Certidão de nascimento em Argoncilhe

Este tópico está classificado nas salas:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363114 | Danilo Corrêa 1984 | 04 nov 2015 22:51

Com a ajuda de confrades pesquisei no site do arquivo distrital de Aveiro, na parte de Argoncilhe e achei o óbito desses meus dois antepassados, mas fazendo o cálculo pela idade deles com a data de óbito cheguei ao nascimento de ambos +/- em 1808.Só que não achei disponível no site o livro de nascimentos em Argoncilhe neste ano. Algum confrade poderia me ajudar.

Óbito de José Pereira dos Santos
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189368

Tif 15

Óbito de Antonio Pereira da Silva

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189818

Tif.7 e 8

Desde já muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363121 | rxavierflima | 05 nov 2015 08:18 | Em resposta a: #363114

Pela experiência que tenho, a idade indicada no registo de óbito quase nunca está correcta. Tente pesquisar uns anos antes e depois de 1808. Já me aconteceu uma discrepância de 6 anos.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363138 | Danilo Corrêa 1984 | 05 nov 2015 15:23 | Em resposta a: #363114

Xavier Lima, é que nesse período em Argoncilhe tem um espaço muito grande sem livros disponíveis. Bem esse período de erro que colocamos nas pesquisas.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363173 | rxavierflima | 06 nov 2015 11:52 | Em resposta a: #363138

Sim, é verdade. Também estou à espera que mais livros fiquem disponíveis para continuar a pesquisa em Argoncilhe.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363176 | MCNN | 06 nov 2015 12:45 | Em resposta a: #363173

Bom dia

Não sei se será apenas um problema de disponibilização dos livros, ou se será algo pior.

Sem querer ser pessimista, a verdade é que de acordo com a informação existente no site do Arquivo Universitário de Coimbra aparentemente não existem os livros de batismos de Argoncilhe entre 1803 e 1811.

Assim, o livro 7 tem batismos até 1803 e o livro 8 tem batismos a partir de 1811.

O melhor seria falar com o AUC e confirmar se existem ou não livros de batismos para as datas que pretendem.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363181 | Danilo Corrêa 1984 | 06 nov 2015 13:32 | Em resposta a: #363114

Caro Mário César Navarro, esperemos que os livros estejam escondidos em uma gaveta que ninguém ainda abriu. É realmente pode ser que esses livros não existam. Mas, os livros não eram feito em duplicado? Aonde estaria essa cópia? Na cúria romana? No Vaticano?
Eu já mandei um email para o Arquivo Distrital de Aveiro, mas ainda não obtive resposta. Vamos esperar para saber o real destino desses livros.
Tenho uma última dúvida. Qual a data mais distante que se pode chegar em uma pesquisa genealógica em Portugal? Os livros de batismos começaram a partir de que século?
Muito obrigado.
Abraço

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363188 | MCNN | 06 nov 2015 16:09 | Em resposta a: #363181

Caro Danilo

Em primeiro lugar queria retificar algo que disse na minha mensagem anterior, ou seja, quando me referi ao Arquivo Universitário de Coimbra queria de facto dizer Arquivo Distrital de Aveiro.

Não creio que existissem duplicados desses livros, pois penso que a existência de duplicados só se tornou obrigatória já na segunda metade do século XIX.

Os livros paroquiais tornaram-se obrigatórios a partir do Concílio de Trento, pelo que em teoria é possível encontrar registos paroquiais a partir de meados do século XVI (digo em teoria porque muitos desses livros mais antigos perderam-se).

Finalmente, no que diz respeito ao seu caso em particular, mesmo que esses batismos se tenham perdido para sempre isso não será impeditivo de continuar as suas buscas, pois pode sempre procurar em Argoncilhe o batismo de irmãos que tenham nascido em Argoncilhe depois de 1811 (data a partir da qual existem livros de batismos), ou então pode procurar o casamento dos pais em Argoncilhe uma vez que existem casamentos até 1807 (aliás, posso dizer-lhe que dei uma espreitadela aos casamentos de 1807 para trás e rapidamente encontrei o que penso serem os dois casamentos que lhe interessam).

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363189 | Danilo Corrêa 1984 | 06 nov 2015 16:24 | Em resposta a: #363114

Caro Mario Cesar Navarro. Não sabia da época que iniciou as duplicações dos livros. Muito obrigado por essa informação. Eu achava que as duplicações sempre existiram.
Você tem conhecimento de alguém que viva perto de Argoncilhe e Olival? Precisava de pesquisas presenciais no cemitério de ambas freguesias e nas Conservatórias.
Se puder depois me passar esses registos que achou eu te agradeceria. A ajuda dos confrades daqui é uma coisa impressionante, muito obrigado.
Cheguei em minhas pesquisas até o início de 1800 . Estou partindo para 1700.
Vamos ver se consigo prosseguir.

Um grande abraço.

Danilo Corrêa.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363191 | MCNN | 06 nov 2015 16:50 | Em resposta a: #363189

Olá Danilo

Não conheço ninguém que o possa ajudar no cemitério de Argoncilhe e/ou Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira.

Relativamente aos registos de casamento dos seus antepassados, o que eu fiz foi procurar casamentos com base no nome das pessoas que constavam como pais dos falecidos naqueles assentos de óbito que indicou.

Assim, encontrei estes seguintes casamentos que aparentam ser os casamentos dos pais dos falecidos:

(estão os dois no mesmo livro, pelo que o link é só um)

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189229

José António com Maria Pereira da Silva - em 29/04/1797 - imagem 142.tif

Manuel Pereira com Maria Oliveira - em 18/05/1807 - imagem 163.tif

De notar, relativamente a este último casamento, que no assento de óbito vem Manuel Pereira dos Santos. Mas analisando este assento de casamento, vê-se que o pai do noivo tinha Santos no nome.

O ideal seria saber o nome dos pais dos noivos, a fim de se ter maior certeza sobre se os casamentos são de facto esses. Se já souber de antemão o nome dos pais dos noivos (avós dos falecidos) será fácil para si confirmar se são esses casamentos os que lhe interessam. Se não souber o nome dos pais dos noivos pode procurar em Argoncilhe pelo batismo de irmãos dos falecidos (tal como eu já lhe sugeri) e confrontar o nome dos avós com os nomes que constam como pais dos noivos nesses casamentos.

Espero que sejam estes os assentos que lhe interessam.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363207 | Danilo Corrêa 1984 | 06 nov 2015 19:17 | Em resposta a: #363114

Caro Mario Cesar Navarro.
Sobre os pais de José Pereira dos Santos (casamento que me enviou de 18 de Maio de 1807) eu tinha os nomes deles , e dos pais deles (avós de José ) . Esse registo eu tenho certeza que está certo e é de meus antepassados.
O outro caso que é o dos antepassados de Antonio Pereira da Silva, eu não tenho nem o nome dos pais dele . Indo pela minha árvore genealógica. Antonio é bisavô da minha bisavó. Eu tenho o registo de nascimento da neta de Antonio (mãe da minha bisavó ) . Por isso tenho o nome dele. Pode ver o registo dela. Ela nasceu em Argoncilhe a 25 de Junho de 1868 , se chamava Maria Pereira da Silva. Filha de Antonio Pereira (genro do Antonio que achei o óbito ) e de Ana Pereira da Silva (filha de Antonio Pereira da Silva e de Joaquina Pereira ). Neta paterna de Antonio Pereira e de Maria de Sousa. Teria que achar ou o casamento de Ana Pereira da Silva (filha de Antonio e de Joaquina ) com Antonio Pereira. Respectivamente filha e genro dele. Casados supostamente antes de 1868, quando nasceu minha trisavó. Ou achar a certidão de nascimento da filha dele Ana Pereira da Silva.
O único parente que achei alguma coisa eu acho que é uma filha de António ( o principal da questão ) com Joaquina Se chamava Maria e faleceu em Argoncilhe a 19 de Abril de 1882.
Não sei se consegui me explicar. São tantos nomes parecidos. Se não entender me pergunta.
Muito obrigado pela pesquisa e por me ajudar.
Abraço.

Danilo Corrêa.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363273 | Danilo Corrêa 1984 | 08 nov 2015 22:07 | Em resposta a: #363114

Caro Mario Cesar Navarro.
Estive esses dias procurando as certidões que ajudassem a descobrir os nomes que necessitava, para assim confirmar se a certidão de casamento que me enviou é realmente dos pais de Antonio Pereira da Silva.
Descobri o nascimento do genro de Antonio (não adianta para tirar nossa dúvida, mas já avancei em minhas pesquisas ) Antonio Pereira (genro do primeiro Antonio) , nascido em 08 de Agosto de 1847. Filho de Antonio Pereira e de Maria de Souza. Nasceu em Argoncilhe.
Descobri o nascimento da filha de Antonio. Ana Pereira da Silva, nascida em Argoncilhe a 21 de Outubro de 1841. Filha de Antonio Pereira da Silva e de Joaquina Pereira.
Achei também o casamento da filha de Antonio (Ana) com o seu genro Antonio. Casaram em Argoncilhe a 09 de Junho de 1867.
Com essas certidões só pude comprovar a filiação de Antonio, e com isso a filiação dele e tive certeza do óbito dele em 01 de Fevereiro de 1881. Faleceu em Argoncilhe.
Preciso achar o nascimento de Antonio para ter 100% de certeza do casamento dos pais dele.
Mas como ele nasceu em 1808 e os livros desse ano não existe não sei o que fazer para certificar sua filiação e assim o casamento de seus pais.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363274 | MCNN | 08 nov 2015 23:02 | Em resposta a: #363273

Boa noite Danilo

Também eu procurei e encontrei o batismo e o casamento de Ana Pereira da Silva.

Para ter 100% de certeza que aquele casamento que eu encontrei corresponde ao casamento dos pais do António, necessitava de algum assento do António que indicasse os avós do António.

Ora o batismo tem o problema que se conhece. Outra possibilidade seria o casamento do António, mas o António casou com Joaquina Pereira que infelizmente era natural da freguesia de Sanguedo. Eu não encontrei o casamento deles em Argoncilhe, porque eles muito provavelmente casaram em Sanguedo. O azar é que aparentemente não existem os casamentos dessa época de Sanguedo.

Mas repare, aquele casamento que eu lhe indiquei é muito provavvelmente o que lhe interessa, pois os nomes, tempos e lugares coincidem perfeitamente. E tem a outra sugestão que eu lhe dei, que é a de procurar o batismos de irmãos do António a partir de 1811.

Eu comecei a procurar e ao fim de 2 minutos encontrei logo o batismo de uma Teresa que era irmã do António

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189231

(seleccione a imagem 4.tif)

Experimente procurar por mais irmãos.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento em Argoncilhe

#363275 | Danilo Corrêa 1984 | 09 nov 2015 00:11 | Em resposta a: #363114

Mario Cesar Navarro.
Essa freguesia de Sanguedo não existem livros disponíveis nesse período?
Segundo esse registo de batismo dessa provável irmã de Antonio consta que a avó materna deles é Maria Pereira (mãe de Maria Pereira da Silva) , mas no registo de casamento consta que Maria era filha de Felicia Pereira. É o único nome que diverge . E é bem diferente. Acha que mesmo assim pode ser o mesmo casamento? Nesse registo de casamento tem um dos nomes das avós de Maria que está bem perto da dobra da página. Eu leio Izabel, será que é isso.
Um grande abraço e vou procurar mais irmãos de Antonio.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 22:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen