Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17073 | FJCSAC | 12 fev 2002 02:36

Sobre Garcia Fernandes de Carvalho nascido cerca de 1490,Alferes Mor das Capitanias de Alcacer Seguer,tenho apenas dados de família oriundos de apontamentos que se retiraram de Frei Luis de Cacegas e de Frei Aleixo de Santa Rita de Cássia.

O mesmo teria casado com Isabel Paes de Andrade(de Penamacor? que era filha de ou de Belchior Paes de Andrade e de Catarina Madeira Leitão(ou de seus pais) Pero Pais de Andrade de Alcaide Mor de Penamacor e de Catarina de Andrade Coelho irmã de João Coelho de Andrade filhos de João Pais de Andrade e de Catarina Viegas Coelho netos paternos no segundo caso, de Rui Pais de Andrade e de Leonor Vaz de Novais e materno Pedro Viegas Coelho e de Catarina Rodrigues de Albernoz bisnetos paternos de D. Gil Tomé Pais e de Isabel Afonso de Andrade filha de Diogo Afonso de Andrade de Brites Afonso de Arganil)e que era filho de Nuno Álvares Pereira de Carvalho * c. 1425 e de Isabel Fernandes de Arganil * c. 1430 filha herdeira de Diogo Fernandes de Arganil 6 senhor da Quintã e Honra dos Cavaleiros em Unhais o Velho (ou Arganil )e de sua mulher Isabel Nunes Frazão.

O dito Nuno Álvares Pereira de Carvalho era filho de outro Garcia Fernandes de Carvalho * c. 1416 e de Elvira Fernandes de Carvalho * c. 1400 filha de Fernão Gil de Carvalho e de Leonor Gonçalves Pimentel(com quem casou depois de morto seu irmão Gonçalo Gil)

E o dito Garcia Fernandes de Carvalho era filho de Nuno Ávares Pereira de Carvalho * 1375 4 e último senhor de Vila de Rei casado com Isabel Dias de Carvalho (filha de Diogo Álvares Pereira de Carvalho,Alcaide Mor de Vila Real irmão de Diogo Álvares de Carvalho ,Morgado de Carvalho)e de Inês Martins de Ataíde.

E o dito Nuno Álvares filho de Álvaro Fernandes de Carvalho * c. 1355 3 senhor de Vila de Rei e de Clara Álvares Pereira filha de Fernando Álvares Pereira * c. 1325 senhor de Entre o Douro e Minho( filho n.l.de D.Alvaro Gonçalves Pereira * c. 1300 e de Estefânia Martins Galego)e de Leonor Álvares de Lugo.

E o dito Álvaro Fernandes filho de outro Álvaro Fernandes de Carvalho * 1325, 2 senhor de Vila de Rei casado com Teresa Álvares de Andrade filha de Álvaro Álvares de Andrade e de Urraca Dias Magro,neta paterna de Álvaro Peres de Andrade e de Teresa Marins de Sampaio,bisneta de Pedro Fernandes de Andrade e de Elvira Nunes de Lara (ascendentes dos Andrades da Anunciada).

Eo dito Álvares Fernandes filho de outro Álvaro Fernandes de Carvalho (rmão de Mem Fernandes de Carvalho 1 senhor de Tornelos,Gil Fernandes de Carvalho e.p. sg,de Ellias Fernandes de Carvalho 1 senhor de S. Vicente da Beira, e de Brites Fernandes de Carvalho) filhos de outro Álvaro Fernandes de Carvalho * c. 1305 1 senhor de Vila de Rei e da terra Gallega de Coimbra casado com Aldonsa Vasques de Goes

Eo dito Álvaro Fernandes (irmão Gil Fernandes de Carvalho,Mestre da Ordem de Santiago,de Nuna Fernandes de Carvalho casada com Lourenço Esteves Ganço cg,de Estevão Fernandes de Carvalho cg,de Inês Fernandes de Carvalho casada com Gil Nunes do Carvalhal,de Mor Fernandes de Carvalho casada com Fernando Afonso de Mascaranhas, e de Maria Fernandes de Carvalho casada com Diogo Afonso Botelho)filhos de Fernão Gomes de Carvalho * c. 1275 5 morgado de Carvalho e Maior Rodrigues de Moreira.

E o dito Fernâo Gomes(irmão de Sancha Gomes de Carvalho senhora do Prazo de Souto d´El Rei,de Soeiro Gomes de Carvalho,4 Morgado de Carvalho ss,de Oriana Gomes de Carvalho casada com Vasco Esteves de Figueiredo cg,de Inês Gomes de Carvalho casada com Fernão Ermiges de Limia, de Nuna Gomes de Carvalho casada com Afonso Dias de Baião,de Elvira Gomes de Carvalho casada com Gonçalo Fernandes de Faria cg,de Domingos Gomes de Carvalho casado som Isabel Gomes da Costa cg )filhos de Gomes Soares de Carvalho * c.1240 e de Sancha Anes de Sousa,Senhora de Souto d´El Rei e do Prazo do mesmo nome (é deste casamento que á Estrela dos Carvalhos se juntam os Crescentes dos Sousas)

E o dito Gomes Soares(irmão de Mor Soares de Carvalho casada com Gil Martins Frazão,de Urraca Soares de Carvalho casada com Martim Loureço Alanforado,senhor de Sampaio,Branca Soaes de Carvalho casada com Nuno Peres do Prado,e de Chamoa Soares de Carvalho casada com Pero Anes de Faria) filhos de Soeiro Gomes de Carvalho * c.1210,3 morgado de Carvalho e Mor Peres de Atouguia.

E o dito Soeiro Gomes filho de Gomes Bartolomeu de Carvalho * c.1180 e de Sancha Martins de Baião neto de Bartolomeu Domingues de Carvalho * c. 1160 2 morgado de Carvalho e de Belida Pais Amado,bisneto de Domingos Bartolomeu de Carvalho * c. 1136 casada com Sancha Peres de Ambia,3º neto de Bartolomeu Domingues de Carvalho 1 morgado de Carvalho e de Sancha Pais Giraldes,senhora de Abor,4 neto de Domingos Eres senhor d Éirol e de Carvalho e de Belida Rabaldes senhora de Agueda e de Pinho.

Já vai longe os elementos que aqui exponho e que fora alguns dados,poucos teêm sustentação nas genealogias,seja no LVl,no do Conde D.Pedro,no NFP,etc.

Agradecia quem me podesse ajudar na confirmação da veracidade destes dados.

Já mais de uma vez se disse que os Carvalhos foram pouco estudados e para mim na simplicidade das suas armas elas demonstram a sua antiguidade e a sua principal aliança.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17244 | manuelr | 15 fev 2002 00:29 | Em resposta a: #17073

Caro Francisco

Por acaso não me sabe referenciar uma Inocência de Andrade, filha de João Antunes Coelho e de Isabel Coelho? Casou com António Fragoso, filho de Francisco Fernandes (Alfaia)e de Domingas Fernandes, ( neto não sei se paterno se materno de JOão de Andrade e de Mor Saraiva, (estes com sepultura armoriada com as armas de Andrades).
Inocência de Andrade e António Fragoso tiveram um filho Francisco, em 1596. São todos de Monsanto, BB.

Um abraço
Manuel Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17248 | FJCSAC | 15 fev 2002 03:25 | Em resposta a: #17244

Caro Manuel

Sobre os Andrades as refêrencias que de Monsanto tenho ,são,Álvaro Peres de Andrade * c.1525 em Monsanto,Capitâo Mor da dita cc Catarina Vaz Leitão * c. 1540 filha de Martim Peres Nogueira Tavares * c. 1515 e de Joana Vaz Leitão * c.1515,filho de Pedro Álvares de Andrade * c. 1490 de Monsanto e de Águeda Vaz Feire de Penamacor

O dito Pedro Álvares era filho de Álvaro Pais de Andrade * c. 1460 e de Isabel Antunes de Castelo Branco * c. 1465.

Destes houve uma filha Inocência Antunes de Andrade * c. 1493 cc com seu parente João Antunes de Castelo Branco e tiveram Isabel Antunes de Castelo Branco * c.1510 cc com João Viegas Coelho * c. 1505 deste foi um dos filhos João Antunes Coelho * c. de 1535 cc com Isabel de Andrade Coelho de quem teriam tido Inocência de Andrade Coelho * 1575 cc com António Fragoso Saraiva * c. 1570 filho de Francisco Fernandes Fragoso Saraiva * c. 1545 (dito Alfaia?) e de Domingas Fernandes de Andrade * c. 1540 filha de de Fernão Peres de Andrade e de sua 1ª mulher Marquesa Álvares do Loureiro * c 1520

As coincidências são demasiadas para o seu Francisco não ser filho deste casal e as datas parecem coincidir.

Um Abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17287 | manuelr | 15 fev 2002 23:25 | Em resposta a: #17248

Caro Francisco
Ando há mais de 20 anos a ver desta ligação!
São concerteza os mesmos. Só que não conseguia andar mais para trás. A última indicação que tinha, era que o dito Francisco Fragoso de Andrade era parente dentro do 3º grau de um Andrade Teles, filho este de um Pedro de Andrade Teles e de uma Andrade, tb, e que o Francisco teve uma filha de apelido Alfaia. Na sepultura de João de Andrade e de Mor Saraiva, está tb inscrito o nome de Francisco ... Alfaia.Mas disto não tirava conclusão nenhuma!
O Francisco pode-me dizer quais são os documentos em que encontro os elementos que me mandou?

Com um abraço
Manuel da Silva Rolão
Pode mandá-los para o Forum, ou para Manuelr@netcabo.pt.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17289 | manuelr | 15 fev 2002 23:27 | Em resposta a: #17248

Caro Francisco
O dito João de Andrade, tem outra sepultura em Monsanto com as armas de Álvares de Andrade.
Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17290 | manuelr | 15 fev 2002 23:52 | Em resposta a: #17073

Caro Francisco

Sabe a relação entre o João Viegas Coelho cc Isabel Antunes de Castelo Branco, e Catarina Viegas Coelho cc João Pais de Andrade?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17311 | FJCSAC | 16 fev 2002 23:44 | Em resposta a: #17290

Caro Manuel

Em relação a essa pegunta apenas posso dizer ou é filha ou meia-irmã pois que me aparecem como filho de outro João Pais de Andrade e de Fagunda Álvares de Andrade.

Aliás referimo-me noutra questão, se uma minha ascendente é filha ou neta.

A fonte que tenho é sempre a mesma apontamentos de meu Pai de dificél leitura,mas que na certeza se baseiam em Frei Luís de Cacegas e Frei Aleixo de Santa Maria de Cássia.

Penso que pelos elementos de tenho que existe uma Família Feire diversa dos Andrades e que na Beira Baixa aí tiveram posição.

A acreditar no NFP Lourenço Sorares Freire pelo seu filho Pedro Lourenço Freire,teve descendência em Portalegre,o que quase poderá significar na B.B.

Anselmo Brancamp Freire,diz sempre dizer que os Andrades e Freires eram a mesma coisa que não acredito.Se há Freires que são Andrades(e vice versa)existe uma Família portuguesa Freire descendente do dito Pedro Lourenço e que se radicou na Beira Baixa e dos quais Simão Vaz Freire,Manuel Vaz Freire e outros são dele descendentes.

A Pedra de Armas da Casa da Dona(Vaz Freire),quadrada e mediaval,em Casegas é concerteza um exemplo das sua veras Armas.

Sobre outra questão que levanta,que numa pedra tumular aparecem as armas de Andrades e de dos Álvares de Andrade(ditos apenas da Anunciada),parece-me, mais que verdadeiro,pelo o que referi.

Isto tudo faz-me lembrar os Fernandes de Arganil (ou Afonso de Arganil) Fámília que nunca se houviu falar nos NFP e etc,e o dito Anselmo Brancamp Freire confundiu com Diogo Fernandes Correia, o que era impossivél pela data de registo das armas deste,salvo erro em Évora,do fólio no livro do Armeiro Mor onde elas se encontram descritas e a data em que este livro foi finalizado.

Estas Armas serão de Guivar cuja Senhorio desconneço,1º e 2º quartel ,as de Eiró,que os Vila Boas diferênciaram e as de Vieira com diferença.

Par confirmar da veracidade destes dados já encontrei um dito Garcia Fewrnandes de Carvalho,Alberes Mor da Capitania de Alcacer Seguer não me aperecia em nenhum lugar,depois de muito procurar lá o achei,num bisneto que estava para mim como Luís Matos de Carvalho e no AHG de Sanches Baêna estava apenas como Luís de Carvalho.

Um Abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17315 | manuelr | 17 fev 2002 00:32 | Em resposta a: #17311

Caro Francisco

Quanto a Andrades e Freires serem a mesma família, não tenho elementos que possam esclarecer alguma coisa. Mas na nosa zona, existem os Freire que se ligaram aos Costa. Os Freire Senhores da Aldeia Nova da Donas e Comendadores de Penha Garcia e os Costa Senhores de Atalaia e Pancas, dos quais Simão da Costa Freire foi Sr de Pancas, Atalaia e Alpedrinha. Não me consta que alguma vez tenham usado o apelido Andrade.Mas o Francisco deve saber isto, concerteza.

Mas é curioso, que em São Vicente da Beira e Castelo Novo, fins do Sec XVI, início do Sec XVII, se juntaram os Fragoso de Andrade, vindos de Monsanto, com os Fragoso de Andrade vindos de Bobadela! Que nunca usaram Freire, tanto quanto eu saiba e que não têm ligação entre si, que eu conheça.
Mas o que é facto tb, é que nessa época, a facilidade com que se deslocavam por vezes para grandes distâncias, é coisa que me deixa grandemente surpreendido. Quer fosse para casamentos ou batizados, desde que houvesse festa, lá se deslocavam eles.
Mas os elementos que me forneceu, já me deram uma grande ajuda, pelo menos sei o que procurar.

Um abraço
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17473 | manuelr | 20 fev 2002 23:10 | Em resposta a: #17311

Caro Francisco

Agradeço as informações prestadas. Sobre o que me mandou, tenho no entanto umas perguntas a fazer:
1-Quando diz que João Antunes Coelho e Isabel de Andrade Coelho "teriam tido" a Inocência de Andrade Coelho, tem algumas reservas? É que esta filiação tenho-a eu como certa, uma vez que vem no processo de ordenação.
1-Fernão Peres de Andrade casou 1ª vez com Marquesa Álvares do Loureiro. Teria casado 2ª vez com Mécia Nunes?Seria neste caso tb Fernão de Andrade Calvo, e filho de António Calvo e de Leonor ou Maria de Andrade, mas não me parece que seja. Serã irmão de Álvaro Peres de Andrade cc Catarina Vaz Leitão?
2-Tem alguma coisa de António Calvo cc Leonor de Andrade?
3-De Pedro de Andrade Teles, irmão de Jerónima de Andrade e cc Filipa de Andrade?
4-De João de Andrade cc Mor Saraiva?

Todos são de fins do Sec XVI início de XVII. E como quase todos são parentes uns dos outros, talvez apanhe os avós comuns!Frei Luís de Cacegas escreveu uma Genealogias de Famílias Portuguesas, que estavam no Covento de Benfica, que ardeu no Sec XIX. De toda a documentação que foi para a TT, foi separada a que dizia respeito só ao Convento, da outra, que ainda não consegui consultar.De Frei Aleixo de Santa Maria de Cássia, não encontro referências nenhumas. Será esse o nome?.
Sua prima Dª Leonor Álvares de Carvalho, disse que tinha vária documentação, e facultou-me o nº do Telefone do Porto e do Telemóvel para entrar em contacto com ela, só que tb me custa pois não a conheço pessoalmente. Como não tenho encontrado o seu primo Carlos Manuel, tenho tido este assunto pendente. Mas penso que os elementos que terá serão dos Álvares de Carvalho.

Se tiver alguma indicação sobre a ascendência dos casais que refiro, agradeço.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17524 | 1947 | 22 fev 2002 02:04 | Em resposta a: #17473

perdoem-me se apanho esta boleia para a cova da Beira, mas este tema suscitou-me algumas questões.
1º Iria Vaz Freire, mer de Gonçalo Fernandes Coelho - o rico- são povoadores da ilha Graciosa, Açores, c. 1480 e quase todos os graciosences descendem deles. Os linhagistas do XVII e XVIII lá foram acrescentando, á sucapa, o d' Andrade, que não figura em nenhum dos documentos coevos que chegaram até nós. Tb estou convencido que era apenas Vaz Freire, têem elementos sobre Vaz Freires no final do XV?
Alguém encontrou alguma vez Gamas Leitôes e Fialhos de Mascarenhas em Penamacor em meados de XVII?
E Maias do Amaral?
Perdoem a intromissão mas pareceram-me á vontade nessa região
Vosso, muito grato
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17655 | FJCSAC | 25 fev 2002 20:24 | Em resposta a: #17473

Caro Manuel

Não me esqueci do assunto mas os Frei fora o de Cacegas,desculpe o erro,há assuntos que tem de memória e ela falha.

São Frei Luís de Santa Maria e Frei Aleixo de Santa Rita de Cássia "Reitores das nossas Universidades",conforme consta de uma memória que tenho.

Conheço a genealogia que consta da Casa da Graciosa e que se referem aos Andrades e Calvos de Monsanto,mas que serão mais recentes dos que lhe indiquei,mas com eles relacionados.

Estou a tentar sistematizar os dados que tenho sempre na possibilidade de errar na geração.

Ás vezes só com a primeira datação lá chegaremos.

Relativamente á Inocência agradecia a informação da ascêndencia que tem.

Quanto ao casam. de Maria Nunes parece-me mais recente.

Relativamente á minha prima Leonor,vou dar-lhe um telefonema,sobre as informções que pretende,mas penso estarem ligadas aos Vieira de Almeida ou Vaz de Carvalho.

Um abraço

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#17661 | manuelr | 25 fev 2002 22:47 | Em resposta a: #17655

Caro Francisco

No processo de ordenação de Manuel Fragoso de Andrade,em 1620, consta ser filho de António Fragoso( Saraiva) e de Inocência de Andrade ( Coelho), neto paterno de Francisco Fernandes ( Fragoso Saraiva) e de Domingas Fernandes ( de Andrade) e materno de João Antunes Coelho e de Isabel ( de Andrade) Coelho.Os apelidos que estão entre parêntisis, não constam no processo, mas sim nos elementos que me mandou.O que me parece não haver dúvidas de que são os mesmos.

E aqui começa o "puzzle"

Pedro de Andrade Teles, cc Filipa de Andrade, é pai de Luís da Veiga Teles, sendo este parente dentro do 4º grau de Manuel Fragoso de Andrade.
No óbito de Francisco Alfaia, consta ser este cunhado de Pedro de Andrade Teles.
A neta de Francisco Fernandes, é Maria Alfaia.
Na sepultura com pedra Armoriada de João de Andrade e de Mor Saraiva, consta tb o nome de Francisco Alfaia.

Ou Francisco( Fernandes Fragoso Saraiva) Alfaia casou com uma irmã de Pedro de Andrade Teles, ou este com uma irmã de Francisco( Fernandes Fragoso Saraiva) Alfaia.
Segundo os elementos que me mandou, os pais de Domingas Fernandes ( de Andrade) cc Francisco Fernandes( Fragoso Saraiva Alfaia), não são os de Pedro de Andrade Teles.
Logo Francisco Fernandes ( Fragoso Saraiva Alfaia) é irmão de Filipa de Andrade, cc Pedro de Andrade Teles.E filhos de João de Andrade e de Mor Saraiva, e daí O Saraiva e o Andrade e o Alfaia.

É a conclusão a que chego, dado o nome de Mor Saraiva e de Francisco Fernandes Fragoso Saraiva. Resta-me é prová-lo documentalmente!
Não sendo esta a ligação que acho mais provável, só poderá estar nos pais de Pedro de Andrade Teles, não aparecendo contudo o apelido Saraiva na sua descendência, e neste caso o parentesco não era " dentro" do 4º Grau, mas sim em 5º grau.

Espero não o ter baralhado muito!
Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#85671 | jomoca | 06 mar 2005 15:39 | Em resposta a: #17073

Ex.mos Senhores,
Por acaso conhecem algum ramo da familia Fernandes de Carvalho de Chaves ou de Abambres?
Mais concretamente, José Manuel Teixeira Fernandes de Carvalho cc Ana Augusta de Morais (moraram em Chaves), filho de ~João Teixeira Fernandes de Carvalho e de Joanna Taveira (Abambres).
Muito obrigada.
Joana Morais e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#85691 | rafael | 06 mar 2005 22:43 | Em resposta a: #85671

Minha Senhora
A informação que lhe vou enviar não responde ao pretendido na sua msg. , mas como estou muito interessado na ascendência do meu neto, quando surge algum tópico e msgs. relacionado com famílias da freg. de Mascarenhas, Vale de Juncal, Abambres, Gradíssimo, Lamalonga,Macedo de Cavaleiros,tento obter alguma ajuda. Aliàs, tb. noutros tópicos sobre famílias de Trás-os-Montes .
O meu neto Francisco , por via de minha nora, tem como trisavós: Álvaro José de Moraes, 25.2.1830, Vale Bom dos Figos-Mascarenhas e Fábia Emília de Carvalho, do Vale Bemfeito ; e José Inácio de Sousa, de ABAMBRES e Maria Antónia Alves, de Guribanes-Mascarenhas ( estes Sousas ligados a Pintos )Ainda pouco sei destas famílias e alguma coisa que tenho confirmado é devido à boa vontade do nosso estimado Confrade Luís Filipe Monteiro Pinheiro de Campos e alguma inf. de minha nora Carlota.
Mas como ia dizendo: a mencionada Fábia Emília de Carvalho é filha de José Carvalho e de Maria Luzia, ambos do Valebenfeito.
Álvaro José de Moraes é filho de José António , nasc. na Quinta de Lagobom, freg. de Bornes de Aguiar,concelho de Vila Pouca de Aguiar,e de Ludovina Maria, ambos de Valbom dos Figos e net.pat. de Caetano José Pinheiro, natural da Carvalhosa, concelho de Paços de Ferreira e de Isabel Rodrigues, de Lagobom e neto mat. de Manuel de Moraes e de Maria Joaquina, nats. de Valbom dos Figos.
Além dos apelidos: Sousa, Pinto, Carvalho, Morais e Moraes ( há diferença tradicional no uso do i do e ), Pinheiro, Santos, Rodrigues, atràs, referidos encontrámos , na asc. do Francisco : Pires, Veríssimo, Cabreiro, Anjos e Sortes (de alcunha), estes de Lamalonga.
Com os meus melhores cumprimentos e ao dispor.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Garcia Fernandes de Carvalho, Alferes

#85780 | jomoca | 08 mar 2005 10:45 | Em resposta a: #85691

Muito obrigada pelas informações.
Deste meu lado Fernandes de Carvalho tambem tenho o lado Morais (de Chaves), pelo lado de Ana de Morais e Vicente de Morais, penso que de Chaves (Moiros, ja ouviu falar?)

Com os melhoras cumprimentos,
Joana Morais e Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 20:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen