D.Fernão Mião(D.Fernão Martins Mascarenhas)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos

D.Fernão Mião(D.Fernão Martins Mascarenhas)

#16929 | rafael mião | 08 fev 2002 17:17

Ex.mos Senhores
Ontem,na Torre do Tombo,um Senhor Dr.(cujo nome enviarei para o Genea,naturalmente)cujos méritos de investigador genealogista não ponho em dúvida,mas por muito que saibamos de um assunto,também nos enganamos e ninguém é infalível;disse-me que o apelido-MIÃO-usado por D.Fernão Mião,isto é:D.Fernão Martins Mascarenhas,(que é mencionado assim por Frei João de São José,no S/Liv.º IV da Corografia do Algarve,publicada em 1577 e,talvez ainda,em vida deste Fidalgo)aparece como apelido de tão ilustre pessoa devido" a um erro de copista"que teria percebido mal-MIZ-(Martins)e escreveria-Mião,passando à posteridade e daqui o engano de Frei João de São José.
Ora bem.Será credível aparecer o apelido-MIÃO-num dos Fidalgos mais importantes do seu tempo,que até foi Embaixador de Portugal(reinando El-Rei D.Sebastião)ao Concílio de Trento se ele não o usasse ou permitisse aparecer como tal?!E a referida Corografia publicada prov. ainda em seu tempo?!...Aliàs:Mião,significaria-Senhor(v/g-Meona,em Sousa Viterbo)e por antonomásia e bem empregue,D.Fernão Mião(O SENHOR-que o foi de direito e de facto).
D.Fernão Mião(Martins Mascarenhas)teve filho bastardo.(tít.ºMascarrenhas-Pedatura Lusitana, e Alão de Moraes é considerado um genealogista honesto e bem documentado).
Assim,salvo melhor opinião ou correcção fundamentada e bem documentada,terei de considerar - D.Fernão Mião como sendo D.Fernando Martins Mascarenhas-Cap.ão dos Ginetes de El-Rei D.Sebastião e Comendador de Mértola e Alcaide-Mor de Alcácer do Sal e de Montemor-o-Novo.Não estou a dizer que é meu antepassado.É outro assunto.
O argumento do ref.º Senhor Dr.não o aceito sem melhor prova.
Se refiro isto no Forum não é para alimentar polémica,da qual aviso ficar afastado,tão somente dar conhecimento do que me foi dito acerca de um assunto e pessoa que em alguns tópicos tenho realçado.E não poderia ficar silencioso.O juizo será vosso sem subjectivismos ou paixão,apenas respeito pela verdade histórica, doa a quem doer, e aceito que me corrija quem tiver conhecimentos e autoridade para fazê-lo,se eu estiver errado.
Com os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen