Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#374886 | aapamp | 03 nov 2016 20:13

Caros confrades
Alguém tem informações destes Monteiro no secXVI e XVII e principalmente do capitão Pedro Monteiro que possa fornecer?
Tenho muitas duvidas que a Maria Monteiro casada com Rodrigo de Frias Mascarenhas da casa de Beleique (várias vezes meus antepassados)seja filha deste capitão do Vale de Refojos como consta da BD do Geneall.
Parece-me ser filho dele o também capitão Francisco Monteiro da casa de Gião(nascido em Santo Estevão de Barrosas 20 fev 1610 e filho de Isabel solteira) casado com Margarida Jácome.
Caso este Francisco seja filho do Pedro Monteiro capitão então também são a Catarina Monteiro casada com Manuel Rodrigues,a Maria Monteiro casada com Francisco Lopes(parece também ser de Santo Estevão de Barrosas) que viveram em Real de Moinhos e João Monteiro casado com Maria Antónia(de Brandariz e Manguela)(estes também meus ascendentes) pois todos estes são de certeza pelo menos meios irmãos do Francisco Monteiro de Gião.Terá igualmente uma filha Justa e um filho Pedro.
Aparece várias vezes nos paroquiais de Santo Estevão de Barrosas mas não sei onde lhe nasceu esta filharada toda.
Para aumentar esta confusão aparece um Miguel Monteiro a viver em Real de Moinhos desde cerca de 1600 que era de Santo Estevão de Barrosas e como diz no seu casamento em Refojos 7 fev 1610 filho de Cristovão Monteiro e Maria de Vide(david?) deverá ser parente muito próximo do Pedro Monteiro.Aparece igualmente na BD do Geneall como avó do Pedro Monteiro uma Inês Leitão,alguém sabe em que documento ela aparece?
Agradecendo qualquer ajuda
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#374955 | aapamp | 05 nov 2016 19:50 | Em resposta a: #374886

Caros confrades
Coloco os filhos que encontrei de Pedro Monteiro a ver se alguém pode acrescentar alguma coisa,ou eventualmente corrigir:

Com Verónica Rodrigues sua mulher:

-Justa nasceu a 31 dez 1598 Carreira,que foi a unica filha legitima que encontro e que nunca mais encontro rasto após o batismo

Com Isabel Francisca:
-Francisco Monteiro nasceu a 20 fev 1610 Sto Estevão de Barrosas e casou com Margarida Jacome

Com Isabel de Brandariz:
-Maria Monteiro nasceu a 1 jan 1617 na Carreira e casou com Francisco Lopes ,cg
-João Monteiro nasceu a 10 dez 1619 na Carreira e casou com Maria Antónia ,cg

Com Isabel do Barreiro
-Pedro Monteiro crismado em 1634 na Carreira

Com N
-Catarina Monteiro casada com Manuel Rodrigues ,cg
No batismo de uma filha deste casal Maria são padrinhos Francisco Monteiro de Santo Tirso e Maria de Real de Moinhos(a mulher do Francisco Lopes)"irmãos da Catarina Monteiro"

Todos estes filhos ilegítimos de Pedro Monteiro embora aparentemente de mães diferentes têm relação entre eles e apadrinham filhos uns dos outros.Quem fica por Real de Moinhos é a Maria Monteiro filha da Isabel de Brandariz.
No obito de Pedro Monteiro o padre "queixa-se"que ainda não lhe tinham feito nada e que ele tinha feito testamento com doações,aparentemente morreu sem herdeiros diretos,ou seja filhos legítimos,e os filhos que ficaram pareciam aguardar pelo testamento a ver quem era que tinha de fazer os ofícios .

Pelo atraz citado não vejo onde encaixa a Maria Monteiro casada com o Rodrigo de Frias Mascarenhas de Beleique embora esteja convencido que seja de Real de Moinhos e neta ou bisneta de Pedro Rodrigues e Justa Monteiro,mas por outro irmão do Pedro Monteiro e não por ele.
Nasce uma Maria (Monteiro) em 1602 na Carreira filha de Maria do Barreiro e "segundo ela de um irmão de Pedro Monteiro,mas segundo o povo de um seu sobrinho" .
Penso que o Cristovão Monteiro que morava em Santo Estevão de Barrosas e cujo filho Miguel Monteiro foi viver para Real de Moinhos (e casou em 1610 na Carreira)logo após a morte do Pedro Rodrigues(cavaleiro fidalgo) deverá ser irmão de Pedro Monteiro,e poderá ser este Miguel o pai da Maria Monteiro casada em Beleique,e por acaso é uma das testemunhas do seu casamento,obviamente que este parágrafo não passa de suposições sem nenhuma certeza,mas gostava de comentários,principalmente de quem colocou na BD do geneall a Maria Monteiro casada com o Rodrigo de Frias Mascarenhas que deverá ter o assunto mais estudado do que eu,e algum documento que prove a filiação atribuída .
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#374977 | aapamp | 06 nov 2016 20:05 | Em resposta a: #374955

Caros confrades
Consegui mais alguns dados dos filhos que encontrei de Pedro Monteiro a ver se alguém pode acrescentar alguma coisa,ou eventualmente corrigir:

Com Verónica Rodrigues sua mulher:

-Justa nasceu a 31 dez 1598 Carreira,que foi a unica filha legitima que encontro e que nunca mais encontro rasto após o batismo

Com Isabel Francisca:
-Francisco Monteiro nasceu a 20 fev 1610 Sto Estevão de Barrosas e casou com Margarida Jacome
-Pedro Monteiro crismado em 1634 na Carreira
-Isabel Monteiro nasceu 4 fev 1606 na Carreira
-Catarina Monteiro casada com Manuel Rodrigues ,cg

A Isabel Francisca é a mesma que a Isabel do Barreiro,pois aparece nos crismas de Sto Estevão de Barrosas a crismar em 1610 uma Isabel de Refojos as filhas Ana e Catarina,na mesma data em que lhe nasce nesse local o Francisco
Com Isabel de Brandariz(que poderá ser também,ou não a Isabel Francisca ):
-Maria Monteiro nasceu a 1 jan 1617 na Carreira e casou com Francisco Lopes ,cg
-João Monteiro nasceu a 10 dez 1619 na Carreira e casou com Maria Antónia ,cg

Com Maria sua criada
-Domingas 20 fev 1612

Relativamente `a Isabel do Barreiro ou Isabel Francisca teve também uma filha Maria de um irmão ou sobrinho do Pedro Monteiro,e penso ser esta a mesma Maria do Barreiro que tem também um filho solteira em 1623 de que é padrinho o "senhor Rodrigo de Frias de Beleique e Isabel Francisca de Fermozém"o que afasta a possibilidade de ser esta a mulher do Rodrigo,e torna ainda mais improvável a Maria Monteiro ser filha do Pedro Monteiro,pois não parece muito normal apadrinhar uma neta da mulher que teve uma relação "estável"com Pedro Monteiro,acho que a Verónica Rodrigues não iria gostar,mas já não digo nada.
Aliás pelo estatuto do Rodrigo de Frias Mascarenhas não parece ser possível casar com uma Maria Monteiro nascida fora do casamento.
Que a Maria Monteiro parece ser de Real de Moinhos e descendente do Pedro Rodrigues e Justa Monteiro,acho que sem duvida,agora filha do Pedro Monteiro é que não tenho tanta certeza.
Agadecia que algum confrade esclareça esta filiação

Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#384769 | AlvesdeSa | 25 set 2017 13:17 | Em resposta a: #374886

Boa tarde

Não sei se já conseguiu esclarecer este assunto, mas posso lançar um pouco mais de confusão? No assento de casamento do Manuel Monteiro com a Catarina Godins Malafaia aparece como testemunha um Cristóvão Monteiro tio do noivo.

Ana

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386220 | diverall | 04 nov 2017 18:11 | Em resposta a: #374886

Ola, será que me poderá dizer qual ou quais os TIFs / assentos onde encontrou João Monteiro casado com Maria Antónia? Relativamente ao Pai, Capitão Pedro Monteiro, tem também os TIFS relacionados com o Casamento / Nascimento / Óbito. Obrigado

Os meus dados encontrados são estes, não conclusivos, mas tenho os assentos de todos, que procurei na freguesia de Monte Córdova e de Carreira (S. Tiago).

NOME: Pedro Monteiro PAI: Francisco Gonçalves ?? Mãe: ??

CÔNJUGUE: Casamento (1ª) Verónia Rodrigues - (Real de Moinhos) M. Cordova
CÔNJUGUE: Solteira (2ª) Izabel - (Barreiro) Carreira (S. Tiago)
CÔNJUGUE: Solteira (3ª) Izabel Francisca - (S. Estevão) - Barrosas
CÔNJUGUE: Solteira (4ª) Maria (Criada)(Filha) Gonçalo Dinis - (Sampaio) - Guimarei
CÔNJUGUE: Solteira (5ª) Izabel - (Brandariz) - Carreira (S. Tiago)
CÔNJUGUE: Solteira (6ª) Izabel Gonçalves - (Formozém) - Carreira
CÔNJUGUE: Solteira (7ª) Catarina (Criada)(Filha) Maria Francª - Monte Córdova
CÔNJUGUE: Solteira (8ª) Catarina - Lamelas


RESIDÊNCIA: Lugar de Real de Moinhos LOCAL: Monte Córdova - Santo Tirso

FILHOS:
Justa Monteiro (1ª) D.N. 02-12-1598 00-00-0000
Pedro Monteiro (2ª) D.N. 00-00-0000 00-00-0000
Isabel Monteiro (2ª) D.N. 04-02-1606 00-00-0000
Francisco I Monteiro (3ª) D.N. 20-02-1610 00-00-0000
Domingas Monteiro (4ª) D.N. 20-02-1612 00-00-0000
Maria I Monteiro (5ª) D.N. 01-01-1616 07-12-1683
João I Monteiro (6ª) D.N. ??-??-???? 10-02-1688
Maria II Monteiro (5ª) D.N. 10-01-1620 00-00-0000
Domingos Monteiro (5ª) D.N. 07-09-1634 00-00-0000
João II Monteiro (3ª) D.N. 15-08-1643 00-00-0000
Francisco II Monteiro (5ª) D.N. 20-03-1647 00-00-0000
(Afilhada)
Maria Fernandez D.N. 20-06-1600 00-00-0000

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386225 | diverall | 04 nov 2017 18:32 | Em resposta a: #386220

Ola, será que me poderá dizer qual ou quais os TIFs / assentos onde encontrou João Monteiro casado com Maria Antónia? Relativamente ao Pai, Capitão Pedro Monteiro, tem também os TIFS relacionados com o Casamento / Nascimento / Óbito. Obrigado

Os meus dados encontrados são estes, não conclusivos, mas tenho os assentos de todos, que procurei na freguesia de Monte Córdova e de Carreira (S. Tiago).

NOME: Pedro Monteiro PAI: Francisco Gonçalves ?? Mãe: ??

CÔNJUGUE: Casamento (1ª) Verónia Rodrigues - (Real de Moinhos) M. Cordova
CÔNJUGUE: Solteira (2ª) Izabel - (Barreiro) Carreira (S. Tiago)
CÔNJUGUE: Solteira (3ª) Izabel Francisca - (S. Estevão) - Barrosas
CÔNJUGUE: Solteira (4ª) Maria (Criada)(Filha) Gonçalo Dinis - (Sampaio) - Guimarei
CÔNJUGUE: Solteira (5ª) Izabel - (Brandariz) - Carreira (S. Tiago)
CÔNJUGUE: Solteira (6ª) Izabel Gonçalves - (Formozém) - Carreira
CÔNJUGUE: Solteira (7ª) Catarina (Criada)(Filha) Maria Francª - Monte Córdova
CÔNJUGUE: Solteira (8ª) Catarina - (Lugar da Agrela) - Monte Córdova


RESIDÊNCIA: Lugar de Real de Moinhos LOCAL: Monte Córdova - Santo Tirso

FILHOS:
Justa Monteiro (1ª) D.N. 02-12-1598 + 00-00-0000
Pedro Monteiro (2ª) D.N. 00-00-0000 + 00-00-0000
Isabel Monteiro (2ª) D.N. 04-02-1606 + 00-00-0000
Francisco I Monteiro (3ª) D.N. 20-02-1610 + 00-00-0000
Domingas Monteiro (4ª) D.N. 20-02-1612 + 00-00-0000
Maria I Monteiro (5ª) D.N. 01-01-1616 + 07-12-1683
João I Monteiro (6ª) D.N. ??-??-???? + 10-02-1688
Maria II Monteiro (5ª) D.N. 10-01-1620 + 00-00-0000
Domingos Monteiro (5ª) D.N. 07-09-1634 + 00-00-0000
João II Monteiro (7ª) D.N. 15-08-1643 + 00-00-0000
Francisco II Monteiro (8ª) D.N. 20-03-1647 + 00-00-0000
(Afilhada)
Maria Fernandez D.N. 20-06-1600 + 00-00-0000

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386258 | aapamp | 06 nov 2017 01:07 | Em resposta a: #374886

Caros confrades
Só agora vi que havia respostas a este tópico o que muito me agrada.
Em relação ás questões formuladas como já há algum tempo que me desliguei deste assunto,de memória não lhes consigo responder,mas uma coisa tenho certeza dos locais e pessoas que dei referencias são certas e os tif é questão de procurarem.Quanto ao casamento de Joao Monteiro com Maria Antónia foi em 8 set 1659 na Carreira e tiveram imensos filhos na Carreira e cujos apadrinhamentos muito contribuíram para perceber estas relações entre estes Monteiro.Dos Monteiros mais antigos as fontes são o Alão onde colocam a Maria Monteiro casada com Rodrigo de Frias Mascarenhas filha de Pedro Monteiro e Verónica Alvares Rodrigues,que francamente é a Maria Monteiro que tenho mais interesse nesta história toda mas que tenho reservas da filiação dada pelos nobiliários.
Nos Próximos dias vou ver o que tenho deste assunto e em que posso ajudar.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386259 | aapamp | 06 nov 2017 01:15 | Em resposta a: #386225

Caro confrade
Em que documento obteve que o pai de Pedro Monteiro era filho de Pedro Gonçalves?
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386260 | aapamp | 06 nov 2017 01:18 | Em resposta a: #386259

Boa noite
O que queria dizer era
Em que documento obteve que Pedro Monteiro era filho de Pedro Gonçalves?
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386261 | aapamp | 06 nov 2017 02:07 | Em resposta a: #374886

Pedro Monteiro morreu a 6 ago 1647 em Monte Cordova
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386275 | diverall | 06 nov 2017 14:12 | Em resposta a: #386258

Boa tarde, as minhas dúvidas surgiram nas inconsistências das datas, daí não ter conseguido encontrar a data de nascimento de João Monteiro de nenhuma maneira, que é meu descendente tb. A data de casamento que encontrei é na freguesia de Carreira a 29-10-1619. Link: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=492543 (Tif 0019) verifique por favor se estou correcto. Obrigado

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386276 | diverall | 06 nov 2017 14:43 | Em resposta a: #386260

A dica que tirei, foi num assento de Monte Córdova, LINK: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=492919 TIF. 0863 que me parece ser 18-05-1589 nasceu G. Francisco filho de Mª moça solteira, deu como pai Pedro Monteiro??? (será Monteiro???) filho de Francisco Gonçalves de Paços de Ferreira.

Neste caso, Pedro ainda era solteiro, não tinha casado ainda com Verónica. No entanto, fiquei em duvida se seria Pedro Monteiro ou Mancebo por exemplo??

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386278 | diverall | 06 nov 2017 15:11 | Em resposta a: #386275

Outra situação será o assento de nascimento da filha legitima e única, de Justa filha de Pedro Monteiro e Verónica Rodrigues, que encontrei dois assentos de baptismo, uma na freguesia da Carreira com a data de Baptismo de 03-12-1698, e outro na freguesia de Monte Córdova com a data de 02-12-1698, e não como menciona nos tópicos acima 31-12-1598..

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386280 | diverall | 06 nov 2017 15:12 | Em resposta a: #386278

ano esta correcto, é 1598.

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386294 | aapamp | 06 nov 2017 20:29 | Em resposta a: #374886

Caro Diverall
A data de casamento do Joáo Monteiro é 1659 e não 1619, o tif é exactamente o que diz,mas a data tem mais quarenta anos,repare que o assento seguinte é de 1662 e o anterior de 1659.Quanto ao Pedro Monteiro ser filho de Francisco Gonçalves o que está no assento que indica é "Pedro mancevo solteiro"embora realmente pareça também "manteiro" ,se vir outros assento o padre repete o mesmo erro ortográfico ,mancevo solteiro em vez de mancebo solteiro,não é definitivamente o "nosso" Pedro Monteiro.Em relação à Justa tem toda a razão ela nasceu a 2 dez 1598 e foi batizada na Carreira a 3 dez 1598,foi lapso meu a data de 31 dez de 1598.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386546 | diverall | 14 nov 2017 16:04 | Em resposta a: #374886

Relativamente à avó de Pedro Monteiro, INÊS LEITOA, Mãe de Justa Monteiro, aparece apenas segundo sei, no BOLETIM CULTURAL da CAMARA MUNICIPAL DO PORTO - VOLUME 8 - PAG. 232, onde consegui apenas este extracto com alguma informação curiosa:

"OUTRAS SEPULTURAS
Há ainda notícia de outras sepulturas, muitas delas impossíveis de localizar: Pedro Roiz e sua mulher Justa Monteira, instituíram em testamento um legado de missas a que obrigaram as suas casas # da Ferraria de cima, que partem com o Hospital dos Ferreiros, e o Casal do Neto, em Folgosa da Maia, que ela herdara de sua mãe Inês Leitoa, e mandam enterrar seus corpos em S. Eloi «aonde tem seu jasigo e sepultura» Êle tinha uma filha bastarda chamada Verónica Monteira, «a qual f." não sabe se será erdeira (') P.e Jorge de S. Paulo, ob. cit (...) "

Não consegui de alguma forma saber com quem era casada, possivelmente deve ser algum "MONTEIRO"

no ADPORTO , Link: http://pesquisa.adporto.pt/results?t=Ines+Leitoa aparece uma Ines Leitoa casada com Gonçalo Afonso do Anjo, de Vila do Conde, enquadrando-se nas datas, mas não me parece que seja a mesma pessoa, embora o local não é muito afastado.
Se alguém descobrir algo, seria muito bom .

Cumprimentos
M. Baptista

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386547 | diverall | 14 nov 2017 16:51 | Em resposta a: #386546

Outro extrato curioso:
ARQUIVO HISTÓRICO PORTUGUÊS - A INQUISIÇÃO EM PORTUGAL E NO BRAZIL - PAG. 479

1553
"No dia 6 de Maio compareceu Ignez Leitão que denunciou Pedro Ferreira por ter proferido heresias.
No mesmo dia compareceu Justa Monteiro e confirmou o depoimento anterior:
Idem, Leonor Monteiro"

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386594 | diverall | 16 nov 2017 11:11 | Em resposta a: #386547

(Continuando) Onde será esta Rua do Barão? Porto? qual freguesia?

1553
"No dia 15 de março compareceu Pedro Ferreira, moco da camará d'el-rei, morador ás portas da Ribeira, e disse que indo visitar Ignez Leitão, viuva, moradora na rua do Barão, e fallando-se no caso do inglez que arrebatou a hóstia da mão d'um sacerdote quando estava dizendo missa na capella real, respondeu que bem estava o diabo metido no corpo d'clle e tal fajer. (Nota: Este foy depois ao auto cõ abeto e cárcere perpetuo por jsto.)"

in.. Arquivo historico português - Volumes 7-8 - Página 446

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#386925 | aapamp | 27 nov 2017 20:10 | Em resposta a: #374886

Boa tarde
Pelo menos o João Monteiro nascido em 1643,não é filho de Pedro Monteiro mas sim seu neto,filho de seu filho Pedro
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#389534 | aapamp | 23 fev 2018 19:59 | Em resposta a: #374886

Caro diveral
Nos prazos do Senado do Porto que pode ver o índice em genealogiafb.blogspot.pt aparece um prazo de 1534 a D.Inês Leitão,viuva na rua dos Ferreiros,Porto que deverá ser a "nossa" livro A.F260 cota A-PUB/6124.
Pode ser que consultando o prazo dê o marido e os pais
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#389538 | diverall | 23 fev 2018 22:34 | Em resposta a: #389534

Boa Noite, Sr. António Mendes,

Após uma pequena pesquisa encontrei um trabalho feito pela UP com o titulo
"Os órfãos e os enjeitados da cidade e do termo do Porto (1500 - 1580)" e encontrei nesse PDF, Pag.236 Quadro 32 - "Tutores e curadores de órfãos herdeiros de bens móveis e/ou de raiz" ao
Ano 1534 - Inês Leitão casada com Cristóvão Monteiro (Bacharel) Será???

Penso que este é um verdadeiro Match!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#389542 | aapamp | 24 fev 2018 03:10 | Em resposta a: #389538

Boa noite
Pode ser , há um neto Cristovão,as datas são possíveis,
A D.Inês Leitão de que falo tem um prazo exactamente na mesma data e é viuva.Pode ser a mesma?
Era bom que fosse que começavam a ser várias coincidências.
O padre Pedro Monteiro de Sta Eulália de Barrozas da mesma época deverá ser familiar próximo,( cunhado ? )da Inês Leitão
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#389552 | aapamp | 24 fev 2018 12:07 | Em resposta a: #374886

Caro Diverall
Ao ver o que cita parece-me que esta Inês Leitão deve ser a mesma do prazo que é viuva e que aqui também deve ser pois que é a tutora de um filho ou filha dela e do Cristovão Monteiro,talvez seja tutora da Justa.Ainda para mais no prazo aparece como Dona,o que sendo casada ou viuva de um bacharel acontecia,mesmo que não fosse de nobreza de sangue.
Se se conseguisse ver estes dois documentos talvez se dissipasse as duvidas, mas parece-me que fez uma grande descoberta.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#402410 | joaopenha | 03 jun 2018 14:31 | Em resposta a: #389552

Caro Antonio Pacheco Mendes,

Uma vez referi por alto este casal, neste livro abaixo, que surge no google books.

Bacharel Cristóvão Monteiro e Inês leitão poderá ser irmão ou pai desta Linha de Santo Estevão de Barrosas , publicada em Pachecos, Subsidios para a sua genealogia de Abilio Pacheco de Carvalho, 1985, na pagina 70 em Nota.

1. Licenciado Pedro Monteiro, abade de São estevão de Barrosas (https://geneall.net/pt/nome/2115233/pedro-monteiro/)

teve de Margarida Gonçalves, filha de Lavradores honrados
1.1 Potencia Monteiro cc Santos Pacheco, a linha Pacheco que segue.

Em nota surge que antes de ser apontado como abade, o Licº Pedro Monteiro casou com Maria de Figueiredo e teve:

1.2 Cristovão Monteiro cc Antonia de Vide (ou Davide), e foram srs do casal da Cruz em Santo Estevao de Barrosas, e tiveram:

1.2.1 Cristovão Monteiro casou em 30.11.1610 em Santo Estevao de Barrosas com Catarina Tomé Fernandes do casal de Ventuzelas de Barrosas.

1.2.2 Miguel Monteiro cc 07.02.1610 em Refojos de Riba de Ave com Maria Carneiro de Azevedo filha de Francisco Carneiro da casa da Ventuzela e Filipa de Azevedo (homonima da mulher de Luis Gonçalves Malafaia)
Miguel Monteiro funda com a mulher a casa da Carvalheira (entre a casa de Leça e a casa da Ventuzela), que era uma parte do casal da Ventuzela, talvez metade ou um quarto.

1.2.2.1 N que teve o José Monteiro e senhor da casa da Carvalheira https://geneall.net/pt/nome/1236079/jose-monteiro/

?1.2.2.2 Manuel Monteiro casou em Guimarei a 11.08.1642 com Catarina Godins Malafaia, https://geneall.net/pt/nome/2053150/manuel-monteiro/

Atentamente,
João Penha Ferreira

O filho https://geneall.net/pt/nome/2053150/manuel-monteiro/

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#402717 | aapamp | 04 jun 2018 02:45 | Em resposta a: #402410

Caro João Penha Ferreira
Parece-me muito possível que o Cristovão Monteiro casado com a Inês Leitão seja irmão do padre Pedro Monteiro ,ou até seu pai.
.
.Em relação ao Cristovão Monteiro casado com a Maria Davide julguei que fosse irmão de Pedro Monteiro,pois não faz sentido nenhum com os pais que o livro diz ter, ir parar um seu filho a Real de Moinhos após a morte de Pedro Rodrigues e Justa Monteiro ,Real de Moinhos não era Monteiro.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#403373 | joaopenha | 04 jun 2018 15:39 | Em resposta a: #402717

Boa tarde,

Realmente neste período parecem que se mexiam muito. O sentido é relativo.

Qual o sentido de Amador Lourenço e mulher Brites Godins Malafaia estarem em Arouca no ano da morte de João Godins Malafaia.

O que significa também a ida deles a Arouca. Bem que está referência vem provar a proposta de Alao de Morais, em que Amador Lourenço é casado com alguém Malafaia. Mas o João Godins também tinha uma filha brites. Se não é a mesma, então uma prima direita? Ia visitar família?

Não consigo ver a página toda no Google books. Mas parecem terem fontes para a filiação do Cristóvão Monteiro casado com a Antonia Davide (não Maria), este como filho do Lic. Pedro Monteiro, abade de Barrosas. um abade apontado a são Estevão de Barrosas explica a linha Monteiro que anda por lá. Mas se não fosse filho de Lic. Pedro, seria sobrinho?

E o capitão Pedro Monteiro, qual o sentido de andar por Barrosas? Visita de Família ? Primo ou sobrinho?

E finalmente qual o sentido de Miguel Monteiro ir para Real de Moinhos? Namorar? Também parece ser contemporâneo ao Capitão Pedro Monteiro, casa em 1610. Talvez seja primo segundo também. No casamento de Miguel Monteiro em Refojos são estes os pais que aparecem no registo de casamento, Cristóvão Monteiro e Antônia Davide de Santo Estevão de Barrosas.

Miguel Monteiro não segue em Real de Moinhos, pois casa em Refojos vai criar uma casa nova na Ventuzela, que é denominada de Carvalheira.

O sentido é relativo, mas parece que viajavam, mas eram viagens mais longas e estadias também?

Att,
Joao

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#403434 | aapamp | 04 jun 2018 21:17 | Em resposta a: #374886

Caro João
Em relação à primeira parte das suas conjecturas é muito fácil responder-lhe que Alão estava correto e que Amador Lourenço era casado com uma Godins Malafaia,como prova um prazo descoberto por Fernando Abrunhosa de Brito,que aliás julgo que é do seu conhecimento.Que não é a mesma que a filha do João Godins Malafaia também é fácil de justificar ,o sogro de Amador Lourenço chamava-se Francisco Rodrigues e não João Godins Malafaia.Porque estavam o Amador Lourenço e a mulher em Arouca não faço ideia, mas o João Godins é tio da mulher do Amador,e os Malafaias tinham propriedades por lá.
Já relativamente ao Miguel Monteiro ir para Real de Moinhos não faço ideia porque foi.Sei é que por um assento de batismos na Carreira em 1602,tif 18 ,viviam em Real de Moinhos irmãos de Pedro Monteiro e um sobrinho, mas podia lá ter ido também parar um parente.Pode ser que alguém possua o citado livro e indique as fontes.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#404217 | ddolboy5 | 16 jun 2018 12:58 | Em resposta a: #374886

https://aticpay.com/super/

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#406285 | __Eagle__ | 11 ago 2018 11:17 | Em resposta a: #374886

Caríssimos,

Localizei o casal José Monteiro e Josefa, naturais de Sto Tiros (não sei qual a paróquia) e que tiveram um filho de nome Francisco José Monteiro, mas que também encontro como João Monteiro da Costa. Ainda tenho que esclarecer esta situação. Este último casou com Genoveva Rosa Costa de Cabeçudos (VNF).

Têm alguma referência a esta família?

Cumps

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#430119 | A Cunha | 03 jan 2021 10:30 | Em resposta a: #374886

Pedro Monteiro, abade que foi de Barrosas, filho de Inês Leitoa, prima de Diogo Lopes, foi 2.ª vida no Casal de Covêlo (Gondomar), vendido a Gonçalo Martins, depois de 1538 e antes de 1622.

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#430159 | aapamp | 04 jan 2021 14:44 | Em resposta a: #430119

Caro A Cunha
Excelente descoberta
Confirma-se pois o padre Pedro Monteiro de Barrosas ser irmão de Justa Monteiro ,mãe de Pedro Monteiro capitão do Vale de Refoios.
Sabe quem é o Diogo Lopes?
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#430365 | A Cunha | 12 jan 2021 21:48 | Em resposta a: #430159

António Mendes
Não tenho mais nenhuns dados sobre Diogo Lopes.
Mas em "Sottomayor Muy Nobre" pp 17, lê-se que no prazo do Casal de Donelo em S. Pedro da Cova, Gondomar, "A 1.ª vida desse prazo antigo fora Isabel Leitão, que nomeara 2.ª vida Filipa Correia de Mesquita - sua sobrinha ....". Esta Filipa Correia de Mesquita deve ser esta em https://geneall.net/pt/nome/156569/filipa-correia-de-mesquita/
Sendo este prazo localizado a meia dúzia de quilómetros do que referi, poderei pensar que a Isabel Leitão do Casal de Donelo estará relacionada com a Inês Leitão do Casal de Covêlo.
É só o que tenho.
Albino Cunha

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#431788 | LuísCardosoMenezes | 06 mar 2021 18:27 | Em resposta a: #386276

Caro[a] "diverall"

Este assento de baptismo diz o seguinte:

"Aos dezoito dias do mês de Maio de 1589 anos, eu André João Cura deste Mosteiro de Monte Córdova, baptizei a Francisco filho de Maria moça solteira filha de Gonçalo Gonçalves de Cortinhas fregueses desta freguesia, e deu-lhe por pai a Pedro mancebo solteiro filho de Francisco Gonçalves de Paços desta freguesia, foi padrinho Pedro Ferreira de Cortinhas e madrinha Maria moça solteira filha de Margarida Gonçalves viúva de Cortinhas todos desta freguesia e por verdade fiz e assinei, die et era ut supra. André João."

fonte:
tombo.pt/Porto/Santo Tirso/Monte Córdova/Baptismos/1587-1660/imagem m0863.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Resposta

Link directo:

Casa de Real de Moinhos,Monte Cordova-capitão Pedro Monteiro

#439537 | Tirso1 | 22 fev 2022 12:32 | Em resposta a: #402410

Caro João Penha Ferreira,

O Manuel Monteiro que casou em Guimarei a 11.08.1642 com Catarina Godins Malafaia não é desses Monteiros que refere, mas sim de uns Monteiros da Sé do Porto, tratados em "Colaços, Monteiros e Mascarenhas Malafaias, dos Açougues do Porto ao Sólio Patriarcal Lisbonense. O percurso de três famílias portuenses".

Cumprimentos,
José Alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen