês sabem onde posso encontrar os arquivos de registro de passaporte deles?
No cartão de emigrante deles diz que eles saíram de Portugual em 18/06/1912 e chegaram no Brazil, no Porto de Santos em 10/07/1912 no vapor Terence.
Mais uma vez obrigada!

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362071 | mila1001 | 03 out 2015 11:23 | Em resposta a: #361917

Belchior,

O Cepese agora está cobrando 10 euros pela informação,devido ao grande numero de pedidos.Quando souber a informação,poderá solicitar o processo de emissão do passaporte onde consta a informação,batismo,o que lhe ajudará.

Resolvi olhar a chegada em santos,e,consta o navio Terence em 23/7/1912,e,na lista de passageiros consta os seguintes nomes na pagina 3:
aparece;
Lousada/Porto é Municipio,e, tem varias freguesias

http://tombo.pt/m/lsd

http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_005167.pdf
Nr 86 Joaquim Nasc 18/5/1884
Nr 87Laurinda 25/8/1883
Nr 88 Antonio filho 16/6/1908
Nr 89 Maria filha 14/8/1911

Outra coisa que poderá fazer é olhar os passaportes emitidos na época no Porto(http://tombo.pt),e, como são muitos,o trabalho será cansativo...Quem sabe conste mais informação

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362076 | mila1001 | 03 out 2015 17:54 | Em resposta a: #361917

Belchior,

encontrei a chegada com data de 10/07,e,poderá ver que José Joaquim diz que reside em Paços de Ferreira
http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=02B&pagina=005&familia=30330

Sei que deve estar confuso,mas,ele pode ter nascido em Lustosa,depois ,ter ido viver em Paços.
Fale com seus familiares,talvez lembrem de ter ouvido esses nomes de freguesias.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362093 | afbelchior | 04 out 2015 17:08 | Em resposta a: #362076

Olá Mila,
Primeiramente muito obrigada pela ajuda!!
Está mesmo confuso! Acredito que esse registro de chegada seja mesmo a chegada deles, mas tem alguns erros. Primeiros as datas de nascimento não coincidem com as datas de nascimento dos batismos, mas as idades sim. Se calcularmos a idade pela data de nascimento fornecida na emigração não bate com a idade declarada na emigração. Segundo os filhos, eles levaram consigo minha tia Maria e meu tio Antero (e não Antônia).
Eu estava interessada no processo do passaporte para encontrar a certidão de casamento, pois na certidão de nascimento de minha avó (filha deles nascida no Brasil) consta como nome da mãe Laurinda Ferreira de Souza e não Laurinda Pereira de Souza. Como se minha bisavó tivesse trocado de nome, o Pereira pelo Ferreira de meu bisavô.
Bem, é isso.

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362096 | mila1001 | 04 out 2015 19:00 | Em resposta a: #361917

Belchior,

Aguarde a resposta do Cepese,pois,poderá ter os processos para emissão de passaporte de José e Laurinda,e,saber onde ocorreu o casamento.
Mudanças no nome era muito comum,na minha familia aconteceu isso também.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362167 | afbelchior | 07 out 2015 11:30 | Em resposta a: #361917

Escrevi para a Conservatória de Registro Civil de Lousada e consegui as informações sobre a certidão de casamento dos meus bisavós!!!!

Vide resposta

"O assento pretendido é o paroquial no 5/1907, da Freguesia de Covas. Para solicitar a certidão fazer pedido pelo "Portal do Cidadão"".

Mas preciso de ajuda. Já andei dando uma olhada no portal do cidadão e não consegui! Vi que eles tem o serviço on line, mas precisa ter o cartão do cidadão? Estou meio perdida. Qualquer ajuda seria bem vinda.
Obrigada,
Ana

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362168 | saintclair | 07 out 2015 12:30 | Em resposta a: #362167

-
... Tente preencher essas quadriculas com o algarismo 9,
depois diga o que conseguiu! ....

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362170 | afbelchior | 07 out 2015 14:29 | Em resposta a: #361917

Consegui fazer meu cadastro no portal do cidadão (se colocar 9999, dá certo). Mas o sistema não me permite fazer pedido de uma certidão anterior ao ano de 1915! Até liguei pra lá, mas eles disseram que realmente pelo sistema não é possível, eu tenho que entrar em contato diretamente com a Conservatória de Lousada!

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362171 | Ymsantos | 07 out 2015 14:37 | Em resposta a: #362170

Ana Flávia,

se é para nacionalidade portuguesa, entendo que as certidões de batismo mais o número/ano do casamento que a Conservatória forneceu sejam suficientes.

Se de toda forma achar que precisa, no campo de data do casamento informe o ano de 1916 e no campo de observações informe a data correta.


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362172 | saintclair | 07 out 2015 14:38 | Em resposta a: #362170

-
...Então a Conservatória de Lousada deu-lhe uma informação errada! .....

"Escrevi para a Conservatória de Registro Civil de Lousada e consegui as informações sobre a certidão de casamento dos meus bisavós!!!!

Vide resposta

"O assento pretendido é o paroquial no 5/1907, da Freguesia de Covas. Para solicitar a certidão fazer pedido pelo Portal do Cidadão".
Saintclair

Resposta

Link directo:

Ajuda com registro de casamento de Jose Joaquim Ferreira e Laurinda Pereira de Souza - Paroquia de C

#362184 | afbelchior | 07 out 2015 23:23 | Em resposta a: #361917

Entrei em contato com a Conservatória e foi exatamente o que eles me falaram Sidney! Me disseram para enganar o sistema em relação às datas e nas observações colocar os dados corretos!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 06:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen