Registro de Passaporte

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Títulos

Registro de Passaporte

#362609 | santemerson | 20 out 2015 01:19

Prezados (as) Senhores (as), boa noite..

Estou em busca do registro de passaporte do meu bisavô para, depois, tentar buscar o assento de batismo do meu avô.
Já tentei algumas pesquisas via net e via arquivo distrital do Porto, mas sem sucesso, devido a imprecisão das datas..... Caso alguém conheça uma forma de realizar esta pesquisa via Brasil ou de alguém/empresa que possa fazê-la via Portugal, agradeço enormemente se me informarem...

Seguem alguns dados:

Nome Bisavô....: ALBINO DOS SANTOS
Nome Bisavó....: FLORINDA
Filho (13 anos).: ANTONIO
Filhas.................: THEREZA (7) E ROSALINA (5)
Meu Avô............: LUCIANO (1) Data Aproximada de Nascimento: 24/06/1910
Procedência.....: PAREDES - PORTO
Saída Portugal.: 26/02/1912 - LISBOA - Vapor ZEELANDIA

Saudações,

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362613 | MCNN | 20 out 2015 10:41 | Em resposta a: #362609

Bom dia Emerson

Uma vez que os livros de batismos de 1910 para as diversas freguesias de Paredes ainda não constam no site do Arquivo Distrital do Porto, muito provavelmente esses livros ainda estão na Conservatória do Registo Civil de Paredes. Porque não entra em contacto com a Conservatória ?

Uma palavra final, no livro de bordo o nome da sua bisavó consta como sendo Teresa, e não Florinda como indicou.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362614 | mila1001 | 20 out 2015 10:53 | Em resposta a: #362609

Confrade Mario Cesar,

Em que lista de bordo consta o nome de Tereza?Em SP só há duas chegadas em março do navio,e,no RJ,o arquivo não está disponivel.

Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362615 | MCNN | 20 out 2015 10:58 | Em resposta a: #362614

Emerson

O seu bisavô é o último da primeira imagem e a sua bisavó e os filhos são os primeiros da segunda imagem.

http://museudaimigracao.com/acervodigital/upload/livros/pdfs/L085_103.pdf
http://museudaimigracao.com/acervodigital/upload/livros/pdfs/L085_104.pdf

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362616 | santemerson | 20 out 2015 12:50 | Em resposta a: #362613

Estimado Mário, bom dia.

Primeiramente quero agradecê-lo pela enorme prestatividade......

Já fiz contato com a Conservatória de Paredes, porém como não temos a data exata do nascimento do meu avô, bem como a freguesia, não há possibilidade de pesquisa.... Por isso é que estou tentando buscar o registro de passaporte de meu bisavô, acredito que assim conseguirei algumas informações que, talvez , me levem ao meu avô... Outro agravante seria a idade, já que ele chegou no Brasil com aproximadamente 1 ano e meio... E ele pode até não ter assento de batismo em Portugal...

Referente às imagens que me enviou, estas eu já havia conseguido... Já em relação ao nome de minha bisavó, está confirmado pelo arquivo Nacional do RJ, que é FLORINDA, ele me enviaram uma cópia autenticada da ficha de embarque....

Mais uma vez lhe agradeço pelas informações...

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362646 | MCNN | 20 out 2015 21:58 | Em resposta a: #362616

Caro Emerson

De facto a lista que eu lhe disponibilizei não era a lista de bordo mas sim a lista de desembarque.

Devem ter-se enganado no nome da sua bisavó, portanto.

Entretanto, lá é dito que a sua bisavó teria então 25 anos de idade. Sabe se a idade está correcta ? Se estiver, isso quer dizer que sua bisavó deve ser a segunda esposa do seu bisavô, pois a idade do António não nos permite considerar que ele seja filho da sua bisavó. Aliás, existe alguma diferença entre a idade do António e a dos outros filhos do seu bisavô, o que indicia isso mesmo.

Uma última questão, para mim a mais importante. Quando diz que eles eram naturais de Paredes - Porto, a palavra Porto chega a aparecer em algum documento ou é uma dedução sua ? Pergunto isso porque, para além de Paredes no distrito do Porto (que é a hipótese mais provável), existe Paredes da Beira no distrito de Viseu, Paredes de Coura no distrito de Viana do Castelo, etc.

E estou intrigado por aparentemente o passaporte do seu bisavô não estar na base de dados do Cepese, o que pode indiciar que ele não tirou o passaporte no Porto. E foi apanhar o vapor a Lisboa, em vez de embarcar em Leixões que é logo ao lado.

Finalmente, tenha em atenção que só tem a certeza de que seu bisavô era natural de Paredes. O mais provável é que quer a esposa quer os filhos também fossem de Paredes, mas também podiam não ser.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362726 | santemerson | 24 out 2015 01:03 | Em resposta a: #362646

Estimado Mário, boa noite.

Mais uma vez lhe agradeço pela prontidão.... Realmente estou impressionado com a atenção que nos dispõe....

Em relação ao casamento do meu bisavô, há uma hipótese do meu tio avô Antonio ser, na verdade, sobrinho do meu bisavô.. Em relação à idade dela, acreditamos estar correta, ela faleceu em 1982 com 96 anos.... Ah!!!... O nome da mãe de minha bisavó é MARIA THERESA GONÇALVES

Já em relação ao concelho, realmente foi uma dedução nossa... Na ficha de desembarque consta o nome Paredes e meu pai disse que meu avô fala que era transmontano, logo "Traz os montes". Outras informações que talvez possam nos ajudar, só não sabemos de são verídicas, na certidão de casamento do meu avô consta natural de Bragança e na certidão de óbito da minha bisavó, consta natural de Taboadella.... Como todas as informações remetem à região do Porto, iniciei minhas buscas nesta região.

Porém, sua informação é extremamente relevante, o que teria levado ele a embarcar em Lisboa??? Me parece que em Lisboa também tem uma freguesia como o nome de Parede.... Caso ele tenha optado por tirar passaporte em Lisboa, existe um arquivo distrital desta região onde eu possa realizar as buscas via internet??

Acredito que encontrar este registro de passaporte seja a melhor solução para encontrar dados do meu avô.... assim espero...

Com os melhores cumprimentos.

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362783 | santemerson | 26 out 2015 20:08 | Em resposta a: #362614

Estimada Sra. Mila, boa tarde.

Primeiramente quero agradecê-la pelo interesse....

O nome Thereza refere-se à minha tia avó... O nome correto de minha bisavó realmente é FLORINDA, isto já foi confirmado pelo Arquivo Nacional RJ em certidão emitida.....

O confrade Mário levantou alguma questões e eu acrescentei mais algumas informações abaixo... Caso possa me ajudar com alguma orientação ou informação, por menor que seja, já lhe serei muito grato....

Cumprimentos

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362869 | PAIVAMANSO | 29 out 2015 11:07 | Em resposta a: #362783

Olá a todos. O nosso confrade Celso Lambert está com dificuldades em aceder a este fórum e por isso pediu-me via e-mail para eu colocar aqui os dados de um passaporte que Ele pesquisou e crê que seja o que procuram.
Arquivo Distrital de Bragança
Passaporte de Albino dos Santos
Código de referência
PT/ADBGC/AC/GCBGC/PAS/077/1149F/001284
Tipo de título
Atribuído
Datas de produção
1912-02-15 A data é certa a 1912-02-15 A data é certa
Dimensão e suporte
1/2 p.
Âmbito e conteúdo
Registo n.º310 - f.322v.
Filho de: Vicente Marques e de Josefina Augusta;
Natural de: Paredes-Parada-Bragança;
Idade: 35 anos;
Literacia: sabe escrever;
Est. Civil: solteiro(a);
Profissão: Agricultor,
Destino: Brasil.
Cota atual
cx259
Cumprimentos em meu nome e em nome do Celso Lambert
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362870 | MCNN | 29 out 2015 11:35 | Em resposta a: #362869

Caro amigo Jorge Santos

Em primeiro lugar deixe-me dizer-lhe que é um enorme prazer vê-lo de volta.

Pois bem, o confrade Celso Lambert acertou em cheio, este é inequivocamente o passaporte do Albino dos Santos que procurávamos.

Isso fica claro quando vemos a imagem do livro de pedidos de passaporte:

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1236666

(selecionar a imagem 324.tif)

Aí estão identificados todos os familiares de Albino dos Santos que o acompanharam na viagem para o Brasil, entre os quais o filho Luciano.

Aparentemente eles eram sim de Paredes, mas da aldeia de Paredes que fica na freguesia de Parada, concelho de Bragança.

Os batismos de Parada de 1910 não estão ainda disponíveis para consulta online, pelo que o Emerson deverá entrar em contacto com o Arquivo Distrital de Bragança.


Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362871 | mila1001 | 29 out 2015 11:58 | Em resposta a: #362609

Emerson,

Lendo as novidades,fui bisbilhotar os registos,e,localizei o casamento de Albino e Josefina:

imagem 4.tif - 04/10/1897
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1187619

Cumprimentos aos confrades que muito auxiliaram.

Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362874 | santemerson | 29 out 2015 12:39 | Em resposta a: #362870

Estimados Confrades Mario Cesar, Jorge Santos e Celso Lambert.
bom dia...

Quero cumprimentá-los pela nobreza que possuem.... Os senhores são pessoas iluminadas e de um coração sem precedentes....
Recebam os melhores e maiores cumprimentos de minha família, não tenho palavras pra descrever o tamanho da emoção que os senhores nos proporcionaram.

Se houver uma maneira em que possamos expressar nossa gratidão, não exitem, teremos um enorme prazer em fazê-lo.

Agradeço mais uma vez pela enorme atenção e prestatividade.

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362876 | santemerson | 29 out 2015 12:57 | Em resposta a: #362871

Estimada Srta. Mila,
bom dia....

Primeiramente quero agradecê-la pelo interesse, empenho e atenção......

Hoje o dia está repleto de emoções... Sua informações comprovam a hipótese do Confrade Mário, de que meu bisavô casou-se por duas vezes....
Provavelmente o segundo casamento dele deve ter ocorrido nesta região.....

A ajuda de vocês está sendo fundamental para nós.....Vou continuar pesquisando

Mais uma vez lhe agradeço pela atenção.

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362878 | mila1001 | 29 out 2015 13:17 | Em resposta a: #362609

Emerson,

a esposa de Albino é Albina do Rosario,e,não Josefina.
Peço desculpas.

Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362879 | mila1001 | 29 out 2015 13:32 | Em resposta a: #362609

Emerson,

no familysearch há batismos e casamentos até 1911,mas,só conseguirá aceder aos livros no Centro de História da Familia,pois,os mormons é que tem a senha para consultar o arquivo.
Como pode ver aqui:

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2F96RP-SP6%3A259254001%2C261170001%2C263905101%2C263905102%3Fcc%3D1976616


Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362881 | Ymsantos | 29 out 2015 14:07 | Em resposta a: #362609

Emerson,

apenas para acrescentar que verificando o pedido de passaporte de seu bisavô em 15/02/1912, notamos que seu avô Luciano Augusto tinha 7 meses.

Então, a data de nascimento correta parece ser 24/06/1911, nessa data os registos de nascimento já eram feitos nas Conservatórias. Portanto, deve solicitar a certidão de nascimento à Conservatória de Bragança - e-mail crc.braganca@dgrn.mj.pt


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362887 | PAIVAMANSO | 29 out 2015 15:52 | Em resposta a: #362881

Telefonei para a Conservatória de Bragança mas não apareceu o assento de Batismo de Luciano. Acontece que, se percebi bem, de 1911 só lá estão os Livros a partir de Abril desse ano. A senhora atenciosa e simpática que me atendeu, sugeriu que telefonasse para o Arquivo Distrital e assim fiz.
Dei os dados, expliquei o que consta no Livro do registo dos Passaportes. O senhor que me atendeu pediu para eu telefonar de novo daqui a cerca de duas horas, para poder pesquisar nos Livros que lá estão até Março de 1911 inclusive. Das duas uma: Ou Luciano tinha mais de 7 meses na data do registo do passaporte. Ou foi Batizado noutra freguesia que poderá ter sido onde viviam os Avós, ou será necessário que o vosso espirito de ajuda se mantenha, que as vossas pesquisas continuem para que um de vós (somando o esforço de todos) consiga descobrir este mistério.
Vamos aguardar
Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362891 | PAIVAMANSO | 29 out 2015 19:01 | Em resposta a: #362887

Olá a todos novamente.
Telefonei outra vez e atendeu-me a Ex. ma Sr.ª Dª. Élia a Diretora do Arquivo Distrital de Bragança que muito simpática e atenciosa me informou que pesquisaram na freguesia de Parada, de Bragança, entre 1909 e Março de 1911 e não apareceu o Batismo de Luciano filho de Albino dos Santos e de Florinda Gonçalves. Em princípio ganha alguma consistência a hipótese de Luciano ter sido Batizado noutra Freguesia e eu repito talvez na freguesia onde vivessem os Avós Maternos!?
Procurei se existiam os Processos de Pedido de Passaporte concedidos em 1912 mas a Senhora Diretora informou que infelizmente um incêndio em 1924 destruiu todos os processos em Arquivo.
Não soube informar a Freguesia de onde Florinda Gonçalves a Mãe de Luciano era Natural. A Mila encontrou o Casamento de Albino mas com outra Senhora que não a Mãe de Luciano. O Emerson consegue obter uma xerox do registo de óbito de Luciano Augusto, para ver se lá diz a Freguesia em que terá sido Batizado? Entretanto no Casamento que a Mila mostrou consta que o Pai de Albino era Natural de Parada mas a Mãe era Natural de OUTRA Freguesia PAÇO DE SORTES. Tenho muito receio de estar a ver mal a cena, mas diria que é caso para procurar o Batismo de Albino nesta outra Freguesia, onde talvez vivessem os Avós Paternos de Luciano. Amanhã vou telefonar novamente para a Ex. ma Sr.ª Dr.ª Élia a pedir o favor dessa nova pesquisa. Nada disto exclui a possibilidade do Emerson contatar diretamente, (caso queira) tanto a Conservatória como o Arquivo Distrital de Bragança. No Arquivo deverá tratar com a Senhora Diretora acima mencionada e na Conservatória trate com a Ex. ma Senhora D.ª Eugénia que está a par deste assunto e também é muito simpática. Peço desculpa se cometi erro grave, pois já não estou bem da cabeça, se é que algum dia estive.
Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362894 | mila1001 | 29 out 2015 21:07 | Em resposta a: #362609

Confrade Jorge,

Agradeço pela ajuda,temos que pensar em buscar o batismo na freguesia dos avós,caso não seja encontrado em Parada.
E,o amigo ainda tem coragem de dizer que não anda bem da cabeça?

Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362898 | PAIVAMANSO | 29 out 2015 23:11 | Em resposta a: #362894

Meus Caros Amigos
Mário Navarro, Mila, Celso Lambert, Sidney, é um grande prazer matar saudades na vossa companhia.
Como vocês sabem, geralmente apenas tento seguir as pistas dos outros, como aqui vou seguindo as vossas, e faço alguns contatos através de telefonemas e e-mails, para as Conservatórias ou Arquivos Distritais e pouco mais. Não sei se vamos conseguir encontrar o Registo de Batismo de Luciano, mas é com muito gosto que (aproveitando a vossa amizade) prossigo á boleia neste vosso barco.
Para vocês que já me aturam há uns tempos, um grande abraço de agradecimento.
Para o Emerson que nunca teve a maçada de me aturar, os meus cumprimentos.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362901 | santemerson | 30 out 2015 01:21 | Em resposta a: #362898

Meus Caros Amigos e minha Cara Amiga,
creio que assim posso chamá-los....

Estimado Jorge, quisera eu ter mais Milas, Jorges, Mários, Cesars e Sidneys para aturar em minha vida, tenho certeza que ela seria ainda mais repleta de alegria, como agora..... Está sendo um enorme prazer compartilhar-lhes um pouco da história de minha família e que vocês, com tamanha competência, estão dando sua contribuição fundamental e essencial para que ela não se perca ao tempo....

A inexistência de informação sobre minha família é tão grande, que até mesmo o Registro de Estrangeiro emitido pelo Brasil se perdeu.... Estou literalmente garimpando peça por peça para tentar alcançar o registro de batismo de meu avó....

Por isso a intenção era localizar o registro de passaporte, localizar o passaporte e partir daí buscar as freguesias de naturalidade.... Mas, pelas informações do Jorge a respeito do incêndio em 1924, me parece que nada adiantou localizá-lo, se é que bem entendi....

Cada integrante da família tinha um passaporte ou somente o chefe ???

Pois bem, complementando as informações:

- Na certidão de casamento do Luciano consta Natural de Bragança;
- No registro de Estrangeiro (link abaixo) de Florinda Gonçalves, conta Natural de Taboadella
https://familysearch.org/search/collection/results?count=20&query=%2Bgivenname%3AFLORINDA~%20%2Bsurname%3AGON%C3%87ALVES~&collection_id=2140223

Apenas a data de imigração está errada, o correto seria 1912....

Caso obtenha mais alguma informação que nos ajude, aviso-lhes prontamente.

Abraços

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362902 | Ymsantos | 30 out 2015 01:56 | Em resposta a: #362901

Prezado Emerson,

porque que não nos mostrou essa ficha de Florinda Gonçalves antes!

Tabuadela é um lugar, da freguesia de Salto, concelho de Monte Alegre, Distrito de Vila Real:

http://codigopostal.ciberforma.pt/codigo-postal/tabuadela/salto/5470-441

Pesquisei o batismo de sua bisavó em Salto (tif 5):

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1068408

Quando fui em busca do casamento de Albino x Florinda, eis que encontro o casamento de Albino x Maria Benta em 03/05/1903 (tif 5):

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1068314

Sua bisavó Florinda seria a 3ª esposa do bisavô Albino.

Vamos ver o que mais encontramos.


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362903 | Ymsantos | 30 out 2015 02:19 | Em resposta a: #362902

Emerson,

a partir de 1904 os livros de Salto não estão online e ao que parece continuam na conservatória de Montalegre.

Creio que devia fazer contato com essa conservatória, informando a data de 1911 para o nascimento de seu avô Luciano.

crcpcom.montalegre@dgrn.mj.pt


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362910 | PAIVAMANSO | 30 out 2015 11:52 | Em resposta a: #362903

Amigos, peço desculpa mas só agora pude voltar aqui e já perdi 3 horas úteis desta manhã que queria ter aproveitado. As vossas novas mensagens são empolgantes. Espero fazer uns telefonemas e e-mail daqui a uns minutos a dar esses novos dados para a Ex.ma Senhora Dr.ª Élia Diretora do Arquivo Distrital de Bragança nos poder ajudar ainda mais. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362912 | santemerson | 30 out 2015 12:16 | Em resposta a: #362609

Sidney,
bom dia....

Sensacional...... Jamais imaginei encontrar o registro de batismo de minha bisavó.....

Referente ao arquivo da minha bisavó, eu o encontrei no site dos mormons na noite do dia 28, por isso que só apresentei ontem à este tópico.....
Estou em busca de mais informações com meus familiares que possam nos ajudar.

Tenham todos um excelente dia.

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362918 | santemerson | 30 out 2015 15:23 | Em resposta a: #362609

Boa tarde á todos...

Dadas as novas informações, consegui achar as fichas da Rosalina e Thereza.. Não sei se ajuda, mas segue o link.

https://familysearch.org/search/collection/results?count=75&query=%2Bgivenname%3Aalbino~%20%2Bsurname%3A%22dos%20santos%22~%20%2Bspouse_givenname%3A%22maria%20benta%22&collection_id=2140223

Abraços...

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362920 | Ymsantos | 30 out 2015 15:30 | Em resposta a: #362918

Emerson,

escreveu para a conservatória de Montalegre?


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362924 | santemerson | 30 out 2015 15:57 | Em resposta a: #362609

Caro Sidney,
boa tarde.

Escrevi sim.... há poucos minutos na verdade....estou aguardando o retorno. Obrigado

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362927 | PAIVAMANSO | 30 out 2015 19:23 | Em resposta a: #362924

Olá a todos
Telefonei para a conservatória de Montalegre Distrito de Vila Real e para a de Bragança mas não encontraram o assento de Batismo de Luciano no ano de 1911. Na Conservatória de Bragança, existe um índice por nomes dos Batizandos de todas as freguesias do concelho e não apareceu nenhum Luciano Augusto. Existem salvo erro três Luciano em 1911 mas nenhum se chamava Augusto nem o Pai se chamava Albino dos Santos. Na conservatória de Montalegre não aparece nenhum Luciano da Freguesia de Salto filho de Albino dos Santos nesse ano de 1911. Fiquei de voltar a telefonar se eu encontrasse algum dado novo. Nessas fichas de emigração de Rosalina e Teresa constam ser filhas não de Florinda Gonçalves mas de Maria Benta dos Santos. Albino levou consigo as duas filhas do casamento com Maria Benta. Também levou António que sendo 6 anos mais velho que Teresa, poderia ser irmão delas ou filho de Albina do Rosário do 1º Casamento. Luciano Augusto seria filho de Florinda Gonçalves, mas se não aparece o Casamento de Albino com Florinda podem não ter casado.
Maria Benta faleceu e depois Albino e Florinda casaram? Se assim foi porque não aparece o Batismo na freguesia de onde Florinda era Natural? Será que podem fazer o favor de procurar o casamento de Albino e Florinda talvez entre Abril e Setembro de 1911 ? Albino e Florinda terão gerado Luciano ferindo o Casamento com Maria Benta e Batizado o menino numa freguesia longe que não aquela onde Albino Batizou os três primeiros filhos e por isso emigrado para o Brasil ? Não quero magoar ninguém, só estou a "pensar em voz alta" para tentar perceber o que terá acontecido e onde procurar.
Nesta fase talvez valha a pena procurar os Batismos de António, Teresa, Rosalina e Luciano. Se foram Batizados na mesma Freguesia, procurar 4 irmãos é mais fácil que procurar só um. Se Maria Benta faleceu e Albino Casou com Florência e foram residir numa freguesia limítrofe onde geraram Luciano, isso explicaria ainda não ter aparecido nem o Casamento nem o Batismo. As datas que ficaram no registo do Passaporte são compatíveis com as que estão nas fichas de emigração de Teresa que não soube dizer de onde era Natural, mas Rosalina sabia ser Natural da Freguesia de Salto, Concelho de Montalegre. Então poderei estar errado, mas amanhã pedirei ao Arquivo Distrital de Vila Real, que por favor pesquisem na Freguesia de SALTO o registo de Batismo de António de Jesus que em 15-02-1912 tinha 13 anos. O Batismo de Teresa de Jesus que nessa data tinha 7 anos. O Batismo de Rosalina dos Santos que nessa data tinha 5 anos. Sabemos que nessa freguesia de SALTO não apareceu o Batismo de Luciano, mas eu diria que precisamos montar as peças possíveis deste puzzle para depois por exclusão de partes tentar perceber onde procurar as peças em falta. Nada nos garante que Luciano foi Batizado na mesma freguesia que os 3 meios irmãos, mas precisamos verificar essa hipótese. Eu sei que se estivesse quieto e calado não correria o risco de dizer asneira da grossa, mas espero que sejam compreensivos se estou a falar demais pois já me custa raciocinar corretamente. Fico a aguardar as vossas opiniões, sugestões ou criticas se for caso para isso.
Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362929 | PAIVAMANSO | 30 out 2015 19:50 | Em resposta a: #362927

Peço-vos desculpa de escrever tanto e ajudar tão pouco. Reconheço que é muita parra e pouca uva mas não sei fazer melhor. Aposto que se estivessem online os Livros necessários para resolver este caso, algum de vós já teria encontrado esse Batismo. Peço desculpa a todos, principalmente ao meu Amigo Mário Navarro que para me animar disse que era um prazer enorme ver-me de volta e eu nem agradeci essas palavras de Amigo atempadamente. Na verdade eu só voltei para revelar o que o Celso Lambert tinha em boa hora descoberto, no Livro dos registos dos Passaportes.
Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362931 | santemerson | 30 out 2015 20:51 | Em resposta a: #362609

Olá à todos....

Meu caro Jorge tenho certeza que a vida não lhe será ingrata após tanto empenho, mais dias menos dias as peças irão aparecer e resolveremos este puzzle (no Brasil = quebra cabeça)....

Com os números das fichas (Registro de Estrangeiro) da Florinda, Rosalina e Thereza, solicitei ao Arquivo Nacional do Brasil uma busca/cópia por seus prontuários.... Nestes prontuários ficam registrados todos os documentos dos estrangeiros, inclusive com cópia caso pussuissem algum..... Espero que tenhamos boas notícias e boas pistas para perseguirmos.... Só um detalhe, este processo demora de 40 a 70 dias, não sei se os senhores (as) terão paciência para aguardar, mas é mais uma tentativa....
Se encontrarmos o número do passaporte delas, isto nos ajudaria????
Seria possível o Luciano não ter sido batizado???? E se isto realmente ocorreu, existe alguma possibilidade de solicitar este registro? ???

Perdoem as minhas várias perguntas, mas a ansiedade me toma por completo.....

Com os melhores cumprimentos

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362935 | PAIVAMANSO | 30 out 2015 21:52 | Em resposta a: #362931

Caro Emerson
Visto que Luciano terá nascido cerca do mês de Julho de 1911 , creio não estar errado se disser que deve haver um registo do Nascimento dele numa conservatória Civil. Além disso deve haver também um registo num Livro da Igreja onde terá sido Batizado. Em princípio, tendo 7 meses de vida á data do registo daquele Passaporte da Família dele e sendo os Pais quase certo religiosos, sabendo que iriam fazer uma viagem grande e perigosa, acredito que tivessem o cuidado de o Batizar. A dificuldade vai ser descobrir a freguesia em que foi registado o Nascimento na conservatória e também saber em que freguesia terá sido Batizado e registado no Livro de Batismos. Temos talvez essas duas chances de o tentar encontrar. Qualquer um destes dois documentos, servirá para o fim que o Emerson pretende.
Sugiro que o Emerson obtenha quantos mais documentos melhor para tentarmos encontrar alguma pista decisiva num deles. Por mim, aguardar 70 dias não é problema. Só espero que o Mário Navarro, a Mila, o Celso Lambert, o Sidney, ajudem mais e mais pois sem Eles eu não conseguiria ajudar nada. Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362938 | mila1001 | 30 out 2015 22:36 | Em resposta a: #362609

Emerson,

Onde Luciano se casou?Quando?Nome da esposa?
Onde se deu o óbito?Quando?

Acho um absurdo ter que aguardar tanto tempo para se obter alguma coisa do Arquivo Nacional,antes eram 30 dias,passou para 40,e,agora 70 !!Estou aguardando um documento desde agosto,e,como é algo importante,o jeito é esperar.O mesmo acontece com a feitura do assento da minha cidadania desde 19 de agosto, em Lisboa,e,o processo se arrasta desde Janeiro,enquanto que pelo consulado não leva mais que 6 meses.

Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362941 | santemerson | 31 out 2015 00:01 | Em resposta a: #362609

Mila,
boa noite.

Ele se casou em Itapecerica da Serra - SP em 1930 com PORFIRINA RODRIGUES. Faleceu em 1979 em São Paulo....

Já coloquei esta informação acima e não sei se ela vai ajudar ou nos atrapalhar... Meu avó era corinthiano, meu pai falou que ele se orgulhava de ter nascido no mesmo ano do Corinthians, que era 1910.... Só que as informações do passaporte diz 7 meses o que 1911... Mas será que ele não estava correto ???? de ser 1910 e o registro foi feito errado..... Talvez ele tenha dito 1 ano e sete meses e a pessoa colocou 7 meses.... Já estou confuso.....

Um abraço forte e um excelente fim de semana...

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362948 | mila1001 | 31 out 2015 08:47 | Em resposta a: #362609

Emerson,

Quem sabe ele não estaria certo?Na semana passada auxiliando uma pessoa aqui no Geneall,nos documentos do bisavõ constava como ano de nascimento 1902,e,na realidade seu nascimento foi encontrado em 1898.
Nem sempre as datas coincidem...

Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362949 | mila1001 | 31 out 2015 09:20 | Em resposta a: #362609

Emerson,

lá fui eu a bisbilhotar a freguesia de Salto,Montalegre,Vila Real

Em 1882 encontrei o batismo de Maria Benta,mas, antes dela,há o batismo de Florinda (filha de maria Pereira),que pode ser o da terceira esposa de Albino.Estou dizendo que pode,mas,não há casamento averbado.


Imagem 5.tif batismo Maria Benta, filha de Tereza

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1068440


imagem 3.tif - batismo 8 Florinda, filja de Maria Pereira
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1068440

Tanto casamento como óbito só estão disponiveis até 1903,não pude pesquisar.

Também pensei na hipótese de terem se casado dias antes da emissão do passaporte,pense nisso.O importante seria achar o óbito de Maria Benta,quanto ao casamento com Florinda,eu pesquisaria desde 1909 até 1912.

Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362950 | mila1001 | 31 out 2015 10:14 | Em resposta a: #362609

Emerson,
Desconsidere o batismo de Florinda acima,pois,não é a filha de Thereza Gonçalves.O confrade Sidney já havia localizado anteriormente. Desculpa.

Sabe se houve casamento religioso em 1930 com Porfirina?
Os livros para consulta só estão disponiveis até 1925,mas,fui ver como eram as anotações,e,percebi que pode encontrar onde foi o nascimento dele.
Do lado esquerdo das anotações,pergunta se houve dispensa matrimonial ou proclamas.Se a resposta foi não,significa que encontrará os documentos da dispensa matrimonial arquivados na igreja,ou,já foram para a curia a que a igreja pertença.O importante é que nos documentos consta o certificado de batismo,dizendo onde ocorreu o batismo,deve ter dito em que freguesia foi.
Os proclamas civeis ficam no cartório,mas,como é coisa antiga,vão dizer que não possuem nada,mas, saiba que devem estar arquivados, ou,anotações nos livros de proclamas.

Veja uma imagem do livro de casamento da Igreja N.Sra dos Prazeres-Itapecerica da Serra:
Pag 110
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14086-20901-72?cc=2177299&wc=M5JW-RMQ:372136901,371930802,372342401


Já procurou alguma informação na igreja?
Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#362970 | santemerson | 01 nov 2015 02:01 | Em resposta a: #362609

Olá Mila.....

Mais uma vez obrigado por mais esta descoberta....
Já fui até a igreja de Itapecerica, mas a resposta foi justamente esta, "não há registro/livro de casamentos"..... De qualquer forma, com o arquivo que você me enviou tenho como contra argumentar, por isso voltarei à igreja na próxima semana para ver o que eu consigo de informação....

Me desculpem pela desatenção, mas esqueci de um grande detalhe que, talvez nada influencie em vossas buscas nos arquivos de Portugal, mas buscas no Brasil esta informação pode ajudar. .... O meu vô não gostava do nome LUCIANO, no Brasil ele se chamava AUGUSTO LUCIANO DOS SANTOS.....

Abraços à todos....

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363035 | santemerson | 03 nov 2015 00:07 | Em resposta a: #362609

Olá à todos....

Saudações....

Meus caros, estive dando uma olhada nos documentos que me enviaram e transcrevendo as regiões onde ocorreram os nascimentos e os casamentos....
O segundo cassamento do meu bisavô (Albino dos Santos X Maria Benta) ocorreu em Santa Maria de Salto, Concelho de Monte Alegre, Braga.... A Thereza (1904) e a Rosalina (1907) também nasceram neste mesmo local.
Já a minha bisavó, Florinda Gonçalves, também nasceu em Santa Maria de Salto, Concelho de Monte Alegre, Braga em 1886.... ....
Portanto, creio que realmente eles não deixaram a região... Acredito que Maria Benta faleceu em 1907, no parto de Rosalina.... Que o casamento dele com a Florinda ocorreu entre 1908 e 1909 e que meu avó nasceu neste período subsequente....
Enfim, mais uma possibilidade..............

Que a sorte nos acompanhe....

Abraços e uma excelente semana à todos.

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363079 | santemerson | 03 nov 2015 22:52 | Em resposta a: #362609

Olá à todos...

Saudações...

Peço-lhes uma orientação, como posso ver as imagens do link abaixo ?.... Nele contem registros de Parada de 1900 - 1911...

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1187419

Grato pela atenção.

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363085 | Ymsantos | 03 nov 2015 23:22 | Em resposta a: #363079

Emerson,

veja o que o Mário César havia informado anteriormente:

* Os batismos de Parada de 1910 não estão ainda disponíveis para consulta online, pelo que o Emerson deverá entrar em contacto com o Arquivo Distrital de Bragança. "

Embora os contatos do Jorge Santos não tenham tido sucesso, as conservatórias já lhe responderam?


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363086 | santemerson | 03 nov 2015 23:35 | Em resposta a: #362609

Olá Sidney,

Solicitei a pesquisa sobre o Luciano (1910-1911) e sobre o casamento de Albino e Florinda (1907-1910) à Conservatória de Montalegre, mas ainda não obtive nenhuma resposta...... Não enviei email ao Arquivo Distrital de Bragança.....

Realmente os arquivos de Montalegre de 1904 - 1910 não estão disponíveis.... É que havia uma informação para consultar este arquivo de Outeiro, por isso pedi-lhes esta orientação....

Seria conveniente encaminhar os pedidos de pesquisa também para o Arquivo de Bragança ??

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363310 | santemerson | 09 nov 2015 21:44 | Em resposta a: #362609

Olá à todos...

Uma breve atualização do andamento das pesquisas...
Mila, você tinha toda razão, os mórmons são super atenciosos, haviam 03 pessoas me auxiliando nas pesquisas, inclusive com uma especialista em Portugal. Ela me disse que, pela experiência dela, raramente eles migravam para outras regiões, reforçando vossas suspeitas, que os registros devem estar entre Parada e Montalegre.....
No sistema dos mórmons, em Montalegre (todas as freguesias) só ha registro até 1900.... E em Outeiro (Batismo/Matrimônio) não encontrei nada..... Vou retornar esta semana para pesquisar Parada.... Caso tenham alguma sugestão de pesquisa, peço-lhes me indicar.....

Amanhã tenho horário na Igreja de Itapecerica da Serra, vou buscar informações sobre o livro de casamento de 1930....

Sidney, quanto à consulta a CRC-Montalegre, já enviei-lhes 6 emails's, mas nenhuma resposta. Pode ser que estejam com algum problema no recebimento, porque sempre que consultei outras conservatórias as respostas foram muito rápidas.... Enfim, vou continuar tentando.....

Saudações à todos e uma excelente semana.

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363491 | santemerson | 14 nov 2015 12:45 | Em resposta a: #362609

Olá à todos....

Alguém sabe me dizer se à época de 1912 os processos de passaportes eram duplicados, assim como os registros de batismo e casamento ?

Saudações e um excelente fim de semana.

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363584 | santemerson | 18 nov 2015 13:41 | Em resposta a: #362609

Saudações à todos (as)....

Mais uma vez peço-lhes uma ajuda, pois estou tentando montar uma estrategia para localizar o assento de batismo de meu avô....

1º Seria possível o processo de passaporte ocorrer em um distrito e o registro ocorrer em outro ?

2º Os arquivos de Montalegre referentes ao período 1904 a 1911 não estão on line e, também, não há sequer menção de existência deles... A Conservatória de Montalegre, o Arquivo de Vila Real e a Diocese não respondem aos email's....Estes arquivos poderiam ter sido transferidos para outro arquivo distrital ou Diocese...? Ou será que estes arquivos se perderam???

Excelente dia para todos (as)....

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363616 | mila1000 | 19 nov 2015 12:48 | Em resposta a: #362609

Emerson,

Você foi na igreja de Itapecerica?

Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363621 | santemerson | 19 nov 2015 15:42 | Em resposta a: #362609

Olá Mila....

Fui sim, eles não possuem mais os livros, encaminharam à Curia de São Paulo.... Conversei com o Sr. Jair, senhor responsável por pesquisa em livros mais antigos e ele me disse que fará as buscas em datas próximas à do casamento civil, caso não encontre, irá disponibilizar os livros de 1930 e 1931 para que eu mesmo possa realizar as buscas.... Isto, é claro, se os livros ainda existirem.....Estou no aguardo....

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363625 | santemerson | 19 nov 2015 17:06 | Em resposta a: #362609

Mila, boa tarde.

Segue resposta da Cúria de São Paulo:
"O casamento foi realizado na Paróquia de Itapecerica da Serra
em 26/11/1930.
Consta no processo que ele tinha 20 anos , filho de
Albino dos Santos , falecido , e Florinda Gonçalves dos Santos.
Além disso indica que foi batizado em Bragança (Trás os Montes).

Vc pode tentar localizar o batismo dele , mais ou menos , em 1910
na Diocese de Bragança-Miranda em Portugal (veja pelo Google)."

Miranda seria a freguesia???

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363720 | santemerson | 23 nov 2015 17:30 | Em resposta a: #362609

Olá à todos.....

Em resposta à minha solicitação de pesquisa, a CRC-MONTALEGRE informa que não foi encontrado o Registo de Casamento dos meus bisavos e nem o Assento de Batismo do meu vô..... Encaminhei solicitação de pesquisa para o Óbito de Maria Benta Fernandes, que seria a segunda esposa do meu bisavô.....

Diante das novas informações do casamento dele aqui no Brasil, indicando ser natural de Bragança, do registo de passaporte, também feito em Bragança, vocês acreditam que devemos concentrar nossas buscas, a partir de agora, no Concelho de Bragança???? Ou devo insistir em Montalegre? ???
Eu conseguiria solicitar uma pesquisa para todas as freguesias de Bragança ???

Com os melhores cumprimentos....

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#363836 | santemerson | 27 nov 2015 15:19 | Em resposta a: #362609

Olá à todos...

Acabei de receber a resposta da CRC de Montalegre, enviada pela Exm.ª Senhora Teresa Carvalho, informando o seguinte :

- Não há assento de batismo para Luciano Augusto (1909 a 1911)
- Não há registo de Casamento para Albino e Florinda (1909 a 1911)
- Consta assento de óbito Nº 28 de Maria Benta em 09/07/1909 - Salto

Todas as pesquisas foram direcionadas para a Freguesia de Salto... Com o falecimento de Maria Benta, acredito que o Albino não tenha ferido o casamento. Penso que ele se casou com Florinda oficialmente e, também, registrou meu avô Luciano... Ocorre que em Salto não há nada.... Onde teria ocorrido ??? Concentremos nossas buscas nas outras freguesias de Montalegre ou direcionadas para Bragança ??? Nossas pesquisas se limitam num lapso temporal de 3 anos (07/1909 a 08/1911)...
Alguém saberia me dizer quantos óragos tinha Montalegre naquela época....

Com os melhores cumprimentos.

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#364203 | santemerson | 10 dez 2015 14:29 | Em resposta a: #362609

Olá à todos....

Atualizando as informações.... Tudo que havia disponível on line no familysearch e no repositorio histórico sobre as freguesias de Montalegre e Bragança, eu consultei e nada encontrei do assento de batismo e do casamento....

Minha dúvida é a seguinte: Algumas freguesias não possuem livros disponíveis para consulta on line, por exemplo, em Montalegre são 14... Isto significa que os livros de algumas freguesias era unificados ou os livros existem e só não foram disponibilizados para consulta???

Caso algum de vocês possa me orientar em qual caminho seguir as buscas, agradeço enormemente....

Com os melhores cumprimentos.

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#364332 | santemerson | 14 dez 2015 22:36 | Em resposta a: #362609

Olá à todos....
Espero que todos estejam bem....

Meus caros, eu novamente com algumas dúvidas recorrendo à vós......A partir de 1911 o registo civil passou a ser obrigatório e o batismo paroquial, era opcional ??? Podia-se efetuar o registo civil sem o paroquial ?? Outra dúvida, o registo civil ocorria em todas as freguesias ou em uma única conservatória ??? Poderia o meu avô ter nascido em 1911 e ser registrado somente em 1912, no momento em que meu bisavô foi efetuar os trâmites do passaporte????

Com os melhores cumprimentos

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#368650 | saintclair | 26 abr 2016 23:08 | Em resposta a: #364332

Caro;
Existem dois assentos nascimento com o nome Florinda, com nascimentos em 1882 e 1886.
--- Veja p.f. o que se passa! .....
""-----------
- Na certidão de casamento do Luciano consta Natural de Bragança;
- No registro de Estrangeiro (link abaixo) de Florinda Gonçalves, conta Natural de Taboadella
https://familysearch.org/search/collection/results?count=20&query=%2Bgivenname%3AFLORINDA~%20%2Bsurname%3AGON%C3%87ALVES~&collection_id=2140223
---

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/vaultimage/?id=F08FB227D5DF7DD333B36B79BC93C22D&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
--
Sc.

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#368651 | santemerson | 26 abr 2016 23:30 | Em resposta a: #362609

Caro Saintclair,

O registro correto da Florinda é o de 1886, como ja havia lhe falado.... Foi um confrade aqui deste fórum que localizou o assento dela em Salto justamente através desta informação "Taboadella".

O fator Bragança nos registros do meu avô, acho que se deve ao fato dos familiares serem de lá e o registo de passaporte também ter sido de lá...

Saudações

Resposta

Link directo:

Registo casamento Luciano Augusto

#368664 | saintclair | 27 abr 2016 15:09 | Em resposta a: #368651

-
"Ele se casou em Itapecerica da Serra - SP em 1930 com PORFIRINA RODRIGUES. Faleceu em 1979 em São Paulo."
----
Caro Emerson;
Se for possivel, transcreva ou coloque aqui o documento da certidão casamento de seu avô!...
Tenho muito interesse em ver como está redigido esse casamento.....
Fico no aguardo
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#368685 | santemerson | 28 abr 2016 00:51 | Em resposta a: #362609

Caro Saintclair,
boa noite.

Segue transcrição da certidão de Casamento datada de 26/11/1930:
"...Receberam-se em matrimônio, AUGUSTO LUCIANO DOS SANTOS E PORFIRINA RODRIGUES DE CASTRO, que de acordo com o Código Civil, apresentaram os documentos de 1 a 7; Ele, com vinte anos de idade, solteiro, barbeiro, natural da cidade de BRAGANÇA, província de Traz-os-Montes, Portugal, domiciliado e residente neste distrito, tendo nascido aos 24/06/1910, filho legítimo de Albino dos Santos e D. Florinda Gonçalves..."

Ele inverteu o nome porque não gostava do "Luciano"...

Quanto a questão da idade, nos ampliamos as pesquisas para 1910 justamente por causa da informação da certidão de casamento e por causa do Corinthians, como você mesmo lembro..

Att.

Emerson

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#368695 | Samuel C O Castro | 28 abr 2016 13:32 | Em resposta a: #368685

Prezado Emerson,

Se por acaso tiveres, ou vier a descobrir a ascendência da PORFIRINA RODRIGUES DE CASTRO, e puderes fazer a gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#368696 | mila1000 | 28 abr 2016 14:02 | Em resposta a: #362609

Emerson,

não estou quietinha...
ontem olhei as freguesias até Coelhoso,tenho olhado casamentos 1909 e,quando há nascimento,também tenho procurado Augusto ou Luciano.
Um abraço.

Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#368709 | LAMBERT | 28 abr 2016 21:47 | Em resposta a: #368685

Apenas pela coincidência do nome e ano - AD BRAGANÇA:


http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1292166
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1291827

Lambert

Resposta

Link directo:

Registro de Passaporte

#368712 | santemerson | 28 abr 2016 22:15 | Em resposta a: #368709

Caro Lambert,
como vai....

O primeiro link está correto, trata-se do registo de passaporte do meu bisavô, somente a idade é que está errada.
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/E048F8D24AF3E9C2B9C5C8F74CEC3ECB&r=0&ww=1000&wh=600&s=false

Como pode ver, ainda estamos na busca pelo registo do meu avô....

Com os melhores cumprimentos...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen