Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Direito | Eventos

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#366712 | PereiraF | 02 mar 2016 20:50

Boa noite,
Ha pouco andei procurando a origem do apelido Garrett do famoso escritor, fui ter a espanha :

Em os dez dia de Fevreiro de 1736 casavam os seus avôs na Igreja Matriz do Salvador, nos Açores : Joseph Ferreira Da Silva, filho de Joseph Fernandes ... e de Luzia Ferreira Da Silva, natural de Lisboa, freguesia de S. Catarina do Monte Sinaï, onde foi batizado, com Antonia Margarida Guarret, filha do capitão D. Fernando Guarret e de D. Angela Vipinaro, natural de Madrid, freguesia de São Martinho.

Em Madrid, nos registros da Paroquia de San Martin (as imagens miniaturas podem ser desbloqueadas em modificando o endereço URL) encontramos o registro de obito seguinte :
D. Bernardo Garrete, marido que foi de Angela Campagnoni, faleceu em 27 Novembro de 1722, teve três herdeiras : Florentina, Ana e Antonia.
E um pouco mais cedo encontramos o registro de obito seguinte :
D. Angela Vizinaro, viuva de D. Cesar Campagnoni, faleceu em 4 de fevereiro de 1721, seu herdeiro é seu filho D. Fernando Campagnoni.
Nos registros de batismos, encontramos um registro que parece ser o da avo de Almeida Garrett :
Maria Josepha Antonia Luzia Francisca Xaviera, nasceu em 26 de novembro de 1716, filha de D. Bernardo Guarret, natural de Gramon, Bispado de Urgel, e D. Angela Campagnoni, natural de Madrid.
Encontramos tambem :
Em os dez dias de abril de 1715 o batizado de Ana Ziriaca Cathalina Pheliciana Josepha Petronila, filha de D. Bernardo Garret, natural da vila de Agramont, Bispado de Urgel, e de D. Angela Campagnoni, natural de Madrid.

O apelido "Garret" é o unico nos registros de "San Martin de Madrid",nenhum outro lhe é semelhante.
Assim sendo o avô é Bernardo e não Fernando e o apelido "Garrett" (Guarret, Garret, Garrete) vem da Catalunha, da Vila de Agramunt, do Bispado de Urgel.
Pensava que tinha uma origem anglesa ou irlandesa...
Boas noites,
F. Pereira
St Germain sur Morin / Meãs

Resposta

Link directo:

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#366735 | fosgass | 03 mar 2016 10:58 | Em resposta a: #366712

Caro F.Pereira,

Eu não sou profissional da área, mas queria adicionar umas notas minhas à "discussão":

O que o registo diz é que os pais da noiva são:
Capitão D. Fernando Guarret
D.a Angela Vissinaro

Três notas:
1. Não será possível que o "Guarret" venha da costela paterna, e não da materna? Haverá assim muitos casos (eu desconheço totalmente) de homens da Nobreza (neste caso Capitão) adoptarem o nome de família da esposa???

2. O registo refere que a noiva (D. Antónia Margarida Guarrett) é de Madrid, Reino de Castela, freguesia de São Martinho. Se ela fosse mais nobre que o D. Fernando Guarrett (a ponto de ele adoptar o nome dela), certamente o casamento entre os dois estará registado nessa paróquia. Se não estiver, é muito natural que o casamento tenha acontecido na Paróquia (desconhecida) do D. Fernando Guarret, sendo ele o "nobre mais nobre";

3. Também refere que os pais da noiva já teriam falecido (ambos) "já defuntos". Teriam falecido nos Açores ou em Madrid? ou a caminho? A "Frota da Prata" tinha terminado em 1776, os espanhóis abriram o comércio livre às colónias em 1780. À custa disso, iniciou-se a recuperação económica da Catalunha após décadas de guerras e incerteza. Os Açores eram paragem obrigatória e muito Catalão há-de ter batizado os seus filhos por aí...

Sinceramente concordo consigo nesse ponto... Guarret soa-me a algo vindo da Catalunha. Uns 100 anos antes, a Espanha entregava a região de Roussillon à França...
A propósito de Urgel, lembrei-me que o Bispo de Urgel é um dos Chefes de Estado do Principado de Andorra (junto com o Presidente Francês) - portanto é região nobre.

Penso que será necessário mais pesquisa neste tema interessantíssimo.

Resposta

Link directo:

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#367934 | tjcn | 06 abr 2016 11:00 | Em resposta a: #366712

Bom dia
Senhor F Pereira li com atenção a sua publicação sobre os Garrett eu procuro esse ramo de Madrid

podia me fornecer o link para eu consultar os registos paroquias onde consta esse registos de Madrid

o muito obrigado

Teofilo Nunes

Resposta

Link directo:

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#367959 | PereiraF | 06 abr 2016 22:11 | Em resposta a: #367934

Caro Teofilo Nunes,

Os arquivos encontram-se neste link :

http://archivodiocesanomadrid.es/handle/11052/12657

Para poder ver as imagens ampliadas basta copiar o endereço da imagem miniatura em outra pagina e suprimir o "miniaturas" entre os "/".

Cortei os assentos referidos na mensagem de abertura do topico mas não tirei as referencias.

Cumprimentos,

Pereira F

Resposta

Link directo:

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#368065 | tjcn | 09 abr 2016 00:22 | Em resposta a: #367959

Caro Pereira F

O meu muito Obrigado por ajuda

Cumprimentos

Teófilo Nunes

Resposta

Link directo:

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#368123 | tjcn | 10 abr 2016 22:43 | Em resposta a: #367959

Caro Pereira F

Sabemos que no Casamento da Horta em 1836 de Alf, José Ferreira da Silva e a Dª Antónia Margarida Garrett

Consta que ela e Filha de D Fernando Garrett e não de Bernardo Garrett, mas acho que ove engano

Bem a Minha pergunta o Senhor tem nota quem São os pais de Bernardo Garret e os pais de D Ângela Maria Vipinaro ?


Com os Cumprimentos

Teófilo Nunes

Resposta

Link directo:

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#368139 | PereiraF | 11 abr 2016 14:34 | Em resposta a: #368123

Bom dia Sr Teofilo Nunes,

Não tenho informações relativas as ascendencias de Bernardo Guarret e Angela Vizinaro.
Tentei localizar os arquivos da paroquia de Santa Maria de Agramunt mas não tive sucesso por enquanto.
Tambem não encontrei o primeiro casamento de Angela Vizinaro nos arquivos de Madrid...

Nos arquivos espanhois encontrei isto :
Em 29/4/1710 :
"Expediente de información y licencia de pasajero a Indias de Benito Garret, fraile premonstratense, obispo de León de Nicaragua, a Nicaragua, con las siguientes personas:
- Bernardo Garret, hermano, natural de Agramunt, hijo de Isidoro
Garret y de Mariana Arlovi..." ( http://pares.mcu.es/ParesBusquedas/servlets/ImageServlet?accion=42&txt_id_imagen=3&txt_rotar=0&txt_contraste=0&txt_brillo=10.0&txt_contrast=1.0&txt_totalImagenes=10&dbCode=3285401&txt_polarizado=null&txt_zoom=10&nombreImagen=2%20Recto )

In : http://pares.mcu.es/ParesBusquedas/servlets/Control_servlet?accion=3&&txt_tipo_busqueda=dl&txt_busqueda=&txt_correo=S&txt_id_desc_ud=156413

Um "Bernardo Garret", com datas que concordam é irmão do Bispo D. (Juan ? Francisco ?) Benito Garret y Arlovi...sera o nosso ?
http://www.catholic-hierarchy.org/bishop/bgarrety.html

http://bdh.bne.es/bnesearch/biblioteca/Garret%20y%20Arlov%C3%AD,%20Benito;jsessionid=ABFC8B0C4AD5B6CFC677C6F186B6E35A

http://www.historify.net/1718/acusado-obispo-strong-nicaragua-strong

http://www.elnuevodiario.com.ni/opinion/386821-escandalo-garret-arlovi/

Cumprimentos,

Pereira F.

Resposta

Link directo:

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#368157 | tjcn | 12 abr 2016 01:05 | Em resposta a: #368139

Caro
Pereira F

O meu muito Obrigada
por Ajuda

Cumprimentos

Teofilo Nunes

Resposta

Link directo:

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#379858 | Garreto | 13 abr 2017 11:39 | Em resposta a: #368139

Caro PereiraF,

tenho pesquisado um ramo da família Garrett que foi para o Brasil, tendo sido aportuguesada para Garreto, à qual faço parte.

Com o tempo fui juntando documentações e cheguei a alguns documentos citados nas suas mensagens, mas não estava conseguindo encontrar a documentação espanhola que mostraste.

Conseguiste encontrar mais dados a respeito da família?

Tenho muito a lhe agradecer, sua pesquisa me poupou meses de trabalho!

Abraço.

Resposta

Link directo:

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#379904 | PereiraF | 14 abr 2017 18:34 | Em resposta a: #379858

Bom dia Sr Garreto,
As informações que tenho sobre o assunto estão todas neste topico.
Os documentos relativos ao percurso religioso de Benito Garret dariam mais luz a ascendencia da familia.
Boas pesquisas.
Frederico

Resposta

Link directo:

Almeida Garrett ...Guarret...Garrete

#379950 | Garreto | 16 abr 2017 16:31 | Em resposta a: #379904

PereiraF,

já fostes de grande ajuda, agradeço mais uma vez.

Não sei se continuas pesquisando este tema, caso continue creio que eu possa ajudar com documentos inéditos.

De qualquer forma, estou à disposição.

Gairo Garreto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 07:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen