João António de Castro Pimenta

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos

João António de Castro Pimenta

#364798 | macsl | 04 jan 2016 20:57

Boa noite,
Alguém me pode dar indicações sobre João António de Castro Pimenta, que, segundo a legenda num quadro era "Fidalgo Cavaleiro da Casa real, Tenente Coronel Comandante do Regimento de Infantaria de Chaves, Senhor dos Morgados e Albergaria de Santa Catarina e Nª Srª do Pópulo, da mesma Vila, teve a Mercê da Comenda de S. Miguel de Bugalhal, que se verificou em seu neto e sucessor na de Stª Maria Madalena de Grijó de Parada, serviu na Guerra da Liga"
De facto não consigo encontrar qualquer registo sobre João António de Castro Pimenta, nem de qualquer ascendente ou descendente.
Toda a ajuda será muito bem vinda.
Muito obrigado
Manuel A C Silva Lopes

Resposta

Link directo:

João António de Castro Pimenta

#364817 | paguiar | 05 jan 2016 11:34 | Em resposta a: #364798

Caro Manuel A C Silva Lopes

No Tomo II das "Arvores de Costados das Familias Nobres..." de José Barbosa Canaes de Figueiredo Castello Branco, impresso em 1831 e que "contém os Costados de quasi todas as Familias Illustres das Provincias de Entre Douro e Minho, e Traz os Montes", encontra a árvore n.º 20 de Manuel Pereira de Castro Pimenta, Sucessor, e pelo seu Casamento (com D. Maria Amália de Moraes Castro Sarmento Pimentel) Padroeiro do Convento de S. Francisco de Bragança e Sr. do Morgado de Santa Catharina, e Fidalgo da Casa Real.

A coincidência do Senhorio do Morgado de Santa Catarina parece indiciar parentesco entre este Manuel e o seu João António. Talvez por aqui consiga lá chegar.

A obra em questão está digitalizada online e consegui aceder a ela fazendo uma busca no Google por "João António de Castro Pimenta". E mais não sei...

Cumprimentos do António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

João António de Castro Pimenta

#375373 | macsl | 18 nov 2016 12:15 | Em resposta a: #364817

Caro Senhor

A sua simpática resposta só hoje foi por mim lida. A ausência de notificações, aqui no Fórum, foi o motivo.
Peço imensa desculpa.
A minha curiosidade advêm de conhecer o quadro onde está retratado João António de Castro Pimenta.
Obrigado e cumprimentos
Manuel Silva Lopes

Resposta

Link directo:

João António de Castro Pimenta

#375697 | Samuel C O Castro | 28 nov 2016 17:20 | Em resposta a: #375373

Prezado Manuel Silva Lopes,

Ainda não consegui dados desse João Antônio de Castro Pimenta e não consigo entroncá-lo em minha base de estudo dos Castros, que tem uma extensa linhagem dos Pimenta de Castro.

Quanto ao quadro que referiste, por acaso tem a data do mesmo? Há outras pessoas no quadro? Tens alguma informação complementar sobre o quadro que possa fazer a gentileza de informar?

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 00:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen