Ajuda na leitura de Assento de Casamento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda na leitura de Assento de Casamento

#368986 | farilhao | 04 mai 2016 14:52

Boas a todos. Venho por este meio solicitar os bons ofícios na compreensão deste Assento. Percebo alguma coisa mas em determinadas palavras não vislumbro o que se encontra descrito.

"Aos onze dias do mês de ?outubro? ... 1704... nesta freguesia de S. Pedro desta vila de Peniche ... por marido e mulher Manoel Esteves e Margarida Pereira ambos meus fregueses ele filho de Thomé Esteves e Maria Nunes .... já defuntos ?natural? da Vila da ?Figueira? da freguesia de santo ?André? bispado de Coimbra aonde foi baptizado ...."

A partir daqui pouco se percebe a não ser alguns nomes. O objectivo é saber os nomes dos pais dos contraentes e naturalidade dos noivos.

http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1112908

Folha 38 do aruivo, página da direita, Casamento de Manoel Esteves e Margarida Pereira.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de Assento de Casamento

#368989 | Alberto123 | 04 mai 2016 15:31 | Em resposta a: #368986

Caro confrade,

Salvo melhor, eu leio:


"Aos onze dias do mês de outubro deste presente ano de 1704"
"se receberam in facie ecclesiae por marido e mulher Manuel Esteves e Margarida Pereira ambos meus fregueses ele filho de Tome Esteves e Maria Nunes sua mulher já defuntos natural da vila de Esgueira freguesia de Santo André Bispado de Coimbrã onde foi batizado"
"filha de António Jorge e Isabel Antunes já defuntos eram ambos moradores nesta vila de Peniche nesta freguesia de São Pedro"

Cumprimentos,

Alberto

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de Assento de Casamento

#368997 | farilhao | 04 mai 2016 17:42 | Em resposta a: #368986

Caro amigo muito obrigado pela sua opinião, vou verificar e tentar chegar à "Verdade". São meus 8º Avôs.

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de Assento de Casamento

#368999 | farilhao | 04 mai 2016 18:06 | Em resposta a: #368997

Não percebo é o que está escrito após o baptismo do noivo, mas julgo que tenha a ver com o vigário.

Relativamente a ela:

"ela natural do lugar da vila de ???? de ?Alcobaça?, baptizada na freguesia de S. João Baptista da vila de Alfeizeirão filha de..."

Julgo que seja isto, pois existe uma igreja matriz de São João Baptista de Alfeizeirão, Alcobaça.

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de Assento de Casamento

#369003 | Alberto123 | 04 mai 2016 20:14 | Em resposta a: #368999

Eu leio:

"ela natural do lugar e da villa do Coitos [=Coutos] de Alcobaça batizado no lugar de São João Baptista de Alfeizeirão filha..."

Cumprimentos,

Alberto

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de Assento de Casamento

#369021 | farilhao | 05 mai 2016 02:33 | Em resposta a: #369003

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
Rui Baptista

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 00:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen