Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369475 | HenriqueMLopes | 17 mai 2016 19:19

Boa Tarde. Estou criando este tópico em uma tentativa de localizar algum registro do meu avô e seus pais, que vieram de Portugal para o Brasil por volta de 1901.
Meu avô, que era português, chamava-se Antônio Lemos Monteiro, nasceu em 04/08/XX(não sei o ano), era filho de Joaquim Augusto Monteiro e Gracinda Ribeiro Monteiro (nome de casada) / Gracinda Ribeiro de Lemos (nome de solteira).
Vieram de Portugal para o Brasil no início do século mas não sei precisar exatamente a data (entre 1901 a 1913.
Meu avô veio primeiramente com a mãe e mais dois irmãos de nomes Albano Augusto Lemos Monteiro e Manoel Lemos Monteiro. Também não sei com qual a idade chegou mas acredito que entre 08 e 14 anos. Depois de algum tempo o seu pai veio também. Todos vieram para Belém do Pará e aqui permaneceram. Não sei de que local eles procederam.

Agradeço qualquer ajuda.

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369476 | MCNN | 17 mai 2016 20:25 | Em resposta a: #369475

Olá Henrique


Complementando a informação que já lhe dei anteriormente, vinha falar-lhe de outro registo do cepese que pode eventualmente ser interessante:


ID: 68103
Nome: Gracinda Rosa
Naturalidade: Baião
Concelho: Baião
Pai: António Ribeiro de Lemos
Mãe: &bnsp;
Profissão: &bnsp;
Idade: 46
Destino: Pará
Estado Civil: Casado

Apesar de obviamente não poder ter certeza alguma, atendendo ao nome da pessoa, ao destino e ao nome do pai, este registo pode eventualmente corresponder ao pedido de passaporte da sua bisavó.

Agora, eu queria dizer-lhe algo relativamente à informação que vai receber do cepese.

A informação que irá receber consistirá basicamente na data em que o pedido de passaporte foi feito e no número do passaporte.

Essa informação permitirá ter uma ideia sobre em que anos procurar mas existe uma informação que o cepese não lhe irá fornecer porque não a tem, que é a de saber em que freguesia de Baião estas pessoas nasceram.

Porém, poderá visualizar no site do Arquivo Distrital do Porto os respetivos pedidos de passaporte, e ficará a saber quem acompanhava estas pessoas na sua ida para o Brasil.

Se tiver sorte, eventualmente existirá no site do Arquivo Distrital do Porto o processo do passaporte, mas isso dependerá do ano em que o passaporte foi pedido. Se existir o processo do passaporte, poderá pedir cópia dele ao Arquivo Distrital do Porto, e esse processo conterá em princípio a transcrição dos batismos das pessoas que viajavam, pelo que ficará logo a saber em que freguesia foram batizados.

O que eu lhe sugiro é que, quando receber a informação do cepese relativamente aos registos que entender pedir, coloque aqui essa informação, que alguém o ajudará a dar os passos seguintes.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369477 | mila1000 | 17 mai 2016 21:13 | Em resposta a: #369475

Henrique,

Estou colando o que lhe escrevi no outro tópico.

........
saberia dizer o nome do pai do Joaquim?

há um nome de jJoaquim,com destino ao Pará,no cepese.

ID 32752
nome Joaquim Augusto Monteiro
natural Baião
ConcelhoBaião
pai Justino Monteiro
mãe &bnsp;
profissãoTrabalhador
idade 42
destino Pará
estado civil Casado


Para conseguir cópia dos documentos relativo ao passaporte,terá que escrever para cepese@cepese.pt ,informando todos os dados acima,inclusive o ID .esse serviço é pago,mas,pode ser quem procura.


Muita coincidencia,Gracinda,que o confrade Mario localizou,ser também de Baião.Êu,se fosse voce escreveria ao Cepese...


Mila

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369503 | HenriqueMLopes | 18 mai 2016 15:42 | Em resposta a: #369475

As coisas estão se ajustando graças a ajuda de vcs, Mário César Navarro e Mila. Muito obrigado!
Estive hoje com a minha mãe, antes de ler este tópico e ela me informou que o nome da avó era Gracinda Rosa. As informações se cruzaram de forma promissora com o que vcs postaram. Eu tinha uma informação antiga e deixei meio de lado que era sobre uma localidade chamada Gestaço. Pesquisei e observei que fica no "Concelho de Baião". Eu já havia feito uma pesquisa pelo site tombo.pt mas não achei nada. Vou pesquisar mais informações e verificar se acho mais alguma coisa. Ainda estou querendo saber algo sobre as datas pois com a idade deles posso fazer uma projeção de quando vieram e fica menor o campo de pesquisa. Assim que encontre mais retalhos dessa colcha, vou publicar aqui e formalizar a pesquisa e os valores necessários para promover a documentação oficial. Quero agradecer novamente a ajuda de vcs que me abriu um leque imenso de possibilidades de sucesso. Muito grato!

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369516 | MCNN | 18 mai 2016 21:08 | Em resposta a: #369503

Boa noite Henrique

Também me parece que, pelo menos os seus bisavós, deveriam ser de Gestaçô.

Veja por favor este assento de batismo em Gestaçô de uma Gracinda, filha de António Ribeiro de Lemos, nascida em 23/05/1864:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=541459

(tem de selecionar a imagem 812.tif)

Esta pessoa deve corresponder àquele registo que vimos do cepese. o que quereria dizer que teria pedido passaporte para o Brasil em 1910 ou 1911.

Também descobri em Gestaçô o batismo de um Joaquim, filho de Justino Monteiro, nascido em 18/08/1860.

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=541457

(tem de selecionar a imagem 710.tif)

Esta pessoa deve corresponder àquele registo do cepese, o que quereria dizer que teria pedido passaporte por volta de 1902.

Repare que não sabemos ainda se se tratam dos seus bisavós. Como os casamentos de Gestaçô só estão disponíveis para consulta online até 1881 e estas duas pessoas, caso tenham casado em Gestaçô, tê-lo-ão feito muito provavelmente depois desse ano, não é possível pesquisar o seu casamento.

Tenha em atenção que, mesmo que se tratem dos seus bisavós, não tem garantia alguma que os filhos tenham nascido e sido batizados em Gestaçô.

Acho que o melhor é mesmo pedir os registos do cepese, para confirmarmos em que ano é que eles foram e, uma vez que um deles deve ter levado em sua companhia o seu avô, saber a idade que o seu avô então tinha e a partir daí deduzir o ano em que ele nasceu.

Já agora, o Arquivo Distrital do Porto só tem os batismos de Gestaçô até 1893 pelo que, caso o seu avô tenha nascido em Gestaçô depois dessa data, terá de solicitar o seu assento de batismo à Conservatória do Registo Civil de Baião.

Mas para já o melhor é ir com calma, e solicitar e aguardar a informação do cepese.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369536 | HenriqueMLopes | 19 mai 2016 14:41 | Em resposta a: #369516

Obrigado mais uma vez Mário César Navarro, muito boa a pesquisa que vcs executam. Já havia procurado individualmente cada ficha e não havia achado nada. Meu avó era Português. Notadamente pelo jeito de falar e as entonações tão específicas. Nunca perdeu esta característica. Mas como veio pequeno tenho que verificar se foi devidamente registrado em Portugal. Como minha mãe, graças a Deus, ainda esta viva, posso trabalhar a situação dela antes e depois passar para os filhos, caso o registro dos meus bisavós estejam corretos. Vamos ver o que a pesquisa vai indicar como melhor opção.
Eu escrevi ontem mesmo para o cepese@cepese.pt, repassando as informações obtidas e já com algumas correções (o nome Rosa por exemplo) e solicitando primeiramente o valor que será cobrado. Repasso abaixo na integra o teor do email. Vou ver então como efetuar o pagamento (deve ser em euro e via bancaria, acredito) e assim que obtenha algum resultado já adiciono aqui. Muito obrigado pela ajuda.


Meu nome é Henrique A Monteiro Lopes, moro no Brasil, no Estado do Pará e na cidade de Belém.
Estou fazendo uma tentativa de localizar algum registro do meu avô e seus pais, que vieram de Portugal para o Brasil no inicio do século passado.
Meu avô, que era português, chamava-se Antônio Lemos Monteiro, nasceu em 04/08/XX(não sei o ano), era filho de Joaquim Augusto Monteiro e Gracinda (Rosa) Ribeiro Monteiro (nome de casada) / Gracinda (Rosa) Ribeiro de Lemos (nome de solteira). Coloquei o "Rosa" separado pois ela pouco o usava aqui no Brasil.
Vieram de Portugal para o Brasil no início do século mas não sei precisar exatamente a data (entre 1901 a 1913).
Pelo que conseguir obter de informações, meu avô veio primeiramente com a mãe e mais dois irmãos de nomes Albano Augusto Lemos Monteiro e Manoel Lemos Monteiro. Também não sei com qual a idade chegou mas acredito que entre 08 e 14 anos. Depois de algum tempo o seu pai veio também. Todos vieram para Belém do Pará e aqui permaneceram. Não sei de que região de Portugal eles procederam.
Adentrei em um forum que trata sobre o assunto, recebi uma ótima ajuda de pessoas que realizaram algumas pesquisas e indicaram que deveria entrar em contato com os Srs, através deste email. Nas pesquisas realizadas foram achadas algumas IDs com fortes indícios de que fazem referências aos meus parentes.

Gostaria primeiramente de saber se vcs fazem a pesquisa e qual o valor cobrado para repassar informações mais completas sobre a situação citada e sobre as IDs que acredito, sejam de meus parentes.


Fico no aguardo e agradeço desde já.

Segue abaixo as IDs obtidas com as pesquisas realizadas.

Henrique A M Lopes
Belém/PA/Brasil


Seguem as informações obtidas através do forum:

ID 32752
nome Joaquim Augusto Monteiro
natural Baião
ConcelhoBaião
pai Justino Monteiro
mãe &bnsp;
profissãoTrabalhador
idade 42
destino Pará
estado civil Casado
_____________________

ID: 217258
Nome: Joaquimaugusto Monteiro
Naturalidade: Baião
Concelho: Baião
Pai: Justino Monteiro
Mãe: &bnsp;
Profissão: Trabalhador
Idade: 42
Destino: Pará
Estado Civil: Casado
Na ID acima, esta associado um filho de nome "Albano".

__________________

ID: 68103
Nome: Gracinda Rosa
Naturalidade: Baião
Concelho: Baião
Pai: António Ribeiro de Lemos
Mãe: &bnsp;
Profissão: &bnsp;
Idade: 46
Destino: Pará
Estado Civil: Casado

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369540 | MCNN | 19 mai 2016 15:27 | Em resposta a: #369536

Boa tarde Henrique

De acordo com a informação que consta no site do cepese eles irão cobrar 24 euros pela informação dos 3 registos, 8 euros por cada. Vão lhe enviar um mail com a identificação da conta para a qual terá de fazer a transferência bancária. Os dados desses registos que pediu enviar-lhe-ão posteriormente por email.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369550 | HenriqueMLopes | 19 mai 2016 18:15 | Em resposta a: #369540

Boa tarde Sr Mário César Navarro, eu havia procurado os valores mas não localizei no site. De qualquer forma acho que responderão ao email e espero resolver isso o mais breve possível. Olhei os registros de nascimento repassados na postagem anterior e juntando as informações, acho que os períodos e coincidências são bastante promissores, incluindo o local e diferença de idade, adequadas à época para o casamento (diferença de 4 anos). Tenho dúvidas com relação ao registro dos filhos e principalmente do meu avô que era o mais novo dos 3 meninos. Não sei se poderiam embarcar sem ter nenhum registro de batismo. Vou procurar descobrir tudo isso. Estou aguardado o email com a resposta, que espero venha logo, e vou postando tudo que conseguir de informações diretamente aqui no forum. Obrigado mais uma vez pela sua ajuda.

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369803 | HenriqueMLopes | 25 mai 2016 14:39 | Em resposta a: #369475

Bom dia prezados. Os senhores sabem o tempo médio de resposta do site CEPESE para retornar os emails enviados? Enviei o email dia 18/05 e hoje são 25/05. Será que eu deveria ser mais conciso no pedido de informações e repassar somente as IDs a serem pesquisadas?

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369804 | saintclair | 25 mai 2016 14:42 | Em resposta a: #369803

-
.... O que pediu ao CEPESE?
Sc.

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369808 | HenriqueMLopes | 25 mai 2016 15:27 | Em resposta a: #369804

Postei o email na integra aqui neste forum, mas basicamente a pergunta foi "..Gostaria primeiramente de saber se vcs fazem a pesquisa e qual o valor cobrado para repassar informações mais completas sobre a situação citada e sobre as IDs que acredito, sejam de meus parentes."
O Sr Mário César Navarro já me respondeu que seriam 8 euros por ID. Mas eu ainda não recebi nenhuma resposta do site com relação a conta para deposito ou alguma orientação sobre o assunto..

Resposta

Link directo:

Registo Parentes

#369809 | saintclair | 25 mai 2016 15:34 | Em resposta a: #369808

-
Sugiro que faça um e-mail simples, a indicar os IDs,
não adianta escrever muito...
Sc.

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369810 | HenriqueMLopes | 25 mai 2016 15:35 | Em resposta a: #369809

Obrigado! Vou fazer outro email solicitando somente as IDs.

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369811 | MCNN | 25 mai 2016 15:39 | Em resposta a: #369810

Boa tarde Henrique


O tempo de resposta deles varia muito. Às vezes respondem logo, outras nem por isso.

Pelo que eu percebi, o seu mail original já incluía os ID's cuja informação pretendia.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369818 | HenriqueMLopes | 25 mai 2016 19:16 | Em resposta a: #369811

Boa tarde Mário César Navarro. Enviei um novo email e já recebi a resposta sobre a conta e o valor a ser pago. Talvez eu tenha congestionado de informações o primeiro email que enviei. Estou verificando agora como realizar o pagamento através do Banco do Brasil. Amanhã é feriado aqui. Acredito que somente na sexta feira vou poder proceder o pagamento. Assim que receba as informações do site vou postar aqui. Agradeço a todos.

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#369821 | saintclair | 25 mai 2016 19:40 | Em resposta a: #369818

-
Caro Henrique;
Também temos 26 Maio Corpus Christi, aliás nós
dizemos Corpo de Deus, ainda assim vcs. nesta
frase devem estar certos, Corpo de Cristo!
http://www.webcid.com.br/calendario/2016
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#370306 | HenriqueMLopes | 03 jun 2016 18:56 | Em resposta a: #369475

Boa tarde prezados. Passando aqui para dar notícias. Recebi no email da Cepese, informações do valor à pagar e uma numeração que deveria ser do sistema financeiro para pagamento do serviço (tipo uma numeração de código de barras). Como estou no Brasil procurei a agência bancaria do Banco do Brasil e fui informado que faltavam informações para que pudessem realizar o pagamento (a taxa cobrada para isso é quase metade do valor que teria que depositar). Enfim, não consegui efetuar o pagamento pelo banco daqui. Solicitei a um amigo que realizasse o pagamento em Portugal. Ele foi no próprio banco mas parece que o código no email veio realmente incompleto. Mandei um outro email para o Cepese pedindo mais informações ou correções para proceder o pagamento e ainda não recebi resposta. Paralelo a isso, fui até o Vice-Consulado de Portugal em Belém do Pará e solicitei uma pesquisa direta para a certidão do meu avô (o pagamento foi bem fácil). Um tiro no escuro pois ainda nem consegui rastrear os meus bisavós com exatidão. Estou aguardando uma ou outra resposta. A medida que tiver mais informações vou postar aqui. Mais uma vez queria demonstrar gratidão pela ajuda que os senhores e senhoras tem me dado. Grato.

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#370501 | HenriqueMLopes | 08 jun 2016 19:11 | Em resposta a: #369475

Prezados boa tarde. Recebi a resposta do Vice-Consulado de Portugal em Belém. Acharam a certidão de nascimento/batismo do meu avô. Utilizei as informações que vcs me repassaram referentes aos bisavós e calculei de forma aproximada a data de nascimento. Como a freguesia de Gestaçô não é tão grande, a documentação dele já foi localizada. Fui orientado agora a realizar a atualização do estado civil do meu avô em Portugal. Documentos necessários para tal procedimento:
a) Certidão original narrativa completa (de inteiro teor) do casamento ocorrido no Brasil;
b) Cópia legível autenticada em cartório notarial local da certidão de nascimento do cônjuge,
c) Cópia autenticada em cartório notarial local da certidão de óbito do cônjuge.
Fui informado também que tenho que primeiro obter a cidadania da minha mãe para depois solicitar a minha. Já estou procurando esta documentação e pretendo entrega-la o mais breve possível.
A medida que o processo for evoluindo postarei os procedimentos aqui.
Abraço a todos e agradeço mais uma vez.

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#370503 | saintclair | 08 jun 2016 19:42 | Em resposta a: #370501

-
Caro Henrique;
OK.
Vai tudo correr bem.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#375760 | HenriqueMLopes | 30 nov 2016 18:38 | Em resposta a: #369475

Prezados,
Conforme havia repassado na ultima postagem, volto ao tópico para repassar o que aconteceu neste período e como foi o andamento do processo para obtenção da cidadania. Consegui a maior parte da documentação solicitada pelo vice consulado de Portugal em Belém/PA. Não obtive ainda porém, a certidão de casamento de meus avós que ocorreu em 1927. Em cartórios de Belém e Municípios próximos não foi localizada esta documentação. Infelizmente a pouco mais de 1 mês, minha mãe veio a falecer. Meu sonho era que ela fosse a Portugal e conhecesse onde seus avós e pai haviam nascidos e como cidadã portuguesa. Enfim, me comprometi de que daria noticias e repassaria o que acontecesse. Ainda estou sem chão e sem animo para fazer outras tentativas referentes ao assunto. Agradeço sinceramente pela ajuda que recebi aqui. Prezados Mário César Navarro, Mila e Saintclair muito obrigado pela ajuda que me ofereceram.

Henrique Antonio Monteiro Lopes
Belém/Pará/Brasil

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#375775 | mila1000 | 30 nov 2016 21:38 | Em resposta a: #369475

Henrique,

Meus sentimentos a você e familiares.

Mila

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#375778 | riccardo.vox | 01 dez 2016 00:55 | Em resposta a: #369475

Henrique embora eu não tenha ajudado em nada, pois sou novo aqui, Acompanhei sua busca, e aprendi com o que você, e os confrades, e confreiras compartilharam.
Meus sentimentos, ao ler sua mensagem senti a dor.
Gostaria de motivar a continuar e concluir sua busca, em homenagem a sua mãe, em homenagem à memória dela.
Eu tenho buscado encontrar a história do meu bisavô português, e embora não consiga a cidadania pois, tanto ele, como meu avô, e pai são falecidos. Faço em memória a eles, e aos que ficam aqui.
Faça isso em memória da sua mãe. e lembre da alegria que ela teria. Embora partiu, descansa.
Abraço, e desejo força para superar, e vai conseguir. Ficarão as boas lembranças. e os pés bem firmados no chão. Tenha certeza.
Rioardo de Almeida

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#375825 | HenriqueMLopes | 02 dez 2016 18:09 | Em resposta a: #375778

Prezado Ricardo de Almeida, não sabes o quanto sua mensagem foi reconfortante. Vou voltar a Portugal no próximo ano. Já estava marcado. Tentarei realizar o sonho que era para ela. Mas percebi um sentido diferente ao ler suas palavras. De qualquer forma, os meus laços com a cultura portuguesa continuam muito fortes e com certeza vou lembrar muito dela.

Agradeço muito pelo incentivo e pelas palavras. Não vou desistir.

Henrique Lopes

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#415633 | Pripri | 16 jun 2019 12:17 | Em resposta a: #369475

Iraci ferreira da Silva Machado

Resposta

Link directo:

Localizar registro de parentes portugueses para obter a cidadania.

#415634 | Pripri | 16 jun 2019 12:19 | Em resposta a: #369477

Iraci ferreira da Silva Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 05:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen