Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#364457 | santemerson | 21 dez 2015 00:55

Prezados Senhores e Prezadas Senhoras
boa noite..

Recorro à vós, participantes deste fórum, em busca de orientação, preciso de um norte para continuar as minhas buscas pelo assento de batismo de meu avô. Tudo o que havia disponível on line, no Family Search, Repositório Histórico e Tombo foi verificado para os concelhos de Montalegre e Bragança... Com uma ressalva, algumas freguesias não possuíam livros disponíveis on line, portanto não sei dizer se existem ou não....
Talvez a vossa experiência, após a análise dos dados abaixo, possa conduzir os meus passos futuros.... Agradeço por qualquer informação.

- ALBINO DOS SANTOS (Bisavô) - Paredes-Parada-Bragança
- 1ª ESPOSA - ALBINA DO ROSÁRIO - Paredes-Parada- Bragança (Falecida)
- Filho do 1º Casamento - ANTONIO DE JESUS - 1898 - Paredes-Parada-Bragança

- 2º CASAMENTO - Salto - Montalegre
- 2ª ESPOSA - MARIA BENTA - Salto-Montalegre
- Filhas THEREZA (1904) e ROSALINA (1907) - Naturais de Salto - Montalegre
- MARIA BENTA (Faleceu em 1909 em Montalegre)

- 3º CASAMENTO - (Local Desconhecido)
- 3ª ESPOSA - FLORINDA GONÇALVES - Natural de Salto - Montalegre
- Filho LUCIANO AUGUSTO (Meu avô) - Local de nascimento desconhecido

- Registo de Passaporte foi efetuado em Bragança (O processo se perdeu em um incêndio em 1924)
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1236666 TIF 324 - Partiram para o Brasil em Fevereiro/1912....

Muitos registros foram encontrados com a ajuda de membros deste fórum....
Os únicos registros que não encontramos, o qual peço-vos ajuda, foi o casamento de ALBINO e FLORINDA e o assento de batismo de LUCIANO AUGUSTO.


Agradeço desde já por qualquer orientação...

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#364508 | MCNN | 22 dez 2015 11:22 | Em resposta a: #364457

Bom dia Emerson

Confesso que já não acompanho o seu caso há já bastante tempo, como eventualmente o que lhe vou sugerir já alguém lhe disse, mas cá vai.

Em primeiro lugar, subsiste a dúvida se seu bisavô nasceu em 1910 ou em 1911. Essa questão é importante pois pode determinar se a busca é feita no Arquivo Distrital ou na Conservatória.

Por outro lado, não sabemos se ele nasceu no Distrito de Vila Real ou no de Bragança.

O que eu faria, no seu lugar, era atacar este problema por partes. Penso que o mais provável é ele ter nascido em 1911, atendendo ao pedido de passaporte. Assim, eu procuraria confirmar se ele havia nascido em 1911, e como tal mandava um mail a todas as Conservatórias dos distritos de Bragança e de Vila Real.

O distrito de Bragança tem as seguintes Conservatórias:

Alfândega da Fé
Bragança
Carrazeda de Ansiães
Freixo de Espada à Cinta
Macedo de Cavaleiros
Miranda do Douro
Mirandela
Mogadouro
Torre de Moncorvo
Vila Flor
Vimioso
Vinhais

Já o Distrito de Vila Real tem as seguintes Conservatórias:

Alijó
Boticas
Chaves
Mesão Frio
Mondim de Basto
Montalegre
Murça
Peso da Régua
Ribeira de Pena
Sabrosa
Santa Marta de Penaguião
Valpaços
Vila Pouca de Aguiar
Vila Real


Envie um mail a todas essas Conservatórias, passe-lhes os dados e peça para procurarem o assento de nascimento do seu avô perto de Junho ou Julho de 1911.

Eu penso que o Emerson já contactou algumas delas, mas eu penso que mesmo assim deve contactar todas atendendo ao que escreveu em tempos neste fórum, e que eu passo a citar:

"O meu vô não gostava do nome LUCIANO, no Brasil ele se chamava AUGUSTO LUCIANO DOS SANTOS....."

Já lhe ocorreu que não é de excluir a hipótese de que o seu bisavô tenha sido registado com o nome de Augusto Luciano e não com o de Luciano Augusto ?

Assim sendo, àquelas Conservatórias que nunca consultou, peça para procurarem nos dois nomes, como Luciano Augusto ou como Augusto Luciano.

Às Conservatórias que já contactou, peça para voltarem a procurar, agora no nome de Augusto Luciano, porque pensa que afinal ele pode ter sido registado com esse nome.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#364509 | santemerson | 22 dez 2015 12:03 | Em resposta a: #364508

Meu caro Mário,
bom dia....

É um enorme prazer tê-lo aqui novamente....

Os pensamentos parecem estar alinhados, ontem mesmo encaminhei um email à todas as conservatórias de Bragança (12) e informei as variações de datas e a possível variação de nome....

Todavia, as respostas foram praticamente as mesmas, que os livros anteriores a 1912 e a 1913 estão alocados no Arquivo Distrital de Bragança....

Diante disso, tenho que encontrar uma maneira de convencer a Sra. Élia Maria, Diretora do Arquivo, a realizar uma pesquisa mais alargada, para todos os Concelhos e Freguesias de Bragança. Confesso que não tem sido uma tarefa fácil, ela alega falta de recursos humanos para tanto..... Ela até me indicou uma pessoa que faz este tipo de pesquisa, mas a Mila repudiou completamente, disse que eu não devo pagar por este tipo de pesquisa e me alertou sobre outras coisas...

Enfim, todos os assentos dos outros filhos foram encontrados, isso me leva a crer que meu bisavô se casou novamente e de que meu avô também foi batizado, só nos resta encontrá-lo.....

Vou continuar em busca da sorte.....

Com os melhores cumprimentos.

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#364511 | guarda | 22 dez 2015 12:21 | Em resposta a: #364486

Isto trata-de de uma grande trafulhice, não deve usar o geniall para fazer propostas ilícitas.
Portugal não é a Ucrania.
O Geneall deve erradicar este interveniente.

Guarda

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#364513 | mila1000 | 22 dez 2015 14:41 | Em resposta a: #364457

Emerson,
Tenho olhado algumas freguesias de bragança,ontem vi Bragança Santa maria e Sé,vejo batismos e casamentos,mas,nada do Luciano.

Se a pessoa indicada para fazer pesquisas é um profissional,nada tenho contra a busca,mas,quando voce postou a mensagem solicitando,o que alertei foi que pode aparecer alguem que não seja idoneo,e,possa iludi-lo,e,não localizar nada.

Eu continuaria as buscas como o que lhe sugeriu o confrade Mario,pode levar algum tempo,mas,com certeza localizará o documento.

Você já tentou o Consulado ?Com o numero do passaporte talvez o Albino ,tenha feito um documento ,tipo identificação de estrangeiro,no consulado.

Mila

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#364514 | santemerson | 22 dez 2015 15:15 | Em resposta a: #364513

Mila,
boa tarde.

É bom tê-la aqui novamente também.....

Me desculpe, talvez tenha usado mal as palavras...... Eu entendi perfeitamente suas orientações e preocupações, inclusive lhe agradeci por isso em outra oportunidade.... A minha ansiedade era tamanha naquele momento que possivelmente acataria qualquer sugestão se não fosse por sua atenção.... Acalmados os ânimos, acabei encontrando os assentos de Albino, Antonio, Thereza e Rosalina.....

Ocorre que estou me deparando com algumas situações que só me levam nesta direção, a de uma pesquisa física diretamente aos livros de todos os Concelhos de Montalegre e Bragança...

Por exemplo, algumas freguesias de um determinado Concelho não possuem livros on line, não consigo identificar se estes livros realmente existem e somente não estão on line... Outra coisa, a pesquisa se tornou muito ampla a partir do momento em que nada se encontrou nos possíveis locais de onde os pais e avós eram naturais....

O Número do registo de passaporte corresponde ao número do passaporte ???

Se ao menos encontrássemos o casamento de Albino com Florinda...... (devaneio).....

Enfim, Mila, estou tentando traçar uma possível rota para as pesquisas a fim de afunilar um pouco.... Por isso recorro a vós, as idéias vão fluindo a cada troca de mensagens.....

Acredito que eles estavam estabelecidos em Bragança antes da partida, se fosse em Montalegre com certeza teriam feito o passaporte no Porto ou Braga e embarcado em Leixões...
Por isso estou, primeiramente, optando pelas buscas em Bragança, local de seu ultimo registro em Portugal....

Abraços

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#364518 | mila1000 | 22 dez 2015 16:37 | Em resposta a: #364457

Emerson,

Sei a ansiedade que acomete uma busca,pois,também passei por isso.
Já lhe ocorreu que o casamento possa ter acontecido na época em que foi feito o passaporte?Ontem quando entrei no arquivo,vi que constava Albino solteiro,pode ter sido erro de escrita,mas,tudo é possivel...
Saiba que tive dificuldades em localizar o casamento de meus bisavós ,pois,os livros não estavam digitalizados,e,sempre recebia a resposta negativa.Quase fiquei doida,era o unico documento que faltava,e,resolvi "bater um papo" com minha mãe.Perguntei sobre a avõ dela,como era o relacionamento de minha avó com a sogra,e,deixei ela contar o que lembrava..Encontrei a pista que precisava,meus bisavos se casaram 4 meses antes de meu avo nascer.
Quando digo para conversar com familiares,é que muitas vezes podem acrescentar algo ao que já foi dito.

Mila

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#364519 | MCNN | 22 dez 2015 16:48 | Em resposta a: #364509

Caro Emerson


Relativamente a 1911, tenha em atenção que até meados de Março estamos a falar em registo de batismo, e depois de Março em assento de nascimento.

É um ano complicado pois é o ano em que se dá a transição dos registos paroquiais para o registo civil, e isso presta-se a algumas confusões.

Assim, caso seu bisavô tenha nascido em Junho de 1911, será nos livros de nascimentso do Registo Civil que deverá procurar o seu assento de nascimento.

E esses livros, os de nascimentos de 1911, ainda devem estar nas respetivas Conservatórias.

Para comprovar isso, telefonei para o Arquivo Distrital de Bragança, e perguntei-lhes que livros é que tinham de Vila Flor (escolhi ao acaso este concelho).

Tal como eu esperava, a resposta que obtive foi a de que relativamente a Vila Flor só tinham livros paroquiais até Março de 1911. Tudo o que seja depois dessa data (ou seja os livros do registo civil) ainda está na Conservatória do Registo Civil de Vila Flor.

Insista pois junto das Conservatórias, e diga-lhes que ainda devem ter com eles os livros de nascimentos de 1911.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#364522 | santemerson | 22 dez 2015 19:22 | Em resposta a: #364457

Caro Mário,

Eu não entendo porque as respostas das Conservatórias sempre vêm informando que não possuem os livros......
Vou refazer o email, colocando a data entre março 1911 e fevereiro de 1912... Só que desta vez vou informar, também, que já contatei o Arquivo Distrital para tais pesquisas e que foram eles que me direcionaram para as Conservatórias......

Mila, infelizmente a minha família não é tão unida e conseguir alguma informação é uma batalha igual a esta que estamos tendo para achar este assento..... Mas sempre que algum familiar se mostra receptivo, tento buscar o máximo de informações que possam nos auxiliar....
E você tem razão em relação as datas, já encontrei algumas variações nestas pesquisas e a possibilidade do casamento/assento de batismo ter ocorrido próximos a viagem é grande.... por isso já ampliei a data da pesquisa...

Emerson

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#364564 | santemerson | 24 dez 2015 01:42 | Em resposta a: #364457

Meus caros,
boa noite...

Acabei de finalizar o envio dos email's para todas as Conservatórias de Vila Real, Bragança, Porto, Braga, Viseu e Guarda.....
Agora é aguardar.....Espero que surja um fruto desta tentativa....

Obrigado à todos mais uma vez.....

Que a Luz do Natal possa acompanhá-los por todo 2016.... Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de prosperidade...

Um Grande Abraço.

Emerson Santos

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#365399 | santemerson | 25 jan 2016 18:10 | Em resposta a: #364457

Meus caros,
boa tarde.

Enviei email às Conservatórias de Bragança e Vila Real solicitando pesquisa para os anos de 1911 e 1912 e nada foi encontrado.....
Está situação nos remete a hipótese de realmente o meu avô ter nascido em 1910 e assim sendo, as pesquisas devem ser solicitadas aos arquivos distritais.... Ou ele realmente não nasceu nestes distritos....

Fiquei a pensar na questão do embarque para o Brasil ter ocorrido em Lisboa.... Talvez ele estivesse estabelecido na região de Lisboa e só voltou a Bragança para se despedir de parentes e tirar o passaporte... Era obrigatório solicitar o passaporte na região de onde se era natural????

Enfim, as pesquisas nos arquivos são mais complexas.... mas vou continuar tentando....

Um grande abraço a todos.

Emerson

Resposta

Link directo:

Assento de Batismo . Vila Real - Bragança

#365400 | santemerson | 25 jan 2016 18:15 | Em resposta a: #364457

Complementando....

Estava pensando em tentar localizar possíveis irmãos do Albino, vocês acreditam que seria conveniente tentar encontrá-los ???

Emerson

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 23:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen