Quinta do Pinhão - Paredes de Coura, Mozelos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Quinta do Pinhão - Paredes de Coura, Mozelos

#367517 | V.Q.F. | 27 mar 2016 02:39

Boa noite,

Alguém me poderia dar um contacto dos actuais proprietários da Quinta do Pinhão, em Paredes de Coura, freguesia de Mozelos?

Necessitava de obter algumas informações genealógicas, caso os actuais proprietários ainda sejam da família do seu anterior proprietário, o capitão-mor de Paredes de Coura, Francisco António Soares de Figueiroa Lira e Castro.

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

Quinta do Pinhão - Paredes de Coura, Mozelos

#377454 | mariocreis | 29 jan 2017 23:56 | Em resposta a: #367517

Boa noite,

Sugiro que consulte o seguinte tópico:
http://geneall.net/pt/forum/162559/soares-de-figueiroa-lira-e-castro-paredes-de-coura-mozelos/

Cumprimentos,

MCR

Resposta

Link directo:

Quinta do Pinhão - Paredes de Coura, Mozelos

#377481 | V.Q.F. | 30 jan 2017 23:43 | Em resposta a: #377454

Boa noite,

O tópico que indicou fui eu que o criei...
Em todo o caso agradeço ter respondido a este tópico, pode ser que surja mais alguma informação.
Contactei a Junta de Freguesia de Mozelos, em Paredes de Coura, e lá não têm qualquer conhecimento desta quinta... talvez já não exista.
Actualmente interessa-me mais saber quem são os actuais proprietários da Quinta dos Picoutos, na vila de Monção, que também pertenceu a esta família (nas gerações mais antigas).
Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

Quinta do Pinhão - Paredes de Coura, Mozelos

#377483 | natercia7 | 31 jan 2017 08:43 | Em resposta a: #377481

Caro Vasco,

Não sei se leu numa das ùltimas mensagens enviadas pelo meu primo João Luis Pereira de Castro ( em que topico ?) a historia recente, talvez nos anos 1920, da venda da Quinta dos Picoutos.
Eu conheci muito bem a familia que era "proprietària" da mesma nos anos 30, 40, 50.
Era a familia TEMPORAO. O pai, empreiteiro, morreu novo, talvez em 41 ou 42, deixando uma viuva, a Senhora Rosa, com uma filharada impressionante. O meu pai foi para essa familia uma espècie de tutor. No inventario de menores, em todas as "démarches administratives", o meu pai intervinha. Como é de tradição (ainda é ?), no Natal, a Senhora Rosa, com um cesto na cabeça, trazia -nos avelãs, mel e talvez um peru,
O marido da filha mais velha era pasteleiro no "Chave d'Ouro" em Monçao e foi ele que dirigiu a preparação das sobremesas do meu primeiro casamento com o Alfredo Pimentel. O banquete foi obra do célebre Vaticano.
Mas para voltar aos Picoutos. Quando iamos a Monçao durante as férias, seja do Porto, seja daqui da França, uma visita aos Picoutos fazia parte do programa. Eram gente muito simples e muito calorosa, acolhedora. As minhas duas francesinhas não conheciam nada de ambientes equivalentes aqui em França.
Se o Vasco pode dar um salto a Monção e, na estrada de Pousa, logo antes da Quinta de Rodas, tomar à direita, dà logo com os Picoutos. Cada filho construiu a sua propria casa, o que faz "bairro" e desfigura o sitio, mas enfim...
Se disser que vai recomendado pela filha do Senhor Pereira da Farmàcia, a Tété, o Miguel ou as irmãs abrem-lhe a porta e dar-lhe-ão acesso a papeis notariais. Posso garantir-lhe isso.
Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

Quinta do Pinhão - Paredes de Coura, Mozelos

#377484 | natercia7 | 31 jan 2017 08:55 | Em resposta a: #377483

Tolice ...uma ! à esquerda ! N.

Resposta

Link directo:

Quinta do Pinhão - Paredes de Coura, Mozelos

#377524 | V.Q.F. | 31 jan 2017 23:50 | Em resposta a: #377483

Cara Natércia,

Agradeço as suas informações.
Eu não estive em Monção, mas um amigo meu esteve lá em Dezembro passado e tirou várias fotografias da quinta. Fiquei com muita pena! A casa está num estado de total ruína, sem telhado, e apenas permanecem algumas fachadas de pé, porém parcialmente cobertas por vegetação intrusiva.

Temo que mais um inverno e a casa desaparece para sempre.

Se quiser que eu lhe envie as fotos, por favor responda para o meu email: q . fernandes @ netcabo . pt (sem espaços).
Cumprimentos,
Vasco

Resposta

Link directo:

Quinta do Pinhão - Paredes de Coura, Mozelos

#377546 | natercia7 | 02 fev 2017 09:15 | Em resposta a: #377524

Caro Vasco,

Vou logo a seguir recontactar o seu mail.
E confesso que é com emoção anticipada que "regressarei " aos Picoutos.
A comparação com os filmes super 8 das férias de Verão dos anos 60, 70 e mesmo 80, vai ser dolorosa...
Muito obrigada e um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 20:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen