Quinta da Chorozeira, em Aldeia Gavinha, Alenquer

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Quinta da Chorozeira, em Aldeia Gavinha, Alenquer

#376102 | AlbertinadeLucena | 11 dez 2016 16:43

Agradeço quem possua alguma informação sobre a Quinta da Chorozeira, sita em Aldeia Gavinha, Alenquer, a qual foi propriedade da família Montaury.

mclinoaldeia@gmail.com

Resposta

Link directo:

Quinta da Chorozeira, em Aldeia Gavinha, Alenquer

#376109 | F.Sarzedas | 11 dez 2016 21:13 | Em resposta a: #376102

Não sei se será esta quinta....

«Corujeira

“Povoação reles, em sítio penhascoso, mais próprio para a criação de corujas”, é assim que a generalidade dos dicionários define o nome deste lugar, situado na estrada entre Aldeia Galega e Sobral de Monte Agraço. Parte dele pertence ao concelho de Alenquer, freguesia de Aldeia Galega, pertencendo ao de Torres Vedras outra parte.

Em 1530, Diogo Álvares da Rocha, da Corujeira, contador do juízo Geral de Alenquer, era confrade da Casa do Espírito Santo.

Em 1758 contava 6 fogos, neles residindo 34 pessoas. Em 1911 são 11 os fogos e 53 os indivíduos.

No meio de grande mata, a Quinta da Corujeira apresenta, nas suas edificações, dois períodos: o século XVII, quando pertenceu aos Marqueses de Marialva, e os finais do século XIX, quando se encontra na posse do Conde do Casal Ribeiro.»
http://www.cm-alenquer.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=a28eb2b0-fcad-4937-b9a1-5c65cd5133e1

http://www.quintasparacasamentos.com/quinta-sao-miguel-da-corujeira

Resposta

Link directo:

Quinta da Chorozeira, em Aldeia Gavinha, Alenquer

#376167 | j.lilaia | 13 dez 2016 20:03 | Em resposta a: #376102

Cara Maria Carlos Aldeia,

Relativamente a este seu pedido, já lhe consigo dar uma pequena ajuda quanto á localização.

É provável que não tenha conseguido identificar onde se situava (situa) porque há muitos anos que é identificada como "Quinta das Cerejeiras". Penso que mantém este último nome (é assim que aparece nos mapas cadastrais) mas não sei quem é o seu actual proprietário.

Numa troca de mensagens de há já algum tempo acerca dos Montaury, e em que esta Quinta foi mencionada, fiquei curioso pois conhecendo bem a freguesia de Aldeia Gavinha não consegui identificar onde se poderia situar.

Calculei que tivesse mudado de nome e, pesquisando e cruzando informações, vim a descobrir que sabia perfeitamente onde se situava e que até lá passei "á porta" dezenas de vezes durante períodos de férias na minha infância e adolescência porque confinava com propriedades de familiares.

A Quinta localiza-se ligeiramente a Norte da localidade do Tojal, no extremo Nordeste da Freguesia de Aldeia Gavinha e onde esta confina com as Freguesias de Olhalvo e da Ventosa.
Corresponde ao actual Artigo 38/Secção D da Matriz Rústica de Aldeia Gavinha.

Confina a Sul com a extrema Norte da Quinta do Tojal (que pertenceu ao Visconde de Chanceleiros e após a morte deste terá sido comprada aos herdeiros por Sebastião Miguel dos Reis, primo direito do meu Bisavô, sendo ainda propriedade de descendentes deste), a Poente confina com estrada, a Norte (onde é mais estreita) com uma pequena propriedade e a Nascente com "Várzea" da Quinta do Aragão (esta apesar de geográficamente já na freguesia de Olhalvo foi sempre mencionada como sendo de Aldeia Gavinha).
Esta Várzea bem como a Quinta do Aragão e duas ou três outras pequenas propriedades junto a esta, pertenciam ao meu Trisavô José Miguel dos Santos em 1891 (data da sua morte na Quinta de Santa Bárbara onde residia) que as terá adquirido poucos anos antes. Passaram posteriormente a dois dos meus Tios-Bisavós (um já lá residia solteiro em 1888) e até há cerca de 20 anos ainda foram propriedade de descendentes destes.

Não sei (ainda) a quem o meu Trisavô comprou estas propriedades mas poderão eventualmente ter pertencido ao Morgadio da Choruzeira pois, pelo menos a Quinta do Aragão própriamente dita, ter-lhe-á sido foreira.

Também do outro lado da estrada, mas já na freguesia da Ventosa, existem duas propriedades identificadas nos mapas cadastrais uma como "Várzea da Cerejeira" e outra como "Sorogueira" que provávelmente poderão ter feito parte da Quinta.

Nesta Quinta da Choruzeira faleceu, no inicio do Séc.XX, D.Antónia Cândida de Oliveira, Avó Materna de Albertina de Lucena (já "passei" pelo seu registo de óbito nos livros paroquiais de Aldeia Gavinha".

Se tiver alguma dificuldade em identificar a Quinta nos mapas cadastrais (disponiveis online: http://www.dgterritorio.pt/cadastro/cadastro_geometrico_da_propriedade_rustica__cgpr_/consultar_seccoes_cadastrais/) ou no Google Maps, por favor diga-me e eu tentar-lhe-ei enviar por mail o que conseguir.

Infelizmente o "Street View" do Google Maps não passou mesmo junto á Quinta mas consegue-se ver de longe a partir da estrada que lhe dá acesso a partir do Tojal.


Com os melhores cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Quinta da Chorozeira, em Aldeia Gavinha, Alenquer

#376172 | saintclair | 13 dez 2016 23:10 | Em resposta a: #376167

-
Talvez por aqui;
https://goo.gl/maps/xGzRqMqVGZw
Sc.

Resposta

Link directo:

Quinta da Chorozeira, em Aldeia Gavinha, Alenquer

#377094 | AlbertinadeLucena | 17 jan 2017 18:29 | Em resposta a: #376167

Caro Sr. João Clímaco Lilaia:

Peço desculpa de só agora responder para agradecer a sua resposta, mas andei muito ocupada e não pude vir aqui a esta página. Muito grata pela resposta. Sim, penso que seja essa quinta. Tentei ver nos mapas mas não sei se consegui a sua exacta situação. Assim, se não for muito incómodo, peço-lhe o favor de me enviar algo mais preciso, se puder. O meu mail é mclinoaldeia@gmail.com

Com os meus cordiais cumprimentos.

Maria Carlos Aldeia

Resposta

Link directo:

Quinta da Chorozeira, em Aldeia Gavinha, Alenquer

#377095 | AlbertinadeLucena | 17 jan 2017 18:29 | Em resposta a: #376172

Muito grata.
Maria Carlos Aldeia

Resposta

Link directo:

Quinta da Chorozeira, em Aldeia Gavinha, Alenquer

#377096 | AlbertinadeLucena | 17 jan 2017 18:32 | Em resposta a: #376109

Exmo. Sr.:

Creio que não será essa a quinta que procuro, mas muito agradeço a resposta e peço desculpa pelo atraso no agradecimento.

Maria Carlos Aldeia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 12:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen