Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#362995 | Dperes | 02 nov 2015 15:03

Bom dia a todos.
Meu nome é Daniel Peres e estou tentando a mais de 2 anos conseguir encontrar a certidão de nascimento ( assento de registro ) da Bisavó da minha esposa.
Toda a linha de raciocíno que eu estava seguindo, após muitas buscas no consulado, não teve resultado positivo, sendo assim, muito encarecidamente eu venho por meio desta mensagem, solicitar a ajuda de todos vocês para me dar qualquer ajuda, dica, sugestão, direção, etc... pois cheguei em um ponto em que não estou conseguindo mais nenhum progresso.
Tanto o Bisavô, quanto a Bisavó da minha esposa eram de Portugal.
Depois de muuuuita luta consegui encontrar a documentação do Bisavô, agora falta a documentação da Bisavó, e é justamente essa que eu não estou mais conseguindo nenhum progresso.
Tudo o que eu tenho de informação até agora é o seguinte:
Nome: Carolina Augusta ( é dela que eu busco a certidão )
Nome da Mãe: Rosa Neta da Piedade
Nome do Pai: José Francisco
Data do Nascimento: 15/08/1894 ou 15/08/1895
Local de Nascimento:
Certidão de Obito – Coimbra
Certidão de Casamento – Portugal – Coimbra.
( Pedi o desarquivamento do processo mas em tudo consta somente Coimbra ).
Certidão da Igreja – Coimbra – Correal ***
*** É justamente nesse ponto que eu parei, pois não encontrei nenhum lugar em Coimbra chamado Correal.
Bom, nessa certidão da Igreja, constava que o Bisavô da minha esposa era de Thomé Santana, quando na verdade, após muitas buscas, descobri que ele era de Santarém, Ourém, Freixianda, Lugar da Charneca, ou seja a certidão da Igreja estava errada. ( Talvez devido a letra que é muito antiga e difícil de entender).
Peguei uma cópia desse livro na Igreja onde eles casaram ( se casaram no Brasil ), mas eu não consigo entender o que está escrito. Se alguém puder me ajudar a ler o que está escrito, eu posso enviar essa cópia do livro por email.
A linha de raciocínio que eu estava seguindo, é que eu descobri que a Rosa Neta da Piedade, ou seja a Mãe da Carolina Augusta, tinha uma Prima, que se Chamava:
Nome: Maria da Piedade ou Maria do Rosario Vilarinho ou Maria da Piedade Villarinho.
Filha de: Antonio Alves e Dona Maria do Rosario
Local de Nascimento: alges, Levi , Portugal. ( eu nao encontrei esse lugar, talvez a certidao esteja errada
Faleceu em 06/07de 1958 no Brasil aos 62 anos de idade.
Ela tinha uma filha que também nasceu em portugal:
Nome: Arminda da Piedade Villarinho
Nome do Pai: José Joaqui Villarinho
Nome da Mãe: Maria da Piedade Villarinho
Nasceu em : Alge, Freguesia de Campello, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Portugal ( não sei se a Mãe dela tbm era do mesmo lugar e a certidão da mãe onde consta Alges, Levi, está errada ).
Bom, nessa história de buscar pelas primas, acabei me distanciando do objetivo principal, que é encontrar a Certidão da Carolina Augusta.

Sei que ela veio para o Brasil aos 13 ou 14 anos por uma Carta de Chamada.
Não consegui encontrar essa carta de Chamada no Museu da Imigração.
Ela tinha dois irmãos que já estavam no Brasil mais até agora, eu não consegui absolutamente nenhuma informação sobre os dois, nem ao menos o nome. Só sei que um ficou na cidade de Santos/Brasil e outro foi para o Rio de Janeiro.
O Pai dela, o José Francisco, esteve no Brasil, pois ele estava presente no Casamento. ( na certidão de casamento, consta que pelo pai da noiva foi dado o devido consentimento pois ela era menor de idade, somente 17 anos na época ).

É isso.
Não estou conseguindo progresso e conto com a ajuda de vocês.
Desculpe a longa mensagem, mas pensei e tentei muuuuuito antes de pedir ajuda.
Meu email é dperesfernandes@bol.com.br

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363012 | Cerqueira Ventura | 02 nov 2015 20:35 | Em resposta a: #362995

Não

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363013 | Cerqueira Ventura | 02 nov 2015 20:43 | Em resposta a: #362995

Não será Ameal, Coimbra em vez de Correal?
Se o bisavô é de Freixianda, a freguesia de Ameal fica a 76 kms, poderá a bisavó ser de Ameal, uma vez que pertence a Coimbra e se os pais eram dos arredores...
É só uma sugestão, tente procurar em Ameal, boa sorte, cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363027 | Dperes | 02 nov 2015 21:37 | Em resposta a: #362995

Boa Noite Cerqueira Ventura,

Muito obrigado por sua mensagem.
Eles se conheceram somente no Brasil.

Vou no Consulado amanhã mesmo pedir uma busca para Ameal.
Apesar da cópia do Livro da Igreja não parecer estar escrito Ameal, talvez o Padre tenha ouvido ou escrito errado.

Se possível gostaria de enviar a cópia da página do livro que tenho por email para Você ou qualquer outra pessoa que possa me ajudar, para ver se alguém consegue identificar o que está escrito.

Muito obrigado e assim que eu tiver uma resposta positiva ou negativa, eu volto aqui para dizer o que aconteceu.

Qualquer outra pessoa que tenha qualquer outra sugestão, será muito bem vinda!!!!

Meu email é dperesfernandes@bol.com.br

Novamente obrigado,
Saudações,
Daniel Peres

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363039 | Cerqueira Ventura | 03 nov 2015 11:02 | Em resposta a: #363027

Tive a procurar nos baptismos de Ameal em Agosto de 1894 e Agosto de 1895 mas não estou a encontrar esse nome, tem a certeza da data de nascimento? Se quiser pode enviar a cópia que tem para o meu email: josemsvcerqueira@outlook.pt, não sei se consigo ajudar, ás vezes também tenho dificuldades para interpretar a caligrafia antiga, mas posso tentar...
Saudações

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363040 | saintclair | 03 nov 2015 11:43 | Em resposta a: #363039

-
"Nasceu em : Alge, Freguesia de Campello, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Portugal ( não sei se a Mãe dela tbm era mesmo lugar e a certidão da mãe onde consta Alges, Levi, está errada )."
-----
.... O que deverá estar escrito nesse documento,...[ talvez a palavra COENTRAL !!!....]
Coentral foi uma freguesia portuguesa do concelho de Castanheira de Pera....

---
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coentral
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castanheira_de_Pera
Saintclair

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363046 | Dperes | 03 nov 2015 12:33 | Em resposta a: #363039

Bom dia!!!

Muito obrigado por ter feito uma procura para tentar encontrar o que eu preciso.

Acabei de lhe enviar por email tudo o que eu tenho sobre a Carolina, incluindo principalmente a cópia do Livro da Igreja.

Obrigado e tenha um ótimo dia.
Saudações,
Daniel Peres

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363047 | Dperes | 03 nov 2015 12:40 | Em resposta a: #363040

Bom dia SaintClair,
Tudo bem?

Muito obrigado pela dica / sugestão.

É com certeza uma dica valiosa e me abre uma nova possibilidade de pesquisa / busca.
Qualquer outra informação, sugestão será muuuito bem vinda!!

As vezes, como estou vendo os mesmos documentos já faz muito tempo, não consigo ver / compreender algo que pode ser óbvio e muito claro para outra pessoa, que analisa tudo pela primeira vez.

Aproveito para agradecer novamente a Você e ao Cerqueira Ventura que também está tentando me ajudar!!!!

Saudações,
Daniel Peres

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363073 | Dperes | 03 nov 2015 21:01 | Em resposta a: #362995

Boa tarde a todos,

Vou tentar:

Leiria
Castanheira de Pêra
Coentral

Coimbra
Coimbra
Ameal

Coimbra
Góis
Colmeal

Se mais alguém conseguir me ajudar de qualquer forma, Obrigado!!!
Abçs,
Daniel Peres

Resposta

Link directo:

Carolina Augusta

#363074 | saintclair | 03 nov 2015 21:30 | Em resposta a: #363073

-
http://www.terralusa.net/?site=146&sec=part8
http://www.terralusa.net/?site=146&sec=part3

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363075 | saintclair | 03 nov 2015 21:48 | Em resposta a: #363073

-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carregal_do_Sal

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363077 | Cerqueira Ventura | 03 nov 2015 22:32 | Em resposta a: #362995

Dperes recebi o seu email, ia precisamente sugerir Colmeal, Góis, Colmeal ou Correal é muito parecido e é na mesma zona, até já tentei procurar nos registos paroquiais de Colmeal mas o site Tombo está em atualização, logo que esteja disponivel tentarei ajudar, se não for por aqui pode-se tentar as outras sugestões que o saintclair deu...
Boa sorte

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363088 | Dperes | 04 nov 2015 00:21 | Em resposta a: #362995

Boa Noite Saintclair e Cerqueira Ventura,

Muito obrigado por mais essas dicas e toda a atenção que vocês estão me dando !!

Engraçado como eu estava completamente sem rumo e pelo ao menos agora, já tenho diversas novas linhas de pesquisa.

Não quero parecer repetitivo, mas novamente gostaria de agradecer pela ajuda !!!

Obrigado,
Vocês são D+ !!!!!

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363089 | saintclair | 04 nov 2015 00:28 | Em resposta a: #363088

-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_patrim%C3%B3nio_edificado_no_distrito_de_Coimbra

Resposta

Link directo:

Igreja Católica Portuguesa

#363111 | saintclair | 04 nov 2015 21:07 | Em resposta a: #363089

-
http://www.anuariocatolicoportugal.net/dioceses/ficha_nota_historica.asp?nota_historicaid=7&dioceseid=7

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363112 | Dperes | 04 nov 2015 22:15 | Em resposta a: #363111

Boa Noite SaintClair,

Muito obrigado por suas sugestões e dicas.
Realmente lendo o que você me enviou, fica claro que não posso me limitar ao que Hoje é Considerado Coimbra. Na verdade, tenho que considerar também o que fazia parte e era considerado como Coimbra até o final do século.

Muito obrigado.
Com a ajuda de vocês, a cada dia estou mais perto de encontrar os documentos da Carolina Augusta.

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363113 | Dperes | 04 nov 2015 22:19 | Em resposta a: #363077

Cerqueira Ventura,
Boa Noite,

Muito obrigado por ter efetuado buscas nos possíveis lugares parecidos com Correal.

Conforme suas dicas e sugestões por email, vou fazer um novo apanhado geral de informações com toda a família e pedir ao cartório local toda a documentação existente dos filhos, netos, etc...

Com sorte, alguém da família vai lembrar pelo ao menos do Nome Completo dos Irmãos da Carolina que vieram para o Brasil. ( isso já me daria uma possibilidade nova e imensa de sucesso ).

Obrigado pela ajuda.
Confesso que eu estava ficando meio desanimado e sem rumo, mas agora estou novamente motivado e vou continuar até conseguir.

Boa noite,
Obrigado,
Daniel Peres
Assim que eu tiver algum novo dado ou uma resposta de Leiria, etc... eu venho aqui informar a todos.

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363132 | jaquepda | 05 nov 2015 12:41 | Em resposta a: #362995

Olá, eu sei que estou no topico que não me pertence, porém gostaria de pedir ajudinha, pois a certidao que procuro é da data de 05/09/1911 Laurinda Pinheiro, filha da Joaquim Pinheiro e Olivia da conceição, acredito que tenha nascido em Porto, Baião , Loivos do Monte, porém não consigo contato com eles, pois essa data não tem mais nos arquivos distritais. :(

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363161 | Ymsantos | 06 nov 2015 00:02 | Em resposta a: #363132

Prezado/a,

neste link o batismo do pai de Laurinda, Joaquim Pinheiro, nascido em 13 de junho de 1884, assento nº 5 da freguesia de Loivos do Monte (tif 33):

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=541625

Não encontrei o batismo da mãe Olívia da Conceição nessa freguesia. Ao que parece era do concelho de Amarante, provável local de nascimento de Laurinda também.

Neste outro link o pedido de passaporte nº 633 de Joaquim Pinheiro, em 19/06/1913, tendo como acompanhantes sua esposa Olívia da Conceição e sua filha Laurinda (tif 108). Repare que o passaporte 632 é de um irmão de nome Antero:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411696

Acredito que a forma mais fácil para conseguir a cópia do nascimento de Laurinda que procura, seja através do processo de pedido de passaporte que pode solicitar por download ao Arquivo Distrital do Porto. O pagamento pode ser por cartão internacional e se não estou enganado custa 50 centavos de euro por folha.


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363165 | Dperes | 06 nov 2015 01:23 | Em resposta a: #362995

Boa noite a Todos,

Hoje eu recebi uma resposta de Leira.
Até agora nada da Carolina, mas encontraram algumas informações sobre suas primas.

Já pedi essas certidões e com sorte, pode acabar vindo alguma informação sobre o Local de Nascimento das Primas, que pode ser o mesmo da Mãe ou até mesmo da Carolina.

Estou em contato também com toda a família para ver se alguém tem alguma informação ou até mesmo Fotos antigas da Carolina. ( se tivesse alguma foto de Portugal, talvez desse para identificar o local, ou algo assim.)....

Pedi outras buscas conforme as sugestões que os Sr. me deram.
Obrigado,

Vou mantendo esse tópico atualizado, como forma de agradecer a todos pelas dicas e ajuda.
Obrigado,
Daniel

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363179 | jaquepda | 06 nov 2015 13:17 | Em resposta a: #363161

Ola Sidney Moreira, não sei nem como agradecer a ajuda que você me fez em indicar esse passaporte, eu procurei muito porém como não entendia direito a caligrafia não conseguia identificar.
Já entrei e me cadastrei no site da pesquisa do porto, vou fazer o pedido da reprodução do passaporte, agradeço muito pelo ajuda.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363810 | Dperes | 26 nov 2015 19:13 | Em resposta a: #362995

Boa tarde a Todos,

Com a ajuda de todos, consegui finalmente encontrar a certidão de Nascimento da Carolina.

Nasceu no Lugar de Cardial, Miranda do Corvo, Coimbra.

Novamente muuuuuuuito obrigado por todas as dicas, sugestões, buscas, etc..etc..etc...

Obrigado mesmo pela ajuda
Vcs foram D+ !!!!!!

Abçs,
Daniel

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363811 | saintclair | 26 nov 2015 19:22 | Em resposta a: #363810

-
Caro Daniel;
Ok. obrigado
Cumptºs
Saintclair

Resposta

Link directo:

Ajuda Por Favor !!! Busco qualquer informação, dica, sugestão, etc.. ( Muito obrigado ) 02/11/2015

#363834 | Cerqueira Ventura | 27 nov 2015 13:47 | Em resposta a: #362995

Olá Daniel, fico muito contente por ter conseguido encontrar o assento de nascimento da bisavó, continuação de boas pesquisas, um abraço

Cerqueira Ventura

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen