Registo/Assento de batismo de meu avô -

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Títulos

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368541 | santemerson | 24 abr 2016 03:57

Caros membros,
saudações à todos.

Estou em busca do registo/assento de batismo de meu avô.... Já efetuamos várias pesquisas por muitas vias, muitas informações foram encontradas a respeito dos casamentos do meu bisavô e dos seus filhos, inclusive através da ajuda de membros deste fórum, mas a respeito do meu avô nada encontramos. Vou deixar um descritivo abaixo de todas as informações que já possuo e já agradeço qualquer orientação que possa me nortear nesta busca.

Nome do meu avô: LUCIANO AUGUSTO
Filho de..................: ALBINO DOS SANTOS - Natural de Paredes - Parada - Bragança
FLORINDA GONÇALVES - Natural de Salto - Montalegre - Vila Real
Nascimento...........: 1910/1911

Informações Complementares:
Este seria o terceiro casamento do meu bisavô... Todas as informações anteriores a este casamento foram encontradas (Certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos e óbitos das esposas anteriores).... Albino e Florinda e os filhos vieram para o Brasil em Fevereiro/1912 (conforme registro de passaporte abaixo - não há processo de passaporte, ocorreu um incêndio no arquivo).... http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1236666 (selecionar a imagem 324.tif)

Já se esgotaram as pesquisas em Montalegre e, também, em todos os Concelhos e Freguesias de Bragança (cabe salientar aqui que as pesquisas foram realizadas com o material que está disponível on line).... Nos Concelhos e Freguesias de onde eram naturais (esposas, filhos e parentes) também foram realizadas pequisas diretamente nos arquivos e nas conservatórias....

Dados encontrados no Brasil apenas informam que meu avô era de Bragança, aqui também não se encontrou nenhum registro ou informação mais consistente que possa nos auxiliar....

Os registros anteriores nos direcionam a Montalegre e a Paredes. A única informação que destoa é o fato do embarque para o Brasil ter ocorrido em Lisboa e não em Leixões, não sei se aqui podemos encontrar algum rastro....
Já me alonguei demais, mas uma última informação que eu acho relevante, a segunda esposa do meu bisavô era natural de Montalegre, que faleceu em 1909... A terceira esposa, Florinda, também era de Montalegre... Os viuvos/as tinham que guardar o período de um ano em respeito ao falecido/a antes de se relacionarem novamente??? Se este fato for verdade, ele talvez possa ter partido para algum outro Concelho de Vila Real...

Desde já agradeço à todos.

Abraços

Emerson

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368601 | santemerson | 25 abr 2016 19:00 | Em resposta a: #368541

Complementando as informações...

Acabei de receber do Arquivo Nacional-RJ um link com a relação dos passageiros que vieram no navio juntamente com meus familiares.... Para todos os Portugueses registrou-se ã mesma procedência, que seria Lisboa...
Diante desta informação, acredito que meu bisavô não tenha saído da região de trás aos montes e embarcado para o Brasil no porto de Leixões... O que significa, acredito eu, que ele permaneceu entre Vila Real e Bragança, mas não nas freguesias/concelhos onde havia algum parente....

Saudações

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368602 | saintclair | 25 abr 2016 19:05 | Em resposta a: #368601

-
Caro;
....Explique melhor o que pretende dizer;....
Transcreva a resposta que recebeu! ......

"Diante desta informação, acredito que meu bisavô não tenha saído da região de trás aos montes e embarcado para o Brasil no porto de Leixões... O que significa, acredito eu, que ele permaneceu entre Vila Real e Bragança, mas não nas freguesias/concelhos onde havia algum parente."

Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368603 | santemerson | 25 abr 2016 19:23 | Em resposta a: #368602

Caro Saintclair, boa tarde.

É que a única informação que destoava e nos intrigava era o fato de meu bisavô ter embarcado em Lisboa e não em Leixões, que seria o porto mais próximo, principalmente pela existência de crianças.... Esta era a informação que tínhamos até agora....
Com a análise da lista de passageiros, constatei que atribuiu-se à todos os Portugueses que desembarcaram no Brasil a procedência de Lisboa, talvez para facilitar a transcrição, ocultando os passageiros que embarcaram em Leixões......

Com isso, acredito que meu bisavô não tenha deixado a região de Vila Real e Bragança, locais onde haviam familiares de ambos os nubentes.... Mas, quando digo que não permaneceram nas freguesias/concelhos onde estes familiares moravam, é porque todas as pesquisas possíveis já foram feitas nestes locais e nada encontrado...

Emerson

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368605 | saintclair | 25 abr 2016 19:46 | Em resposta a: #368603

-
Caro Emerson;
... Já pensou que o seu avô pode ter ido para o Brasil
sem ter sido baptizado?....
Com a idade de um ano...nasceu 1910/1911, com a
confusão da instauração Republica.... Outº 1910!!!
Verifique para que zona a familia foi morar,analise
os elementos que tem do seu avô, e poderá ter algum
sucesso.
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368606 | saintclair | 25 abr 2016 19:53 | Em resposta a: #368605

-
O Albino tinha sete meses quando foi para o Br.
....Fevº 1912...
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368607 | santemerson | 25 abr 2016 20:09 | Em resposta a: #368605

Caro Saintclair,

Esta hipótese já povoou meus pensamentos e se isto realmente ocorreu, significa que não conseguiremos a cidadania....
Mas o que me mantém na estrada é o histórico anterior do meu bisavô, ele me parecia ser um homem religioso, sempre registrou seus casamentos e seus filhos, cujos sobrenomes sempre acompanham a ordem religiosa, como Santos, Jesus e Benta...
E no caso do casamento com a Florinda e do batismo do meu avô acho que não foi diferente... só não ocorreu em Montalegre, região da Florinda e nem em Bragança, região do Albino....
Vou concentrar minhas buscas agora em Vila Real, em todos os Concelhos e suas respectivas freguesias e, caso não tenha sucesso, pode ser que realmente eu considere o fato dele não ter sido batizado....

Estou torcendo para que a sorte me acompanhe.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368608 | saintclair | 25 abr 2016 21:18 | Em resposta a: #368607

-
Caro Confrade;
... Luciano, deve ter casado pelo religioso/civil no Brasil.
Verifique a cópia dos registos casamento, o que está escrito
em relação à naturalidade do seu avô?......
Pelo que vc. escreveu e não tendo sido encontrado o assento
de baptismo de Luciano, levando em linha de conta que o Albino
ficou viúvo, com filhos, teve que refazer a vida, e para não dar
alarido etc.,é muito provável que possa ter saido de Lisboa sem
ter registado o filho de sete meses.
Desejo que tenha sorte.
-
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/E048F8D24AF3E9C2B9C5C8F74CEC3ECB&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368609 | santemerson | 25 abr 2016 22:06 | Em resposta a: #368608

Saintclair,

Você tem razão, havia e esquecido do registo de passaporte, cuja indicação está para Lisboa.... A ansiedade as vezes atrapalha a mente.....
Voltando ao ponto onde parei... Aqui no Brasil todos os documentos indicam somente que meu avô nasceu em Bragança, mais nenhuma informação. Talvez por causa do passaporte, que foi tirado em Bragança, ele informava que tinha nascido lá.
Na minha opinião, o único motivo que o faria embarcar em Lisboa seria o fato da família já estar lá...
Partido do pressuposto que ele saiu de Salto - Montalegre após a morte da segunda esposa (1909) juntamente com a Florinda (que também era de Salto) e se estabeleceu na região de Lisboa e tão somente tenha voltado para Bragança para se despedir dos familiares e então tirar o passaporte... viajar a esta distância sozinho seria bem mais fácil....
Você saberia me dizer como faço para pesquisar em Lisboa, não encontrei nada on line....

Att.

Emerson

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368636 | saintclair | 26 abr 2016 17:53 | Em resposta a: #368609

-
Caro Emerson;
Parece que a Florinda nasceu em 1882 e não em 1886;
No passaporte está indicado; Florinda Gonçalves de 25 anos e seus filhos;
1912-1882= 30 anos!!.....
....Ora o Luciano não era filho?...[Terá a Florinda adoptado os enteados?.....
Bom; Não deve descartar a hipótese de ter havido alguma "marosca"!!
-
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/E048F8D24AF3E9C2B9C5C8F74CEC3ECB&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
-
http://museudaimigracao.com/acervodigital/upload/livros/pdfs/L085_103.pdf
http://museudaimigracao.com/acervodigital/upload/livros/pdfs/L085_104.pdf

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/vaultimage/?id=F08FB227D5DF7DD333B36B79BC93C22D&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
--
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368637 | saintclair | 26 abr 2016 18:03 | Em resposta a: #368636

-
Rectificação;
O Luciano era filho.
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368638 | santemerson | 26 abr 2016 18:45 | Em resposta a: #368637

Caro Saintclair,
boa tarde.

Primeiramente quero lhe agradecer pelo interesse e atenção....
Em relação a Florinda, ela realmente nasceu em 14/03/1886 (registo Nº08) filha de Maria Thereza Gonçalves - Salto - Montalegre...

Em relação aos outros filhos lhe esclareço. Meu bisavô casou-se 03 vezes:

1º Casamento - Paredes - Parada - Bragança - 04/10/1897 - Registro Nº 02
ALBINO DOS SANTOS X ALBINA DO ROSÁRIO
Antonio de Jesus (Filho) 1898 - Paredes - Parada - Registo Nº 26

2º Casamento - Salto - Montalegre - Vila Real - 03/05/1903 - Registo Nº 04
ALBINO DOS SANTOS X MARIA BENTA
Thereza (1904) Rosalina (1907) - filhas - naturais de Salto - Montalegre

O 3º casamento foi com a Florinda, que gerou o meu avô Luciano Augusto... Este não sabemos onde e nem quando foi.... Aqui é que está o problema...
Maria Benta faleceu em 1909 em Salto. A Florinda também era de Salto... acredito que poderiam até ser vizinhas porque as vilas não eram tão grandes à época.... Estamos a imaginar que meu bisavô não quis ficar em Salto para não gerar constrangimento com os familiares de Maria Benta e partiu com Florinda...

Como não encontramos nada nas freguesias possíveis, ficamos a deriva... Como já te disse, a única informação que destoa é o embarque em Lisboa, mas antes de seguir este possível rastro, vou tentar pesquisar em todos os Concelhos e Freguesias de Vila Real.

Eu não consigo lhe enviar os arquivos, mas se quiser, posso detalhar nome, filiação e naturalidade de todos os envolvidos, inclusive a naturalidade dos pais....

Emerson

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368641 | saintclair | 26 abr 2016 19:28 | Em resposta a: #368638

-
Caro Emerson;
Sugiro que faça alguma investigação nas localidades que fazem-fronteira com as freguesias
de Montalegre.
Sobre os seus familiares terem embarcado em Lisboa e não em Leixões;-- Ao analisar a
relação de passageiros verifica-se que são provenientes do Norte,Centro Portugal. Não deve
dar importância a este pequeno caso. Em Lisboa naquele tempo havia mais carreiras-barcos
para o Brasil, do que no Porto de Leixões...{Norte}.
https://goo.gl/maps/nPRMUWBSCC92
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1c/Montalegre_freguesias_2013.svg
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368648 | saintclair | 26 abr 2016 22:42 | Em resposta a: #368641

---
Caro Confrade;
........ Veja este assento nascimento?
http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/vaultimage/?id=87452127F788393DD63F06BEC8C65D02&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368649 | santemerson | 26 abr 2016 23:00 | Em resposta a: #368541

Oi Saintclair,

Este é o da Florinda, como havia lhe falado anteriormente..... Parece ironia, mas tenho o batismo de todo mundo, menos o que eu preciso, que é do meu vô.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368662 | saintclair | 27 abr 2016 14:48 | Em resposta a: #368649

-
Caro Emerson;
.... Sugiro que faça buscas em Bragança, tendo em linha de conta o ano de 1910.
Possivelmente o seu avô quando foi para o Br. teria um ano e sete meses, ou... coisa parecida.
....Para isso vc. terá que " arregaçar " as mangas, caso contrário não vai chegar a qualquer
conclusão.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Club_Corinthians_Paulista

"Ele se casou em Itapecerica da Serra - SP em 1930 com PORFIRINA RODRIGUES. Faleceu em 1979 em São Paulo....
Já coloquei esta informação acima e não sei se ela vai ajudar ou nos atrapalhar... Meu avó era corinthiano, meu pai falou que ele se orgulhava de ter nascido no mesmo ano do Corinthians, que era 1910.... Só que as informações do passaporte diz 7 meses o que 1911... Mas será que ele não estava correto ???? de ser 1910 e o registro foi feito errado..... Talvez ele tenha dito 1 ano e sete meses e a pessoa colocou 7 meses.... Já estou confuso."
Fico no aguardo das suas notícias.
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368668 | saintclair | 27 abr 2016 18:39 | Em resposta a: #368662

-
...."Nome do meu avô: LUCIANO AUGUSTO
Filho de..................: ALBINO DOS SANTOS - Natural de Paredes - Parada - Bragança
FLORINDA GONÇALVES - Natural de Salto - Montalegre - Vila Real
Nascimento...........: 1910/1911"
---
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Paredes
---
A Igreja de Paredes situa-se no distrito de Bragança, concelho de Bragança, freguesia de Parada, aldeia de Paredes.

Não se sabe ao certo, mas tudo indica que a igreja foi mandada construir quando Paredes conheceu o seu apogeu, com a exploração das minas de volfrâmio e de estanho.

A igreja é composta por um adro, uma sacristia e um anexo externo à igreja para armazenar andores, opas e bens.

O santo exposto no altar é o São Lourenço, padroeiro da aldeia.

Relativamente ao São Lourenço, a lenda diz que antigamente uma noite, os populares de Parada roubaram a o santo, mas no dia a seguir, São Lourenço estava novamente em Paredes.

Ainda antigamente (e ainda dos nossos dias), quando está uma forte trovoada, os populares vão a igreja e tiram o São Lourenço para o exterior. A trovoada pára então de imediato!
---
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368684 | santemerson | 28 abr 2016 00:50 | Em resposta a: #368541

Caro Saintclair,
boa noite.

Segue transcrição da certidão de Casamento datada de 26/11/1930:
"...Receberam-se em matrimônio, AUGUSTO LUCIANO DOS SANTOS E PORFIRINA RODRIGUES DE CASTRO, que de acordo com o Código Civil, apresentaram os documentos de 1 a 7; Ele, com vinte anos de idade, solteiro, barbeiro, natural da cidade de BRAGANÇA, província de Traz-os-Montes, Portugal, domiciliado e residente neste distrito, tendo nascido aos 24/06/1910, filho legítimo de Albino dos Santos e D. Florinda Gonçalves..."

Ele inverteu o nome porque não gostava do "Luciano"...

Quanto a questão da idade, nos ampliamos as pesquisas para 1910 justamente por causa da informação da certidão de casamento e por causa do Corinthians, como você mesmo lembro..

Att.

Emerson

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368693 | saintclair | 28 abr 2016 12:12 | Em resposta a: #368684

-
...Consta assento de óbito Nº 28 de Maria Benta em 09/07/1909 - Salto.
Se o seu avô nasceu em 24 Junho 1910= após a morte de Maria Benta
teria sido gerado o Luciano! .... ou não....[três meses difª]
O seu bisavô, pelo que sabemos tinha pouca sorte com as esposas,em
relação ao parto, e talvez não tivesse arriscado uma 3ª vez.
Pelos dados que temos, Luciano seria filho de Florinda, ou não.
Existe a dúvida se o seu tio António era filho ou sobrinho.
Como se pode analisar, existem muitas variáveis, sugiro que investigue junto
das 39 freguesias de Bragança.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bragan%C3%A7a_%28Portugal%29
Pelo que já li nos seus tópicos, vc. sabia desde o principio que o Luciano teria nascido
em 24 de Junho de 1910....[ Dia de São João em Portugal, um dos três Santos Populares.],
e deixou que as pesquisas avançassem com uma data errada?.
O Emerson é neto ou BISNETO do Augusto Luciano?
Na expectativa das suas breves notícias,subscrevo-me
atentamente
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368694 | santemerson | 28 abr 2016 12:49 | Em resposta a: #368693

Saintclair,

Como as informações são muito divergentes, eu parti das datas que estão registradas em Portugal, considerei que meu avô nasceu em 1911 e não 1910 como constam nos registros brasileiros. Porque se considerarmos que ele tinha 7 meses em fevereiro de 1912, o nascimento dele teria sido em Julho e não em Junho....De qualquer forma, eu sempre pesquisei no lapso temporal de 1910 a 1912, porque muitas vezes os registros poderiam ocorrer com a variação de data para maior ou menor, fiz isso por orientação dos próprios membros aqui deste fórum.

Em relação ao Antonio, ele realmente é filho de Albino com Albina do Rosário.... E eu sou neto do Luciano Augusto.

Agora, você levantou uma questão interessante, o fato do meu bisavô não querer arriscar a 3ª vez, nunca pensei nisso.... O Luciano poderia ser somente filho da Florinda, ou o pai dele pode ter falecido, também pode ter nascido em 1909 ????
Isso explicaria o fato de não encontrarmos o registo de casamento de AlbinoXFlorinda e a questão do nome, que é bem diferente dos outros filhos, não levando o sobrenome "Jesus" ..... Porém, se isso realmente ocorreu, ele também não foi registrado em Salto, porque nesta freguesia as pesquisas foram feitas de 1900 a 1911.

Confesso que fiquei confuso, mas ao mesmo tempo esperançoso..... Eu só conseguirei pesquisar os arquivos de Montalegre na próxima semana, poque eu tenho que ir no centro da família dos mórmons, só eles possuem acesso as estes arquivos....

Com os melhores cumprimentos...

Emerson

Resposta

Link directo:

Paredes-Parada-Concelho Bragança

#368700 | saintclair | 28 abr 2016 18:01 | Em resposta a: #368694

-
Caro Emerson;
....O Luciano não foi registado em Salto- Montalegre, mas pode ter sido
registado a 200 Km de distância, "" Paredes - Parada ""-Concelho Bragança.
https://goo.gl/maps/hLq8ZkRiTc82
....Vamos avançando com calma e com esperança, todas as pistas se devem
analisar.
Sendo o que se me oferece dizer, apresento ao Confrade os m/ melhores
cumprimentos
atentamente
Sc.
--

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368703 | saintclair | 28 abr 2016 19:32 | Em resposta a: #368700

-
Caro Emerson;
Poderia p.f. indicar o nome completo dos filhos do
seu bisavô.[ Santos, Jesus e Benta.]
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368704 | santemerson | 28 abr 2016 20:10 | Em resposta a: #368703

Saintclair,

ANTÔNIO DE JESUS 1898 Registo 26 - Paredes - Parada - Bragança

TERESA DE JESUS 06/10/1904 Registo 43 - Santa Maria do Salto - Montalegre

ROSALINA DE JESUS 14/05/1906 Registo 26 - Santa Maria do Salto - Montalegre

LUCIANO AUGUSTO

No Brasil, todos eles acrescentaram o sobrenome "Santos"

Att.

Emerson

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368705 | saintclair | 28 abr 2016 20:37 | Em resposta a: #368704

-
Caro Emerson;
..... Talvez tivesse acontecido isto:
ANTÔNIO DE JESUS 1898 Registo 26 - Paredes - Parada - Bragança
TERESA DE JESUS 06/10/1904 Registo 43 - Santa Maria do Salto - Montalegre
ROSALINA DE JESUS 14/05/1906 Registo 26 - Santa Maria do Salto - Montalegre
[LUCIANO AUGUSTO-1910- Registado Paredes-Parada-Brg.ª !! .....] ??
---
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368707 | santemerson | 28 abr 2016 20:50 | Em resposta a: #368705

Mas nós já encaminhamos email solicitando pesquisa em todas as freguesias de Parada e a resposta veio negativa....

Tomara que você esteja certo.... que a sorte vos acompanhe...

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368708 | saintclair | 28 abr 2016 21:20 | Em resposta a: #368707

-
Caro Emerson;
....Já por várias vezes estive para lhe enviar um video sobre
o cuco e o célebre Alcapone!....
Claro que não tem nada directamente relacionado com o seu
caso.... mas, creia que nos dá alguma imaginação sobre o mundo
da Natureza, no seu todo, etc.....
Sobre já ter pedido buscas na Freguesia de Parada, agora tem outros
elementos e outras motivações. Temos que acreditar para poder encontrar.
Dados Novos; O ano nascimento 1910. O facto de Luciano não ter o apelido
Jesus, e pelos vistos até não será filho do seu bisavô, ou até poderá ser etc.
Caro Emerson, tem que entender que os dados que vc. tem, estão a sofrer
alterações a todo o momento, o que agora parece ser, amanhã já não será!.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parada_%28Bragan%C3%A7a%29
https://www.youtube.com/watch?v=N6JoKwbOqYo
Bom, espero que entenda o propósito desta minha mensagem, aceite os meus
melhores cumprimentos.
Obrigado
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368710 | saintclair | 28 abr 2016 22:09 | Em resposta a: #368708

-
Caro Emerson;
Por especial favor do Confrade Lambert, envio este link sobre o
passaporte Albino dos Santos, em que está escrito Solteiro??....
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1292166
-
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368716 | santemerson | 29 abr 2016 00:24 | Em resposta a: #368710

Caro Saintclair,

O passaporte está correto, 310, pg 322... mas alguns dados não.... como solteiro, 35 anos.... Não confere com o próprio link do registo que você publicou aqui....

Att

Emerson

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368728 | mila1000 | 29 abr 2016 12:00 | Em resposta a: #368541

Confrade Saintclair,

Por gentileza,no passaporte consta que Luciano estava com 7 meses,e,,ao lado, entendi que está 19 dias,seria isso?

passaporte 310- Albino dos Santos –imagem 324.tif 15/02/1912

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1236666


Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368729 | santemerson | 29 abr 2016 12:22 | Em resposta a: #368728

Mila,
bom dia....

Se realmente for 7 meses e 19 dias, pelas minhas contas, daria entre 22 e 24/06/1911 considerando os meses que possuem 31 dias....
A data que temos no Brasil seria 24/06/1910..... Me parece que faz sentido esta anotação....

Saudações

Emerson

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368737 | saintclair | 29 abr 2016 14:35 | Em resposta a: #368729

-
Mila;
Sim, está escrito 7 meses e 19 dias.
Fazendo as contas ao milímetro,o Luciano Augusto/ Augusto Luciano,
teria nascido no dia 27 de Junho de 1911....[ou 1910].
27/6/1911 a 27 Janeiro 1912=7 meses +[4 dias Jan+15 dias Fev.]=19d.
Sugiro que para fazer busca em Bragança, deve ter atenção que o nome
poderá estar trocado,... ter outro nome, passando assim Luciano Augusto
para apelido!
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368740 | mila1000 | 29 abr 2016 15:00 | Em resposta a: #368541

Saintclair,

Estou pensando em pedir à Conservatória o registo de Junho/1911 a fevereiro de 1912,pois,quem sabe Albino tenha feito o registo do Luciano antes de solicitar a emissão do passaporte,tendo em vista que,os registos nas Conservatórias iniciaram em Abril/1911.

Ontem,por curiosidade,fui olhar o outro passaporte com o nome de Albino -Alfandega da Fé,e,me deparei com uma freguesia Parada.É uma pena não possuir os livros até 1911 digitalizados,mas, penso em solicitar o registo.

Agradeço pela ajuda.

Cumprimentos

Mila

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368742 | saintclair | 29 abr 2016 15:14 | Em resposta a: #368740

-
Mila;
A Fregª Parada a meu ver será uma boa aposta.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parada_%28Bragan%C3%A7a%29
Entretanto verifico que " Luciano e Augusto ", até prova em contrário
são apelidos.... e não Nome próprio.
Quer isto dizer que o sujeito poderia se chamar Jesus Luciano Augusto,
ou outro nome....
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/vocabulos-admitidos-e/downloadFile/file/Lista_de_nomes31-12-2015.pdf?nocache=1452254578.62
Bom, espero que esteja melhor dos seus quatro-galos!
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368744 | mila1000 | 29 abr 2016 15:20 | Em resposta a: #368541

Saintclair,

Já estou ótima,mas,no dia da queda,minha irmã foi me buscar no hospital,e,pensou que eu fora atropelada!

Outra coisa que me intriga,é a outra freguesia Paradinha Nova,seria próxima de Parada(Paredes)?Só há disponibilidade dos livros no family aos membros da igreja.

Cumprimentos.

mila

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368746 | saintclair | 29 abr 2016 15:45 | Em resposta a: #368744

-
As duas freguesias ficam a 13 km distância entre si.
https://goo.gl/maps/GyqCkoYYH2s
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paradinha_Nova
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368774 | santemerson | 29 abr 2016 22:24 | Em resposta a: #368541

Mila,
boa noite....

Fui ao centro de historia da família, dos mórmons, pesquisei Parada e Paradinha Nova de 1906 a 1911. Nada encontrei....

Já para Montalegre não havia arquivo disponível....

Se uma pessoa for até as dioceses ela tem acesso aos livros de registros diocesanos para realizar as pesquisas ou só pessoas credenciadas podem fazer isso....????

Saudações

Emerson

Resposta

Link directo:

Freguesia Venda Nova-Montalegre

#368783 | saintclair | 30 abr 2016 12:28 | Em resposta a: #368774

-
Caro Emerson;
Dado que já procurou nas fregª Parada e Paradinha, sugiro que veja a fregª Venda Nova,muito
perto do Salto, localidade de onde era proveniente a esposa do Luciano, Florinda Gonçalves.
O Confrade conhece Montalegre?.... Gerez etc...
https://goo.gl/maps/8gvUxQ8MJCw
Montalegre;
https://www.youtube.com/watch?v=M6uPb4XmfbE
http://www.cm-montalegre.pt/showFreg.php?Id=32
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368787 | santemerson | 30 abr 2016 14:16 | Em resposta a: #368783

Caro Saintclair,

Os arquivos do Concelho de Montalegre não estão disponíveis on line.....

Quanto a conhecer Montalegre, não tive este prazer.... Eu estive em Portugal em julho/2012, com minha esposa, mãe e sogra, passamos por Porto, Fátima, Obidos e Lisboa (visitamos algumas cidades ao redor dessas).... Na época eu ainda não estava muito interessado nas pesquisas, foi só após esta viagem que os sentidos e o afeto por esta terra afloraram....

E agora, cá estou nesta busca para ligar o passado ao presente da minha família, cujo elo de ligação é o meu avô. O único faltante....

Ahh!!! Muito interessante o video do cuco... Também adorei o video de Montalegre....

Com os melhores cumprimentos

Emerson

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368790 | saintclair | 30 abr 2016 15:13 | Em resposta a: #368787

-
http://tombo.pt/m/mtr

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô

#368792 | saintclair | 30 abr 2016 16:59 | Em resposta a: #368787

-
Caro Emerson:
Entretanto parece que o seu avô se chamaria; X... Luciano Augusto.
Como já tive ocasião de escrever Augusto e Luciano são apelidos [Sobrenomes]
.... falta encontrar o nome próprio; o que sugere; Jesus... José Augusto Luciano.. etc.
Como a fronteira com Espanha é mesmo junto a Montalegre, o casal poderia ter vivido
na Galiza, na cidade de Ourense, por exemplo...ter feito o registo nascimento de Luciano na parte Portuguesa etc...
https://goo.gl/maps/52apq2Q27z42
Teria sido optimo quando veio a Portugal ter passado por Montalegre, Gerez, Arcos Valdevez.
http://www.serradogeres.com/index.php/turismo/turismo-nautico
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368812 | mila1000 | 01 mai 2016 01:12 | Em resposta a: #368541

Confrade Saintclair,

Em 10/03/1912 Albino dos Santos consta do vapor Zeelandia,no RJ,página 4 ,numeros 121 a126,e, Luciano é o ultimo com 7/12 meses.A familia seguiu viagem para SP,descendo no Porto de Santos em 15/03/1912.

http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_OL/0/RPV/PRJ/13198/BR_RJANRIO_OL_0_RPV_PRJ_13198_d0001de0002.pdf

Sairam de Lisboa em 26/02/1912,foram embarcados por Orey,Antunes & Cia.

Será que há algum jornal da época que possa mencionar se esse Orey possuia escritório em Lisboa,ou,era apenas um agenciador de imigrantes?

Mila

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368831 | saintclair | 01 mai 2016 12:01 | Em resposta a: #368812

-
Mila;
A Firma Orey Antunes & CIA ainda existe.
http://www.orey.com/showpage.php?id=19&cid=26
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368834 | mila1000 | 01 mai 2016 15:49 | Em resposta a: #368541

Saintclair,

Brigaduuuu!!!
Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368896 | santemerson | 02 mai 2016 19:37 | Em resposta a: #368541

Saudações à todos....

Meus caros, mais uma vez recorro ás vós em busca de orientação..... Estive analisando os registos da época e neles constam a seguinte transcrição "Nesta egreja parochial de Santa Maria do Salto, diocese de Braga"....
Não cita diocese de Vila Real, seria possível estes arquivos estarem em Braga ???

Att.

Emerson

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#368897 | saintclair | 02 mai 2016 19:46 | Em resposta a: #368896

-
Caro Emerson;
Em 1910 era assim, houve alterações em 1922, conforme pode ver:
....
"Salto, Freguesia do concelho de Montalegre composta pelos lugares de Ameal, Amiar, Bargulhão, Barreiros, Beçós, Bessada, Borralha, Caniçó, Carvalho, Cerdeira, Corua, Golas, Linharelhos, Lodeiro de Arque, Paredes, Pereira, Pomar da Rainha, Póvoa, Reboreda, Salto, Seara e Tabuadela.

A paróquia de Salto pertence ao arciprestado de Montalegre e à diocese de Vila Real, desde 22 de Abril de 1922. O seu orago é Santa Maria.
Custodial history
Desconhecem-se as datas bem como as entidades que fizeram entrega da documentação deste fundo na Conservatória do Registo Civil de Montalegre, entidade a partir da qual o Arquivo Distrital de Vila Real o adquiriu. "
http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1068183
-
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#369052 | saintclair | 06 mai 2016 15:45 | Em resposta a: #368897

-
Caro Emerson;
....Então o que se passa?
Não voltou a dar sinal de si!
https://www.youtube.com/watch?v=oxH5pJzW25A
Cptºs
S.c.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#369055 | santemerson | 06 mai 2016 16:47 | Em resposta a: #368541

Meu Caro Saintclair,
como vai????

Estou às voltas em busca de qualquer informação que possa nortear nossa pesquisa.... Mas meu avô era um homem de poucas palavras e ele não tinha memória de Portugal porque veio para cá quase que recém nascido....
Os familiares que conviveram com a Florinda também não acrescentaram nada....
Olhando o histórico familiar (do meu trisavô, bisavô e suas irmãs e seus respectivos filhos), todos os casamentos foras registrados, assim como todos os batismos.... Não consigo acreditar que meu avô tenha vindo para o Brasil sem ser batizado.
Mas, embora eu relute em desistir e ainda persista nesta estrada, confesso a ti que a desesperança ronda minha mente neste momento... Principalmente por causa do meu pai, que tem a saúde um pouco comprometida e minha mãe, que trata de neoplasia e passará por duas cirurgias, uma, inclusive, no dia 12/05.....
Não quero que pareça que estou atrás deste documento porque os meus pais estão morrendo.... De forma alguma.... Minha história com Portugal é recente e, infelizmente, quando este encanto aflorou eles (meus pais) já não estavam bem de saúde....
Enfim, me desculpe pelo breve desabafo....

Que a sorte se faça presente.....

Com os melhores cumprimentos

Emerson

Resposta

Link directo:

Tunel do Marão

#369118 | saintclair | 08 mai 2016 15:17 | Em resposta a: #369055

-
Caro Emerson;
....Não deve perder a esperança em encontrar o registo de seu avô, Luciano.
Entretanto foi inaugurado o maior Túnel da Peninsula Ibérica, na zona do Marão, [Amarante/
Vila Real;]
Envio alguns links para vc. tomar conhecimento e assim interiorizar, tendo no pensamento
o avô Luciano.
Repare; mesmo que não encontre o registo nascimento, não muda os acontecimentos....
pois estamos a falar do passado, que não pode ser alterado!....
http://www.jn.pt/infografias/970/interior/para-la-do-marao-ja-nao-mandam-so-os-que-la-estao-5098996.html
http://www.pengest.pt/Tuneis/construcao-do-lanco-de-auto-estrada-a4ip4-amarante-vila-real.html
http://rr.sapo.pt/noticia/52250/marao_maior_tunel_da_peninsula_iberica_com_seguranca_maxima
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#369120 | mila1000 | 08 mai 2016 15:47 | Em resposta a: #368541

Emerson,
Já lhe disse muitas vezes que tudo vai dar certo,tenho certeza disso!
Dê um beijo em sua mãe pelo dia de hoje,embora,todos os dias sejam Dia das Mães.
Sua mãe estará em minhas orações,e,tudo irá transcorrer bem na próxima quinta.
Mila


ps:Saintclair,enviei-lhe um pedido de ajuda para "decifrar" uma data averbada num óbito,e,o confrade até hoje não me respondeu...

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#369121 | saintclair | 08 mai 2016 16:46 | Em resposta a: #369120

-
Mila;
Não dei por nada.!
p.f. indique o tópico.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#369123 | mila1000 | 08 mai 2016 17:14 | Em resposta a: #368541

Saintclair,

mandei uma mensagem ....

Batismo Nº 17 Jose- 1897
-imagem 18.tif albergaria a velha
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1191450

Está averbado um casamento em 1916 ,só entendi o ano e o nome Apolonia,porém,há o óbito da mesma em 1974 ou 1924??

Se puder me ajudar,agradeço.
Cumprimentos
Mila

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#369125 | saintclair | 08 mai 2016 17:38 | Em resposta a: #369123

-
Mila;
Se reparar em 1926, obteve a cédula pessoal.
Em seguida está escrito duas vezes que faleceu
em 1974; [77 anos].
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/4DA44862476DE32BF30C49451E6C4E25&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
Concorda?.
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#369130 | mila1000 | 08 mai 2016 18:29 | Em resposta a: #368541

Saintclair,

José obteve a cedula em 1926,quando veio para o Brasil,e,pelo que entendi,Apolonia ,a esposa, faleceu em 1974.
Se for isso,penso que o enigma em torno de José esta solucionado...
Agradeço a ajuda.

Mila

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#369196 | santemerson | 10 mai 2016 00:21 | Em resposta a: #368541

Mila e Saintclair,

Obrigado pelo incentivo, são pessoas como vocês que mantêm a minha esperança no trilho.... retornarei as buscas em breve....

Mila, obrigado pelo carinho para com minha mãe... E, Saintclair, este é o túnel que atravessarei quando for buscar a certidão do meu avô, estou mentalizando isto....

Um forte abraço.

Emerson

Resposta

Link directo:

Dia das Bruxas em Montalegre

#369319 | saintclair | 13 mai 2016 19:02 | Em resposta a: #369196

-
Caro Emerson;
Em Montalegre; hoje celebra-se o dia das bruxas!
http://www.cm-montalegre.pt/
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo/Assento de batismo de meu avô -

#369512 | santemerson | 18 mai 2016 19:41 | Em resposta a: #369319

Olá Saintclair,

Não recebi o alerta desta mensagem!!!!
Eu tinha visto sobre isto no video que você enviou, a data foi a que mais marcou para minha esposa..... No dia 13, foi a primeira coisa que ela falou, hoje tem festança em Montalegre, espero participar futuramente... Arrumei compromisso.....

Com os melhores cumprimentos

Emerson

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 20:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen