Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362790 | francinecosta182 | 27 out 2015 12:07

Olá!

Estou tentando conseguir a certidão do meu bisavô que nasceu em portugal, já mandei um e-mail pedindo por essa certidão, mas a resposta que sempre recebo é que eu preciso saber em qual distrito ou freguesia ele nasceu. porém, eu nao tenho essa informação e não consigo encontrar de jeito nenhum.

As informações que eu tenho são essas:

Nome: Manoel da Costa
Ano de nascimento: 1904
Ano de saída de portugal: 1931
Filiação: Manoel Costa e Emilia Gonçalves.

Meu avô disse que acha que nasceu em algum lugar em tras os montes... porém não sabe onde exatamente. Alguém sabe como posso encontrar essa informção? Desde já agradeço..

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362791 | mila1001 | 27 out 2015 13:00 | Em resposta a: #362790

Francine,

localizei 3 cartoes de imigracao em SP,mas,poderá não ser quem procura...
Voce possui dados sobre o casamento no Brasil:quando,onde e com quem.
Filhos:quem é o mais velho,ou,outro,para que se possa pesquisar.

Converse com seus familiares,colha mais informações,e,informe aqui.

dos que encontrei,um é de Sorres,o outro de Ferreiros.Veja se esse nome é familiar ao seu pai ou avô.

qual a profissão do Manoel?Nos cartões um é jardineiro,outro ferroviario.

aguardo sua resposta.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362792 | francinecosta182 | 27 out 2015 13:30 | Em resposta a: #362791

Olá, Mila. Primeiramente muito obrigada pela resposta.

O meu avô era casado com Maria Filgueira da Costa.

O filho: Manoel da Costa Netto

Infelizmente não sei qual era sua profissão... :[

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362793 | mila1001 | 27 out 2015 13:31 | Em resposta a: #362790

Francine,
Esqueci de colocar o link com os cartões de imigração.

https://familysearch.org/search/collection/results?count=20&query=%2Bgivenname%3Amanoel~%20%2Bsurname%3A%22da%20costa%22~%20%2Bfather_givenname%3Amanoel~%20%2Bfather_surname%3A%22da%20costa%22~%20%2Bmother_givenname%3Aemilia~%20%2Bmother_surname%3Agoncalves~&collection_id=2140223


Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362794 | mila1001 | 27 out 2015 13:34 | Em resposta a: #362792

Francine,

Sabe o nome de sua bisavó??Onde seu bisavo Manoel se casou??Data.

Quando e onde faleceu?

Onde seu avô se casou?Quando?

Desculpa se insisto,sem uma data e nome de cidade,é dificil pesquisar,pois,os confrades que auxiliam aqui no forum,precisam de tais informações.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362795 | francinecosta182 | 27 out 2015 13:41 | Em resposta a: #362794

Meu bisavô se casou com Maria Filgueira da Costa (nome de casada) - aqui no Brasil - Cidade de Matão - aproximadamento em agosto de 1930.

Ele morreu em 20/08/1970.

Meu avô casou em 1955 com Lourdes Pristillo da Costa.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362797 | francinecosta182 | 27 out 2015 13:42 | Em resposta a: #362795

E uma informação que esqueci de acrescentar: Morreu na Vila prudente - foi enterrado no cemitério da Vila formosa em São Paulo - Capital

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362800 | francinecosta182 | 27 out 2015 13:55 | Em resposta a: #362794

Mila! Obrigada pelo link. Um deles é o meu bisavô!!!!! O que nasceu em Sorres.

Porém, eu não entendo muito bem a divisão geográfica de portugal, procurei no google sobre Sorres e ele automaticamente corrige para "sagres". O que isso quer dizer?

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362801 | mila1001 | 27 out 2015 14:17 | Em resposta a: #362790

Francine,
Que ótimo!!Já é um progresso.
Também procurei Sorres,e,não encontrei.Vou pesquisar,ou,pedir ajuda ao Mario Cesar,que desvenda tudo,pois,é um confrade muito experiente,bem como muitos que auxiliam.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362802 | francinecosta182 | 27 out 2015 14:26 | Em resposta a: #362801

Muuuuito obrigada, Mila!

Encontrei algo no google, diz assim: Nocos/ Alto das Sorres é uma elevação situada entre os concelhos de Montalegre e Chaves. O ponto mais elevado está localizado no concelho de Montalegre, na UDF de Vilar de Perdizes e Meixide, mais concretamente a cerca de um quilómetro a sul da aldeia de Meixide.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362803 | mila1001 | 27 out 2015 14:43 | Em resposta a: #362790

Francine,

estou pesquisando,mas,tambem vou pedir ajuda...
Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362804 | francinecosta182 | 27 out 2015 15:03 | Em resposta a: #362803

Obrigda, Mila!

Estou no aguardo. Enquanto isso procuro por aqui tbm!

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362814 | mila1001 | 27 out 2015 20:51 | Em resposta a: #362790

Francine,
solicitei ajuda,mas,não há nada com Sorres.
Voltei aos cartões de imigração,e,saiba que o Manoel nascido em Ferreiros,é o mesmo do que diz Sorres.

O cartão em que há foto,é o segundo cartão de seu bisavõ,o outro que diz 1939,é o primeiro.Para comprovar,entre nos link abaixo e,mude a imagem do documento.Verá que o endereço do cartão de 1939 é o mesmo que consta no cartão com foto.Veja o numero dos documentos

imagem 239/240
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-38372-18357-21?cc=2140223&wc=Q4RB-C6N:1056966101,1057104301

imagens 345 e 346 (veja o verso do cartão)
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-38372-21786-47?cc=2140223&wc=Q4RB-C6N:1056966101,1057104301


Portanto,a freguesia seria Ferreiros,resta saber qual delas,pois,há varias...Teria que pesquisar,e,lembre-se a data de nascimento 04/julho/1904 pode ser a data em que ele nasceu,mas,também,poderá não ser.Nem sempre o que encontramos nos documentos coincidem com o que consta nos livros.

Há muita coisa nos cartões,e,se não conseguir descobrir o batismo,poderá pedir o Processo de Registro de Imigrante ao Arquivo Nacional RJ,mas,demora uns 40-60 dias... consultas@arquivonacional.gov.br
Deve informar tudo que consta no cartão,que foi feito em SP:

-manoel da Costa - 17894
Nascimento Ferreiros Portugal- nascimento 4/7/1904
Filiacao:Manoel da Costa e Emilia Gonçalves
rua Fidelis papino 536 vila prudente
Cédula identidade em 24/7/70
Re16531 emitido em 24/8/1939
RG 535552


Uma coisa que me chamou atenção foi o nr de RG 535.552 ,será que ele não se naturalizou??

Deveria procurar saber se ele se casou no religioso em Matão,pois,deve achar o arquivo de certificado de batismo na igreja ou na Curia a que ela pertença.

Outra coisa,voce disse que ele chegou em 1931 e se casou em agosto de 1930??Procure saber mais sobre o casamento,pois,em Matão só há livros para pesquisa até 1925.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362828 | mila1001 | 28 out 2015 13:05 | Em resposta a: #362790

Francine,

Selecionei as freguesias Ferreiros,Ferreira,Ferreirim,e,já vi umas,nada encontrei.

Sabe se Manoel veio só?Se souber de algum irmão,ajudaria nas buscas.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362833 | francinecosta182 | 28 out 2015 13:55 | Em resposta a: #362814

Olá, Mila, muito obrigada pelas respostas.

Olhei os cartões e você tem razão, ambos são do meu bisavô.

Meu avô se confundiu quando me disse que meu biso veio para o Brasil em 1931, pois liguei no cartório de matão e pedi a certidão de casamento deles, mas ainda está por chegar. Talvez consiga mais alguma informação de lá....

Mas uma coisa que me intriga, Ferreiro não é uma freguesia? Existem mais dentro ferreiros???

Meudeus, a geografia de portugal me confunde! :[

Como assim ele não se naturalizou?? Não entendi sua pergunta..

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362835 | francinecosta182 | 28 out 2015 13:56 | Em resposta a: #362828

Das informações que minha familia tem, sabemos que ele veio só... Não tinha irmãos...

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362838 | mila1001 | 28 out 2015 14:35 | Em resposta a: #362790

Francine,

Em Portugal temos Distrito-seriam os nossos Estados
Concelhos-seriam nossas cidades, e, freguesias,seriam nossos bairros e vilas.

O que lhe escrevi é que freguesias de Ferreiros em outras cidades(Concelhos),como acontece aqui.Ex temos Rio Claro em SP e no RJ...

A certidão do cartório poderá ajudar,mas,pergunte se eles tem a habilitação para o casamento.Eles vão dizer que não,mas,insista,pois,eles devem ter os dados dos noivos anotados no livro de proclamas.Como se faz hoje em dia.

Veja também na igreja Matriz de Matão se há o casamento religioso,terá que dizer a data do casamento civil ,para eles terem uma base para pesquisa.Se o livro não estiver na igreja,estará na Curia a que ela pertença.Veja se eles possuem a Dispensa Matrimonial(são documentos dos noivos,e,entre eles,há o certificado de batismo,pois,tinham que dizer o local do batismo.)

Esqueci de perguntar,onde nasceu a esposa do Manoel?Sabe +/- a data?

Buscas são assim mesmo,dão um pouco de trabalho.estou numa há mais de 2 anos...

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362839 | mila1001 | 28 out 2015 14:41 | Em resposta a: #362790

Manoel era portugues,e,tinha R.E. registro de estrangeiro,tanto que possui o cartão de imigração.Era obrigatório fazer o documento.

Se observar nos cartões,conta RG 525.552 (se não errei o nº) ,,RG=Registro Geral de Identidade (é o documento de brasileiro),estrangeiro é o RNE. Por isso,perguntei se ele se naturalizou.

Como ele possuia esses documentos,já procurou saber se algum parente seu possui "essas raridades"??

Às vezes está se "matando" numa pesquisa,e,alguem possui tudo isso...

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362840 | saintclair | 28 out 2015 14:45 | Em resposta a: #362835

-
junta de freguesia de ferreiros: amares

junta de freguesia de ferreiros: povoa de lanhoso

junta de freguesia de ferreiros de tendais

junta de freguesia de ferreiros de avões

junta de freguesia de ferreiros, prozelo e besteiros

junta de freguesia de ferreiros e gondizalves

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362843 | mila1001 | 28 out 2015 15:36 | Em resposta a: #362790

Saintclair,
obrigada!!
eu também fiz uma lista das freguesias,e,olhei:
1-na de Amares, 1900-1911
2-ferreiros-povoa lenhoso, de 1896 a 1906
3-ferreiros-braga 1903-1906
4-ferreiro avoes-lamego;não tem livro
5-ferreiros dão-tondela-viseu não consigo abrir o livro,só dá mensagem de erro
6-ferreira-paços de ferreira,porto - 1904 a 1906
7-ferreiró-vila do conde 1904-1906
8-ferreiros tendais-cinfães ainda não vi

só resta saber se é Ferreiros mesmo,pois,num outro cartão de imigraçao o Manoel informou Serros??

Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362848 | francinecosta182 | 28 out 2015 17:54 | Em resposta a: #362838

Olá, Mila!!

Novamente: obrigada pelas informações.

Entrei em contato com o consulado português e eles me informaram que eu NÃO preciso da certidão de batismo do meu bisavô, acredita? '-' Fiquei sem reação de começo, então liguei de novo só para confirmar. E é verdade: a principio não preciso da certidão de batismo.

Mas ainda sim preciso saber a localização de seu nascimento... e pra completar: da mulher dele também.

Preciso saber a filiação, local de nascimento e data. Então fui nesse site onde você encontrou as informações do meu bisavô e procurei de sua esposa... achei o seguinte: https://familysearch.org/search/record/results?count=20&query=%2Bgivenname%3AMaria%20%2Bsurname%3Afilgueira%20%2Bbirth_year%3A1912-1912~%20%2Bspouse_givenname%3AManoel~%20%2Bspouse_surname%3ACosta~%20%2Brecord_country%3ABrazil

Mas não há como ter certeza se é ela mesmo... e ainda assim, o cartão está incompleto... então vou fazer o que você me aconselhou: vou ligar no cartório e vou tentar pela igreja... porque sobre minha bisavó, não temos quase nenhuma informação sobre. Meu avô diz que ela nasceu dia 19/08/1912, e o nome do seu pai era Francisco Filgueira... porém, são informações especuladas... porque meu avô já é de idade e não lembra muuuito bem das coisas...

Agora minha busca é pela informação de minha bisavó...

E é verdade, como disse, pesquisas levam tempo.... MUITO! kkk

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362850 | mila1001 | 28 out 2015 19:13 | Em resposta a: #362790

Francine,

Não precisa do documento,mas,tem que saber onde e quando ele nasceu...Portanto,precisa encontrar o batismo,acho que dá no mesmo...Vamos pesquisando....

Vou ver a Maria Felgueiras...

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362851 | mila1001 | 28 out 2015 19:52 | Em resposta a: #362790

Francine,
o cartão é dela,mas,não diz muita coisa,apenas que revalidou sua carteira em 18/8/41 e ,residencia para Rua fidelis papini,33- vila prudente.

sabe se algum filho nasceu nessa época??Pode-se procurar o registro dele no cartório,e,o batismo...

Maria também tem processo de registro de imigrante,e,está no arquivo nacional.Pode pedir cópia do processo,colocando todos os dados e datas do cartao de imigração para consultas@arquivonacional.gov.br .Se conhecer alguem do Rio que possa fazer o pedido pessoalmente,é muito mais rápido,uns 15 dias.

No óbito não diz de onde ela é?
Eu costumo ir no cartório,e,peço para ver o livro.Eles não gostam,mas,é um direito que temos.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362857 | francinecosta182 | 28 out 2015 22:29 | Em resposta a: #362851

Mila, não há nenhum filho que nasceu nessa época.

Infelizmente ainda não tenho o atestado de óbito dela, pois ninguém se lembra quando ela morreu. então estou em busca dessa informação para pedir o certificado no cartório.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#362866 | mila1001 | 29 out 2015 10:01 | Em resposta a: #362790

Francine,

Peça os processos de registro do imigrante para o Arquivo Nacional,é tempo que se ganha.Não sai caro,uns 20 reais.Pelo menos,terá alguma coisa dos seus bisavós,mesmo que encontre o batismo deles.

No óbito de Manoel,deve constar se era viuvo,ou, se Maria ainda era viva.A familia possui jazigo perpétuo no cemitério?Talvez conste a lápide de Maria.`

Sei que está buscando as informações.Fale com seus familiares,até mesmo com seu avô,mesmo que não se lembre de muita coisa.Torne a perguntar,sente e,converse.Ouça o que ele conta de criança,de adulto.
Busquei o óbito de meu bisavõ assim,levei meses.Toda vez que minha mãe dizia que podia ser "tal cidade",lá ia eu,escrever para o cartório,e,pedir busca.Demorou,mas,encontrei.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#363130 | francinecosta182 | 05 nov 2015 12:30 | Em resposta a: #362866

Olá, Mila! Bom dia.

Demorei muito pra ver sua resposta aqui no fórum, e novamente agradeço.

Tenho buscado mais informações sobre....

E o local de nascimento exato do meu bisavô ainda é desconhecido... Enviei um email para o AD de Braga e eles me responderam o seguinte:
Exma. Senhora



O distrito de Braga possui 3 freguesias de nome Ferreiros; uma no concelho de Braga, outra no concelho de Amares e outra no concelho da Póvoa de Lanhoso.



Fiz a pesquisa nas 3 no ano de 1904 e aproximados e não localizei o registo de batismo/nascimento de seu bisavô.



Tente a pesquisa no nosso site onde já estão inseridas a maior parte das freguesias: Pesquisa http://pesquisa.adb.uminho.pt/welcome

Então fui no site procurar e nada.

Depois mandei um email para algum lugar (que não sei como encontrei) que faz pesquisas nos arquivos de Portugal e me responderam o seguinte:

Exm.º Senhor
Francine Costa



Informo V. Ex.ª que foi efetuada a pesquisa nos livros de batismo da localidade de Ferreiros, anexa da freguesia de Vilar de Lomba – Vinhais, nos anos de 1903 a 1907, não tendo sido localizado o assento de Manoel da Costa.




É muito triste saber que estou tão perto, porém tão longe.

Ainda preciso descobrir as informações da esposa dele... a Maria. Mas acredito que ela vai ser mais fácil, pois morreu depois de 1990... ainda assim, no Brasil.

Estou em busca!

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento do meu avô de Portugal/Local de nascimento

#363131 | francinecosta182 | 05 nov 2015 12:37 | Em resposta a: #363130

Mila, respondendo a sua pergunta

Francine,
o cartão é dela,mas,não diz muita coisa,apenas que revalidou sua carteira em 18/8/41 e ,residencia para Rua fidelis papini,33- vila prudente.

sabe se algum filho nasceu nessa época??Pode-se procurar o registro dele no cartório,e,o batismo...


Eu me enganei e disse que não havia nenhum filho que nasceu nessa época, mas existe sim!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 22:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen